quarta-feira, 22 de agosto de 2018

VICENTE CELESTINO, 50 ANOS DE SAUDADES

Resultado de imagem para vicente celestino biografia

Antônio Vicente Filipe Celestino nasceu no dia 12 de setembro de 1894. Foi um dos mais famosos intérpretes do Brasil. Pertenceu à chamada época de ouro da música brasileira, ao lado de outros grandes cantores, como Mário Reis e Francisco Alves.

Vicente nasceu em Santa Teresa, na Rua do Paraíso, 11. Teve onze irmãos. Cinco dedicaram-se ao canto e um ao teatro. Os pais, italianos, vieram da Calábria ainda muito jovens. Por ser mais velho, Vicente teve que arcar com o sustento dos irmãos quando o pai, que era guarda-livros, morreu.

A iniciação musical se deu em 1913, como amador. Cantando em um chope-berrante, à noite, ganhava apenas um pro labore simbólico. Se o público gostasse, podia alcançar mais um pequeno degrau rumo à fama. Às vezes, cantava em italiano, idioma dos pais.

Certo dia, em 1914, ao sair com os amigos, já adulto, cantou em um bar e foi convidado, por um empresário, a se apresentar profissionalmente. Primeiro, no Teatro São José, em São Paulo. Depois, na Companhia Paschoal Segreto, como corista. Começou a gravar na Casa Édison, no Rio.

Chorar a traição da mulher, sofrer por amor, beber até cair... todo esse dramalhão que fez tanto sucesso acabou cansando o público que mudava de gosto nos anos 1950. Vicente passou a se sentir discriminado. A voz era ótima, mas o cantor era rejeitado no Teatro Municipal. O cantor Orlando Silva chamou-o de “bebê chorão do rádio”.

Fonte: http://radios.ebc.com.br

1 comentários:

Mônica e Ângela disse...

Muito legal a homenagem a esse tremendo cantor, compositor e ator. O artigo é original, visto qie muitos são idênticos a respeito de Celestino. Não sabia que o pai era guarda-livros, pensei ser sapateiro. Só uma advertência, o bebê chorão do rádio era o próprio Orlando Silva. Abraço Monica Padilha

LinkWithin