quarta-feira, 8 de abril de 2009

ROBERTO CARLOS E O CINEMA

Roberto Carlos veio a estreiar nas telonas ainda na década de 50, mas foi na década seguint que veio suas grandes produções. O primeiro longa, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, foi lançado em 1967, seguido por Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa e Roberto Carlos a 300km por Hora. - SSS Contra A Jovem Guarda teve a sua produção iniciada em 1966, as primeiras cenas desse filme foram feitas no programa Jovem Guarda. Hoje quem detém cenas dos trechos desse filme é a Cinemateca Nacional. As informações que existem são que as cenas não tem o áudio e que devem ter um tempo máximo de uns 10 minutos. Inclusive a Rede Globo de televisão já exibiu alguns trechos desse filme que não chegou à ser concluído.
Elis Regina aparece cantando ao lado do Roberto Carlos nas cenas iniciais desse filme no programa Jovem Guarda. Erasmo carlos entregou a poucos anos a Jô Soares uma cópia do roteiro, guardado em sua casa por mais de 30 anos. Nele Roberto Carlos após à apresentação de mais um programa Jovem Guarda seria raptado. Por desentendimento entre os produtores e a equipe de Roberto Carlos, fez com que o projeto fosse arquivado. O diretor do filme era Sérgio Person. Contudo, no ano seguinte o Roberto Farias resolveu fazer um outro filme, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, utilizando a mesma idéia do filme.- Nos anos 70, com o esmorecimento do movimento da Jovem Guarda, muda de estilo e torna-se um cantor e compositor basicamente romântico. Foi a partir daí que seu público-alvo deixou de ser o jovem e passou a ser o público adulto. Nessa linha, seus grandes sucessos são "Detalhes", "Emoções", "Café da Manhã", "Força Estranha", "Guerra dos Meninos", "Fera Ferida", "Caminhoneiro", "Verde e Amarelo". - Saravá, Brasil dos Mil Espíritos é um documentário sobre Espiritismo, Candomblé, Umbanda. Com o jornalista Attila Nunes Filho, Pelé e Roberto Carlos entre outros.


Erasmo carlos entregou a poucos anos a Jô Soares uma cópia do roteiro, guardado em sua casa por mais de 30 anos. Nele Roberto Carlos após à apresentação de mais um programa Jovem Guarda seria raptado. Por desentendimento entre os produtores e a equipe de Roberto Carlos, fez com que o projeto fosse arquivado. O diretor do filme era Sérgio Person. Contudo, no ano seguinte o Roberto Farias resolveu fazer um outro filme, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura, utilizando a mesma idéia do filme.- Nos anos 70, com o esmorecimento do movimento da Jovem Guarda, muda de estilo e torna-se um cantor e compositor basicamente romântico. Foi a partir daí que seu público-alvo deixou de ser o jovem e passou a ser o público adulto. Nessa linha, seus grandes sucessos são "Detalhes", "Emoções", "Café da Manhã", "Força Estranha", "Guerra dos Meninos", "Fera Ferida", "Caminhoneiro", "Verde e Amarelo". - Saravá, Brasil dos Mil Espíritos é um documentário sobre Espiritismo, Candomblé, Umbanda. Com o jornalista Attila Nunes Filho, Pelé e Roberto Carlos entre outros.

FILMOGRAFIA

1958 - Agüenta O Rojão Watson Macedo
1958 - Alegria de Viver Watson Macedo
1958 - Minha Sogra é da Policia Aloísio de Carvalho
1961 - Esse Rio que Eu Amo Carlos Hugo Christensen
1966 - SSS Contra a Jovem Guarda Luís Sérgio Person (Não chegou a ser finalizado)
1968 - Roberto Carlos em Ritmo de Aventura Roberto Farias
1970 - Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa Roberto Farias
1971 - Som Alucinante Carlos Augusto de Oliveira
1972 - Roberto Carlos a 300 Quilômetros Por Hora Roberto Farias
1974 - Saravá, Brasil dos Mil Espíritos Miguel Schneider


Roberto Carlos - O inimitável (1968)
Primeiro disco lançado após Roberto Carlos deixar o programa Jovem Guarda, da TV Record, "O Inimitável" é considerado o álbum de transição do cantor, embora ainda traga todas as características daquele movimento musical.
Logo na faixa de abertura do LP, com a impactante "E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só" (composição de António Marcos), nota-se uma mudança, já que álbuns anteriores tinham canções mais ingênuas como ("Aquele Beijo que te Dei", "È Tempo de Amar" ou "Gosto do Jeitinho dela"). Este era um sinal de mudanças no repertório do músico, que gradualmente mudaria seu gênero, passando a priorizar canções mais maduras e elaboradas, seja entrando de cabeça no Soul ou seja com Rocks mais profundos e estridentes como "Se Você Pensa" e "As Curvas da Estrada de Santos" do Àlbum posterior. Dois grandes sucessos de "O Inimitável" foram as músicas "Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo" e "As Canções Que Você Fez Pra Mim" (ambas parcerias com Erasmo Carlos).
"O Inimitável" é também lembrado também pelo flerte de Roberto Carlos com o soul e o funk norte-americanos, como em "Se Você Pensa" (com Erasmo Carlos) e "Ciúme de Você" (de Luiz Ayrão) - dois dos maiores hits desse álbum. A faixa "Madrasta" foi a primeira e única canção defendida em festivais pelo cantor a ser incluída em LP e que possui grande complexidade harmônica, difícil de cantar.
Nesse disco Roberto demonstrou grande potencialidade vocal, nos discos anteriores o importante em suas músicas eram o ritmo, neste a melodia aparece em destaque e sua voz está bem colocada e com todo o seu potencial.
O LP foi eleito em uma lista da versão brasilieira da revista Rolling Stone como o 82º melhor disco brasileiro de todos os tempos.

Faixas:
01 - E Não Vou Mais Deixar Você Tão Só (Antônio Marcos) 3:33
02 - Ninguém Vai Tirar Você De Mim (Hélio Justo-Édson Ribeiro) 2:58
03 - Se Você Pensa (Roberto Carlos-Erasmo Carlos) 2:42
04 - É Meu, É Meu, É Meu (Roberto Carlos-Erasmo Carlos) 3:09
05 - Quase Fui Lhe Procurar (Getúlio Cortes) 3:26
06 - Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo (Roberto Carlos-Erasmo Carlos) 4:01
07 - As Canções Que Você Fez Pra Mim (Roberto Carlos-Erasmo Carlos) 3:32
08 - Nem Mesmo Você (Helena dos Santos) 2:40
09 - Ciúme De Você (Luiz Ayrão) 3:04
10 - Não Há Dinheiro Que Pague (Renato Barros) 2:38
11 - O Tempo Vai Apagar (Getúlio Côrtes-Paulo César Barros) 3:38
12 - Madrasta (Beto Ruschel-Renato Teixeira) 4:13

DOWNLOAD:

0 comentários:

LinkWithin