segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

VIVENDO NO COPACABANA PALACE, JOÃO GILBERTO TRABALHA EM NOVO PROJETO

Por Chico Felitti




João Gilberto deu as costas para o mar. Aos 84 anos, o homem que criou a bossa nova trocou um apartamento com vista lateral para o Atlântico no Leblon, onde se isolou por décadas, e, segundo sua empresária e funcionários do hotel, passa uma temporada no Copacabana Palace, o mais icônico da cidade.

"Sim, ele está uns tempos no Copa. E está trabalhando em um projeto musical novo", disse à Folha Claudia Faissol, empresária e mãe de sua filha mais nova. Questionada sobre qual seria a nova empreitada do músico, que não lança um álbum desde 2000, Faissol disse que estava no trânsito e pediu que a pergunta fosse mandada por e-mail. Não respondeu e tampouco aceitou novas ligações.

Para contornar a parede de silêncio ao redor de João Gilberto, a reportagem passou dois dias no hotel, esperando uma saída do artista recluso (que não houve) e conversando com funcionários. Conhecido por hospedar nomes como Mick Jagger, Gene Kelly, Nelson Mandela e a princesa Diana, o Copacabana Palace afirmou que não fala sobre seus hóspedes.


Reprodução
João Gilberto e Bebel Gilberto em post no Instagram de Bebel 2015-08-14, 22:00 bebelgilberto Pai e filha?? father and daughter.. #brasil #bossanova #joaogilberto #unique #riodejaneiro #amomuito #chegadesaudade Read more at http://websta.me/p/1051767337041590469_22673645#4WGwCqcifD9yIKHd.99 CRÉDITO: Reprodução/Instagram ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Foto de João e Bebel Gilberto no Instagram da cantora



As diárias mais em conta dali ficam na casa dos R$ 1.000. Mas o músico conseguiu um negócio amigo, além de gratuidade no café da manhã, servido no quarto, afirma um funcionário. É que o desjejum coletivo é servido até as 10h30 para hóspedes. Mas, como o compositor de "Bim Bom" tem por hábito acordar por volta das 17h, como narra Ruy Castro no livro "Chega de Saudade", não dá para chegar a tempo.



DIETA

Apesar de haver um restaurante asiático com uma estrela Michelin nas dependências do hotel, a dieta de João Gilberto não mudou. A base dela continua sendo o filé do restaurante Degrau, a quadras da sua antiga casa. "Pelo menos três vezes por semana ainda pede comida aqui", diz Sebastião Alves, que há 40 anos gerencia o local.

Na temporada no cinco estrelas, continuou convidando poucos amigos a "sair para jantar". Ele pede um prato para si mesmo, outro para ser entregue na casa do conviva e ambos comem ao telefone. A louça é posta no chão do lado de fora do quarto, que é arrumado nas noites em que o músico sai.

Uma das poucas pessoas a conseguir ignorar o sinal de "não perturbe" que fica eternamente empoleirado na maçaneta do quarto é Bebel Gilberto, cantora e filha. Em agosto, ela publicou no aplicativo Instagram uma sequência de fotos do pai no hotel. Na primeira, aparecem os dois na varanda. Na segunda, aparece Miúcha, ex-mulher de João e mãe de Bebel. Na terceira, pai e filha escutam música num iPad. Na quarta, ele está sentado numa escrivaninha do quarto, enquanto uma TV ao fundo está sintonizada na Globo.

Reprodução
Bebel Gilberto e João Gilberto em post no Instagram de Bebel 2015-09-06, 0:09 Copacabana Beach bebelgilberto Always connect #Apple #appleworld #beatsbydre #music #paiefilha #inspirations #conetados #ilovethis #brasil #rioeuteamo #bebelthing #joaogilberto #bossanova #thecnology #applebossanova? Read more at http://websta.me/p/1067776904737126651_22673645#11OZHweti2RhKhMH.99 CRÉDITO: Reprodução/Instagram ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
João Gilberto e Bebel Gilberto em post na página desta no Instagram



Por opção própria, Gilberto não está no prédio principal, onde costumam se hospedar artistas internacionais e chefes de Estado. Preferiu outro atrás da piscina, inaugurado em 1949 após a proibição de jogos de azar no país levar a uma morte súbita o cassino que até então existia ali. De sua suíte não se vê o mar. Fica nos fundos de um dos andares mais altos dos sete do prédio, com vista para a avenida Nossa Senhora de Copacabana e cerca de 70 m².


Até o começo do ano, o endereço de João Gilberto era um apartamento de 140 m² no oitavo andar de um prédio na rua Carlos Góis, no Leblon. Passava meses sem sair e mantinha com vizinhos uma relação que oscilava entre a cordialidade e os problemas com a vigilância sanitária.

O estado de conservação do imóvel era precário, já que o músico não permitia que pedreiros, eletricistas ou faxineiros entrassem na sua casa, dizem três moradores do prédio que pedem anonimato. Há cerca de dois meses, o apartamento passa por uma reforma. "Não sabemos se é para o João voltar ou vir um novo inquilino", diz um funcionário do condomínio.

Indícios levam a crer que o Leblon receberá o célebre morador de volta nos próximos dias. "Ontem mesmo ele pediu comida na casa antiga", diz o gerente do Degrau, que afirma revezar entregas entre o hotel e o apartamento. "Ele está num vai e volta", diz a empresária Faissol.


DESPEJO

João teve problemas também com um segundo imóvel, a quadras do primeiro, alugado em seu nome para uma amiga. Um processo de despejo por falta de pagamento foi aberto na 24ª Vara Cível do Rio em 2011 pela dona do imóvel, a condessa Georgina Brandolini D'Adda.

O aluguel era de cerca de R$ 8.000 mensais, consta nos autos. Em novembro de 2014, a ação foi arquivada em definitivo. Foi quando, dizem vizinhos, o músico concordou em desocupar o lugar. Procurada pela Folha, a condessa não respondeu.

Reprodução
Reproducao de video onde o musico Joao Gilberto toca violao com a sua filha Lulu. ReproducaoLEGENDA DO JORNALVídeos exibe mimagens de João Gilberto no sofá de seu apartamento, no Rio, coma filha caçula, Luisa Carolina
Reprodução de vídeo no qual o musico João Gilberto toca violão com a sua filha Lulu

Outra nobre carioca ficou eufórica por ter o músico na vizinhança. Na tarde do sábado (31/10), "Aganju", bossa interpretada por Bebel Gilberto, tocava na piscina, até ser abafada pela socialite Narcisa Tamborindeguy: "João Gilbééérto, vem nadar! Um beijo, João Gilbééérto!".



Ela acabara de saber que o homem que inventou a bossa nova estava morando no hotel onde ela, que se define como "a cara do Rio", passa diariamente para dar umas braçadas. João Gilberto não respondeu ao convite.




CHEGA DE SAUDADE



Aparições (e um cancelamento) de João nos últimos anos


1991 - O cantor filma um comercial para a Brahma, no Theatro Municipal; no mesmo ano, grava uma "não entrevista" com Amaury Jr. – Silencioso, deixa Nelson Motta responder a quase todas as perguntas;



1992 - Apresenta-se no Ibirapuera com Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Rita Lee, em homenagem ao aniversário da cidade;

1999 - Na inauguração do Credicard Hall, com Caetano, critica o som da casa, recebe vaias e termina mostrando a língua para o público;

2003 - Faz sua primeira turnê no Japão; no ano seguinte, lança um DVD com a apresentação que fez na capital, no Tokyo International Forum Hall;

2008 - Nesse ano, apresenta sua última turnê, que passou por cidades como São Paulo, Rio, Salvador e foi até a famosa casa de espetáculos Carnegie Hall, em Nova York (EUA);

2011 - A "não aparição" de João: com problemas de saúde, cancelou a turnê que comemoraria seus 80 anos, completos em junho daquele ano, após seu médico se negar a dar o aval para viagens;

2015 - Depois de sete anos de reclusão, ele reaparece, em maio, em um vídeo no YouTube em que ensaia trechos de "Garota de Ipanema" com a filha mais nova, Luiza Carolina.

0 comentários:

LinkWithin