sexta-feira, 24 de abril de 2009

CURIOSIDADES DA MPB

Um dos maiores sucessos da carreira do Roberto Carlos é sem dúvida alguma a canção detalhes. Leia como ela surgiu:
Era uma noite de março de 1971 e o cantor estava em sua casa, no Morumbi, em São Paulo. De repente, teve a inspiração, pegou o violão e fez um primeiro verso para uma melodia.
Insistiu um pouco mais e fez um segundo. Tentou fazer o terceiro verso e não conseguiu. Mais tarde, registrou o que tinha feito num gravador e foi dormir certo de que estava criando uma boa canção. Mas no dia seguinte ele se surpreendeu ao ouvir a fita, pois considerou aqueles versos muito ruins. Na hora, Roberto Carlos pensou: "Caramba, isso aqui não tá com nada. Será que eu bebi ontem?". O cantor passou então a refazer tudo naquela nova composição. E recriou os primeiros versos, agora em
definitivo: "Não adianta nem tentar me esquecer/ durante muito tempo em sua vida eu vou viver...".
Mais tarde ligou para Erasmo, que já estava morando novamente no Rio. "Meu irmão, vem pra cá que pintou uma música que acho que a gente não pode deixar pra depois." Há canções que Roberto Carlos sente que não pode deixar para depois nem compor com o parceiro pelo telefone. Erasmo sabe disso e atendeu imediatamente o chamado do amigo. Era uma tarde de muita chuva em São Paulo, mas os dois trabalharam animadamente, verso a verso, nota a nota. Roberto Carlos sentado na sua cadeira favorita e Erasmo no chão, anotando numa folha os versos que faziam. Quando terminaram a nova canção, Roberto Carlos foi correndo mostrar para Nice, que adorou.
Os autores estavam também certos de terem composto uma grande canção, mas um pequeno detalhe incomodava Roberto Carlos: a palavra "ronco", daquela frase "o ronco barulhento do seu carro".


Roberto Carlos (1983)
Faixas:
01 - O Amor é a Moda
02 - Recordações e Mais Nada
03 - Estou Aqui
04 - Preciso de Você
05 - Me Disse Adeus
06 - Você Não Sabe
07 - O Côncavo e o Convexo
08 - No Mesmo Verão
09 - Perdoa
10 - A Partir Desse Instante


Roberto Carlos (1990)
Faixas:
01 - Super Herói
02 - Meu Ciúme
03 - Por Ela (Por Ella)
04 - Pobre de Quem Me Tiver Depois de Você
05 - Cenário
06 - Quero Paz
07 - Um Mais Um
08 - Porque a Gente se Ama
09 - Como as Ondas Voltam Para o Mar
10 - Mujer

0 comentários:

LinkWithin