sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

PREFEITURA DO RECIFE DIVULGA SERVIÇOS PARA O CARNAVAL 2015



Conecta Recife – A Empresa Municipal de Informática (Emprel) reforçará o serviço do Conecta Recife durante o Carnaval 2015. No Marco Zero, na Rua do Bom Jesus e na Praça do Arsenal serão colocados mais pontos de rádios nos hotspots já existentes, permitindo assim que mais pessoas se conectem simultaneamente. Atualmente, em cada ponto de wifi, 100 pessoas podem utilizar o serviço ao mesmo tempo. Durante a festa, em média, a capacidade sobe para 300 usuários.

No Marco Zero, por exemplo, temos quatro hotspots e 400 pessoas podem se conectar. Durante o Carnaval, em média, 1200 poderão desfrutar do sinal gratuito de forma simultânea.

Como utilizar – No site www.recife.pe.gov.br/conectarecife ou no formulário que abre após a solicitação de conexão do dispositivo móvel, o usuário faz um breve cadastro com e-mail, senha, nome, sobrenome e o número de um documento de identificação, que pode ser o passaporte. É necessário também aceitar os Termos e Condições do serviço, disponível no ato do cadastro. O formulário de inscrição está disponível em português e em inglês para dar usabilidade aos turistas estrangeiros que estiverem na cidade. Após concluir a inscrição, o usuário terá 10 minutos de acesso liberado para entrar em seu e-mail e confirmar o cadastro. Após finalizar o processo, ele fica livre para acessar à rede de qualquer um dos 74 pontos de wifi da cidade, só utilizando o e-mail e senha.

Central do Carnaval – Entre um bloco e outro, os foliões que decidirem brincar no Bairro do Recife terão à disposição a multifacetada estrutura da Central do Carnaval, que está funcionando desde o último domingo, oferecendo diversos serviços. Já tradicional na folia do bairro, o espaço da Prefeitura do Recife, montado pela Secretaria de Turismo e Lazer entre as ruas do Bom Jesus e do Observatório e na Torre Malakoff, contará com lanchonetes, caixas eletrônicos, balcões de informações turísticas e de achados e perdidos, além de sala de imprensa. Na Rua do Observatório já estão funcionando: a grife do Carnaval, com oferta de acessórios carnavalescos; o Espaço Beleza, para corte de cabelo, penteados e maquiagem; o stand Nosso Som, de venda de CDs e DVDs carnavalescos; o stand Caras e Cores, que fará customizações e tatuagens de henna; além do estande Recicriando Arte, de moda e artesanato. A Secretaria da Mulher também estará presente, promovendo campanha educativa contra a violência.

O espaço conta ainda com a Arena Gastronômica, coordenada pela Abrasel. Na praça de alimentação, com lanches e refeições a preços populares, funcionam doze lanchonetes e restaurantes: Mercearia 08, Rei das Coxinhas, Nordeste Sabor, República dos Pasteis, Espetinho da Ceça, Reteteu, Bar da Fava, Plim Pizzas e Massas, Hakata, Ed + Gostoooso e Helano Monterrey, além de um café. A partir da próxima sexta-feira (13), abertura oficial do Carnaval, a central contará ainda com dois espaços: na Rua do Bom Jesus e na Torre Malakoff.

Na Rua do Bom Jesus, ficarão o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o balcão de achados e perdidos, a farmácia e os caixas eletrônicos e a sala de imprensa, que contará também com estúdios de rádio. Na Torre Malakoff, haverá uma área dedicada à criançada. O Espaço Infantil contará com recreação e fraldário para os pequenos foliões. De 8 a 17 de fevereiro o horário de funcionamento da Central do Carnaval será das 16h às 22h, com exceção da arena gastronômica, que, entre os dias 13 e 17, funcionará até 2h.


BANHEIROS – Para os dias de Momo, os foliões do Recife poderão contar com 1.049 banheiros químicos, que serão instalados até sexta-feira (13). Desse total, 38 cabines são destinadas a pessoas com deficiência e estarão colocadas nos principais polos de animação.

Do total de 1.049 banheiros, 537 estarão nos polos de Carnaval, 377 nos polos

Comunitários, 30 nos polos Infantis e 105 nos corredores da folia. A área onde

acontece o desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, no sábado (14), vai contar com 142 banheiros, 30 deles na Rua Floriano Peixoto, próximo à Estação Recife.

As cabines especiais, para pessoas com deficiência, vão ser instaladas no Marco Zero, na Av. do Forte, Estrada do Bongi, Praça da Independência, Pátio do Livramento, Praça do Arsenal e no polo Cais da Alfândega.

Banheiros Químicos no Carnaval do Recife 2015

Polos de Carnaval: 537 banheiros comuns

Polos Comunitários: 377 banheiros

Polos Infantis: 30 banheiros

Corredores da folia: 105 banheiros

Total: 1049, sendo 1011 comuns e 38 acessíveis

Percurso do Galo da Madrugada: 142 banheiros 


TÁXIS – A Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) assinou o Convênio Táxi Metropolitano com o intuito de garantir a qualidade do serviço de táxis durante o período carnavalesco. Além dos municípios de Olinda, São Lourenço, Paulista, Camaragibe e Abreu e Lima, que já operaram na cidade durante o Carnaval de 2014, os foliões irão contar também com o serviço dos táxis de Itapissuma e Ipojuca. O convênio tem início a partir das 18h da sexta-feira (13) e terá validade até às 12h da Quarta-feira de Cinzas (18). A estimativa é que a frota de táxis operando na cidade, que é de 6.125 veículos, seja elevada em até 50%.

TÁXI EVENTO – A CTTU vai implantar cinco pontos de táxis provisórios no área central do Recife. Eles estarão localizados na Rua Madre de Deus, Avenida Martins de Barros, próximo ao Ministério Público de Pernambuco, e na Ponte Buarque de Macedo. Eles vão funcionar da tarde do domingo (15) até às 5h da manhã da quarta-feira (18). Além disso, dois pontos funcionarão no Cais de Santa Rita e na Avenida Doutor José Mariano, apenas no sábado para o Galo da Madrugada. Todos os locais vão estar sinalizados, indicando a existência do ponto.

Estacionamento – Repetindo o grande sucesso dos anos anteriores, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), vai disponibilizar os estacionamentos gratuitos durante cinco dias no período de Carnaval. Serão oferecidos dois espaços na PCR, um no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o outro no Tribunal Regional Federal (TRF), todos localizados na Avenida Cais do Apolo. Serão 1.500 vagas para carros e 300 para bicicletas e motos. Todas as 1.800 são gratuitas e serão oferecidas para o folião entre a sexta-feira (13) e a terça-feira (17).

No dia da abertura do Carnaval, os espaços estarão abertos a partir das 18h e seguem até 4h da manhã do sábado. Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h. Para que tudo transcorra bem, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) conta com o apoio da CTTU, Guarda Municipal, Polícia Militar, Samu e Emlurb. Todos os profissionais envolvidos estarão devidamente fardados com camisas indicativas, facilitando a identificação dos foliões.Os espaços reservados para as bicicletas, grande sucesso do ano passado, serão mantidos neste ano. Entretanto, as recomendações aos ciclistas continuam: para que a entrada seja autorizada é necessária a apresentação de um cadeado, para a maior segurança do equipamento do folião.

Além de toda comodidade do estacionamento gratuito, a PCR, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, também vai disponibilizar vans para levar os foliões dos estacionamentos até o centro da folia, no Marco Zero. Os veículos sairão de 10 em 10 minutos, começando das 16h até às 4h. A cada ano, a rotatividade de veículos nos estacionamentos aumenta. No ano passado 21.842 veículos utilizaram o serviço durante o período. Um número bem maior do que em 2013, primeiro ano de seu funcionamento, onde circularam 15.683 veículos. Além disso, a aceitação popular dos estacionamentos foi de 98%. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.


Expresso da Folia – Sucesso há 14 anos no Carnaval do Recife, o Expresso da Folia vai iniciar a operação às 7h do Sábado de Zé Pereira, facilitando a mobilidade dos foliões que vão curtir o Galo da Madrugada. O Expresso da Folia no Galo vai levar o público dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna até as ruas próximas ao foco da folia, nos bairros de Santo Antônio e São José. Já no Expresso da Folia tradicional, que vai funcionar nos quatro dias de Carnaval com o objetivo de levar os foliões até o Bairro do Recife, ônibus sairão dos shoppings RioMar, Recife, Plaza, Tacaruna e Boa Vista. O projeto é organizado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Cerca de 25 ônibus vão operar no Expresso da Folia no Galo. Os veículos vão sair dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna. Aqueles que pegarem o coletivo nos shopping Plaza e Tacaruna vão desembarcar na Avenida Martins de Barros, próximo ao Cais de Santa Rita. Já os que optarem pelos shopping Recife e RioMar descem no Cais de Santa Rita (em frente ao 16º Batalhão de Polícia Militar). Na volta, os passageiros dos quatro centros de compras devem pegar o ônibus na Rua Madre de Deus, nas proximidades da Rua Professor Aloísio Magalhães. O período de operação dos ônibus será entre 7h e 18h. O Shopping Boa vista não participa das operações neste dia.

O Expresso da Folia tradicional terá 32 ônibus, que sairão dos shoppings RioMar, Recife, Plaza, Tacaruna e Boa Vista. Aqueles que pegarem o coletivo nos shoppings Plaza, Tacaruna e Boa Vista vão embarcar e desembarcar na Avenida Cais do Apolo. Já os que optarem pelos shoppings Recife e RioMar terão o embarque e o desembarque na Rua Madre de Deus. No sábado, o período de operação dos ônibus será entre 18h e 5h. Nos demais dias, os passageiros podem pegar os coletivos entre 15h e 5h. Na sexta-feira (13), não haverá o Expresso da Folia.

A passagem do Expresso custará R$ 6 e vai dar direito à viagem de ida e volta. Os usuários receberão uma pulseira de identificação e, apresentando esta na cabine de pagamento do estacionamento dos shoppings, só será cobrada a tarifa simples de cada estabelecimento para todo o período de utilização.


Fonte: Prefeitura do Recife

0 comentários:

LinkWithin