Por Bruno Negromonte
Porém, remando contra todas essas adversidades existentes, a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG através da pessoa do maestro, arranjador e professor Jarbas Cavendish Seixas vem fazendo um trabalho belíssimo nesse formato "Big Band" tão escasso nos dias atuais em nosso país. A Pequi faz parte de um restrito grupo de "Big Bands" nacionais que se enumeradas não chegam a um números significativo, mas em detrimento a isso procuram dignificar e exaltar a música brasileira como um todo, assim como também fazem bandas do mesmo estilo como a Mantiqueira e a Spok Frevo Orquestra (sendo esta última mais adepta de um gênero só: o frevo).
Com a coordenação do Jarbas e o auxílio de nomes como Alexandre Magno, Fabiano Chagas, Tonico Cardoso, Fábio Oliveira, Johnson Machado, Everson Bastos e Diones Correntino, o trabalho da Banda Pequi tem sido elaborado de maneira exímia e tem mostrado ao Brasil que a música instrumental só precisa de estímulo para dar frutos. Hoje a Pequi é uma família, um centro de resistência ao que é imposto pelo mercado musical global e um local de culto a boa música, onde o predomínio maior de seu repertório é a música popular brasileira.
"Estávamos àquela época com a ideia de gravar um cd de registro, caseiro. Perguntei ao Nelson se ele autorizaria gravar suas músicas e arranjos e ele prontamente concordou, com a condição de estar presente no projeto. Foi assim com o Ney e o Kiko. A Leila quando soube da história disse na hora:estou nessa." relata Jarbas.
Esse trabalho começou a se desenhar em 2008 quando a Pequi foi convidada para fazer uma participação no Canto da Primavera com a presença de Nelson Faria, Ney Conceição, Kiko Freitas e Leila Pinheiro.
Finalmente, quase 02 anos após o início da proposta e em comemoração aos 10 anos do grupo o CD chegou em forma de presente para aqueles que acompanham a Pequi e amam a boa música instrumental brasileira. O CD tem como produção a Universidade Federal de Goiás, através da Pro- Reitoria de Extensão e Cultura, do Instituto Casa Brasil e conta com recursos da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura.
Há no álbum a participação pra lá de especial de nomes como Ney Conceição, Nelson Faria e Kiko Freitas (integrantes do Nosso Trio) e Leila Pinheiro.
O Lançamento aconteceu em novembro passado no Centro de Eventos e Cultura da UFG e contou com a participação do Nelson Faria e da Leila Pinheiro.
O repertório do álbum é composto por 10 faixas que deixa o ouvinte com a sensação de bem que poderia ser 20. Todas elas são registros belíssimos do nosso cancioneiro popular com um toque requintado dos arranjos de nomes como Jarbas Cavendish , Nelson Faria , Adail Fernandes e Rafael dos Santos.
As faixas que compõem o álbum são as seguintes:
01 - Brooklyn High (Nelson Faria) - Arranjo: Nelson Faria
02 - Ioiô (Nelson Faria) - Arranjo: Nelson Faria
03 - Estamos aí (Maurício Einhorn) - Arranjo: Nelson Faria
04 - Coisa Nº10 (Moacir Santos) - Arranjo: Adail Fernandes
05 - Jirau (Rafael dos Santos) - Arranjo: Rafael dos Santos
06 - Pelas Tabelas (Chico Buarque de Hollanda)- Arranjo: Jarbas Cavendish
07 - Brejo da Cruz (Chico Buarque de Hollanda)- Arranjo: Jarbas Cavendish / Voz: Leila Pinheiro
08 - Dindi (Antônio Carlos Jobim)Arranjo: Nelson Faria / Voz: Leila Pinheiro
09 - Canibaile (Guinga - Aldir Blanc)Arranjo: Nelson Faria / Voz: Leila Pinheiro
10 - Vera Cruz (Milton Nascimento - Márcio Borges)Arranjo: Nelson Faria / Voz: Leila Pinheiro
Para aquisição do CD há a possibilidade através do blog da Pequi que pode ser acessado se clicarem na imagem do álbum ao lado direito do blog ou na imagem do álbum presente aqui na postagem.
0 comentários:
Postar um comentário