quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

MAX DE CASTRO - 10 ANOS DEPOIS...

Max de Castro nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 14 de novembro de 1972 porém, mudou-se para São Paulo ainda criança, onde logo se interessou por música, estimulado pelo pai, Wilson Simonal.

Influenciado por Djavan, Jorge Ben Jor, Cassiano, formou, em 1992, a banda Confraria, ao lado de Pedro Mariano e Daniel Carlomagno. No início do ano 2000 lançou “Samba Raro” pela gravadora Trama, produzido, arranjado, tocado e composto por ele. O álbum teve ótima receptividade de público, crítica e amigos músicos – Ed Motta o classificou como trabalho de “gênio”, Nelson Motta diz que é um dos melhores discos já lançados e Lobão o convidou para produzir a faixa “Decadence avec elegance”. Samba Raro apresentou uma moderna mistura de música eletrônica, soul, samba e bossa nova, conquistando os mais conceituados DJs do país, como Patife, que remixou Pra Você Lembrar, sucesso no circuito alternativo de Londres intitulada Carnival. Neste mesmo ano Max de Castro recebeu o prêmio APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte - como Revelação em 2000 e participou do disco Projeto Artistas Reunidos, junto com o irmão Wilson Simoninha, Jairzinho Oliveira, Luciana Mello, Pedro Mariano e Daniel Carlomagno.



Em 2001 produziu faixas nos discos de Roberto Frejat, Paula Lima, Kid Abelha, Leandro Lehart, Tom Zé, além de remixes para Ed Motta, Fernanda Porto, Wax Poetic e chegou a produzir quatro faixas para o disco Vírus do grupo de rap paulista Camorra. Seu trabalho durante essa época também teve boa repercussão internacional, principalmente nos Estados Unidos e Europa, onde passou a tocar regularmente.

O segundo álbum Orquestra Klaxon, lançado em 2002, diferente do primeiro que foi todo produzido, arranjado, composto, tocado e cantado por Max, traz parcerias e músicos convidados. Nas letras o cantor estréia parceria com Erasmo Carlos, Marcelo Yuka, Nelson Motta, Fred Zero Quatro e Seu Jorge. O time de convidados também não fica atrás: Liminha, Daniel Jobim, Maestro Sérgio Carvalho e outros. No mesmo ano, Max apareceu na capa da revista americana Timea o lado de Shakira e outros, numa reportagem especial sobre as novidades da música global.



Eleito pela APCA como o artista do ano de 2005, após o lançamento de seu terceiro album “Max De Castro” (considerado o mais livre de seus trabalhos). No mesmo ano ainda colaborou com DJ Suv do aclamado grupo ingles Roni Size Reprazent, e lançou exclusivamente na inglaterra um single com a música “Febrery. Na França lançou um EP com o DJ Kid Loco. Ao voltar mais uma vez à Europa estendeu sua turnê pela primeira vez aos países do leste europeu como Rússia e Ucrânia.
Como sugere o título, neste álbum Max realiza um trabalho mais autoral. Com menos parcerias que Orquestra Klaxon, apenas com Lulu Santos e Nelson Motta, Max de Castro neste disco reafirma suas qualidades de compositor e instrumentista. O álbum conta ainda com as participações do percussionista Naná Vasconcelos, na faixa Ciranda ao Redor da Galáxia, e do Trio Mocotó em Rosa, um samba para os excluídos.
Seu último álbum, "Balanço das Horas", lançado em 2006, esteve novamente em várias listas como um dos melhores lançamentos daquele ano. Música Pop, samba, hip hop, jazz, post-rock, dub, soul music, funk batidas eletrônicas, efeitos e distorções estão no arsenal de Max. Com as mais variadas referências, seu trabalho cresce a cada nova audição, requer atenção em cada detalhe, cada curva e cada acorde tem histórias acumuladas. "Balanço das Horas" nesse ano de 2006 concorreu ao VMBde melhor vídeo de MPB (prêmio instituido pelo canal de televisão MTV) .
Em 2008 além de ter produzido o disco de seu irmão Wilson Simoninha, “Melhor”, tem se dedicado também a direção e concepção de shows especiais como foi o caso de “As curvas da estrada de Santos-uma viagem pela obra de Roberto Carlos” que além dos arranjos e direção de Max contou com a participação de Zé Renato, Vania Abreu, Bruno Morais e Pedro Mariano. E também “Os Afrosambas” um tributo ao album de Baden e Vinícius que Max reinterpreta essas canções ao lado da cantora Fabiana Cozza.

Agora 2009 Max está comemorando 10 anos de carreira fonográfica sendo considerado um dos maiores e mais completos talentos surgidos nesta última década. A Time Magazine, por exemplo, o chamou de “maior talento musical brasileiro das últimas três décadas”.

Em entrevista para o site "Quem", ao ser perguntado pela distância de seus atuais trabalhos com a música eletrônica, Max afirmou: "A música eletrônica chegou na publicidade e virou trilha de comercial de automóvel – que é o estágio máximo de decadência estética que um gênero musical pode atingir."


Discografia Oficial

Samba Raro (2000)
Faixas:
01 - Intro
02 - Samba Raro
03 - Afrosamba
04 - Pra Você Lembrar
05 - Ela Disse Assim...
06 - Rapadura
07 - Onda Diferente
08 - 1 Flash
09 - 2 Bailarinas
10 - Você E Eu
11 - Outro



Orchestra Klaxon (2002)
Faixas:
01 - futuro pertence à jovem vanguarda (Max de Castro)
02 - A história da morena nua que abalou as estruturas do esplendor do carnaval (Erasmo Carlos - Max de Castro)
03 - A vida como ela quer (Bernardo Vilhena - Max de Castro)
04 - Mais uma vez, um amor (Max de Castro)
05 - O nego do cabelo bom (Seu Jorge - Max de Castro)
06 - Mancha roxa (Marcha rancho) (Max de Castro)
07 - Os óculos escuros de Cartola (Marcelo Yuka - Max de Castro)
08 - Petit comitê na casa de Tia Ciata (Max de Castro)
09 - Sonho de verão (Nelson Motta - Max de Castro)
10 - Acapulco, daqui a pouco (Max de Castro)
11 - Linha do tempo (Max de Castro - Fred 04)
12 - Calaram a voz do nosso amor (Max de Castro)



Projeto Artistas Reunidos (2002)

Faixas:
01 - Pot-pourri:
Aqui nesse pedaço
O samba da minha terra
Qual mentira devo acreditar
Samba de uma nota só
De noite na cama
Você não entende nada
Zazueira
02 - Simples desejo
03 - Mais um caso
04 - Histórias complicadas
05 - Disritmia
06 - Só chamar
07 - Tributo a Martin Lurter King
08 - Calados
09 - Pedra sobre pedra
10 - Tropical melancolia
11 - Morena paulista
12 - Livre pra viver
13 - Bebete, vambora


Max De Castro (2005)
Faixas:
01 - Ciranda ao Redor da Galáxia
02 - Toa Filha de Madame Saré
03 - Silêncio no Brooklin
04 - Stereo
05 - Stratosfera
06 - Iluminismo
07 - Vontade de Potência
08 - Teia Dramática
09 - Pixinguinha Superstar
10 - Sempre aos Domingos
11 - Depois da Festa
12 - Rosa, um Samba para Excluídos


Balanço das Hora (2006)
Faixas:
01 - Se Não Tem Remédio, Remediado Está
02 - É o Caso de Perguntar
03 - Balanço das Horas
04 - Candura
05 - I Remember Fela
06 - Doce Deleite (Possivelmente Amor)
07 - Sly Stone Is Playing in My House
08 - Programa
09 - Samba Jóia
10 - Assim É... se Lhe Parece
11 - Rindo se Diz Coisas Sérias (Pós-Valsa para Novelli)

2 comentários:

Anônimo disse...

Faltou o batera da Banda Confraria: Carlos Eduardo de Lima (Dudu Lima)

Altamironjr disse...

Não entendi, é só para ler, não baixar?

LinkWithin