quarta-feira, 26 de outubro de 2016

VÔTE... ESCUTA SÓ: CENTENÁRIO DE LUPICÍNIO RODRIGUES


Lupicínio Rodrigues (foto da internet) 


Em 2014 Lupicínio Rodrigues completaria 100 anos se vivo estivesse. Nascido em Porto Alegre em 16 de setembro de 1914. Lupi, como ficou conhecido o famoso compositor Gaúcho, tinha uma marca registrada na MPB, aquilo que se convencionou chamar de "Dor de Cotovelo" que ele próprio explicava que a mesma se dava pelo tempo que o sujeito passava com os cotovelos sobre a mesa do bar, com as mãos na cabeça, bebendo e chorando uma outra dor, a de ser traído pela mulher, ou seja, a "Dor de Corno" para os que como ele entendiam muito do assunto. Lupicínio trouxe para a música todo o sofrimento dos traídos e abandonados, dos boêmios, dos cabarés por ele frequentados, o drama das prostitutas, os quais ele observava com muito respeito e carinho, tendo inclusive se apaixonado por uma ou várias delas. Na letra de "Quem há de dizer" isso fica bem claro nos belos versos " O amor tem que ser sagrado" que marcou pra sempre a MPB. Boêmio de segunda à sexta, os finais de semana eram totalmente dedicados à esposa e ao sítio, repleto de animais, que ele adorava, e para os quais também compôs algumas músicas que ficaram famosas no seu vasto repertório. 

Quem descobriu Lupicínio Rodrigues, foi Noel Rosa, que a conselho médico foi passar uma temporada em Porto Alegre para curar males do pulmão. Imaginavam que Noel fosse ficar de repouso, no clima frio do sul e afastado da boemia. Mal chegou, o Poeta da Vila não fez outra coisa, caiu na noite e nos cabarés da cidade, onde casualmente conheceu Lupicínio. Quando chegou de volta ao Rio, espalhou a notícia que em Porto Alegre havia encontrado um extraordinário compositor, e todos ainda haveriam de ouvir falar muito dele. Não deu outra. Isto fez que, algum tempo depois Lupicínio aportasse no Rio para conhecer o cenário musical da época e ter contato com os grandes compositores Cariocas. Fez parcerias, caiu na "zona" onde conheceu uma prostituta e por ela se apaixonou levando-a consigo para sua cidade natal. Não deu certo a vida em comum, mas como de praxe lhe rendeu uma forte dor de corno e como resultado muitas músicas relacionadas ao fato. 

Muito foi feito em sua homenagem ultimamente, e gostaria de destacar entre tantas, o musical "Uma vida em estado de paixão" com grande elenco com destaque para, Juliano Barreto, Nadya Mendes, Nani Medeiros, Pâmela Amaro, Cíntia Ferrer, Gabriel Maciel, Lucas Krug, César Pereira e Raul Voges. A Direção musical e arranjos é de Mathias Pinto e a dramaturgia e direção cênica de Artur José Pinto. Outro musical que pode ser encontrado também em DVD é "Vingança" com extraordinário elenco, Amanda Acosta no personagem da sedutora Maria Rosa e Leandro Luna Machado, Andrea Marques, Anna Toledo, Jonathas Joba, Luciano Andrey, Sergio Rufino e Guilherme Terra. "O amor deve ser sagrado" que teve Zé Renato como mestre de cerimônia e participações importantes como Ney Matogrosso, Dori Caymmi, João Bosco, João Cavalcanti, Júlia Vargas, Leo Gandelman, e Iara Ferreira. A grande interprete de Lupicínio a extraordinária Elza Soares gravou CD e DVD "Elza canta e chora Lupi, dirigida por Rene Goya Filho e direção musical e arranjos de Eduardo Neves, numa versão atual do repertório do compositor que foi responsável pelo surgimento e sucesso da cantora. Uma surpresa, pelo menos pra mim, foi o cantor Eduardo Canto, que junto com Roberto Menescal, e direção de Oswaldo Montenegro, gravou um DVD+CD com título "Lupicínio Rodrigues" e apenas voz e violão, tudo muito simples e enxuto, mas de grande qualidade musical e artística. Vale a pena conferir a performance de Eduardo Canto, extraordinária voz até então por mim desconhecida. 

Além de Elza Soares, não podemos esquecer aquele que foi talvez o maior interprete de Lupicínio, e responsável pelos sucessos deste em todo Brasil, o sambista Jamelão, que como ninguém soube traduzir todo sentimento dos versos sofridos de Lupicínio Rodrigues. 


Eduardo Canto 



Zé Renato 




Jamelão 


Comentários para o voteespiaso@gmail.com 

Os DVDs podem ser encontrados na Passa Discos na loja ou por reembolso postal. 

0 comentários:

LinkWithin