segunda-feira, 27 de abril de 2009

SERÁ O REI UM INFRATOR CONTUMAZ?

Serão as músicas de Roberto Carlos uma prova documental de que ele é um infrator das leis de trânsito?
Será o rei Roberto um grande infrator da legislação de trânsito de nosso país? Do primeiro álbum aos mais recentes, o cantor destila uma série de comportamentos que os mais ranzinzas, além de classificar como condenáveis, diriam que são maus exemplos. Apontariam seus discos como provas documentais. Vamos a elas.
Logo em 1963, o rei estourava nas paradas de sucesso com "Parei na contramão", que diz:

"Vinha voando no meu carro quando vi pela frente
Na beira da calçada um broto displicente
Joguei o pisca-pisca a esquerda e entrei
A velocidade que eu vinha não sei
Pisei no freio obedecendo ao coração e parei
Parei na contramão..."

No ano seguinte, Roberto confessava, em "O calhambeque",que não só abusava da velocidade como era desleixado na manutenção de seu automóvel:

"Mandei meu Cadillac pro mecânico outro dia
Pois a muito tempo um concerto ele pedia
E como eu vu viver sem meu carango pra correr
Meu Cadillac... Quero consertar meu Cadillac..."

Pois Roberto parecia mesmo incorrigível. No disco seguinte a canção os "Os sete cabeludos" dizia:

"Vinha o meu carro em doida disparada
Com sete cabeludos pra topar qualquer parada
Foi quando de repente a cena eu avistei
E o freio do carango bruscamente eu pisei
Sem mesmo abrir as portas e sem botar as mãos
Pulamos todos os sete para entrar em ação
Brigamos muito tempo, rasgamos nossa roupa
Fugimos da polícia que já vinha feito louca..."

No disco seguinte, graças à "Candinha", o rei já teria atingido os 20 pontos e perdido a carteira de motorista:

"A Candinha vive a falar em tudo
Diz que eu sou louco, esquisito, cabeludo
E que eu não ligo para nada
Que eu dirijo em disparada"

Réu confesso no quesito ligação perigosa, o terrível Roberto mesmo afirma, em 1967:]

"Estou com a razão no que digo
Não tenho medo nem do perigo
Minha caranga é maquina quente
Eu sou terrível..."

No mesmo disco, o incorrigível que à época posou como "O inimitável" vinha com mais uma apologia à velocidade alta:

"Meu bem qualquer instante que eu fico sem te ver
Aumenta a saudade que eu sinto de você
Então eu corro demais, Sofro demais
Corro demais só prá te ver, meu bem!..."

Já nos anos 70, Roberto dedica o título de uma canção ("120, 150, 200 Km por hora") ao hábito de correr e escreve que, na opinião do jornalista e escritor Xico Sá, é o verso mais célebre de seu cancioneiro:

"O ponteiro agora marca 190
Por um momento tive a sensação
De ver você a meu lado
O banco está vazio
Estou só a 200 por hora
Vou parar de pensar em você
Pra prestar atenção na estrada..."

O código de trânsito brasileiro em vigor proíbe o motorista a dirigir sem o limpador de pára-brisa (como se isso tivesse de fazer parte de uma lei...). Ainda assim a canção "Todas as manhãs", de 1991. assinala no refrão:

"Chuva fina no meu para-brisa
Vento de saudade no meu peito
Visibilidade distorcida
Pela lágrima caída
Pela dor da solidão"

Ora, se a visibilidade está distorcida, pare o carro em um local seguro!Por fim, em um dos últimos espetáculos, entra em cdena o Cadillac que Roberto comprou de Emerson Fittipaldi. E o cantor não se emenda. Comete na música o "Cadillac" uma infração grave que pode render cinco pontos em sua carteira:

"Fui à casa da Dorinha,
Minha antiga namorada,
E como nos velhos tempos
Parei em cima da calçada
o meu Cadillac..."

Só resta o consolo de que todo infrator se dá mal no fim da história. Veja o que acontece no desfecho dessa mesma canção:

"Veio um cara lá de dentro
Perguntou a que eu vinha...
Echeio de intimidade perguntei pela Dorinha.
Meio sério ele me disse:
A Dorinha é minha agora
E é melhor você chamá-la dona Dora..."


ROBERTO CARLOS (1974)

Faixas:
01 - Despedida
02 - Quero Ver Você de Perto
03 - O Portão
04 - Ternura Antiga
05 - Você
06 - É Preciso Saber Viver
07 - Eu Quero Apenas
08 - Jogo de Damas
09 - Resumo
10 - A Deusa Da Minha Rua
11 - A Estação
12 - Eu Me Recordo (Yo Te Recuerdo)



ROBERTO CARLOS (1988)

Faixas:
01 -Se Diverte e Já Não Pensa Em Mim
02 - Todo Mundo É Alguém
03 - Se Você Disse Que Não Me Ama
04 - Como as Ondas Do Mar
05 - Se O Amor Se Vai (Si El Amor Se Va)
06 - Papo de Esquina
07 - Eu Sem Você
08 - O Que é Que Eu Faço
09 - Toda Vã Filosofia
10 - Volver


ROBERTO CARLOS (1984)

Faixas:
01 - Coração
02 - Eu e Ela
03 - Aleluia
04 - Lua Nova
05 - Cartas de Amor (Love Letters)
06 - Caminhoneiro (Gentle On My Mind)
07 - Eu Te Amo (And I Love Hair)
08 - Sabores
09 - As Mesmas Coisas

0 comentários:

LinkWithin