sexta-feira, 5 de novembro de 2010

ZÉ RENATO E RENATO BRAZ EM "PAPO DE PASSARIM"

Por Beto Feitosa

Duas vozes, dois violões, um pouco de percussão. O formato limpo e intimista é a base do magistral encontro de Zé Renato e Renato Braz. A dupla coleciona muitas afinidades: cantores afinadíssimos e sofisticados constroem suas carreiras por caminhos bem próprios, com assinatura. E o novo ponto, interseção entre as duas histórias, acontece no show que virou CD, vai ser DVD, e volta para a estrada como show. Papo de Passarim, singelo assim.

Zé Renato foi referência para Renato Braz no início de uma carreira que já soma 20 anos. O primeiro encontro no palco do capixaba Zé Renato com o paulista Renato Braz aconteceu em duas apresentações especialíssimas no Sesc Vila Mariana. Com o sucesso do duo, Zé Renato e Renato Braz receberam convite do Canal Brasil para um especial, que foi gravado nos últimos dias de maio no Teatro Fecap, também em São Paulo. O nobre show chega primeiro nesse CD ao vivo, que abre alas para o especial de TV e o lançamento em DVD.

Somando ideias o repertório foi construído a partir de papos informais entre os dois artistas.

Entram sambas do mineiro João Bosco com o carioca Aldir Blanc (Kid Cavaquinho/De frente pro crime) e do paulistano Paulo Vanzolini (Capoeira do Arnaldo). A poesia de Paulo Cesar Pinheiro aparece com os parceiros Wilson das Neves (Um novo amor chegou e O dia em que o morro descer e não for carnaval) e Dori Caymmi (Rio Amazonas e Desenredo). Ares cubanos chegam em composição de Ela O'Farrill (Adios felicidad) enquanto o nordeste brasileiro está representado com Raymundo Evangelista e Ary Monteiro (Panelada de bochecha, com direito a versos que celebram o papo de passarim). O cancioneiro clássico brasileiro ainda aparece na parceria de João de Barro e Antonio Almeida (A saudade mata a gente).

Da obra de Zé Renato, recriam duas parcerias com Milton Nascimento: Ponto de encontro e Anima, essa costurada a Sem fim, de Novelli e Cacaso. Com Xico Chaves, Zé assina o Papo de passarim que batiza o trabalho enquanto com Cláudio Nucci e Ronaldo Bastos apresenta A hora e a vez.

O disco não marca apenas o encontro de dois trabalhos, é efetivamente uma obra de duo. Nesse trabalho os dois dividem vocais, direção musical e se dobram nos violões e nas percussões. A dupla tem o acompanhamento luxuoso do baixo de Sizão Machado, pontuando elegante o ambiente.

O senso comum aponta sempre o Brasil como um país de grandes cantoras. Mas o encontro dessas vozes privilegiadas mostra o outro lado. Dois cantores sofisticados e elegantes em um encontro que pode, sem o medo do exagero, ser classificado como “único”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Queria saber com faço para obter o CD e o DVD do show feito para o Canal Brasil. Eu assisti e achei espetacular.

brunonegromonte disse...

Você pode adquirir através da loja Passadisco que faz a entrega em todo o Brasil. O telefone para contato é o 81 3268 0888. Se você participa das redes sociais pode entrar em contato através dos seguintes endereços:

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000289911143

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=8457868

Ao efetuar a consulta diga ao atendente que foi indicação do Musicaria.

Abraços!

LinkWithin