segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

MÚSICA E DISCO COM REGISTROS INÉDITOS REVERENCIAM O NOME DE CÁSSIA ELLER POR SEUS 50 ANOS

Hoje, 10 de dezembro, Cássia Eller completaria 50 anos. Para não deixar a data passar em branco é lançada, via iTunes, a canção "Flor do sol", uma das raras composições da artista que tinha por predileção a interpretação.


Por Bruno Negromonte


Cássia Rejane Eller marcou a história da música popular brasileira em sua breve passagem por ela. De presença marcante no palco, Eller tornou-se um dos nomes mais emblemáticos da recente história da MPB não só por suas performance exacerbadamente visceral ao vivo, mas também por sua prematura partida, quando aos 39 anos, em dezembro de 2001, faleceu. Apesar da "alcunha" de roqueira, Cássia soube deixar a sua peculiar marca em registros de diversos ritmos, tais quais bossas, sambas e outros. Para não deixar a data passar em branco foi lançada hoje, através do iTunes, uma composição inédita da artista composta em 1982 (oito anos antes de Cássia começar a ganhar projeção nacional), quando tinha tinha 19 anos e residia em Brasília

A canção intitulada "Flor do sol" trata-se na verdade de uma parceria da artista com Simone Saback e trata-se de um registro caseiro, cujo lançamento foi arquitetado e finalizado pelo filho da cantora, o músico Francisco Eller - o Chicão - e contou com a participação de diversos músicos como, por exemplo, a percussionista Lan Lan e a cantora Jussara Silveira.



A gravadora Universal Music também prestará outra homenagem pela passagem dos 50 anos da cantora, ainda em 2012 chegará as lojas de todo o país o CD e o DVD "Do lado do Avesso", um álbum ao vivo, no formato voz e violão, que traz um espetáculo feito pela artista no Rio de Janeiro (RJ), em 2001, dentro do projeto A Luz do Solo. Dentre as novidades desse registro estão interpretações inéditas para canções como "Diamante Verdadeiro" (Caetano Veloso) (lançado por Maria Bethânia no álbum Álibi (1978)) e "Espaço" (do Vitor Ramil). 

Prestes a completar-se o décimo primeiro ano sem a cantora são válidos reavivar a memória daquela que deixou uma lacuna impreenchível dentro do universo pop rock brasileiro de todos os tempos até os dias atuais. De voz marcante e indomável nos palcos, a intensidade tão inerente à Cássia Eller fez com que, até mesmo depois de uma década de ausência, sua voz e talento ainda ecoe em diversos projetos fonográficos.

0 comentários:

LinkWithin