quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O QUE ACONTECE COM O SEU CÉREBRO QUANDO VOCÊ ESCUTA MÚSICA


Você usa uma música como despertador, ouve um som enquanto batalha com números no trabalho, coloca suas playlists mais animadas na academia e vai a festivais de música no fim de semana. Mas você sabia que o que você está escutando pode influenciar exatamente em como você se sente e no que pensa?

“O efeito da música no cérebro ou corpo depende, em partes, de seu gênero”, diz Frank A. Russo, professor de psicologia da Reyerson University, ao Yahoo Health. Mas também depende do quanto você gosta ou não dela. “Uma pessoa que é fã de metal provavelmente será capaz de ver uma série de emoções em uma música que os outros acham agressiva”, conta.

Independentemente do se gosto musical, aqui estão algumas coisas que acontecem no seu cérebro quando você aperta o play.


Seu humor melhora.
Escutar ‘Happy’ do Pharrell Williams pode realmente te deixar mais animada. Um estudo publicado no Journal of Positive Psychologymostra que escutar uma música otimista melhora o humor. Só tem um problema: isso só funciona se você realmente quiser ser feliz. Os participantes do estudo que ouviram músicas animadas sem a vontade de ser feliz não obtiveram muitas mudanças de humor. “Escutar músicas positivas pode ser uma maneira eficaz de aumentar a felicidade, particularmente quando combinada com uma intenção de se tornar mais feliz ainda”, diz a pesquisa. Um outro estudo diz ainda que o neurotransmissor do bem-estar chamado dopamina é ativado quando ouvimos música.


Você trabalha melhor.
Um estudo de 1993 mostrou que escutar Mozart pode melhorar o resultado de testes padronizados. No entanto, não é só música clássica que tem esse efeito. Um artigo publicado no jornalIntelligence mostra que pessoas expostas à música tiveram uma melhor performance em tarefas espaciais do que aqueles que não ouviam música, e isso independia do gênero. Um dos estudiosos envolvidos no estudo do efeito da música de Mozart, Frances Rauscher, explicou as implicações à NPR: “O ponto é que você precisa curtir a música. Se você odeia Mozart, você não vai encontrar o ‘efeito Mozart’. Se você ama Pearl Jam, você vai encontrar o ‘efeito Pearl Jam’.”


Você se lembra de coisas.
Cada vez que você escuta uma música vem um flashback na sua cabeça? “Música pode, definitivamente, ajudar a lembrar e até formar memórias”, diz Russo. Música agradável pode levar à liberação de dopamina, o que pode, por sua vez, ajudar na formação de memórias. Um estudo publicado no jornal Neuropsycologia mostra que ouvir música pode ajudar a melhorar a memória também. Comportamentalmente, músicos superaram não-músicos em subtestes padronizados de visão, fala e memória “, de acordo com o estudo.


Você pode se exercitar mais e por mais tempo.
Você escuta música quando corre? Então você sabe como ela é eficiente naquele último quilômetro, “Música tem mostrado que nos ajuda a malhar mais e por mais tempo por aumentar a capacidade física e animação, melhorando a performance”, diz especialista Janette Bicknell ao Yahoo Health. Ela ainda cita um estudo na International Review of Sport and Exercise Psychology que descobriu que músicas selecionadas cuidadosamente, como uma playlist pra malhar, pode ter benefícios para melhorar o desempenho durante exercícios de alta intensidade. Especialistas acreditam que músicas com 180 batidas por minuto são melhores para corrida.


Sua pressão arterial muda.
Dependendo da música que você está ouvindo, sua pressão arterial pode aumentar ou diminuir. Uma pesquisa apresentada na Sociedade Cardiovascular Britânica mostrou que escutar músicas de Beethoven, Puccini e Verdi está associado com a diminuição da pressão arterial e das batidas do coração, independentemente do tipo de música que a pessoa prefere. Enquanto isso, rock e pop ou não têm um efeito sobre a pressão arterial ou parecem aumentá-la. Da mesma forma, um pequeno estudo publicado no jornal Heart mostrou que ouvir música rápida foi associado ao aumento da pressão arterial e escutar música mais lenta foi associado com – sim, você adivinhou - diminuição da pressão arterial.

0 comentários:

LinkWithin