sábado, 19 de dezembro de 2009

PREFEITURA DE OLINDA E DO RECIFE DIVULGAM AS SUAS RESPECTIVAS PROGRAMAÇÕES

Olinda
A terra dos calungas gigantes ganha um presépio de gigantes. A Prefeitura Municipal de Olinda preparou uma decoração especial para o Sítio Histórico com o maior presépio já montado em todo País, constituído por mais de 70 bonecos gigantes, além de atividades culturais para todo o período natalino, nas principais praças da cidade. A abertura da programação de Natal tem inicio neste domingo (13), às 18h, com o lançamento do presépio assinado pelo artista plástico Fernando Augusto que já está sendo montado na cidade.

Com uma proposta singular, o presépio natalino da cidade Patrimônio da Humanidade é constituído por 75 bonecos gigantes que estarão espalhados pela encosta do morro do Carmo, tendo como fundo a Igreja Carmelita, especialmente iluminada para a ocasião. Os personagens com alturas entre 6m a 2m serão expostos em praticáveis de diferentes níveis e alturas, criando sinuosidades topográficas e gerando um ritmo expositório com mais de 100m de cena aberta.

Para completar o clima natalino, um sistema de som vai funcionar das 10h da manhã a meia noite, com repertório do cancioneiro natalino brasileiro e internacional, além de canções eruditas conhecidas mundialmente, batuques ritualísticos e dobrados de procissões, tudo organizado pela equipe do grupo Mamulengo Só-Riso.

O presépio será acompanhado também de iluminação cênica em todo o conjunto, que ficará exposto até o dia de Reis do próximo ano. A obra é uma criação do artista plástico Fernando Augusto com co-produção do grupo SÓ-RISO.


Recife
Já o Recife trás como novidades algumas coisas que vão marcar os festejos natalinos deste ano na capital pernambucana. Quem costumava passar o réveillon no Marco Zero, no Bairro do Recife, vai ter que escolher outro destino. Este ano, a festa vai se concentrar na orla de Boa Viagem, onde haverá dois polos: um no Pina e um na frente do edifício Acaiaca. Por eles, além de diversos artistas em voga na cena pernambucana, passarão nomes como Alcione, Erasmo Carlos e Gabriel o Pensador [confira a programação completa do ciclo natalino].

A decisão de retirar a programação de réveillon do Marco Zero foi motivada por uma queda gradual no movimento no polo durante os últimos anos. "A população vem fazendo naturalmente a opção de passar o réveillon na orla", afirmou o prefeito João da Costa. "O Marco Zero estava subutilizado. Fazíamos um investimento alto para pouca gente. Então, decidimos ir aonde o povo está", completou.

A programação no polo do Pina será voltada para o samba. Além do show de Alcione, subirão ao palco Trio Pouca Chinfra e a Cozinha, Gerlane Da Branca, Belo X, Gigantes do Samba, Ramos Silva e Wellington do Pandeiro e Claudionor Germano e Orquestra Popular do Recife. A uma distância de mais ou menos quatro quilômetros, o polo do Acaica receberá, além de Erasmo Carlos e Gabriel o Pensador, a Orquestra Contemporânea de Olinda e a Spok Frevo Orquestra. Entre um palco e outro, haverá uma torre de DJs, que será comandada pelo time do Sem Loção. Pela primeira vez, a queima de fogos acontecerá em balsas, uma na altura de cada polo. Além da orla de Boa Viagem, haverá programação de réveillon em mais dois polos: um no Ibura e um no Morro da Conceição.

Já que a celebração da chegada do Ano Novo será concentrada principalmente em Boa Viagem, a programação do Natal será focada no Bairro do Recife. Este ano, o Marco Zero não receberá shows, pois será palco exclusivo do espetáculo do Baile do Menino Deus. "É uma maneira que encontramos de dar visibilidade ao baile, já que em anos anteriores, quando o espetáculo dividia espaço com apresentações musicais, havia certa perda de foco", explicou o secretário de cultura do Recife, Renato L. Os shows no Centro do Recife ocorrerão nos polos do Pátio de São Pedro, da Praça do Arsenal e da Rua da Moeda. Entre as apresentações, Cascabulho, Alessandra Leão, Isaar, Eddie, China, Lula Cortes e El Mocambo. Além dos polos no Recife Antigo, haverá ainda 12 polos comunitários espalhados pela cidade.

A programação do Ciclo Natalino tem início no dia 13 de dezembro, com o concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, e termina no dia 6 de janeiro. O investimento da Prefeitura nos festejos, que têm como tema "Natal da Paz", é de R$ 5,5 milhões. O homenageado deste ano é Dom Hélder Câmara.

0 comentários:

LinkWithin