domingo, 5 de agosto de 2012

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

Há 30 anos era lançado o primeiro álbum de Paulinho Pedra Azul, um disco que conta o grande clássico do seu repertório: "Jardim da fantasia". 


Jardins da Fantasia - Paulinho Pedra Azul (RCA Victor - 103.0537) (1982)



Por Zema Ribeiro


Ali pela segunda metade da década de 90 do século passado, quando passei a colecionar discos com mais afinco – eu tinha uns poucos vinis e a partir do cd é que passei a comprar discos com mais frequência, economizando qualquer trocado para adquirir este ou aquele título que me interessava mais – procurava sem cansar um disco de Paulinho Pedra Azul, de início por causa de uma música cujo nome eu sequer sabia.

Já havia dado de cara com o disco em diversas prateleiras, relançamento no formato cd, e nunca me dava conta de que se tratava dele. O rádio ainda era para mim a maior fonte de informação – nunca fui muito fã de televisão e a internet ainda não era realidade em minha vida. Sim, eu sempre vivi no Maranhão, onde as coisas demoram a chegar e com a internet não foi diferente, ao menos para mim.

Um dia acabei adquirindo um disco de Renato Teixeira & Pena Branca e Xavantinho, gravado Ao vivo em Tatuí. Pus o cd para tocar e lá estava a música que eu tanto procurava: Jardim da fantasia, de Paulinho Pedra Azul. Só ali fui descobrir o verdadeiro título da música, que eu chamava, de mim para mim, de Bem te vi, e assim a procurava nas capas dos discos do músico mineiro que ia encontrando em lojas e sebos.



Faixas
01 -  Ave cantadeira (Paulinho Pedra Azul)
02 - Pobre bichinho (Fagner)
03 - Valsa do desencanto (Paulinho Nogueira)
04 - Voarás (Paulinho Nogueira)
05 - Nascente (Flávio Venturini, Murilo Antunes)
06 - Cortinas de ferro (Paulinho Nogueira)
07 - Jequitinhonha (Lery, Paulinho Assunção)
08 - Cantar (Godofredo Guedes)
09 - Jardim da fantasia (Paulinho Nogueira)
10 - Vagando (Paulinho Nogueira)
11 - Ave cantadeira (Paulinho Nogueira)

0 comentários:

LinkWithin