quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Por Márcio Proença


Tido como um dos grandes nomes da música pop-romântica da década de oitenta, o cantor e compositor carioca Dalto, emplacou diversos hits – quase todos ao lado do letrista Cláudio Rabelo – que até hoje são recordados por inúmeros de seus fãs espalhados por todo o país.


Quem hoje, na casa dos 40 anos, não se lembra de “Muito estranho” (Dalto/Cláudio Rabelo), tema que fez parte da trilha sonora da novela global “Sol de Verão”, no de 1982 tornando-se um tremendo sucesso pelas FMs de todo o país? Até hoje essa é a obra de maior repercussão do cantor. Entretanto, engana-se quem pensa ser Dalto o ‘cantor de uma música só’, pois entre seus inúmeros sucessos podemos citar: “Pessoa” (Dalto/Cláudio Rabelo); "Espelhos D’água” (Dalto/Cláudio Rabelo); “Jezebel (A vida não é um filme)" e “Quase não dá para ser feliz” (Dalto/Cláudio Rabelo) Sucessos absolutos!

Como compositor, Dalto também emplacou hits na voz de outros cantores como é o caso das músicas: “Leão Ferido” (Dalto/Biafra) gravada pelo cantor e compositor Biafra no ano de 1983; “Anjo” (Dalto/Cláudio Rabelo/Renato Corrêa) com o grupo Roupa Nova, no ano de 1981; “Bem-te-vi” (Dalto/Cláudio Rabelo) com Renato Terra, no ano de 1981; “Vinho antigo” (Dalto/Cláudio Rabelo) com Biafra, no ano de 1983; “Adoro” (Marcos Sabino/ Paulinho Lima/Dalto) no disco "Direto do meu coração pro seu", do ano de 1988, do roqueiro, cantor e compositor Léo Jaime; "Extravios" (Antônio Cícero/Dalto) no disco "Todo amor", do ano de 1995, também de Léo Jaime e a regravação de "Pessoa" no disco "O chamado" do ano de 1993, da cantora e compositora Marina Lima. 

Vale lembrar que sua discografia inicia-se com o compacto simples, gravado em 1974 pela Odeon que contém “Flash-back” (Dalto/Cláudio Rabelo), mas só viria fazer sucesso a partir da década de oitenta com o disco “Muito estranho” (1982), seguido pelos discos: “Pessoa” (1983); “Dalto” (1984); “Kama Sutra” (1985); “Um coração a mil” (1987); “Guru” (1994) e “Cachorro Fujão” (1998).

Em seu disco “Guru” Dalto faz honestas releituras de seus sucessos tendo também a participação especial de Marina Lima na música “Véu dos olhos” (Dalto/Cláudio Rabelo) e arranjos especiais para as músicas “Leão Ferido”, “Vinho antigo” e “Flash-back”, essa última gravada ao vivo apenas com voz e violão.


Faixas:
01 – Guru
02 – Espelhos D’água
03 – Jezebel
04 – Muito Estranho
05 – Sentimental Blues
06 – Você Tem Que Perder a Cabeça
07 – Anjo
08 – Bordel da Zona Sul
09 – Pessoa
10 – Véu dos Olhos
11 – Quase Não Dá Para Ser Feliz
12 – Leão Ferido
13 – Arrasou
14 – Vinho Antigo
15 – Flash-Back

0 comentários:

LinkWithin