terça-feira, 1 de dezembro de 2009

60 ANOS DA DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

De 1º a 6 de dezembro acontece, em Recife (PE), a 4ª edição da Semana de Direitos Humanos: Iguais na Diferença, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). O evento será aberto por Nelson Sargento, um dos baluartes do nosso samba, no Pátio São Pedro, durante a Terça Negra, tradicional evento na capital do Estado. A celebração itinerante comemora os 61 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Já passou pelo Rio de Janeiro, Salvador e Brasília, respectivamente, nos anos anteriores.

A programação inclui uma série de ações descentralizadas, além de um grande show de encerramento, no domingo, dia 6, às 19h, no Marco Zero. Antonio Nóbrega assina a direção artística desse encontro que reunirá Arnaldo Antunes, Chico Cesar, Ed Motta, Elza Soares, Emílio Santiago, Luiz Melodia, Margareth Menezes, Monica Salmaso, Siba, Silvério Pessoa e Spok
“A idéia norteadora da Semana de Direitos Humanos é validar a arte como um veículo eficaz na promoção dos Direitos Humanos, que engloba também o direito à cultura”, afirma o ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi. Ele diz que a cultura, a arte e a música sempre tiveram e têm papel fundamental para a promoção desses direitos no Brasil e no mundo e o show comemora essa parceria histórica. “Direitos Humanos são a defesa da vida e a idéia do show é celebrar a vida, as diferenças e o direito a igualdade”, afirma Vannuchi.


Nóbrega conta que a seleção de músicos foi “fiel ao espírito da Semana”. “Tentei fazer uma radiografia da heterogeneidade da música brasileira”, explica o multiartista. Há diferentes ritmos e estilos entre esses músicos, mas todos têm trabalhos muito interessantes e representam bem a diversidade musical do Brasil”. Nóbrega apresentará cada convidado, que tocará, em média, três canções de seu próprio repertório. No final, todos eles estarão reunidos no palco.
Ao longo de seis dias serão realizadas atividades que envolvem manifestações culturais desenvolvidas local e nacionalmente. Difundir e popularizar o conteúdo da Declaração, bem como desenvolver ações que contemplem e integrem segmentos socialmente vulneráveis também são pilares dessa realização.


“Faremos um show bem brasileiro, com artistas comprometidos com a música brasileira”, afirma Antônio Nóbrega. Segundo ele, a idéia é de celebração, união, confraternização.
A semana "Direitos Humanos: Iguais na Diferença", que anualmente concentra as atividades em uma das capitais brasileira foi realizada no Rio de Janeiro- em 2006, e em Salvador – em 2007; e em 2008, Brasília.

Os Direitos Culturais são parte integrante dos direitos humanos e estão indicados no artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), e nos artigos 13 e 15 do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966). Assim, todas as pessoas devem poder participar da vida cultural de sua escolha e exercer suas próprias práticas culturais. O evento conta com o patrocínio da Petrobras e o Banco e do Banco do Nordeste. O governo do Estado de Pwernambuco e a Prefeitura de Recife são apoiadores.

Por dentro da programação

Dia 1º de dezembro – terça-feira

20h30: Abertura da 4ª Semana dos Direitos Humanos: Iguais na Diferença
21h: Roda de samba com Nelson Sargento
Local: Pátio São Pedro, Recife

Dia 2 de dezembro – quarta-feira

9h às 12h: Documentação/reconhecimento da paternidade
Local: Colônia Penal Feminina

15h às 16h: Apresentação dos resultados do levantamento dos prontuários das detentas provisórias
Local: Colônia Penal Feminina

16h15 às 17h15: Seminário – A dignidade da mulher encarcerada
Local: Colônia Penal Feminina

17h30 às 18h30: Maracatu Toque de Leoa

19h: Nando Cordel

Dia 3 de dezembro – quinta-feira

8h às 12h: Acesso da população em situação de risco aos serviços disponibilizados (como emissão e retirada de documentos civis, atendimento odontológico, ação de prevenção em saúde pública)
Local: Nascedouro dos Peixinhos (Avenida Brasília, s/n, Peixinhos)

9h às 11h30: Mesa de discussões (entre os temas, “Direitos Humanos para a infância e a adolescência”, “Promoção e garantia de direitos da população em situação de rua”)
Local: Nascedouro dos Peixinhos (Avenida Brasília, s/n, Peixinhos)

12h: Faces do Subúrbio
Local: Nascedouro dos Peixinhos (Avenida Brasília, s/n, Peixinhos)

16h às 18h: Debate sobre os desafios e as perspectivas da política nacional para LGBT (lançamento do plano nacional LGBT)
Local: Torre Malakoff (Rua São Jorge, 100, Recife Antigo)

20h: Quinta da Diversidade – Especial da Semana dos Direitos Humanos
Local: Pátio de São Pedro (Avenida Dantas Barreto)

Dia 4 de dezembro – sexta-feira

9h às 12h: Seminário – Acessibilidade, o direito e a cidade
Local: Auditório do CREA (Avenida Agamenon Magalhães, 2978, Espinheiro)

15h às 17h: Entrega de certificados para as crianças e adolescentes vencedores do concurso de redação sobre Direitos Humanos.
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 88)

18h: Coral das crianças da rede municipal de ensino e Orquestra Cidadã

Dia 5 de dezembro – sábado

14h às 16h: Seminário Cultura e Direitos Humanos
Local: Escola Estadual Jordão Emerenciano, UR 2, Ibura

17h: apresentações artísticas de alguns participantes da Rede Cultural do Ibura


Dia 6 de dezembro - domingo

Show dos Direitos Humanos (Em comemoração aos 61 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos) com:
Antônio Nóbrega
Arnaldo Antunes
Chico César
Ed Motta
Elza Soares
Emílio Santiago
Luiz Melodia
Marco César
Margareth Menezes
Mônica Salmaso
Siba
Silvério Pessoa
Spok

A partir das 19h, no Marco Zero

Entrada franca

0 comentários:

LinkWithin