segunda-feira, 10 de setembro de 2012

JÁ SACRAMENTADO COMO O MAIOR FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL DO NORTE/NORDESTE A MIMO CAMINHA PARA UMA DÉCADA DE EXISTÊNCIA TENDO POR CARACTERÍSTICA O SUCESSO ABSOLUTO

Em quase uma década de existência a MIMO sacramenta-se como um dos maiores festivais musicais do país e movimenta a histórica cidade de Olinda tal qual nos períodos festivos de momo.


Por Bruno Negromonte

A cidade histórica de Olinda tradicionalmente vem abrindo as portas de suas igrejas para um dos maiores eventos musicais existentes no calendário musical do nosso país. O sucesso tanto de crítica quanto de público tem sido absoluto em todas as cidades que a MIMO (Mostra Internacional de Música de Olinda) tem chegado. A prova dessa afirmação é que pela primeira vez o evento expandiu-se para além das fronteiras nordestinas e chegou a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, mostrando que chegou na localidade para sedimentar-se e fincar raízes em pró da música instrumental não só brasileira, mas também mundial.

O festival que surgiu em Olinda mantém-se firme e forte na cidade estendendo-se para além dos concertos, onde a partir das etapas educativas vem não só aperfeiçoando o talento de alguns alunos como também objetivando a formação de público levando a música para os espaços escolares existentes na cidade. Além disso, o público presente conta ainda com a exibição de diversos filmes, dentre longas e curta-metragens que trazem em sua maioria a música como temática primordial.

Foram 05 dias de canções da mais alta qualidade a ecoar por alguns das principais igrejas da cidade, fazendo desses cartões-postais o regaço perfeito para os apaixonados pela música e reverberando na capital pernambucana a partir do Teatro de Santa Isabel e da Basílica do Carmo, estendendo-se até a capital paraibana.

Este ousado projeto idealizado pela Lumearte e adotado pelo município de Olinda em 2013 chega a uma década de existência provando que a música de qualidade é capaz de alcançar o heterogeneidade de um público que muitas vezes sedentos por música de qualidade, mas sem oportunidades como esta oferecida. Que essa primeira década multiplique-se por muitas e muitas fomentando sempre a música de qualidade e procurando manter-se coerente com todas essas propostas suscitadas ao longo desses anos de sucesso.

Que 2013 a MIMO venha mais vigorosa que este ano, procurando apresentar uma programação diversificada e musicalmente bastante rica. O público pernambucano com certeza agradecerá da maneira como tem sempre agradecido ao longo desses nove anos: lotando a primeira capital nacional da cultura nos diversos concertos, seja em praça pública ou nas centenárias igrejas da cidade, com pessoas muitas vezes estupefatas por apresentações maravilhosas e que com certeza não sairão da memórias dos que ali estão presentes.



Gostaria de pedir licença ao público leitor e agradecer em particular a "Trago Boa Notícia" assessoria do evento responsável pelo evento aqui em Pernambuco assim como também responsável pelas Redes Sociais, o agradecimento vai em particular a duas pessoas que me proporcionaram a cobertura desse evento: Aline Feitosa e Juliana Renepont.

Até 2013 a primeira década da MIMO se Deus assim permitir!

1 comentários:

Misturação - Ana Karla disse...

Bruno super valorizo esse evento, mas esse ano deixei escapar por causa do feriadão e o público aqui de casa, fizeram questão de viajar, então só pude acompanhar por flash na TV.
Ótimo post e sucesso sempre.

LinkWithin