Por Laura Macedo
Nassif e amigos, no ofício da garimpagem encontrei o recém inaugurado website Oficina de Coisas & Reparos - proposta pelo multifacetado Hermínio Bello de Carvalho – que divido, agora, com vocês.
Originalmente, a Oficina de Coisas foi uma série de aulas/palestras que Hermínio ministrou durante o ano de 2007, na Escola Portátil de Música, projeto dirigido pelos músicos Maurício Carrilho e Luciana Rabello. Ali, semanalmente, o oficineiro – como ele se auto-intitula – promoveu a sensibilização e instigou a percepção artística de dezenas de jovens estudantes. A cada encontro, partindo de um tema específico, Hermínio “passeava” pelos variados universos da arte – literatura, pintura, fotografia e, naturalmente, a música.
A interação com os alunos era feita por meio de um material didático inovador – as chamadas “apostilas sonoras” –, com textos e atividades criadas pelo próprio Hermínio. A orientação presencial do oficineiro tinha como objetivo estimular o pensamento e a ação. Prova disso foi um concurso de monografia instituído pela Oficina sobre o tema “Onomatopéia musical”, que logo desdobrou-se em livro e, depois, numa série de cinco espetáculos encenados pelos alunos no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro.
Agora, com a criação do website Oficina de Coisas & Reparos, a atividade foi transposta para o ambiente virtual da internet. Na primeira sexta-feira de cada mês, durante o período de um ano, será publicado um texto de Hermínio no formato “apostila sonora”, isto é, um artigo propondo reflexões e atividades aos leitores. Este website é um espaço de debates, onde os internautas podem interagir com Hermínio, fazendo perguntas, esclarecendo dúvidas e enviando sugestões de pauta.
O projeto é mantido com recursos provenientes da seleção pública de projetos (categoria Midia Digital) da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Saiba mais, aqui.
0 comentários:
Postar um comentário