domingo, 9 de dezembro de 2012

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Dando encerramento a abordagem desta série em 2012 trazemos "Acabou Chorare", lançado a 40 anos e considerado o disco mais importante do século XX pela revista Rolling Stone Brasil.


Acabou Chorare é o segundo álbum de estúdio do grupo musical brasileiro Novos Baianos. O disco foi lançado como Long Play em 1972 pela gravadora Som Livre, após o relativo sucesso de É Ferro na Boneca (1970), que ainda procurava identidade. Adotando a guitarra expressiva de Jimi Hendrix e a brasilidade de Assis Valente, e sobretudo a influência estrondosa de João Gilberto, que também serviu de mentor do grupo na época da realização do disco, o grupo realizou uma obra que apresenta grande versatilidade de gêneros musicais.

Sua faixa de abertura, "Brasil Pandeiro", foi proposta por Gilberto e é um dos sambas, ao lado de "Recenseamento", que Valente havia escrito para a recém-chegada Carmem Miranda dos Estados Unidos; ela aceitou a segunda, mas ignorou a primeira, que ficou em ostracismo até a regravação dos Anjos do Inferno. O título do álbum e a faixa homônima também foram inspiradas no estilo de bossa nova de Gilberto e numa história contada por ele sobre sua filha com Miúcha, a então bebê Bebel Gilberto, e representa a proposta principal do disco de criticar a tristeza que então dominava a música popular brasileira com alegria, prazer e jocosidade. "Preta Pretinha", por sua vez, virou mania nacional, e "Besta é Tu" e "Tinindo Trincando" dominaram as rádios do país, esta última um belo exemplo da mistura de baião com rock psicodélico.

Mesmo 40 anos após seu lançamento, o álbum permanece como um dos mais importantes da música popular brasileira e também um dos mais influentes. Novas gerações de músicos, especialmente cantoras, como Vanessa da Mata, Marisa Monte, Céu, Roberta Sá, Mariana Aydar, beberam de sua fonte e, além de sua fama, gozou de amplo reconhecimento crítico.



Faixas:
01 - Brasil Pandeiro (Assis Valente) 3:58
02 - Preta Pretinha (Luiz Galvão - Moraes Moreira) 6:40
03 - Tinindo Trincando (L. Galvão - M. Moreira) 3:26
04 - Swing de Campo Grande (Paulinho Boca de Cantor - L. Galvão - M. Moreira) 3:10
05 - Acabou Chorare (L. Galvão - M. Moreira) 4:13
06 - Mistério do Planeta (L. Galvão - M. Moreira) 4:24
07 - A Menina Dança (L. Galvão - M. Moreira) 3:51
08 - Besta é Tu (L. Galvão - Pepeu Gomes - M. Moreira) 4:26
09 - Um Bilhete Pra Didi (Jorginho Gomes) 2:53
10 - Preta Pretinha (reprise) (L. Galvão - M. Moreira) 3:25


Ficha técnica
Baby Consuelo – vocal, percussão (maracas, triângulo e afoxé)
Paulinho Boca de Cantor – vocal, percussão (pandeiro)
Pepeu Gomes – guitarra elétrica, violão solo, craviola, arranjos
Moraes Moreira – vocal, violão base, arranjos
Dadi Carvalho – baixo elétrico
Jorginho Gomes – bateria, cavaquinho, bongo


Fonte: Wikipédia

0 comentários:

LinkWithin