sexta-feira, 24 de maio de 2019

FABRÍCIO DA ROCHA LANÇA CAMPANHA PARA PRIMEIRO CD SOLO AUTORAL


Por Karina Sampaio



Natural de Fortaleza, capital do Ceará, o cantor e compositor Fabrício da Rocha iniciou uma Campanha de Financiamento Coletivo para gravar seu primeiro projeto fonográfico solo, no qual busca apresentar uma sonoridade confluente, resultado dos caminhos que vem trilhando na arte.

“Portas abertas e corações sincronizados”, é assim que esse fortalezense de 34 anos, que atualmente reside no Crato, interior cearense, enxerga e sente esse momento. Mediante convite para gravar seu primeiro CD solo autoral no Rio de Janeiro, sob a direção musical de Dan Sebastian Halkjaer-Lassen, Fabrício deu início essa semana na Campanha de Financiamento Coletivo a fim de materializar esse trabalho que vem sendo construído há mais de 10 anos. 

“A ideia desse 1° CD é mostrar ao público a relação intrínseca, virtuosa, e intuitiva com a minha arte, através de canções, peças de violão solo, e instrumentais com vocalize, no qual traz à tona a busca pelo nosso som mais puro (espírito), numa formação intimista de violão e voz, apenas", diz Fabrício. 

Cantor, compositor e violonista autodidata, Fabrício nasceu em uma família musical. Com um pai pianista clássico, o avô violonista popular, ainda vivia circundado por canções que sua mãe, amante de boa música, fazia questão de compartilhar, a exemplo do nosso saudoso Emílio Santiago. Aos 7 anos de idade viveu um momento especial ao perceber-se deparado, com olhos e ouvidos entregues ao dedilhar do pai diante do piano, transbordando de emoção. Naquele momento ele soube que sua alma pertencia à música. 

Adotou o violão como instrumento por volta dos 13 anos e aos 16 já começou a tocar profissionalmente em festas, bares e casamentos. Até que conheceu o músico Pedro Fonseca e juntos resolveram montar uma banda chamada Breculê, onde começou a compor e interpretar suas canções. 

Em 2010 a Breculê lançou seu primeiro disco e deu início a uma turnê nacional, tocando em grandes festivais como o Festival Internacional Mercado Cultural de Salvador e o Festival Universitário de Música Candanga da UnB – FINCA. 

Ao se mudar para o interior do Ceará, formou o duo Selestrial com o músico pernambucano Júnior Crato, uma homenagem ao Hermeto Pascoal, com releituras ousadas e inovadoras de suas obras. 

No ano de 2016 foi ao Rio de Janeiro fazer a pré-estreia do seu show solo Euphonia, onde pode reencontrar o amigo Dan Sebastian, surgindo desse encontro a ideia e início da materialização da gravação desse projeto. Essa passagem pelo Rio trouxe ainda gratos e emocionados encontros com músicos do gabarito de Jean Charnaux, Marcus Tardelli e Guinga. 

Fabrício da Rocha merece relevância na atual cena musical brasileira por sua sensibilidade e talento, enriquecendo e perpetuando em nossa MPB o que há de mais puro. Como diria Guinga: “A música transcenderá a minha existência”. Vamos buscar isso! 


Link para colaborar com a Campanha de Financiamento Coletivo: 




Maiores informações: 


Facebook – https://www.facebook.com/fabriciodarochafanpage/ 

Instagram – https://www.instagram.com/fabriciodarocha_oficial 







0 comentários:

LinkWithin