sábado, 11 de agosto de 2012

QUARTETO PRIMO - ENTREVISTA EXCLUSIVA

Finalista do Prêmio da Música Brasileira como melhor grupo vocal deste ano, o Quarteto Primo navega pelo mar de Caymmi em seu álbum de estreia.

Por Bruno Negromonte


Se a clave de sol é o símbolo musical que indica a posição da nota em uma pauta; nas composições de Dorival Caymmi (1914 - 2008) o que se mais evidencia são as claves de sal. Sim! Claves de sal! o mesmo sal que vem de um vigoroso mar que banha e substancia boa parte do repertório do mestre baiano. Caymmi soube desbravar como poucos e de maneira singular o mistérios e segredos do mar em verso, prosa e melodia. Dentre outras características, o artista soteropolitano soube como ninguém abordar também nuances de uma Bahia idealizada pormenorizada em sambas, sambas canções e tantas outras melodias, coisa vista apenas nas páginas da bibliografia de artistas do quilate de Jorge Amado e nas letras e melodias deste, que é o "navegador das águas da canção", como certa vez definiu Paulo César Pinheiro.

E foi centrado nesse mar de sonoridade do universo do mestre Caymmi que as imãs Elisa LacerdaMalu Von Krüger somaram seus talentos aos dos primos MatheusRogério, sob a orientação e produção de Muri Costa (vale salientar que o maestro acompanhou o próprio Dorival durante muitos anos pelos palcos do Brasil e do exterior) e formaram o Quarteto Primo, grupo vocal que abordou de maneira toda particular o repertório do compositor de clássicos da MPB como vocês podem observar na publicação QUARTETO PRIMO ESTREIA EM DISCO DE MANEIRA VIGOROSA SOB A ÉGIDE DE UM OBÁ DE XANGÔ. Nesta informal conversas falamos, dentre outras coisas, sobre a relação com o produtor do disco e a impressão deixada do disco ao descendente Danilo Caymmi,  filho do mestre baiano, como vocês podem conferir abaixo.



Como se deu a formação do Quarteto Primo? Dos quatro quem foi aquele a primeiro cogitou a possibilidade dessa formação?

Quarteto Primo - Como somos uma família muito grande e que está sempre junta essa parceria musical sempre existiu informalmente. A Malu lançou a idéia do projeto Dorival e quando veio a possibilidade de gravar um cd essa formação surgiu naturalmente. Malu, Eliza e Matheus já cantam profissionalmente e quando cantavam no coro os arranjos do Muri Costa para as canções do Dorival o Rogério também fazia parte deste coro. Foi tudo muito natural.


De todos os integrantes o único que não exerce profissionalmente a carreira de cantor é o Rogério. Como é que ele acabou neste projeto?

QP - O Rogério, apesar de fotógrafo, sempre esteve envolvido com música, seja em projetos próprios ou nos discos gravados pelos primos. Canta em corais há anos, e quando surgiu a ideia do quarteto, contamos com eles desde o princípio.


Caymmi é um dos poucos artistas que tem toda a sua obra baseada no perfeccionismo. Deve ter sido difícil a escolha do repertório. Como se deu a escolha das músicas para a elaboração deste disco?

QP - Foi uma difícil tarefa! Já existia uma pré seleção feita pelo Muri para o projeto do livro dele de arranjos e acabamos aos poucos optando pelo universo praiano do Dorival. O dia a dia, os sentimentos e os anseios dos pescadores está permeando o disco todo. É um disco de canções de amor e de mar.


Como foi a receptividade e as respectivas opiniões da Nana, do Dori e do Danilo sobre o projeto?

QP - Não sabemos as impressões de todos, mas o Danilo, que nos deu a honra de participar de uma das faixas do cd, sempre se mostra muito feliz com o resultado!


Como aconteceram as adesões de Cristovão Bastos e Jaques Morelembaum, dois grandes nomes da música brasileira, neste projeto fonográfico de vocês?

QP - O Cristóvão é primo da Malu e Eliza, e como é um disco em família, sua participação aconteceu muito naturalmente. O Jaques é amigo e parceiro musical do Muri desde os anos 70, quando tocaram juntos no grupo "A Barca do Sol", e nos deixou bastante orgulhosos em aceitar o convite. As duas contribuições no disco são brilhantes!


Na biografia musical de alguns integrantes e em particular na do Quarteto, o Muri Costa é um nome bastante presente. Há como mensurar a importância dele?

QP - Ele é fundamental em vários aspectos, pois alem de ter escrito os arranjos , dirigido e produzido o CD, ele traz uma vivência singular do universo Caymmi, que não conheço outra pessoa que tenha. Acompanhou o próprio Dorival nos últimos 10 anos de carreira do mestre, alem de acompanhar por muitos anos os filhos Nana e Danilo.


O projeto gráfico da Maria Esther Lacerda von Krüger presente no disco é algo que também chama a atenção de quem manuseia o álbum. Parece-me, salvo engano, que foi feito sobre as pinturas de Dorival não é isso?

QP - Dorival, além de compositor, dedicava uma parte de seu tempos à pintura e aos desenhos. Maria Esther, que é mãe da Malu e da Eliza, ia assistir as gravações do disco no estúdio e, inspirada pelas canções, escolheu algumas pinturas do mestre baiano para fazer bordados. Assim começou a nascer a idéia do projeto gráfico feito pela agência Motiva. Quando os painéis ficaram prontos não restou dúvida: era a capa!


Como vocês receberam a notícia sobre a indicação o melhor grupo vocal de MPB vinda do prêmio mais importante da música brasileira? Era algo esperado?

QP - Dedicamos nosso tempo e coração a esse projeto procurando fazer todo o processo com muito esmero. Receber uma indicação de um prêmio tão sério e conceituado e uma bela recompensa e atestado de que estamos no caminho certo!
Agora é ficar na torcida!


Como tem sido conciliar a agenda de vocês para as apresentações que vem esporadicamente ocorrendo?

QP - Estamos conseguindo realizar de forma razoável essa tarefa. As vezes temos choques de datas de outros trabalhos, mas como tudo é decidido com antecedência, não tivemos ainda grandes problemas.


Há pretensões de correr o país com a apresentação desse espetáculo?

QP - É desejo do Quarteto levar esse trabalho ao maior número de pessoas possível! Apesar de sermos um grupo sem patrocínio, estamos tentando nos articular pra que esse show seja feito por todo o Brasil. Fizemos uma bela apresentação na Casa da Ópera em Outro Preto com os ingressos esgotados! Agora é aguardar um novo convite.


Maiores Informações:
Facebook (Página) - http://www.facebook.com/quartetoprimo
Youtube - http://www.youtube.com/user/KRUGERMARCIO
Flavors -  http://flavors.me/quartetoprimo

0 comentários:

LinkWithin