Porto Musical 2011 reforça tendência da música brasileira no mercado internacional
Recife. Nordeste brasileiro. Período pré-carnavalesco. Porto Musical. Elementos certeiros que, juntos, vão transformar a semana de 23 a 26 de fevereiro atraente a qualquer pessoa que gosta de música e, principalmente, profissionais do segmento com olhar atento às atuais discussões do setor. O Porto Musical chega à 5ª edição com o status de pioneiro em eventos de negócios da música no Brasil, com foco para o mercado internacional. 2005, 2006, 2007 e 2009 somam 123 conferências e 52 showcases. Na trajetória, traz a fundamental parceria com a WOMEX, uma das maiores e mais conceituadas convenções de música do mundo. Em 2011,o Porto Musical é apresentado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Cultura, por meio do Fundo Nacional de Cultura. Este ano, todas as conferências ocorrem no Centro Cultural Correios, Bairro do Recife. Os showcases permanecem na Praça do Arsenal da Marinha e Torre Malakoff, abertos ao público.
Para 2011, o Porto Musical apresenta 14 showcases e 26 conferências divididas em suas três plataformas de discussões: GO BRAZIL! (com panorama do mercado nacional), GO DIGITAL! (que trata da interação entre música e tecnologia e da indústria criativa) e GO INTERNATIONAL !(com abordagem de temas ligados à exportação da música brasileira). “Quem tiver o olhar mais atento, vai perceber que este ano contaremos com importantes conferencistas na Go Internacional!. Esta plataforma vem bem diversificada. Mas isso é um reflexo do momento da música brasileira. Cada vez mais vemos artistas e produtores investindo no mercado internacional”, aponta Melina Hickson, diretora do Porto Musical e da Fina Produção, que realiza a convenção com a Astrovane Iniciativas Culturais em cooperação com o Porto Digital e a WOMEX.
Para a GO INTERNATIONAL!, podemos destacar (apesar de ser difícil tal missão diante da programação) a presença dos programadores do Linconl Center (NY) e Barbican Center (Londres), Bill Bragin e Bryn Ormrod, respectivamente. Cees de Bever, curador e articulador de um projeto de intercâmbio entre Brasil e Holanda; Octavio Arbeláez, uma das mais importantes personalidades para articulação na América Latina; Danny Kapilian, americano por muitos anos responsável pela conexão entre música e turismo na National Geographic.
O GO DIGITAL! Traz ao Recife Tristan Jehan, criador da ferramenta The EchoNest, que serve de base para vários sites de música, como o Last FM. O público terá a ainda a oportunidade de ouvir François Pachet, cientista mor do laboratório de música da Sony Music da França e responsável por diversos softwares de interação com a música.
Assuntos polêmicos, como a extinção da OMB estarão em pauta no GO BRAZIL!, com base nos estudos de Deborah Sztajnberg; Marcelo Goldenstein apresenta “A Música em Metamorfose”, com ênfase nos novos mercados; Charles Gavin, ex-Titãs que apresenta seus projetos e pesquisas sobre a cultura do vinil ; e ainda Siba e Lirinha, artistas brasileiros, nordestinos, que conversam sobre suas carreiras e trocam idéias sobre conquista de mercado e público.
Para 2011, o Porto Musical apresenta 14 showcases e 26 conferências divididas em suas três plataformas de discussões: GO BRAZIL! (com panorama do mercado nacional), GO DIGITAL! (que trata da interação entre música e tecnologia e da indústria criativa) e GO INTERNATIONAL !(com abordagem de temas ligados à exportação da música brasileira). “Quem tiver o olhar mais atento, vai perceber que este ano contaremos com importantes conferencistas na Go Internacional!. Esta plataforma vem bem diversificada. Mas isso é um reflexo do momento da música brasileira. Cada vez mais vemos artistas e produtores investindo no mercado internacional”, aponta Melina Hickson, diretora do Porto Musical e da Fina Produção, que realiza a convenção com a Astrovane Iniciativas Culturais em cooperação com o Porto Digital e a WOMEX.
Para a GO INTERNATIONAL!, podemos destacar (apesar de ser difícil tal missão diante da programação) a presença dos programadores do Linconl Center (NY) e Barbican Center (Londres), Bill Bragin e Bryn Ormrod, respectivamente. Cees de Bever, curador e articulador de um projeto de intercâmbio entre Brasil e Holanda; Octavio Arbeláez, uma das mais importantes personalidades para articulação na América Latina; Danny Kapilian, americano por muitos anos responsável pela conexão entre música e turismo na National Geographic.
O GO DIGITAL! Traz ao Recife Tristan Jehan, criador da ferramenta The EchoNest, que serve de base para vários sites de música, como o Last FM. O público terá a ainda a oportunidade de ouvir François Pachet, cientista mor do laboratório de música da Sony Music da França e responsável por diversos softwares de interação com a música.
Assuntos polêmicos, como a extinção da OMB estarão em pauta no GO BRAZIL!, com base nos estudos de Deborah Sztajnberg; Marcelo Goldenstein apresenta “A Música em Metamorfose”, com ênfase nos novos mercados; Charles Gavin, ex-Titãs que apresenta seus projetos e pesquisas sobre a cultura do vinil ; e ainda Siba e Lirinha, artistas brasileiros, nordestinos, que conversam sobre suas carreiras e trocam idéias sobre conquista de mercado e público.
Bianual
A partir de 2011 o Porto Musical passa a ser bianual. A 6ª edição já está programada para fevereiro de 2013, no Recife – acompanhando a idéia inicial do projeto, que é anteceder ao período carnavalesco. “Queremos preservar a qualidade da programação em detrimento da quantidade. Dois anos é o espaço coerente para as transformações do mercado, já que o conteúdo não se renova na velocidade de um ano”, garante Melina Hickson.
Para 2011, o Porto Musical aguarda um público espontâneo de profissionais da música de mais de dez países, como Eslovênia, Argentina, Colômbia, França, Estados Unidos, Holanda. A maioria destes profissionais fica para conhecer o Carnaval do Recife e Olinda, festa popular naturalmente interessante para quem visita o país.
A partir de 2011 o Porto Musical passa a ser bianual. A 6ª edição já está programada para fevereiro de 2013, no Recife – acompanhando a idéia inicial do projeto, que é anteceder ao período carnavalesco. “Queremos preservar a qualidade da programação em detrimento da quantidade. Dois anos é o espaço coerente para as transformações do mercado, já que o conteúdo não se renova na velocidade de um ano”, garante Melina Hickson.
Para 2011, o Porto Musical aguarda um público espontâneo de profissionais da música de mais de dez países, como Eslovênia, Argentina, Colômbia, França, Estados Unidos, Holanda. A maioria destes profissionais fica para conhecer o Carnaval do Recife e Olinda, festa popular naturalmente interessante para quem visita o país.
Inscrições
Quem perdeu as duas primeiras taxas promocionais do Porto Musical pode se inscrever até 18 de fevereiro pela Late Rate (R$ 120). Após esta data, abrem as inscrições pela Walk up Rate, de 22 a 26 de fevereiro, por R$ 140, efetuadas no próprio Centro Cultural Correios (onde serão realizadas todas as conferências).
As inscrições são necessárias para quem quer participar das conferências e encontros. Osshowcases acontecem nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, no Palco da Praça do Arsenal da Marinha e Torre Malakoff (com os DJ sets) e são abertos ao público. Artistas como Lucas Santtana, Do Amor, Luisa Maita, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Fim de Feira, Catarina Dee Jah, Pouca Chinfra, Lindigo entre outros fazem parte da pogramação de showcases do Porto Musical.
A abertura do evento, no dia 23, ocorre na Torre Malakoff para inscritos e convidados. Nesta noite, apresentam-se as bandas pernambucanas Wassab e Treminhão, além do olindense DJ 440.
O Porto Musical tem o patrocínio da Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco e apoio doCentro Cultural Correios.
CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA: www.portomusical.com.br
Contato para entrevistas: Melina Hickson (diretora do Porto Musical): 3037.2531 | 9657.2531
SERVIÇO
Porto Musical 2011 – 5ª edição
De 23 a 26 de fevereiro
Onde: Centro Cultural Correios (conferências) e showcases (Praça do Arsenal da Marinha e Torre Malakoff)
Informações:
81. 34215380 – Astronave Iniciativas Culturais
81. 30372531 – Fina Produção
0 comentários:
Postar um comentário