domingo, 14 de novembro de 2010

EU ACREDITO EM ANJOS

Por Bruno Negromonte



A definição da palavra "Anjo" vem do grego Angelos, pelo latim Angelu, que tem por significado "mensageiro". Segundo algumas outras definições, os anjos também podem ser definidos como espíritos que são puros, criados por Deus antes da humanidade para transmitir a sua vontade, anunciar acontecimentos e serem instrumentos de sua justiça e misericórdia, e que, além disso, são espíritos que distraem as festas dos Deuses. As primeiras descrições sobre anjos apareceram no Antigo Testamento. A menção mais antiga de um anjo aparece em Ur, cidade do Oriente Médio, há mais de 4.000 D.C.. Na arte cristã eles apareceram em 312 D.C., introduzidos pelo Imperador romano Constantino, que sendo pagão, converteu-se ao cristianismo quando viu uma cruz no céu, antes de uma batalha importante. No entanto, só em 325 D.C., no Concílio de Nicéia, a crença nos anjos foi considerada dogma da Igreja. E neste pequeno retrospecto não sei em que ano foi associada a imagem dos anjos a harpa, instrumento que cronologicamente dizem ter nascido no Egito , ou, ao menos, é de lá que vem os primeiros registros. 

Todo esse contexto histórico se dá para explicar que foi a partir de uma Igreja, mais especificamente a de N. Sr.ª das Graças, onde também funciona o seminário de Olinda, que atestei a existência dos mesmos. Inebriado pelo toque de uma harpa comecei não só acreditei como testemunhei a velha história de que os anjos tocam harpa. E mais: esta que vi tem uma voz de fato angelical. O som celestial que hipnotizava a todos que estavam ali presentes ia além dos dogmas religiosos. Foi também neste dia que, a partir desta experiência angelical, entre os já notórios nomes de anjos existentes, chegou ao meu conhecimento mais um: Cristina Braga (que por ironia do destino Cristina tem dentre os seus significados, ungida pelo senhor).

Isso tudo evidencia-se para que haja a possibilidade de trazer ao conhecimento do público do Musicaria Brasil um pouco da biografia e do novo álbum de uma harpista brasileira respeitada e bem conceituada no mundo inteiro. Maior responsável pela difusão da harpa em nosso país, Cristina Braga tem ganho espaços significativos nas grandes salas de concerto existentes no Brasil e no exterior a partir de uma fórmula imbatível: a junção de um repertório de primeira grandeza à beleza deste instrumento que apesar de exótico tem uma das mais belas sonoridades existentes. Sem dúvida pode-se afirmar que a responsabilidade de difundir, encantar e fazer com que as pessoas acompanhem espetáculos populares e eruditos com um instrumento pouco conhecido só pode ser missão para alguém lá do céu, talvez seja por isso que cada concerto apresentado por ela paire no ar uma energia pra lá de positiva e todo o espetáculo torna-se divinamente maravilhoso.

O repertório da artista consiste, além das músicas clássicas tocadas nas grandes orquestras, adaptações feitas por Cristina a este belíssimo som celestial de outros segmentos musicais como, por exemplo, o samba, o choro e a bossa, dentre outros ritmos populares. Essa perfeita equação entre o erudito e o popular existe desde a época em que a instrumentista integrava o Opus 5, quando Cristina teve a oportunidade de gravar um álbum totalmente dedicado a obra de Noel e Cartola (Vale ressaltar que esse álbum é um dos quais há pela primeira vez a harpa como base harmônica do samba). Vale destacar um fato curioso: tanto é o virtuosismo da Cristina que mesmo passeando pelos mais diversos gêneros musicais, a sua desenvoltura continua estática. Seja um repertório erudito ou popular, ela não se abala e mostra-se desenvolta e à vontade seja como solista ou acompanhada dos excelentes músicos que geralmente a acompanham.


Cristina de Paula Fernandes Braga desde criança fez a opção por tocar harpa, mas como além de exótico o instrumento também exigia o mínimo de estatura para poder alcançar os pedais, preferiram que a menina Cristina protelasse a escolha. Mas não houve jeito, quando a menina Cristina estava um pouco maior a família convenceu-se de que o encontro entre a criança e a harpa era inevitável e com a força das tias Cristininha e Rosinha a harpa passou a fazer parte da vida da garota Cristina


Hoje, formada em música pela UFRJ (foi aluna de Acácia Brazil) leciona também nesta mesma instituição de ensino. Em sua carreira já conquistou alguns feitos, dentre os quais alcançou o prêmio de distinção máxima “Medalha de Ouro” de Susann MacDonald nos EUA e se tornou a primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Sem contar que é também uma das diretoras do congresso mundial de harpas, curadora do Centro Municipal de Referência da Música Carioca, consultora do Festival Vale do Café que idealizou e dirigiu por 4 anos entre outros feitos nestas mais de duas décadas de carreira fonográfica, pois seu primeiro disco foi lançado em 1989.



Em sua carreira já teve a oportunidade de gravar e tocar com vários nomes de destaque dentro da MPB, dentre os quais LenineTitãsNara LeãoPeri RibeiroAna CarolinaZizi PossiZeca Baleiro,Zélia DuncanTaiguaraMarisa MonteGal CostaAngela Maria entre outros, fazendo-a ganhar o merecido destaque no cenário musical nacional somando-se a isso toda a experiência adquirida nos mais diversos projetos fonográficos aos quais se envolveu até então.

Como um peixe”, seu álbum mais recente, é o segundo registro fonográfico da harpista lançado pela gravadora Biscoito Fino (o primeiro chama-se “Paisagem” onde ela gravou com Eugene Freisen, músicas compostas por artistas consagrados tais quais Tom JobimEdu LoboGeraldo Vandré entre outros). Este primeiro projeto ela dá vazão a um lado até então pouco explorado da artista: o da interpretação.

Neste mais recente álbum, “Feito um peixe”, Cristina vem acompanhada mais uma vez de todo virtuosismo de sua harpa; da delicadeza, suavidade e sensibilidade ímpar que são inerentes à sua voz, e das participações especiais de nomes como Marco Suzano (percussão), o legionário Dado Villa-Lobos (vocal e guitarras), David Kuckherman (percussão) e João Carlos Coutinho (piano e acordeom). Se em um primeiro momento ela deu vazão ao seu lado intérprete, aqui ela procura mostrar o seu lado compositora, pois ela assina 07 das 12 faixas existentes o álbum.

Das canções de sua lavra há diversas parcerias, dentre os quais com o sem adjetivos Arthur Verocai (que assina com ela “Mandinga”), com o poeta, compositor e músico Jorge Mautner (“Vendaval”); com Maria Teresa Moreira (“Bem e mal”); com o sambista, músico e compositor Moacyr Luz (“Restos”); com Pedro Braga (No silêncio, na Chuva); e por fim com o companheiro, baixista e violonista Ricardo Medeiros (que é parceiro em “Cem anos”, “Vendaval”, “Bem e Mal”, “Me avisa”; além da canção que abre o disco: “No silêncio, na Chuva”).

As demais faixas são composições de autores diversos, merecendo destaque, por exemplo, a primeira gravação em CD da “Ária de Emíliauma composição do poeta Bernardo Vilhena e do maestro e compositor Sílvio Barbado que estava a bordo do Airbus da Air France, que desapareceu no Oceano Atlântico em 2009; e “Peixe”, uma canção do poeta, compositor e cantor Luís Capucho que se destaca por mais lembrar o título do álbum. Assim como no álbum anterior, Tom Jobim não ficou de fora, e desta vez Cristina traz “Insensatez”. Outros compositores presentes no álbum são o argentino Fito Paez (“Detrás del muro de los lamentos”) e Waldir Azevedo, que ganha mais um registro de um dos maiores clássicos da música instrumental brasileira, que é “Brasileirinho”.

Vale aqui registrar que o disco vem recebendo os mais diversos elogios tanto pelo público quanto pela imprensa especializada por onde tem sido apresentado, e o porquê disto é perceptível já na primeira audição das faixas existentes no álbum desse anjo contemporâneo chamado Cristina Braga e o seu instrumento composto por 47 cordas e 7 pedais e que até os dias atuais é pouco difundido em nossa cultura. Por falar em anjos, aproveito a oportunidade para finalizar a matéria deixando aqui registrado as palavras escritas pela Olívia Hime sobre a Cristina: "Harpas e anjos costumam andar juntos. Cristina, de anjos trás a harpa e a transparência de alma. De resto é fogo só: de talento, de empenho, e de dedicação a tudo o que faz".

0 comentários:

LinkWithin