quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

BENJOR, 70 ANOS

Dando continuidade as homenagens aos "setentões" da MPB, 2012 encerra com a reverência a este que é considerado uma das matrizes da música brasileira, em particular do samba rock. Jorge Ben Jor, que aniversariou em março passado, fecha um ano de homenagens a grandes nomes do nosso cancioneiro.


Sem bula explicativa e sem contra-indicações, assim é a obra de Jorge Ben Jor. Ele se interessou pela música quando a bossa nova ainda dominava o cenário artístico brasileiro e mundial. Como a maioria dos adolescentes daqueles tempos, seu ídolo era João Gilberto, cuja voz coloquial despertava sua admiração. Mas Jorge Menezes, conhecido no mundo inteiro como Jorge Ben Jor passou a infância ouvindo Luiz Gonzaga e Ataulfo Alves. Em casa seus pais falavam de um certo Nelson Gonçalves que era crooner da orquestra de Severino Araújo. Ainda desta época lembra uma voz em especial, Cauby Peixoto que um dia, décadas depois, viria a gravar uma de suas canções, Dona Culpa Ficou Solteira.

Jorge Ben Jor explodiu com a música Mas Que Nada e logo em seguida ratificou seu talento com outro grande sucesso, Chove Chuva. Duas canções que nada tinham a ver com a bossa nova, nem com o samba tradicional. Os puristas achavam que sua música era moderna demais. Era difícil para os músicos da época acompanhá-lo, tanto assim que seus primeiros discos foram gravados com um conjunto que tocava jazz no Beco das Garrafas, o Meireles e os Copa 5.



Assim desde o início de sua carreira Ben Jor mostrou-se inovador. Como compositor, cantor, músico, bandleader e arranjador Ben Jor é único. É impossível classificar sua música e seu balanço, que são inconfundíveis. Mas “esse samba que é misto de maracatu”, marca registrada de Jorge Ben Jor, encontrou espaço no mundo todo e tornou-se sucesso universal. Ele é a única unanimidade brasileira. Respeitado e acolhido com respeito, por todos os artistas, em todos os movimentos musicais, desde o pós-bossa nova até nossos dias. Artistas remanescentes da bossa nova, como o Tamba Trio, Pery Ribeiro e Walter Wanderley gravaram Mas Que Nada e outras composições suas. Mas Que Nada foi a única música em português a alcançar o primeiro lugar entre as músicas mais tocadas nos Estados Unidos em todos os tempos.

Na época do início da MPB, Jorge transitava como intérprete, pelos programas Fino da Bossa, comandado por Elis Regina e Jair Rodrigues, Jovem Guarda, de Roberto Carlos e O Pequeno Mundo, de Ronnie Von. Eram terrivelmente antagônicos. Um artista que participava de um desses programas, imediatamente era proibido de cantar nos outros. A única exceção sempre foi Jorge Ben Jor. E quando a tropicália aconteceu como o mais inovador movimento artístico musical de nosso país, qual foi o único artista já consagrado que foi convidado e participou dos acontecimento? Ele, é claro, Jorge Ben Jor, presença obrigatória também no programa de televisão Divino Maravilhoso, apresentado pelos baianos Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa e dirigido por Fernando Faro e Antonio Abujamra.




Da mesma forma e desde o final dos anos 60 até hoje, Jorge é o único compositor a ser gravado por artistas de todas as correntes musicais. Mas Que Nada está registrada nas vozes de Ella Fitzgerald, Dizzie Gilespie, Julio Iglesias, Al Jarreau, Trini Lopez, José Feliciano, Fred Bongusto, Mina, Nicoletta, Los Hermanos Castro e em centenas de outras gravações de cantores e grupos musicais de dezenas de países do mundo.



Quando a MPB eclodiu como movimento de união da elite musical brasileira, Eli Regina imortalizou Zazueira. É dela também uma ótima gravação de Se Segura Malandro. Jair Rodrigues gravou Papa Gira . Elza Soares, Paulinho Nogueira, Maria Creuza e Tania Maria gravaram Mas Que Nada. Na mesma época um jovem cantor chamado Wilson Simonal despontou para o êxito em todas rádios com o supersucesso País Tropical, exaltando a alegria e o prazer de ser brasileiro. Esta música acaba de ser regravada, quase trinta anos depois, por Ivan Lins.

Ainda nestes anos de grande efervescência artística, um conjunto da chamada Jovem Guarda, Os Incríveis, gravou Vendedor de Bananas, um sucesso espetacular, que veio se repetir quase vinte anos depois, numa maravilhosa interpretação de Ney Matogrosso. Erasmo Carlos, parceiro de Roberto Carlos, também compôs com Jorge, naquela época, e gravou uma composição de ambos, Menina Gata Augusta. Nascia no programa de Ronnie Von um trio chamado Os Mutantes que despontou para a fama com a música Minha Menina.



Aí foi Gal Costa que começou a gravar as músicas de Jorge. Que Pena, um dos principais hits de toda sua carreira, elevou-a ao primeiro time das cantoras brasileiras de todos os tempos. Também integrante deste time, Maria Bethânia gravou Mano Caetano.

Cronologicamente, um pouco depois, veio a black music. Com os Diagonais, Cassiano, Fábio, Banda Black Rio e o rei da soul music, Tim Maia, os shows e bailes, que faziam a alegria da periferia do Rio de Janeiro, tornaram-se populares em quase todo o país. E que artista foram chamar para se tornar o papa do movimento? Ele, amigo de adolescência de Tim. E assim, durante os anos seguintes, Jorge Ben Jor lotou os salões da moçada que curtia este gênero. Eram famosas as festas anuais do Chic Show, que lotavam ginásios de esportes e que obrigatoriamente tinham a sua presença.



Claudete Soares fez sucesso regravando Que Maravilha, que antes havia sido apresentada em disco por Jorge e Toquinho, seus autores, numa gravação antológica e inesquecível. Quem viu, não esqueceu Maria Alcina levantando o Maracanazinho com Fio Maravilha. O samba de São Paulo tornou-se mais popular quando Cadê Teresa, gravada pelos Originais do Samba, também foi um grande sucesso.



Durante os anos 80, ele desfilou seu talento para as platéias européias e asiáticas, em festivais de jazz e de world music, conquistando mercados onde, por imposição de contratantes, é obrigado a realizar pelo menos uma grande tournê anual. Moraes Moreira regravou Chove Chuva. Zé Ramalho, Eram os Deuses Astronautas e Leila Pinheiro, Por Causa de Você Menina. Outras regravações importantes foram Que Pena, com Oscar D’León e Elba Ramalho, e Zazueira com Herp Albert e Tijuana Brass.


E em meados dos anos 90 ele homenageou Tim Maia, “o síndico”, com o megasucesso WBrasil. Foi o retorno triunfal de Ben Jor às paradas de sucesso. Novos fãs, outra geração vibrou com o ritmo alucinante e dançante da Banda do Zé Pretinho, que acompanha Jorge desde o início de sua carreira.

Fernanda Abreu gravou Jorge de Capadócia, Sandra de Sá incluiu Charlie Anjo 45, em um de seus discos. O funk carioca ficou mais rico utilizando as composições de Jorge. Peça as opiniões de Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Jorge Aragão sobre Ben Jor. É incrível o respeito, e é mútuo. Jorge Ben Jor também nutre uma profunda admiração por estes artistas. Leci Brandão, que faz parte desta ilustre galeria de sambistas, gravou Um Poeta Amigo Meu.


Notável também é a influência que, indiscutivelmente, Ben Jor exerceu sobre dezenas de grupos de pagode. Leandro Leart convidou-o para participar do especial MTV do Art Popular e do disco que nasceu deste show. O mesmo aconteceu com o Só Pra Contrariar e Jorge teve uma importante participação num dos álbuns do conjunto mineiro, tocando e cantando. A música da Bahia também rendeu homenagens a Jorge. Carlinhos Brown é seu admirador. Daniela Mercury gravou País Tropical e Ivete Sangalo fez um dueto sensacional com ele em Por causa de Você Menina. As músicas dele sempre estão em cima dos trios elétricos.

A música de Pernambuco prestou sua homenagem a Ben Jor quando o conjunto Mundo Livre SA gravou uma música até então inédita chamada Mexe Mexe. O Forróçacana gravou Menina, Mulher da Pele Preta e seu sucesso no Rio de Janeiro mostrou que em Jorge Ben Jor está a fórmula para o êxito também do forró.




O rock, o pop e o reggae também usufruiram de suas criações. Os Paralamas regravaram Charlie Anjo 45, o Skank incluiu Cadê o Penalty e Cuidado com o Buldogue, em seu repertório, Lulu Santos gravou Minha Estrela do Oriente e o Cidade Negra trouxe-nos sua leitura de O Homem da Gravata Colorida. E o Sepultura gravou um de seus maiores sucessos que foi Ponta de Lança Africana (Ubabaraúma).


O pessoal do rap não é exceção: Thaíde & DJ 1 gravaram Ive Brussel e Mano Brown, fã confesso do “home”, gravou com seu grupo Racionais MCs, a música Jorge de Capadócia.


Os novos artistas brasileiros, já consagrados como Marisa Monte, que gravou Cinco Minutos, ou Ana Carolina (que em 2000 se apresentou ao lado de Jorge em Paris), Simoninha (gravou Bebete Vamos Embora), Luciana Rodrigues (Take It Easy, My Brother Charlie), Max de Castro, Pedro Mariano, Chico Cesar encantam-se quando encontram Jorge e demonstram abertamente sua admiração.



Os sertanejos Chitãozinho e Xororó, Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano fizeram, em 1999, uma singela homenagem a Jorge, no programa Amigos, quando mostraram conhecer bastante o repertório de Ben Jor, cantando várias músicas com ele. Jorge Ben Jor não para. Na Europa suas atuais tours duram no mínimo quarenta dias cada uma. Ele apresenta-se em dezenas de shows, em quase todos os países do velho mundo.

Desde 2000 seus shows nos Estados Unidos, onde realiza regularmente apresentações, vêm conquistando uma grande parcela do público americano. Seus discos continuam sendo relançados em inúmeras coleções, em todo o mundo e agora, que ele aceitou uma das muitas ofertas que tinha para gravar, e assinou contrato com a Universal, em breve teremos um novo álbum, com músicas inéditas. A unanimidade Jorge Ben Jor é sempre bem vinda e aguardada.


Discografia Oficial


Samba esquema novo (Universal Music, 1963)


Faixas:
01 - Mas que nada
02 - Tim dom dom *
03 - Balança pema
04 - Vem morena, vem
05 - Chove chuva
06 - É só sambar
07 - Rosa, menina rosa
08 - Quero esquecer voce
09 - Ualá ualalá
10 - A tamba
11 - Menina bonita não chora
12 - Por causa de voce, menina


Todas as músicas são de autoria de Jorge Ben, exceto "Tim dom dom", de João Mello e Clodoaldo Brito.

Ficha Técnica
Jorge Ben - Samba Esquema Novo
Produção: Armando Pittigliani
Técnico de som: Célio Martins
Engenheiro de som: Sylvio Rabello
Capa: Paulo Breves
Foto: Mafra

Copa 5
Meireles: Sax
Pedro Paulo: Trompete
Toninho: Piano
Do Um Romão: Bateria
Manuel Gusmão: Baixo

Arranjadores:
Maestro Gaya
Carlos Monteiro de Souza
Trio Luiz Carlos Vinhas



Sacundin Ben samba (Universal Music,1964)

Faixas:
01 - Anjo azul (Jorge Ben)
02 - Nena Naná (Jorge Ben)
03 - Vamos embora "Uau" (Jorge Ben)
04 - Capoeira (Jorge Ben)
05 - Gimbo (Jorge Ben)
06 - Carnaval triste (Paulo Bruce / Sergio C. de Almeida)
07 - A Princesa e o plebeu (Jorge Ben)
08 - Menina do vestido coral (Jorge Ben)
09 - Pula baú (Jorge Ben)
10 - Jeitão de Preto Velho (Jorge Ben)
11 - Espero por você (João Mello)
12 - Não desanima João (Jorge Ben)


Ficha técnica
Produção: Armando Pittigliani
Técnico de gravação: Célio Sebastião Martins
Engenharia de som: Sylvio M. Rabello
Capa (foto): Mafra
Layout: Paulo Brèves
Estúdio: Companhia Brasileira de Discos (Philips)




Ben é samba bom (Universal Music, 1964)

Faixas:
01 - Descalço no Parque (Jorge Ben) 
02 - Onde Anda o Meu Amor (Orlandivo - Roberto Jorge)
03 - Bicho do Mato (Jorge Ben) 
04 - Vou de Samba com Você (João Mello)
05 - Samba Legal" (Henrique de Almeida, Claudionor Sant'Anna)
06 - Ôba Lá Lá" (João Gilberto)
07 - Gabriela
 (Jorge Ben) 
08 - Zópe Zópe
 (Jorge Ben) 
09 - Saída do Porto (Zil Rosendo)
10 - Dandara Hei
 (Jorge Ben) 
11 - Samba Menina
(Jorge Ben) 
12 - Guerreiro do Rei
 (Jorge Ben)

Ficha técnica:
Produção: Armando Pittigliani
Técnico de gravação: Célio Martins
Engenharia de som: Sylvio Rabello
Capa: Paulo Brèves
Foto: Mafra



Big Ben (Universal Music, 1965)


Faixas:
01 - Na Bahia Tem (Nestor Nascimento)
02 - Patapatapata
(Jorge Ben)
03 - Bom Mesmo é Amar (Jorge Ben)
04 - Deixa o Menino Brincar (Babu)
05 - Lalari Alalá (Gaya)
06 - Jorge Well
(Jorge Ben) 
07 - O Homem,Que Matou o Homem,Que Matou o Homem Mau
(Jorge Ben) 
08 - Quase Colorida
(Jorge Ben)
09 - Maria Conga (Hélio da Silva)
10 - Acendo o Fogo (Ivan Elias)
11 - Telefone De Brotinho (J.R. Kelly / Max Nunes / M. Scherman
)
12 - Agora Ninguém Chora Mais (Jorge Ben)


O bidú - silêncio no Brooklin (Movieplay, 1967)

Faixas:
01 - Amor de Carnaval (Jorge Ben)
02 - Nascimento de Um Príncipe Africano (Jorge Ben)
03 - Jovem Samba (Jorge Ben)
04 - Rosa Mas Que Nada (Jorge Ben)
05 - Canção de Uma Fã (Jorge Ben)
06 - Menina Gata Augusta (Jorge Ben-Erasmo Carlos)
07 - Toda Colorida (Jorge Ben)
08 - Frases (Jorge Ben)
09 - Quanto Mais Te Vejo (Jorge Ben) (Jorge Ben - Yara Rossi)
10 - Vou Andando (Jorge Ben)
11 - Sou da Pesada (Jorge Ben)
12 - Si Manda (Jorge Ben) 



Ficha técnica:
Produtor fonográfico: Som / Movieplay do Brasil
Produção executiva: Roberto Corte Real
Arranjos: Jorge Ben Jor
Guitarra 12 cordas: Jorge Ben Jor
Acompanhamento em "Frases" e "Quanto mais te vejo": Jorge Ben Jor Trio
Foto: Ed. Abril
Arte-final / lau-out: Jurandir G. Silveira
Computação gráfica: Leoneart


Jorge Ben (Universal Music, 1969)

Faixas:
01 - Crioula  (Jorge Ben)
02 - Domingas (Jorge Ben)
03 - Cadê Teresa (Jorge Ben)
04 - Barbarella (Jorge Ben)
05 - País tropical (Jorge Ben)
06 - Take it easy my brother Charles (Jorge Ben)
07 - Descobri que eu sou um anjo (Jorge Ben)
08 - Bebete vãobora (Jorge Ben)
09 - Quem foi que roubou a sopeira de porcelana chinesa que a vovó ganhou da baronesa? (Jorge Ben)
10 - Que pena (Jorge Ben)
11 - Charles, Anjo 45 (Jorge Ben)


Ficha técnica:
Arranjos: José Briamonte (exceto pelas faixas "Descobri que sou um anjo" e "Barbarella", arranjadas por Rogério Duprat)
Estúdios: Scatena (São Paulo) e C.B.D. (Rio de Janeiro)
Técnicos: Ary Carvalhaes, Célio Martins, Didi, Stélio Carlini e João Kibelkstis
Capa: Alberi
Foto: Johnny Salles
Layout: Lincoln
Direção de produção: Manoel Barenbein



Força bruta (Universal Music, 1970)

Faixas:
01 - Oba lá vem ela (Jorge Ben)
02 - Zé Canjica (Jorge Ben)
03 - Domenica Domingava num domingo linda (Jorge Ben)
04 - Charles Jr. (Jorge Ben)
05 - Pulo pulo (Jorge Ben)
06 - Apareceu Aparecida (Jorge Ben)
07 - O telefone tocou novamente (Jorge Ben)   
08 - Mulher brasileira (Jorge Ben)
09 - Terezinha (Jorge Ben) 
10 - Força bruta (Jorge Ben)

Ficha técnica:
Direção de produção: Manoel Barenbein
Técnicos de gravação: João
Moreira, Ari Carvalhaes e João Kibelkstis
Estúdios: C.B.D. (Rio de Janeiro) / Scatena (São Paulo)
Layout: Lincoln Nogueira
Foto: Ricardo de Cumptich



Negro é lindo (Universal Music, 1971)

Faixas:
01 - Rita Jeep (Jorge Ben)
02 - Porque é proibido pisar na grama (Jorge Ben)
03 - Cassius Marcello Clay (Jorge Ben - Toquinho)
04 - Cigana (Jorge Ben)
05 - Zula (Jorge Ben)
06 - Negro é lindo (Jorge Ben)
07 - Comanche (Jorge Ben)
08 - Que maravilha (Jorge Ben - Toquinho)
09 - Maria Domingas (Jorge Ben)
10 - Palomaris (Jorge Ben)

Ficha técnica:
Direção de produção: Paulinho Tapajós
Direção de estúdio: Paulinho Tapajós
Técnico de gravação: Toninho e Mazola
Estúdio: C.B.P.D.
Arranjos: Arthur Verocai

Foto: Wilney
Capa: Aldo Luiz


Ben (Universal Music, 1972)

Faixas:
01 - Morre o burro fica o homem (Jorge Ben)
02 - O circo chegou (Jorge Ben)
03 - Paz e arroz (Jorge Ben)
04 - Moça (Jorge Ben)
05 - Domingo 23 (Jorge Ben)
06 - Fio Maravilha (Jorge Ben)
07 - Quem cochicha o rabo espicha (Jorge Ben)
08 - Caramba (Jorge Ben)
09 - Que nega é essa (Jorge Ben)
10 - As rosas eram todas amarelas (Jorge Ben)
11 - Taj Mahal (Jorge Ben)



Ficha técnica:
Direção de produção: Paulinho Tapajós
Técnicos de gravação: Luigi e Toninho
Arranjos: Osmar Milito (faixas 3, 4 e 11)
Estúdio: Phonogram
Capa: Aldo Luiz
Foto: José Maria Mello




10 anos depois (Universal Music, 1973)

Faixas:
01 - Por causa de você, menina (Jorge Ben)
Chove chuva (Jorge Ben)
Mas que nada (Jorge Ben)
02 - Agora, ninguém chora mais (Jorge Ben)
Charles, anjo 45 (Jorge Ben)
Caramba!... Galileu da Galileia (Jorge Ben)
03 - A minha menina (Jorge Ben)
Que maravilha (Jorge Ben-Toquinho)
Zazueira (Jorge Ben)
04 - Bebete vãobora (Jorge Ben)
Crioula (Jorge Ben)
Cadê Tereza (Jorge Ben)
05 - País tropical (Jorge Ben)
Fio Maravilha (Jorge Ben)
Taj Mahal (Jorge Ben)
06 - Vendedor de bananas (Jorge Ben)
Cosa nostra (Jorge Ben)
Bicho do mato (Jorge Ben)
07 - Que nega é éssa (Jorge Ben)
Que pena (Jorge Ben)
Dominga (Jorge Ben)
08 - Vinheta (Jorge Ben)

Ficha técnica:
Direção de produção: Paulinho Tapajós
Capa: Lobianco
Técnicos de gravação: Luigi e João
Estúdio: Phonogram
Corte: Joaquim Figueira
Fotos da capa (externa): Luis Garrido
Fotos da capa (interna): Luis Garrido e Mário Luis Thompson



A tábua de esmeralda (Universal Music, 1974)


Faixas:
01 - Os alquimistas estão chegando os alquimistas (Jorge Ben)02 - O homem da gravata florida (Jorge Ben)
03 - Errare humanun est (Jorge Ben) 
04 - Menina mulher da pele preta
(Jorge Ben) 
05 - Eu vou torcer
(Jorge Ben) 
06 - Magnólia
(Jorge Ben) 
07 - Minha teimosia, uma arma pra te conquistar
(Jorge Ben) 
08 - Zumbi
(Jorge Ben) 
09 - Brother
(Jorge Ben) 
10 - O namorado da viúva
(Jorge Ben) 
11 - Hermes Trismegisto e sua celeste Tábua de Esmeralda (Fulcanelli - Jorge Ben)
12 - Cinco minutos
(Jorge Ben)



Ficha técnica:
Direção de produção: Paulinho Tapajós
Técnico de gravação: Luigi e João Moreira
Arranjos: Osmar Milito, Darcy de Paulo e Hugo Bellard
Estúdio: Phonogram
Capa: Aldo Luiz
Figuras da capa: Nicolas Flamel




Gil Jorge - Ogum - Xangô (Universal Music, 1975)


Faixas:
01 - Meu glorioso São Cristóvão (Jorge Ben)
02 - Nega (Gilberto Gil)
03 - Jurubeba (Gilberto Gil)
04 - Quem mandou (Pé na estrada) (Jorge Ben)
05 - Taj Mahal (Jorge Ben)
06 - Morre o burro, fica o homem (Jorge Ben)
07 - Essa é pra tocar no rádio (Gilberto Gil)
08 - Filhos de Gandhi (Gilberto Gil)
09 - Sarro (Jorge Ben - Gilberto Gil)


Ficha técnica:
Direção de produção: P. Tapajós e P. Albuquerque



Solta o pavão (Universal Music, 1975)


Faixas
01 - Zagueiro (Jorge Ben) 
02 - Assim falou Santo Tomaz de Aquino
(Jorge Ben) 
03 - Velhos, flores, criancinhas e cachorros
(Jorge Ben) 
04 - Dorothy
(Jorge Ben) 
05 - Cuidado com o bulldog
(Jorge Ben) 
06 - Para ouvir no rádio (Luciana)
(Jorge Ben) 
07 - O rei chegou, viva o rei 
(Jorge Ben) 
08 - Jorge de Capadócia
(Jorge Ben) 
09 - Se segura malandro
(Jorge Ben) 
10 - Dumingaz
(Jorge Ben) 
11 - Luz polarizada
(Jorge Ben) 
12 - Jesualda (Jorge Ben)


Ficha técnica:
Direção de produção e estúdio: Paulinho Tapajós
Técnicos de gravação: João Moreira, Luiz Cláudio e Luigi
Técnico de mixagem: Luigi
Auxiliares de gravação: Paulo "Chocolate" Sérgio e Zé Guilherme
Estúdio: Phonogram
Capa: Aldo Luiz
Foto: Armando Pittigliani
Arte-final: Jorge Vianna



Jorge Ben à L'Olympia (Phonogram, 1975)

Faixas:
01 - Bebete vãobora (Jorge Ben "Jorge Benjor")
Crioula (Jorge Ben "Jorge Benjor")
Cadê Tereza (Jorge Ben "Jorge Benjor")
Helo (Jorge Ben "Jorge Benjor")
02 - Zazueira (Jorge Ben "Jorge Benjor")
03 - Por causa de você menina (Jorge Ben "Jorge Benjor")
Chove chuva (Jorge Ben "Jorge Benjor")
Mas Que nada (Jorge Ben "Jorge Benjor")
04 - Taj Mahal (Jorge Ben "Jorge Benjor")
05 - Os alquimistas estão chegando os alquimistas (Jorge Ben "Jorge Benjor")
06 - Fio Maravilha (Jorge Ben "Jorge Benjor")
07 - Luciana (Para ouvir no rádio) (Jorge Ben "Jorge Benjor")
08 - Caramba!... Galileu da Galiléia (Jorge Ben "Jorge Benjor")

Ficha técnica:
Jorge Ben - guitar
João Roberto Vandaluz - piano
Dadi - bass
Gustavo Schroeter - drums
Joãozinho Pereira - percussion

Recorded live at Olympia - Paris - França, 06-1975.



África Brasil (Universal Music, 1976)

Faixas:
01 - Ponta de lança africano (Umbabarauma) (Jorge Ben)
02 - Hermes Trismegisto escreveu (Jorge Ben)
03 - O filósofo (Jorge Ben)
04 - Meus filhos, meu tesouro (Jorge Ben)
05 - O plebeu (Jorge Ben)
06 - Taj Mahal (Jorge Ben)
07 - Xica da Silva (Jorge Ben)
08 - A história de Jorge (Jorge Ben)
09 - Camisa 10 da Gávea (Jorge Ben)
10 - Cavaleiro do cavalo imaculado (Jorge Ben)
11 - África Brasil (Zumbi) (Jorge Ben)

Ficha técnica:
Arranjos de Base: Jorge Ben Jor
Arranjos de Orquestra: José Roberto Bertrami
Arranjos de Vocal: Mazola
Direção de Produção e Estúdio: Mazola
Técnicos de Gravação: Ary Carvalhaes, Luigi Hoffer, Paulo Sérgio "Chocô" e João Moreira
Auxiliar de Estúdio: Rafael Azulay
Técnico de Mixagem: Mazola
Estúdio: Phonogram 16 canais
Capa: Aldo Luiz
Arte-final: Jorgte Vianna
Fotos: Orlando abrunhosa
Produção e Distribuição: Phonogram


Tropical (Island Records/Phonogram, 1977)

Faixas:
01 - Taj Mahal (Jorge Ben)
02 - Os alquimistas estão chegando os alquimistas
 (Jorge Ben)
03 - Chove chuva (Jorge Ben)
04 - Georgia
 (Jorge Ben) 
05 - O namorado da viúva
 (Jorge Ben) 
06 - My lady
 (Jorge Ben)
07 - Jesus de Praga
 (Jorge Ben) 
08 - Mas que nada
 (Jorge Ben) 
09 - País tropical
 (Jorge Ben) 


A banda do Zé Pretinho (Som Livre, 1978)

Faixas:
01 - A banda do Zé Pretinho (Jorge Ben)
02 - Troca troca (Jorge Ben)
03 - Bom dia, boa tarde, boa noite amor (Jorge Ben)
04 - Cadê o penalty (Jorge Ben)
05 - Minha estrela é do oriente (Jorge Ben)
06 - Treze pontos (Jorge Ben)
07 - Menino Jesus de Praga (Jorge Ben)
08 - Amante amado (Jorge Ben)
09 - Berenice (Jorge Ben)
10 - Denize Rei (Jorge Ben)
11 - Viva São Pedro (Jorge Ben)

Ficha técnica:
Direção e produção: Paulinho Tapajós
Técnicos de gravação: Don Lewis e Celinho
Auxiliares de estúdio: Jorge, Mário, Carlos e Cláudio
Gravado e mixado nos Estúdios Sigla (Dezembro de 1977 a janeiro de 1978)
Montagem: Ieddo
Foto: Fernando de Carvalho
Arte-final: Rubens e Wanderlen
Capa: Noguchi
Masterização: Promaster


Salve simpatia (Som Livre, 1979)

Faixas:
01 - Boiadeiro (Augusto de Agosto - Jorge Ben)
02 - Ive Brussel (Jorge Ben)
03 - Adelita (Jorge Ben)
04 - Waldomiro Pena (Jorge Ben)
05 - Salve simpatia (Jorge Ben)
06 - Menina crioula (Jorge Ben)
07 - Occulatus Abis (Jorge Ben)
08 - Cantileñas de São Victor (Jorge Ben)

Ficha técnica:
Coordenação geral e direção de produção: Guto Graça Mello
Produção executiva, direção de estúdio, técnico de gravação, direção de mixagem e técnico de mixagem: Max Pierre
Assistente de produção: Yara Vidal
Arregimentação: João Luzze
Arranjos e regências: Lincoln Olivetti
Assistentes de estúdio: Julinho Martins, Felipe Nery e Mario Jorge
Montagem: Ieddo Gouveia
Corte: Americo (Tapecar)
Engenheiro de manutenção: Nolan Leve
Assistentes: Jorge (Gordo) e Pimentel (Magro)

Foto capa e contracapa: Antonio Guerreiro
Foto encarte: Paulo Rubens
Lay out, direção de arte e arte final: Nilo de Paula
Coordenação de capa: Vera Roesler

Gravado em 24 canais nos estúdios SIGLA em julho a setembro de 1979
Masterização: Promaster



Alô, alô, como vai (Som Livre, 1980)

Faixas:
01 - A Cegonha me deixou em Madureira (Augusto de Agosto - Jorge Ben)
02 - Alô, alô, como vai? (Jorge Ben)
03 - Georgia e Jorge (Jorge Ben)
04 - Solitário surfista (Jorge Ben)
05 - Ma Ma Ma Ma Mãe (A Língua dos Anjos) (Jorge Ben)
06 - Cae Cae Caetano (Jorge Ben)
07 - Lady Benedicta (Jorge Ben)
08 - Mona Lisa, Mona Lisa (Ciúmes de Leonardo) (Jorge Ben)
09 - Olha a pipa (Jorge Ben)

Ficha técnica:
Direção de Produção e Produção Executiva: Max Pierre
Produção Artística: Max Pierre, Jorge Ben Jor e Lincoln Olivetti
Montagem: Iedo Gouvea
Engenheiro de Gravação: Felipe Nery
Engenheiro de Mixagem: Max Pierre
Assistente de Estúdio: Mario Jorge
Engenheiro de Manutenção: Nolan Leve
Assistentes: Jorge (Gordo), Pimentel e Augusto
Estúdio: Sigla (Rio de Janeiro)
Corte: Américo (Tapecar)
Supervisão de Corte: Jorge (Gordo)
Fotos: Frederico Mendes
Masterização: Promaster


Bem-vinda amizade (Som livre, 1981)

Faixas:
01 - O Dia Que o Sol Declarou o Seu Amor Pela Terra (Jorge Ben)
02 - Santa Clara Clareou (Jorge Ben)
03 - Oé Oé (Faz o Carro de Boi na Estrada) (Jorge Ben - Augusto de Agosto)
04 - Era Uma Vez Um Aposentado Marinheiro (Jorge Ben)
05 - Lorraine (Jorge Ben)
06 - Curumim Chama Cunhantã Que Eu Vou Contar (Todo Dia Era Dia de Índio) (Jorge Ben)
07 - Katarina Katarina (Jorge Ben)
08 - Ela Mora Em Matogrosso Fronteira Com o Paraguai (Jorge Ben)
09 - Para Que Digladiar (Jorge Ben)
10 - Luis Wagner Guitarreiro (Jorge Ben)


Ficha técnica:
Direção de produção: Max Pierre
Produção executiva e direção de estúdio: Guto Graça Mello
Assistente de produção: Marcos Barreto
Engenheiro de gravação: Antonio Canazio (MOOG)
Engenheiros de mixagem: Antonio Canazio (MOOG) e Celio Martins
Assistente de estúdio: Julinho, José Carlos, Nestor, Luiz Guilherme, Sergio Murilo e Jackson
Montagem: Ieddo Gouvea
Arregimentação: Yara Vidal
Fotos: Oskar
Direção de arte: Vera Roesler
Arte-final: Tuninho de Paula
Supervisão de corte: Jorge (Gordo) e MOOG
Corte: Oswaldo (RCA)
Gravado em 24 canais nos Estúdios SIGLA em outubro e novembro de 1981
Masterização: Promaster


Dádiva (Som Livre, 1984)

Faixas:
01 - Eu quero ver a rainha (Jorge Ben)
02 - Conquero (Jorge Ben)
03 - Dádiva Dadá (Jorge Ben)
04 - Taj Mahal (Jorge Ben)
Filho Maravilha (Jorge Ben)
País tropical (Jorge Ben)
05 - A loba comeu o canário (Jorge Ben)
06 - Ana Tropicana (Jorge Ben)
07 - Energia bom bom (Jorge Ben)
08 - Rio Babilônia (Jorge Ben)
09 - O reino encantado do amor (Jorge Ben)


Sonsual (Som Livre, 1985)

Faixas:
01 - Senhora dona da casa (Jorge Ben)
02 - A rainha foi embora (Jorge Ben)
03 - Irene cara mia (Jorge Ben)
04 - My little brother (Jorge Ben)
05 - Obsessão meu amor (Jorge Ben)
06 - Bizantina bizância (Jorge Ben)
07 - Pelos verdes mares (Jorge Ben)
08 - Me chamando de paixão (Jorge Ben)
09 - Os cavaleiros do Rei Arthur (Jorge Ben)
10 - Abenção mamãe abenção papai (Jorge Ben)
11 - Hooked on samba (Jorge Ben)
12 - A terra do filho do homem (Jerusalém) (Jorge Ben)


Ben Brasil (Som Livre, 1986)

Faixas:
01 - Roberto corta essa (Jorge Ben)
02 - Ladrão batuta (Jorge Ben)
03 - O amante vigilante africano (Jorge Ben)
04 - A fonte de Paulus V (Jorge Ben)
05 - Sasaci Pererê (Jorge Ben)
06 - Gabriel guerreiro galáctico (Jorge Ben)
07 - Elizabeth Blue (Jorge Ben)
08 - Pancada de amor não dói (Jorge Ben)
09 - Dança que isso é sambafoxé (Augusto Lima - Jorge Ben)
10 - Procura-se uma noiva (Jorge Ben)


Ben Jor (Warner Music, 1989)

Faixas
01 - Pega ela de montão (Jorge Ben Jor)
02 - Miss X (Jorge Ben Jor)
03 - Homem do espaço (Jorge Ben Jor)
04 - Um avião me informou (Jorge Ben Jor)
05 - Norma Jean (Jorge Ben Jor)
06 - Homem de negócios (Jorge Ben Jor)
07 - Cowboy Jorge (Jorge Ben Jor)
08 - Mama África (Jorge Ben Jor)
09 - Cabelo (Arnaldo Antunes - Jorge Ben Jor)

Ficha técnica
Produção: Liminha, Nando Reis e Vitor Farias
Produção em "Mama África": Liminha, Nando Reis, Pena Schimidt, João Leopoldo Modesto e Vitor Farias
Direção Artística: Liminha
Mixagem: Nas Nuvens em fevereiro de 1989
Engenharia de Mixagem: Vitor Farias e Nando Reis
Arranjos de Base: Liminha e Jorge Ben Jor, exceto por "Homem de Negócios" (Liminha, Paralamas do Sucesso e Jorge Ben Jor) e "Mama África" (Sunny Adê)
Arranjos de Metais: Serginho Trombone, Nando Reis e Vitor Farias em "Pega ela de montão", "Miss X" e "Norma Jean"; Nando Reis, Demétrio Mattos, Vitor Farias e Paulo Fortes em "Homem de negócios"
Estúdios:
Nas Nuvens (RJ), Record Plant (Los Angeles), Vice Versa (SP) e Lion Share (Los Angeles)
Engenharia de Gravação: Vitor Farias (Nas Nuvens), Joel Moss (Record Plant e Lion Share), Eduardo Santos (Vice Versa), Zé Luiz (Rac).
Assistentes: Mauro, Antoine, Serginho,Milton e Guilherme Jim (Nas Nuvens)


Live in Rio (Warner Music, 1992)


Faixas:
Disco 01:
01 - Salve simpatia (Jorge Ben)
A banda do Zé Pretinho (Jorge Ben)
02 - Santa Clara clareou (Jorge Ben)
Zazueira (Jorge Ben)
03 - Oé oé faz o carro de boi na estrada (Augusto Lima - Jorge Ben)
04 - Selassie (Jorge Benjor)
Chove chuva (Jorge Ben)
05 - Que maravilha (Jorge Ben - Toquinho)
06 - País tropical (Jorge Ben)
Spyro Gira (Jorge Ben)
07 - Costa do Marfim (Jorge Benjor)
08 - Minha teimosia, uma arma para te conquistar (Jorge Ben)
O namorado da viúva (Jorge Ben)
09 - W/Brasil (Chama o síndico) (Jorge Benjor)
10 - Homem do espaço (Jorge Benjor)
11 - Charles Anjo 45 (Jorge Ben)
Caramba... Galileu da Galiléia (Jorge Ben)
Cadê Tereza? (Jorge Ben)
Miudinho (Jorge Ben Jor)
Disco 02: 
01 - Ela mora na Pavuna (Jorge Benjor)
02 - Oba lá vem ela (Jorge Ben)
Amante amado (Jorge Ben)
Pelos verdes mares (Jorge Ben)
Nena Nená (Jorge Ben)
03 - Zagueiro (Jorge Ben)
Umbabarauma (Ponta de lança africano) (Jorge Ben)
04 - Os alquimistas estão chegando os alquimistas
05 - Menina sarará (Jorge Benjor)
Mas que nada (Jorge Ben)
06 - Filho Maravilha (Jorge Ben)
07 - Mulher brasileira (Jorge Ben)
Domenica domingava num domingo toda de branco (Jorge Ben)
Katarina Katarina (Jorge Ben)
Para ouvir no rádio (Luciana) (Jorge Ben)
08 - Berenice (Jorge Ben)
O telefone tocou novamente (Jorge Ben)
Denise rei (Jorge Ben)
Que pena (Jorge Ben)
O dia que o sol declarou seu amor pela terra (Jorge Ben)
09 - Ive Brussel (Jorge Ben)
10 - Mama África (Jorge Benjor)
11 - Taj Mahal (Jorge Ben)
A banda do Zé Pretinho (Jorge Ben)

Ficha técnica:
Produzido por pena Schmidt


23 (Warner Music, 1993)

Faixas:
01 - Alcohol (Jorge Ben Jor)
02 - Eu sou cruel
 (Jorge Ben Jor) 
03 - Engenho de Dentro
(Jorge Ben Jor) 
04 - Moça bonita
(Jorge Ben Jor) 
05 - Mulheres no volante
(Jorge Ben Jor) 
06 - Cowboy Jorge
(Jorge Ben Jor) 
07 - Bumbo da Mangueira
(Jorge Ben Jor) 
08 - Princesa
(Jorge Ben Jor) 
09 - Goleiro (Eu vou lhe avisar)
(Jorge Ben Jor) 
10 - Spirogyra Story 
(Jorge Ben Jor) 

Ficha técnica:
Produzido por Pena Schmidt
Gravado entre junho e outubro de 1993, nos estúdios:
Bebop (SP) – Wilson Gonçalves, engenheiro; Beto Machado, assistente
Synth (RJ) – Marcio Menescal e Alexandre Moreira, engenheiros; Marcelo Da Lua, assistente
Impressão Digital (RJ) – Marcos Saboia e Geraldo Tavares, engenheiros; Marcelo Hoffer, Gus Magalhães e Marcos Vicente, assistentes.
Mosh (SP) – Luis Paulo, engenheiro; Sidney Garcia e André Bart, assistentes.

Mixagem: Impressão Digital e Mosh

Masterização:
Magic Master (RJ) – Ricardo Garcia e Paulo Junqueiro
Microservice (RJ) – Luis Carlos Hoffer

Capa: W/Brasil
Fotos: Klaus Mitteldorf e Fábio Ribeiro
Chapéu: Jacques Cousteau
Diretor de criação: Gabriel Zellmeister
Assistente de arte: Regina Yuki N. e Lucia Madruga Muller

Assistente de produção: Leonardo Teixeira

Supervisão: Sergio Bittencourt
Assistente: José Paiva


Ben Jor world dance (Warner Music, 1995)

Faixas:
01 - Pisada de Elefante (Radio Version) (Jorge Ben Jor)
02 - W/Brasil (Club Dance Version) (Jorge Ben Jor)
03 - Dzarm (Radio Version, Elétrica) (Jorge Ben Jor)
04 - A Banda do Zé Pretinho (Radio Version) (Jorge Ben Jor)
05 - Fio Maravilha (Club Dance Version) (Jorge Ben Jor)
06 - País Tropical (Radio Version)
 (Jorge Ben Jor) 
07 - Spirogyra Story(Club Dance Version) (Jorge Ben Jor)
08 - Alcohol(Radio Version) (Jorge Ben Jor)
09 - Engenho de Dentro (Club Dance Version) (Jorge Ben Jor)
10 - Taj Mahal (Club Dance Version) (Jorge Ben Jor)
11 - Dzarm(Radio Version, Acústica) (Jorge Ben Jor)
12 - Filho Maravilha (Radio Version) (Jorge Ben Jor)
13 - Pisada de Elefante (Club Dance Version) (Jorge Ben Jor)

Ficha técnica:
Produção Executiva: Ricky Peterson
Concept: Ruby Marchand
Direção Artística: Tomgab Music e Paulo Junqueiro
Coordenação de Produção: Thelma Leemans, Marci Meyocks e Mary Hogan
Edição Digital: Ricardo Garcia
Gravação e Mixagem: Paisley Park Studios (Chanhassen, Minneapolis, EUA)
Masterização: Sterling Sound (New York, EUA)
Engenharia de Masterização: George Marino

W/Brasil
Capa: Itagiba Lages, Edilson Lino
Fotos: Fábio Ribeiro, Edson Meirelles (Projeto Mafuá)

Créditos Radio Versions
Produção: Paul Peterson
Mixagem: Tom Tucker
Gravação: Tom Tucker, Tom Garneau, Brian Poer, Steve Durkee e Kirk Johnson
Assitentes de Estúdio: Ferd Harrington, Shane Keller, Brian Poer e Ryan Foster
Guitarra e vocal: Jorge Ben Jor
Teclados: Ricky Peterson
Teclados, guitarra e baixo: Paul Peterson
Bateria e percussão: Kirk Johnson
Programação de bateria: Statik
Arranjo metais e cordas: Rick Peterson

Créditos Club Dance Versions
Produção: Kirk Johnson
Gravação e Mixagem: Tom Garneau e Kirk Johnson
Assistente de Estúdio: Shane Keller
Backing vocals: Shane Keller
Todos os instrumentos: Lirl Johnson
Programação de bateria: Dave Keffer (W/Brasil, Engenho de Dentro e Taj-Mahal)


Homo Sapiens (Sony Music, 1995)

Faixas:
01 - Ave Anjos Angeli (Jorge Ben Jor)
02 - Gostosa (Jorge Ben Jor)
03 - Maria Luiza (Jorge Ben Jor)
04 - Rabo preso (Jorge Ben Jor)
05 - Gertrudes Bonhausen (Jorge Ben Jor)
06 - Homo (Jorge Ben Jor)
07 - Musas de Bruxelas (Jorge Ben Jor)
08 - Little Black Joe’s Band (Jorge Ben Jor)
09 - Ubirani Ubiraci (Jorge Ben Jor)
10 Café (Jorge Ben Jor)

Ficha técnica:
Guitarra: Jorge Ben Jor
Teclados: Lory, Cesar HP, Bruno Bona e Jorge Ben Jor
Arranjos teclados: Lory, Cesar e Bruno Bona
Baixo: J. J. Lucrécio, Skowa e Jorge Ben Jor
Bateria: Eduardo Helbourn e J. Roland
Percussão: Nenen Guimarães e Ary Dias
Coral: Flavia Kalaf, Adriana Mezzadri e Margareth Rúbio
Vocal em Homo: Samuel Rosa (Skank)
Metais: Sergio de Souza, José Carlos, François, Nahor Oliveira, Walmir Gil e Nailor Azevedo
Arranjos: Sergio de Souza
Roaldie: Pantera
Assistente de estúdio: Mazinho Silva Junior

Produtor: Pena Schmidt
Studio Art Mix (SP) técnico: J.R. Coto Guarino
Assistente: Alexandre Soares e Reinaldo
Mosh Studio (SP) técnico: Luis Paulo Serafim
Assistente: Alvaro Manoel Keko

Mixagem
Impressão Digital Studios (RJ) Técnico: Marcos Saboia
Assistentes: Marco Hoffer e Marcelo Hoffer

Masterizado na Companhia de Audio (SP)

Capa: DM9
Criação: Tomás Lorente
Foto: Maurício Nahas e Keystone Fotoarquivo


Músicas para tocar em elevador (Sony Music, 1997)

Faixas:
01 - Que maravilha (Jorge Ben - Toquinho)
02 - Cuidado com o bulldog (Jorge Ben)
03 - Domenica domingava num domingo lindo (Jorge Ben)
Mus. Inc. "Mulher brasileira" (Jorge Ben)
04 - Quem cochicha o rabo espicha (Jorge Ben)
05 - Se manda (Si manda) (Jorge Ben)
06 - A cegonha me deixou em Madureira (Augusto de Agosto - Jorge Ben)
07 - Por causa de você menina (Jorge Ben)
Mas que nada (Jorge Ben)
08 - O namorado da viúva (Jorge Ben)
09 - Bebete vãobora (Jorge Ben)
10 - O homem da gravata florida (Jorge Ben)
11 - Charles, anjo 45 (Jorge Ben)
12 - Charles Jr. (Jorge Ben)
13 - Alfredin (Jorge Ben)
14 - Minha princesa (Jorge Ben)
15 - Homo sapiens (Jorge Ben)


Ficha técnica:
Direção artística: Ronaldo Viana
Projeto gráfico: Guime
Ilustrações: Daniel Kondo e Danilo Beyruth
Coordenação gráfica: Carla Framback

Faixa Que Marvilha
Gravado no AR Studios (RJ)
Técnico de gravação: Marcelo Saboya
Gravação de voz Jorge Ben Jor: Skowa
Mixado no Impressão Digital (RJ)
Mixagem: Marcos Caminha e Bi Ribeiro
Assistente: Claudio Vieira

Faixa Cuidado com o Bulldog
Gravado e mixado no Mosh Studio (SP) por Luis Paulo Serafim
Engenheiro de gravação: Rogério Pereira
Gravação de voz Jorge Ben Jor: Skowa


Acústico MTV - Banda do Zé Pretinho (Universal Music, 2002)

Faixas:
01 - Mas, Que Nada
02 - Por Causa De Você,Menina/Chove,Chuva
03 - Que Maravilha
04 - Menina Mulher Da Pele Preta/O telefone Tocou Novamente
05 - Que Pena (Ela Já Não Gosta Mais De Mim)
06 - País Tropical /Spyro Gyro
07 - W/Brasil (Chama O Síndico)
8 Os Alquimistas Estão Chegando Os Alquimistas
09 - Filho Maravilha
10 - Taj Mahal
  
Ficha técnica:
Direção: Paulinho Tapajós
Arranjos: Lincoln Olivetti
Direção Artística: Max Pierre
Engenharia de Gravação: Flávio Senna
Assistentes de Gravação: Guilherme Medeiros
Estúdio Adicional (Gravação): Cia dos Técnicos
Engenharia de Som Adicional: Flavio Senna e Guilherme Medeiros
Mixagem: Estúdios MOSH
Engenharia de Mixagem: Flavio Senna
Assistente de Mixagem: Paulo Penov e Yuri Kalil
Edição Digital: Enrico Romano
Masterização: Magic Master
Engenharia de Masterização: Ricardo Garcia
Assistente de A&R: Barney
Sonorização do Projeto: Loudness
Técnico de P.A.: Marcelo Sabóia
Técnico de Monitor: André Garrido
Coordenação Gráfica: Gê Alves Pinto
Projeto Gráfico: Christiano Menezes
Manipulação de Imagem: Michael Canno
Fotos: Marcos Hermes
Roadie: Memê, André Gustavo e Maurício Alves


Acústico MTV - Admiral Jorge V (Universal Music, 2002)

Faixas:
01 - Jorge De Capadócia
02 - Roberto,Corta Essa
03 - Ponte De Lança Africano (Umbabarauma)
04 - Balança, Pema
05 - Comanche
06 - O Vendedor De Bananas /Citação:Cosa Nostra
07 - O Circo Chegou
08 - Ive Brussel
09 - O Namorado Da Viúva
10 - Take It Easy /My Brother Charles
11 - Zazueira

Ficha técnica:
Produção: Universal Music
Direção: Paulinho Tapajós
Direção artística: Max Pierre
Gerência artística: Ricardo Moreira
Arranjos e regência: Lincoln Olivetti

Gravado ao vivo no Rio de Janeiro por Flavio Senna
Assistentes de gravação: Guilherme Medeiros
Estúdio adicional (Gravação): Cia dos Técnicos
Mixagem: Estúdios MOSH
Engenharia de mixagem: Flavio Senna
Assistente de mixagem: Paulo Penov e Yuri Kalil
Edição digital: Enrico Romano
Masterização: Magic Master
Engenharia de masterização: Ricardo Garcia
Assistente de A&R: Barney

Banda Admiravel Jorge V
Bateria: Jorge Schroeter
Baixo: Dádi
Piano: João Vandaluz
Percussão: Joãozinho Percussão

Ficha técnica do show
Sonorização do projeto: Loudness
Técnico de P.A.: Marcelo Sabóia
Técnico de monitor: André Garrido
Roadies: André Gustavo e Mauricio Alves
Roadie Jorge Ben Jor: Memê

Equipe MTV
Direção: Ric Ostrower
Assistente de direção: Fabrizio Martinelli
Produção executiva: Adilson Tokita
Coordenação de produção: Patrícia Scottolo
Figurino: Juliana Maia
Relação artística: Juliana Lewkowicz
Gerente de promo/gráficos: Jimmy Leroy
Gerente de relações artísticas: Ana Surani
Gerente de operações: Miguel Lopez
Novos negócios: Flávia Pinho
Supervisão de assessoria de imprensa: Edgard Ribeiro
Gerente de marketing: Ana Cláudia Barbieri
Gerente jurídico: Lara Andrade
Diretor de marketing: José Wilson Fonseca
Diretor financeiro: Eder Peres
Diretor técnico: Valter Pascotto
Diretora de relações artísticas: Anna Butler
Diretora de produção: Cris Lobo
Diretor de programação: Zico Goés
Diretor geral MTV: André Mantovani

Agradecimentos:
À minha família, minha equipe, aos meus convidados, aos músicos e, principalmente, a Deus

Fotos: Marcos Hermes
Projeto gráfico: Christiano Menezes
Manipulação de imagens: Michael Canno
Coordenação gráfica: Gê Alves Pinto
Foto do Admiravel Jorge V em Londres: arquivo pessoal de Jorge Ben Jor


Reactivus amor est (Turba Philosophorum) (Universal Music, 2004)

Faixas:
01 - Mexe Mexe (Jorge Ben Jor) 
02 - Gabriel, Rafael, Miguel
(Jorge Ben Jor) 
03 - O Rei É Rosa Cruz
(Jorge Ben Jor) 
04 - São E Salvos
(Jorge Ben Jor) 
05 - Zé Blueman
(Jorge Ben Jor) 
06 - História Do Homem
(Jorge Ben Jor) 
07 - Janaína Argentina
(Jorge Ben Jor) 
08 - Eu Bem Que Lhe Avisei
(Jorge Ben Jor) 
09 - Tupirambás
(Jorge Ben Jor) 
10 - O Nome Do Rei É Pelé
(Jorge Ben Jor) 
11 - Desligado
(Jorge Ben Jor) 
12 - Hoje É Dia De Festa
(Jorge Ben Jor) 
13 - Maria Helena E Chiquinho
(Jorge Ben Jor) 
14 - Funk Astrid
(Jorge Ben Jor) 
15 - Turba Philosophorum
(Jorge Ben Jor) 
16 - C 589
(Jorge Ben Jor)

Ficha técnica: 
Uma produção UNIVERSAL MUSIC dirigida por Jorge Ben Jor
Direção Artística: Max Pierre
Gerência Artística: Marcelo Seródio e Ricardo Moreira

Capa: Manifesto (Adriana Lins / Guto Lins)
manifesto@manifestodesign.com.br

Gravado no TG House Jorlando Rollins Music – Flórida/USA
Por Jorge Ben Jor

Gravações Adicionais: Estúdio AR
Engenheiro de Gravação e Mixagem: Marcelo Sabóia
Engenheiro Adicional: Eduardo Costa
Assistentes de Gravação: Bruno Kubrusly e Luizão Dantas

Masterizado no MAGIC MASTER
Por Ricardo Garcia

Arranjos e Programação em todas as faixas: Pretiti Model Music

Programação de teclados, baixo e guitarra: Jorge Ben Jor
Percussão: Marçalzinho, na faixa "Janaína Argentina"
Pandeiro: Serginho da Mangueira, na faixa "História do Homem"

Coro:
Giselle Prattes, Luciana Sales e Anallu Guerra em todas as faixas, exceto nas faixas "C 589" e "Pelé" – André Costa e Lourival da Costa

Keyboards:
Synthesizer vocorder – Micro Korg
Korg X5D Music Synthesizer, Roland RS 70 Keyboards and Synthesizer – MXR Phazer 90
Adat Alesis 8 Tracks Digital Audio Recorder
Console Mackie 1604 vlz pro 16 channel
Guitar Fender Telecaster, Guitar Fernandes Telecast, Guitar Effects, Boss GT 3

Drums & Percussion:
Congas LP, Tamborine LP , Bass Pakistan, Tamborine Bass, Indian Percussion, Zé Preto Inc. Tamborine, Ganzá and Afoxé, Korg Drums


Recuerdos de Asunción 443 (Som Livre, 2007)

Faixas:
01 - Falsa magra (Jorge Ben Jor) 
02 - Zenon Zenon
(Jorge Ben Jor) 
03 - Usted és mi marrón glasé
(Jorge Ben Jor) 
04 - O astro
(Jorge Ben Jor) 
05 - Saint Leibowitz
(Jorge Ben Jor) 
06 - Heavy samba (para um poeta amigo meu)
(Jorge Ben Jor) 
07 - Miss mexe Gal
(Jorge Ben Jor) 
08 - Gama gush
(Jorge Ben Jor) 
09 - Duas mulheres
(Jorge Ben Jor) 
10 - Emo
(Jorge Ben Jor)

Ficha técnica:
Produção: Guto Graça Mello
Direção de produção: Max Pierre
Arranjos: Lincoln Olivetti e Jorge Ben Jor
Técnicos: Alberto Vaz, Mario Jorge, Everaldo e Mário (Leco) Possollo
Masterização: Ricardo Garcia (Magic Master)

Foto capa: Editora Abril por João Santos
Fotos estúdio: Celso Badauê
Direção de arte: Marciso (Pena) Carvalho
Projeto gráfico: Fabiana Vianna (By Box Design)

0 comentários:

LinkWithin