Nascido em 1943, em Madureira, Rio de Janeiro, filho de uma pianista, Chico Batera teve seu primeiro contato com a percussão na Escola de Samba Império Serrano.
Iniciou sua carreira profissional em 1960, quando aos 17 anos tornou-se músico profissional, tocando nos shows de Carlos Machado e no famoso Beco das Garrafas, berço da Bossa Nova. Com o sucesso da música brasileira no Carnegie Hall, em Nova York, Chico foi para os Estados Unidos pela primeira vez acompanhando Sérgio Mendes em missão cultural apoiada pelo Itamaraty.
Em 1966, formou o conjunto Folclore, Samba e Bossa Nova, com o qual participou de um festival de jazz em Berlim. Acompanhou Luís Carlos Vinhas na boate Flag (RJ), fez parte do Trio 3-D e atuou com Sérgio Barroso e Dom Salvador, com quem se apresentou nos Estados Unidos.
Ao fim da temporada, permaneceu no país morando numa comunidade hispânica, o que permitia o convívio com cubanos e porto-riquenhos. A riquíssima troca de informações desse período que lhe rendeu encontros com Tito Puente e Armando Perazza, despertando assim a sua paixão por ritmos latinos.
Mudou-se, em seguida, para Los Angeles e começou sua especialização em instrumentos de percussão exóticos, como frigideira, tamanco, tímpano, sinos chineses, chaves, badalos, triângulo, queixada, caxixi e vibrafone. Embalado pela confluência singular entre jazz, música brasileira e latina, estudou na Berklee School of Music e teve aulas particulares com Joe Porcaro, além de participar de intercâmbios culturais no Los Angeles City College. Chico Batera se destacou pela riqueza e diversidade rítmicas e tocou com grandes maestros como Michel Legrand, Henry Mancini e Dave Grusin. Acompanhou artistas da importância de Tom Jobim, Frank Sinatra, Ella Fitzgerald e The Doors.
Em 1972, após gravar com João Gilberto no México, retornou ao Brasil. Participou, nesse ano, da gravação do disco "A matança do porco", do grupo Som Imaginário. De volta ao Brasil, ministrou cursos de percussão na Pró-arte e no Centro Musical Antônio Adolfo. Também atuou ao lado de Gal Costa, em Cannes (França), e no show "Índia", realizado no Teatro Teresa Raquel (RJ).
Em 1975, participou da gravação do disco "Numbers", de Cat Stevens, com quem realizou duas turnês pela Europa e Estados Unidos, num total de 70 shows.
Ainda na década de 1970, lançou os discos "Ha, ha, ha" (1977), "Uno mundo" (1978) e "Ritmo" (1979) e acompanhou vários artistas, como Elis Regina, João Gilberto, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Vitor Biglione, Ed Motta, Lee Ritenour, Djavan e Gilberto Gil, entre outros, tornando-se assim o percussionnista que mais gravou no país tanto neste década quanto na seguinte (1980).
Participou da gravação de trilhas sonoras de filmes de Hollywood com Michel Legrand e David Grosin.
Em 1989, gravou, em Londres, o disco "Cabana Cocktail".
Nos anos 1990, lançou os CDs "Dia/noite" (1995) e "Salsa com alma" (1997).
Há 28 anos acompanha Chico Buarque, tendo co-produzido o álbum gravado ao vivo em Paris pelo cantor e compositor carioca. Reunindo toda a sua experiência, realizou o projeto "50 anos de Baile" em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de São Paulo durante 1999 e 2000.
Paralelamente a carreira de músico, mais recentemente, organizou a "Oficina de Percussão Brasileira e Rítimica Corporal", ministrando não só os rudimentos da técnica e da teoria musicais, como também a prática de novas e bem sucedidas metodologias, como aquela experimentada pelo Monobloco, grupo de percussão carioca que usa o corpo e seus movimentos como referências básicas para o aprendizado da percussão. Iniciada em 2002, esta Oficina trabalha com crianças e adolescentes (de 8 a 18 anos).
Em 2004 criou o Chico Batera Trio, tendo Luiz Alves (baixo acústico) e Kiko Continentino (piano) como integrantes dessa bem sucedida aventura musical.
Em 2006, lançou o CD “Lume” (Biscoito Fino), tendo a seu lado Kiko Continentino (piano) e Luiz Alves (contrabaixo). O disco contou com a participação de Marcos Nimrichter (acordeom), em duas faixas, e também de Chico Buarque, na canção “Iracema voou”. Também no repertório, sua composição “Acaba logo com esse choro”, além de "Quebra-Pedra" e "Mojave", ambas de Tom Jobim, e “André de sapato novo" (André Victor Correia), entre outras. Além de seus instrumentos, toca vibrafone em quatro faixas do disco.
Fez muitos shows, participou de vários festivais pelo Brasil. Na comemoração dos 50 anos da Bossa Nova fez parte do grupo Bossa Nova All Stars com Bebeto Castilho (baixo), Fátima Regina (Voz) e Fernando Costa (piano). Foram 8 semanas na Modern Sound (Rio). Em fevereiro de 2009, convida Wilson das Neves e a bateria Império do Futuro, formada por crianças da comunidade da Escola de Samba Império Serrano para o show Tocou Reunir. No mesmo mes desfila na Marques de Sapucaí na sua Escola de Samba Império Serrano.
Lado B: Oxossi | gero gero
02 - Yndaya-ê (Nelsinho do Pandeiro)
03 - La Rumba (Dom Beto - Reina - Sergio Mello) (Com Dom Beto)
04 - A Ilha (Chico Batera - Carlos Dafé) (Com Carlos Dafé)
05 - No Va Más (Dom Beto - Reina)
06 - Zezé (Chico Batera)
07 - Bolero Para Ti (Chico Batera)
08 - Tiro de Misericórdia (João Bosco - Aldir Blanc) (Com João Bosco)
09 - Nana-yo (Chico Batera)
10 - Lili (Chico Batera)
Discografia Oficial
Kibe Cru | Oxossi (1976)
Faixas:
Lado A: Kibe cru | uno mundoLado B: Oxossi | gero gero
Compacto Chico Batera e a cozinha (1975)
Faixas:
01 - Ha ha ha
02 - Tiu ru ru
Uno mundo (1978)
Ritmo (1979)
Faixas:
01 - Você (Chico Batera) (Com Fagner)02 - Yndaya-ê (Nelsinho do Pandeiro)
03 - La Rumba (Dom Beto - Reina - Sergio Mello) (Com Dom Beto)
04 - A Ilha (Chico Batera - Carlos Dafé) (Com Carlos Dafé)
05 - No Va Más (Dom Beto - Reina)
06 - Zezé (Chico Batera)
07 - Bolero Para Ti (Chico Batera)
08 - Tiro de Misericórdia (João Bosco - Aldir Blanc) (Com João Bosco)
09 - Nana-yo (Chico Batera)
10 - Lili (Chico Batera)
Cabana Cocktail (1989)
Faixas:
01 - Charter Flight
02 - Sidewalk Nigth in Gale
03 - City Walk
04 - Scuba Dream
05 - Cabana Cocktail
06 - Gone Fishing
07 - Friday in The Clouds
08 - Two Beaches
09 - Jungle Mist
10 - Sun Sand And Sea
Dia/noite (1995 )
Faixas:
01 - Señor Horta
02 - Thaís
03 - CambAngola
04 - Bonança
05 - Madureira
06 - A água e o vinho
07 - Garimpo
08 - Lindeza
09 - Menino de Braçanã / Depois
10 - Dia / Noite
11 - Na baixa do sapateiro
Salsa com Alma - 50 Anos de baile (1997)
Faixas:
01 - Prefixo / Decidete mi amor
02 - Babalu
03 - Deixe a menina
04 - No Sieñe Despierto
05 - Guajira do segredo
06 - El dia en que mi quieras / La via es un sueño
07 - Cha cha cha
08 - La pachanga / Baile dos bichos
09 - Fiesta dos tambores
Lume (2006 )
Faixas:
01 - André do Sapato Novo (André Vitor Correia)02 - Quebra-Pedra (Tom Jobim)
03 - Mojave (Tom Jobim)
04 - No Sapato (Kiko Continentino)
05 - Samba e Amor (Chico Buarque)
06 - Acaba Logo com Esse Choro (Chico Batera)
07 - Iracema Voou (Chico Buarque) (Com Chico Buarque)
08 - Pulando a Cerca (Kiko Continentino)
09 - Afinidade (Chico Batera)
10 - Teia II (Chico Batera)
Fontes:
Dicionário da MPB
0 comentários:
Postar um comentário