terça-feira, 13 de janeiro de 2015

RONALDO PIRES MONTEIRO DE SOUZA, 70 ANOS

Primo do Maestro Carlos Monteiro de Souza. Autodidata no piano e no violão. Estudou no Colégio Veiga de Almeida, contemporâneo de César Costa Filho, Aldir Blanc e Silvo da Silva Júnior. Em 1964, compôs "Canção do amor adormecido", em parceria com César Costa Filho. Na década de 60, costumava apresentar-se no Teatro Azul (RJ), ao lado dos companheiros de colégio e de Ruy Maurity.

Em 1967, participou de "A grande chance", programa de Flávio Cavalcanti, transmitido pela TV Rio, classificando em 1º lugar sua canção "Sem compromisso" (c/ César Costa Filho), interpretada pelo parceiro. 

Estudante de Engenharia da PUC-Rio, fez parte do Movimento Artístico Universitário (MAU), ao lado de Ivan Lins, Gonzaguinha, Aldir Blanc, Darcy de Paulo e Ruy Maurity, entre outros. 

Destacou-se como compositor nos seguintes festivais de música popular:

1968: I Festival Universitário de Música Popular Brasileira, com a canção "Meu tamborim" (c/ César Costa Filho), classificada em 3º lugar na interpretação de Beth Carvalho; 

1969: IV Festival Internacional da Canção (TV Globo), com "Visão geral" (c/ César Costa Filho e Ruy Maurity), interpretada pelo grupo vocal 004 com arranjo de Eumir Deodato; 

1970: III Festival Universitário de Música Popular Brasileira, com "Mutante" (c/ Ivan Lins), interpretada por O Grupo;

1970: V Festival Internacional da Canção (TV Globo), com "O amor é o meu país", classificada em 2º lugar na interpretação de Ivan Lins. 

Destacou-se, na década de 1970, como autor de vários sucessos escritos em parceria com Ivan Lins como "Agora", "Me deixa em paz", "Quero de volta o meu pandeiro", "Ih, meu Deus do céu", "Salve, salve, Aleluia" e "Tens calmaria", além de "Madalena", incluída na trilha sonora da novela "A próxima atração" (TV Globo) em 1970. A canção contou com mais de 50 registros no Brasil e mais de 18 no exterior, destacando-se as gravações de Ivan Lins, Elis Regina e Ella Fitzgerald, entre outras. 

Em 1972, participou como compositor, em caráter beneficente, do disco "Ajuda aos refugiados do mundo", projeto da ONU para crianças desamparadas e refugiados políticos, com a canção "Madalena". 

Atuou na área publicitária, com destaque para o jingle para a campanha do Barramares, escrito em parceria com Ivan Lins, Mariozinho Rocha e Paulo Sérgio Valle em 1978. 




Destacou-se como compositor de músicas para o público infantil gravadas por Xuxa, como "O circo", "Dança da Xuxa", "Conta comigo", "Cobra, chapéu e palito" e "A voz dos animais", todas em parceria com Prêntice, além da famosa "O abecedário da Xuxa"

(c/ César Costa Filho). Ainda para crianças, compôs em parceria com Prêntice "Dança das horas", "Ritmos do mundo" e "Me arrepia", gravadas por Angélica. Participou, ainda, do disco "Trem da alegria", com suas canções "Bumba lê lê" e "O elefante e a formiguinha", ambas com Prêntice. 

Suas músicas foram gravadas por diversos artistas brasileiros, como Nélson Gonçalves, Ângela Maria, Cauby Peixoto, Taiguara, Claudette Soares, Leny Andrade, Simone, Evinha, Nana Caymmi, Alcione, Wilson Simonal, Os Morenos, Preto Sem Preconceito, Elymar Santos e Latino, entre outros, além dos citados.

Foi contemplado com o Prêmio Sharp em 1996, pela autoria de "A voz dos animais", premiada na categoria Melhor Música Infantil". 

Em 1998, esteve em 25º lugar em execução com "Vitrine" (c/ Zanin), na interpretação de Latino. 

Em 2000, participou da trilha sonora da novela "O cravo e a rosa" (TV Globo) com as canções "O cravo e a rosa", "Nada sério" e "Tua boca", todas em parceria com Sérgio Saraceni. 

Em 2002, sua canção "Lua do Arpoador" (c/ Ivan Lins) foi registrada pelo parceiro no CD "Love songs - A quem me faz feliz".

Fonte: Dicionário da MPB

0 comentários:

LinkWithin