segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

NEY MATOGROSSO SE PREPARA PARA AGENDA DE DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS NO EXTERIOR

Cantor recebe nesta semana prêmio do Grammy Latino. Na agenda, apresentações do novo disco na Argentina, Uruguai e Europa

Por Ailton Magioli



Em pleno lançamento do CD/DVD 'Atento aos sinais vivo', Ney Matogrosso dá uma paralisada na agenda da turnê do mais recente trabalho para receber quinta-feira, em Las Vegas, nos EUA, o 15º Grammy Latino pelo conjunto da obra. “Fico feliz, mas não tenho ilusão de que o prêmio vá mudar alguma coisa em minha vida”, afirma o cantor. Ney aproveita a viagem para passar por Miami, onde há interesse por um show dele. “Confesso que tinha um pouco de preconceito em relação à cidade, mas estou aproveitando para rever os meus conceitos”, pondera.

Além de 'Atento aos sinais', gravado ao vivo em São Paulo, ele está lançando o documentário Olho nu, de Joel Pizzini, que ainda rendeu um CD com a trilha sonora do filme, selecionada por ele. Com 16 faixas, que vão da época dos Secos & Molhados aos sucessos de Cartola, o disco, assim como o filme, é um lançamento da Coleção Canal Brasil. 

Paralelamente, o cantor leva 'Atento aos sinais' ao Uruguai no mês que vem, reservando janeiro para a Argentina e, depois, em turnê pela Europa. A Portugal, por exemplo, Ney vai regularmente. “Interessa-me por causa da compreensão da língua”, afirma o cantor, que frequenta os palcos portugueses desde 1983.

No CD/DVD ao vivo do mais recente trabalho, Ney Matogrosso vai além do apresentado até então em duas canções, que acrescentou ao repertório do show. Trata-se de 'Poema', de Cazuza e Frejat, e 'Ex-amor', de Martinho da Vila, que ele gravou no sambabook do compositor.

Novo fim Originalmente, 'Atento aos sinais' terminava com a interpretação do 'Astronauta lírico', de Vitor Ramil, quando centenas de bolas de sabão flutuam no cenário. “O público se empolgava, achava que não era o fim”, recorda o cantor, que decidiu acrescentar as duas canções para encerrar o show.

O espetáculo, que teve pré-estreia em fevereiro, no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, é um dos mais empolgantes da fase pop do cantor, que também faz de 'Atento aos sinais' o show mais tecnológico da carreira. Vestido de preto, sentado em uma cadeira espelhada, Ney abre a performance interpretando 'Rua da passagem (Trânsito)', de Arnaldo Antunes e Lenine, seguida de 'Incêndio', de Pedro Luís, que remete inevitavelmente às manifestações populares de junho.

Mesmo íntimo do próprio público – “tem gente que já conheço”, revela – o cantor diz notar que “tem gente chegando, como crianças e cabeças brancas. Gay, hétero, tudo junto. A minha proposta para a vida é esta. Odiaria ficar preso a guetos”, conclui.

0 comentários:

LinkWithin