quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

CARNAVAL DO RECIFE 2015



Ao som do frevo, do maracatu, do afoxé, do samba, do pop e de tantos outros ritmos que caracterizam a diversidade única da cultura brasileira, Recife se consolida como a capital do Carnaval no País. Durante mais de um mês, a cidade festeja o Ciclo Carnavalesco reverenciando suas tradições culturais sem deixar de olhar para o novo. Em 2015 serão mais de duas mil apresentações distribuídas em 63 Polos Carnavalescos. Destes, quatro são dedicados às crianças, ampliando o espaço que fez grande sucesso no ano passado. Recife contará ainda com cinco corredores da folia e 24 Polos Comunitários.

Por eles desfilarão estrelas pernambucanas como Spok e o centenário Clube Bola de Ouro, os homenageados do Carnaval 2015; Claudionor Germano, Naná Vasconcelos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Lenine, Almir Rouche, Antonio Nóbrega, Geraldo Azevedo, André Rio, Nena Queiroga, Marron, Quinteto Violado, Nação Zumbi, Família Salustiano, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, entre outros.

Além dos pernambucanos, nomes nacionais como O Rappa, Titãs, Nando Reis, Jota Quest, Jorge Aragão, Leci Brandão, Fundo de Quintal, Gaby Amarantos, e Luiza Possi, entre outros, estarão presentes no carnaval recifense, uma das maiores e mais democráticas festas de rua do mundo.

A programação carnavalesca está nas ruas desde o início de janeiro, quando começaram os primeiros acertos de marcha no Pátio de São Pedro e os ensaios de Naná Vasconcelos e as nações de maracatu que participam da abertura do Carnaval. A festa vai até 18 de fevereiro, data das últimas apresentações em Casa Amarela, com o grupo Tribo de Jah.

Esse ano, dois novos Polos foram criados. A Praça da Independência voltou a ser o Quartel General do Frevo. Lá, se apresentarão as orquestras dos Maestros Duda, Ademir Araújo e Lessa. Já os pequenos foliões ganharam um novo espaço no Polo Infantil da Praça da Macaxeira. Outros três Polos receberam estruturas maiores: Mustardinha, Macaxeira e Linha do Tiro.

A Prefeitura do Recife trabalha para deixar a festa com a cara do folião, e garantir que o carnaval do Recife continue sendo a tradução mais fiel e autêntica das manifestações populares, nas suas diversas possibilidades. Evoé!



Homenageados


Os homenageados do Carnaval do Recife 2015 – o Maestro Spok e o Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro – exaltam a tradição que marca a festividade de Momo na capital pernambucana. Representando tanto a nova geração de artistas que se dedica a manter viva a força da cultura local quanto as gerações passadas que contribuíram para consolidar o frevo como a marca dessa festa, eles serão celebrados durante os dias de folia na cidade.

Maestro Spok


Acompanhado por sua SpokFrevo Orquestra, Inaldo Cavalcante de Albuquerque tem soprado a cultura local por diversas partes do mundo e é considerado o caçula entre os principais maestros do frevo pernambucano. Natural de Igarassu, começou a estudar música aos 13 anos com o professor Policarpo Lyra Filho (Maninho), por influência de um amigo de infância (Admário Vieira). Em seguida, passou a estudar saxofone com o primo Gilberto Pontes, co-diretor musical e também fundador da SpokFrevo Orquestra.

Nos anos 80, Spok se mudou para o Recife, onde passou a estudar no CPCMR (Centro de Criatividade Musical do Recife) e pôde trabalhar com os mestres do gênero, como José Menezes, Guedes Peixoto, Nunes, Clóvis Pereira, Duda, Edson Rodrigues, Ademir Araújo. Aos 44 anos, ele é, há mais de uma década, instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra, e fez, como músico convidado, participações especiais nas bandas de grandes artistas brasileiros como Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença e Antônio Nóbrega.


Bola de Ouro


Já o Clube Carnavalesco Misto Bola de Ouro, que chega ao centésimo aniversário neste ano, foi fundado no dia 15 de setembro de 1915, na Rua da Bola, no bairro de Santo Amaro. A agremiação nasceu de uma dissidência na diretoria da Troça Bola de Prata, porém não há registros dos fundadores. Em 1954, a agremiação deixou de desfilar, retornando à folia em 1986. Desde 1987, passou a ser presidida pela carnavalesca Luíza de França Lopes Ramalho, que segue à frente do posto e é uma personagem marcante do Carnaval do Recife.

Foi também a partir dessa nova fase que o Bola de Ouro se mudou para o bairro de São José. Colecionando premiações na festividade de Momo na capital pernambucana, a agremiação traz no centro de seu estandarte uma bola dourada e duas bonecas vestidas de branco, sendo as cores amarelo e preto predominantes. Suas músicas mais conhecidas são “Minha Bola de Ouro”, hino do clube de autoria de José Gonçalves Júnior (Zumba), e “Regresso de Bola de Ouro”, do compositor José Porfírio (Fincão).

Fonte: Prefeitura do Recife

0 comentários:

LinkWithin