sexta-feira, 12 de novembro de 2010

GILBERTO GIL É O GRANDE DESTAQUE DO GRAMMY LATINO 2010

Mesmo com poucos troféus ganhos, o Brasil foi destaque no Grammy Latino 2010, que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, na noite de quinta-feira (11). Poucos artistas brasileiros estiveram por lá, mas Claudia Leitte e Hebe Camargo representaram o Brasil no palco do evento musical.Quem também foi destaque na categoria Brasileira – em que somente artistas brasileiros concorriam entre si em sete subcategorias – foi Gilberto Gil. O músico levou o título de melhor álbum de música popular brasileira, com “Banda Dois”, e melhor álbum de música de raízes brasileiras – regional nativa, com “Fé na Festa”.

A homenageada do evento musical este ano foi a brasileiríssima Hebe Camargo. A apresentadora levou o Prêmio Excelência Musical 2010. Hebe recebeu a condecoração na Cerimônia Prévia do Latin Grammy, que contou também com um show de Maria Gadú. A loira e Claudia Leitte apresentaram algumas premiações no palco do Grammy.

Aliás, Maria Gadú não concorreu com brasileiros, mas sim com estrangeiros na categoria Geral – Revelação, com o seu primeiro álbum, “Maria Gadú”. Porém, a jovem não levou o título este ano, e perdeu para Alex Cuba. E não era mesmo dia de Gadú: ela também “fracassou” na categoria Cantor/Compositor, na qual perdeu para Rubén Blades.

No gênero Brasileiro, os artistas nacionais concorriam em sete categorias: melhor álbum de pop contemporâneo, melhor álbum de rock, melhor álbum de samba/pagode, melhor álbum de música popular brasileira, melhor álbum de música sertaneja, melhor álbum de música de raízes brasileiras – regional nativa e, por fim, de melhor canção.

Os vencedores nacionais foram Sérgio Mendes, Charlie Brown Jr., Diogo Nogueira, Gilberto Gil, Zezé Di Camargo & Luciano e Maria Bethânia.

Claudia Leitte era uma das mais cotadas para levar o prêmio de melhor álbum pop contemporâneo, por seu CD “As Máscaras”, mas perdeu para Sérgio Mendes, com “Bom Tempo".

Charlie Brown Jr. concorreu a melhor álbum de rock e levou o troféu por “Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva”. Vale destacar que a banda comandada por Chorão disputava o título este ano com Capital Inicial, Andreas Kisser, Nasi e NX Zero.

Mesmo sem assistir à premiação, Preta Gil parabenizou seu pai, Gilberto Gil, pelos dois prêmios que levou. “Soube que meu pai ganhou dois prêmios. Parabéns, pai. Você merece demais! Gênio! Te amo!”, comentou ela peloTwitter.

Zezé Di Camargo e Luciano também ficaram muito felizes e agradeceram ao prêmio de Melhor álbum de música sertaneja, pelo CD “Double Face”, pelo microblog. “Quero agradecer a todos que torceram para ganharmos este prêmio. Obrigado a todos que estão mandando parabéns, beijos e abraços. Estamos vibrando de alegria. Obrigado!”, disse Luciano.

Porém, os artistas brasileiros não levaram a melhor quando dominaram uma categoria, como foi o caso da Instrumental. Três brasileiros estavam na disputa: Yamandu Costa & Hamilton de Holanda, Arthur Maia e Paulo Moura e Armandinho. Mas quem levou o troféu foi o cubano Arturo Sandoval.

Veja abaixo abaixo quem ganhou o que em cada categoria:

Melhor álbum pop contemporâneo (Brasil):
Céu - "Vagarosa"
Sandra de Sá - "Africanatividade - Cheiro de Brasil"
Claudia Leitte - "As Máscaras"
Sérgio Mendes - "Bom Tempo"
Michael Sullivan - "Ao Vivo: Na Linha do Tempo - Vol. 1"


Melhor álbum de rock (Brasil):
Charlie Brown Jr - "Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva"
Capital Inicial - "Das Kapital"
Andreas Kisser - "Hubris 1 & 2"
Nasi - "Vivo na Cena"
NX Zero - "Sete Chaves"


Melhor álbum de samba/pagode (Brasil):
Alcione - "Acesa"
Martinho da Vila - "Poeta da Cidade: Martinho Canta Noel"
Grupo Revelação - "Ao Vivo no Morro"
Monobloco - "Monobloco"
Diogo Nogueira - "Tô Fazenda a Minha Parte"
Zeca Pagodinho - "MTV Especial Zeca Pagodinho - Uma Prova de Amor Ao Vivo"


Melhor álbum de música popular brasileira:
João Bosco - "Não Vou Pro Céu, Mas Já Não Vivo No Chão"
Dori Caymmi - "Inner World"
Gilberto Gil - "Banda Dois"
Toninho Horta - "Toninho Horta - Harmonia e Vozes"
Joyce - "Slow Music"
Jorge Vercillo - "D.N.A."


Melhor álbum de música sertaneja (Brasil):
João Bosco & Vinícius - "Coração Apaixonou - Ao Vivo"
Chitãozinho e Xororó - "Se For Pra Ser Feliz"
Zezé Di Camargo & Luciano - "Double Face"
Leonardo - "Esse Álguém Sou Eu"
César Menotti e Fabiano - "Retrato: Ao Vivo No Estúdio"
Luan Santana - "Ao Vivo"
Victor & Leo - "Ao Vivo e Em Cores em São Paulo"


Melhor álbum de música de raízes brasileiras - regional nativa:
Frank Aguiar - "Danquele Jeito"
Banda Calypso - "10 Anos - CD 2"
Gaúcho da Fronteira - "Gaúcho Doble Chapa"
Eva - "Lugar da Alegria"
Gilberto Gil - "Fé na Festa"

Melhor canção (Brasil):
Jorge Vercillo - "Há de Ser"
Sérgio Santos - "Litoral e Interior"
Dori Caymmi - "Quebra-mar"
Edu Lobo - "Tantas Marés"
Maria Bethânia - "Tua"

0 comentários:

LinkWithin