sábado, 5 de fevereiro de 2011

EXCELENTE CD! BANDA PEQUI, LEILA PINHEIRO E NELSON FARIA

Por Bruno Negromonte

O pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro e sua árvore atinge geralmente 10 metros de altura. Já a Banda Pequi é um Projeto de Extensão e Cultura da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG), que ao longo desses 10 anos de existência não tem se limitado nem restringido a propagação da boa música popular brasileira em nosso país. O som da Pequi tem ecoado em espaços cada vez mais longínquos, propagando a boa música instrumental do centro-oeste do nosso estimado Brasil.

Formada em um estilo tipo "Big Band" a sua instrumentação é composta de 4 trompetes, 4 trombones, 5 saxofones e base completa, integrando um total de 20 músicos; e nesses 10 anos de existência (completados festivamente com o lançamento de um excelente CD em 2010) tem procurado propagar os grandes nomes de nossa música popular além de canções de autorias próprias, tudo isso aliado a arranjos inovados e de bom gosto. Porém sabemos que projetos no estilo "Big Band" não são muito comuns no Brasil, pois geralmente são dispendiosos por conta da grande quantidade de músicos envolvidos. Quando não isso, é complicado juntar 20, 25 músicos em uma data em que todos estejam disponíveis para reunir-se. Essas formações eram mais comuns em épocas passadas, principalmente nos EUA difundindo o Jazz. No Brasil a propagação se deu com uma certa ênfase na década de 60.

Porém, remando contra todas essas adversidades existentes, a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG através da pessoa do maestro, arranjador e professor Jarbas Cavendish Seixas vem fazendo um trabalho belíssimo nesse formato "Big Band" tão escasso nos dias atuais em nosso país. A Pequi faz parte de um restrito grupo de "Big Bands" nacionais que se enumeradas não chegam a um números significativo, mas em detrimento a isso procuram dignificar e exaltar a música brasileira como um todo, assim como também fazem bandas do mesmo estilo como a Mantiqueira e a Spok Frevo Orquestra (sendo esta última mais adepta de um gênero só: o frevo).

Com a coordenação do Jarbas e o auxílio de nomes como Alexandre Magno, Fabiano Chagas, Tonico Cardoso, Fábio Oliveira, Johnson Machado, Everson Bastos e Diones Correntino, o trabalho da Banda Pequi tem sido elaborado de maneira exímia e tem mostrado ao Brasil que a música instrumental só precisa de estímulo para dar frutos. Hoje a Pequi é uma família, um centro de resistência ao que é imposto pelo mercado musical global e um local de culto a boa música, onde o predomínio maior de seu repertório é a música popular brasileira.

Estruturalmente a Banda Pequi tem seu território marcado na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, num belo e confortável prédio no Campus II, Samambaia. Vale ressaltar que esta escola de música é uma das mais antigas do Brasil e hoje uma das mais fortes, com seu corpo docente formado em sua grande maioria por mestre e doutores. O bacana é observar que, embora consolidada com escola referência nos instrumentos “eruditos”, a Emac possibilita o desenvolvimento da música popular brasileira, através de projetos, disciplinas e pesquisas como por exemplo esse projeto da Banda Pequi.

Nesse contexto acadêmico pesquisar e executar diversos estilos e gêneros da música popular brasileira é algo corriqueiro; e nesse “laboratório” musical, arranjos de peças conhecidas e composições de novos compositores fazem parte dessa pesquisa, bem como a confecção de partituras em programas de edição musical, servindo de suporte para a Pequi.

Assim surgiu a ideia de juntar o trabalho acadêmico, com o que existe de melhor no mercado musical popular, trazendo para os integrantes da banda um vivência ímpar e uma enorme responsabilidade, buscando superar nossas limitações para atendermos as exigências qualitativas do produto que estaria por vir (o CD).

"Estávamos àquela época com a ideia de gravar um cd de registro, caseiro. Perguntei ao Nelson se ele autorizaria gravar suas músicas e arranjos e ele prontamente concordou, com a condição de estar presente no projeto. Foi assim com o Ney e o Kiko. A Leila quando soube da história disse na hora:estou nessa." relata Jarbas.

Esse trabalho começou a se desenhar em 2008 quando a Pequi foi convidada para fazer uma participação no Canto da Primavera com a presença de Nelson Faria, Ney Conceição, Kiko Freitas e Leila Pinheiro.

Finalmente, quase 02 anos após o início da proposta e em comemoração aos 10 anos do grupo o CD chegou em forma de presente para aqueles que acompanham a Pequi e amam a boa música instrumental brasileira. O CD tem como produção a Universidade Federal de Goiás, através da Pro- Reitoria de Extensão e Cultura, do Instituto Casa Brasil e conta com recursos da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura.

Há no álbum a participação pra lá de especial de nomes como Ney Conceição, Nelson Faria e Kiko Freitas (integrantes do Nosso Trio) e Leila Pinheiro.

O Lançamento aconteceu em novembro passado no Centro de Eventos e Cultura da UFG e contou com a participação do Nelson Faria e da Leila Pinheiro.

O repertório do álbum é composto por 10 faixas que deixa o ouvinte com a sensação de bem que poderia ser 20. Todas elas são registros belíssimos do nosso cancioneiro popular com um toque requintado dos arranjos de nomes como Jarbas Cavendish , Nelson Faria , Adail Fernandes e Rafael dos Santos.

As faixas que compõem o álbum são as seguintes:

01 - Brooklyn High (Nelson Faria) - Arranjo: Nelson Faria
02 - Ioiô (Nelson Faria) - Arranjo: Nelson Faria
03 - Estamos aí (Maurício Einhorn) - Arranjo: Nelson Faria
04 - Coisa Nº10 (Moacir Santos) - Arranjo: Adail Fernandes
05 - Jirau (Rafael dos Santos) - Arranjo: Rafael dos Santos
06 - Pelas Tabelas (Chico Buarque de Hollanda)- Arranjo: Jarbas Cavendish
07 - Brejo da Cruz (Chico Buarque de Hollanda)- Arranjo: Jarbas Cavendish / Voz: Leila Pinheiro
08 - Dindi (Antônio Carlos Jobim)Arranjo: Nelson Faria / Voz: Leila Pinheiro
09 - Canibaile (Guinga - Aldir Blanc)Arranjo: Nelson Faria / Voz: Leila Pinheiro
10 - Vera Cruz (Milton Nascimento - Márcio Borges)Arranjo: Nelson Faria / Voz: Leila Pinheiro

Para aquisição do CD há a possibilidade através do blog da Pequi que pode ser acessado se clicarem na imagem do álbum ao lado direito do blog ou na imagem do álbum presente aqui na postagem.

0 comentários:

LinkWithin