segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ADÃO DAXÃLEBARADÃ, UMA DÉCADA DEPOIS...

Adão dos Santos Tiago , o Adão Dãxalebaradã ("princípio, meio e fim" em iorubá), referente a uma qualidade de Xangô, foi um cantor, compositor e ator carioca, autor de mais de quinhentas canções, todas ligadas a temas espirituais de religiões afro-brasileiras 


Poeta do Morro do CantagaloRio de Janeiro, foi descoberto pelo diretor Walter Salles no filme O Primeiro Dia, de 1999. Preso a uma cadeira de rodas e vítima de dezenas de tiros recebidos durante a vida, a frágil saúde de Adão não resistiu e ele morreu a exatamente dez anos, logo após o lançamento de seu único CD.

Adão sofria constantes agressões de pai, fugiu então de casa aos oito anos; "Não tinha liberdade, era criado na base da pancada. Não podia jogar bola de gude nem soltar pipa porque eram coisas do diabo.", era o mais velho de nove irmãos; "Só podia brincar no porão. Não podia me misturar com filhos de pessoas que não eram da igreja.". No tempo que viveu na rua, sobrevivia com o que lhe era dado, acabou indo parar em um reformatório na ciade de Passa Quatro, em Minas Gerais, onde ficou dos 9 aos 17 anos. Quando criança teria vivido como "menino de rua", foi também interno da Febem. Mais tarde teria sido expulso do exército, e durante os anos 70, foi guerrilheiro. Envolvido com o tráfico, já no Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro, foi atingido por doze tiros, nas várias emboscadas da polícia e de bandidos rivais. Quatro deles foram por metralhadora, e um desses tiros ficaria a um dedo de distância de seu coração, fazendo que ficasse meses no hospital.

Chegou a ser perseguido por 30 homens da polícia especial, segundo o próprio Adão. Adão dizia que o motivo disso, foi ele ter sido excluído do Exército, creditando isso a motivos raciais. Passou então a fazer brincadeiras com o Coronel responsável por sua exclusão, tudo isso em plena Ditadura Militar, conta ter sido torturado. O último que recebeu, teria o atingido quando tentava se afastar da violência do morro, já trabalhando como mecânico, no ano de 1973. Teria sido em um assalto, ele tentou reagir, não tendo visto uma segunda pessoa, que teria então o alvejado. Isso o deixou numa cadeira de rodas; "Sousemiparaplégico, consigo andar segurando nas coisas, tomar banho sozinho, fazer sexo", dizia. "Na verdade o tiro foi um mal que veio para bem, pois descobri as coisas da Umbanda e do Candomblé". Teria Chegado a ser preso e cumprir pena.


Posteriormente convergeu a religiosidade, especificamente a Umbanda e Candomblé, sendo guia espiritual, por sua ligação às raízes afro-brasileiras, compôs então cerca de quinhentas canções relacionadas a essa condição. Residia no Morro do Cantagalo, em Ipanema. Adão faleceu no dia 20 de Janeiro de 2004, no Hospital Municipal Miguel Couto, terceiros dizem que teria sido vítima de Hepatite C e de uma infecção generalizada, porém muito dizem que Adão incomodou integrantes do tráfico, com sua composição "Armas e Paz", uma critica ao uso de armas de fogo e a indústria bélica, deixando margens sobre os motivos de seu falecimento.. Foi enterrado no Cemitério São João Batista, deixou dois filhos, Ortinho e Luanda.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

LinkWithin