quinta-feira, 10 de abril de 2014

LUIZ HENRIQUE - ENTREVISTA EXCLUSIVA

Cantor e compositor, Luiz Henrique assume seu lado intérprete ao dar vazão a mais um esmerado projeto que conta, dentre outras valiosas características, com uma canção inédita de expressivo compositor Cândido das Neves, o Índio 

Por Bruno Negromonte


Assumindo, mesmo que de modo despretensioso, um compromisso de resgate com a história da música popular brasileira desde o ano em que lançou o álbum "Um Sinhô compositor", um tributo a um dos compositores mais relevantes da música brasileira na primeira metade do século XX, Luiz Henrique vem dando continuidade a este primoroso trabalho de valorização e resgate do cancioneiro popular em mais um projeto: "Pro samba que Noel me convidou", álbum que traz como homenageado não apenas Noel Rosa (como o título do álbum sugere) mas diversos compositores e intérpretes contemporâneos do sambista carioca como vocês puderam conferir recentemente aqui mesmo no Musicaria Brasil a partir da pauta "A ESMERADA PERSONIFICAÇÃO DO SAMBA". Hoje, Luiz Henrique volta ao nosso espaço para um bate-papo exclusivo onde aborda, dentre outros assuntos, a sua relação com a saudosa Emilinha Borba, a aproximação do sambista Paulo Marquez, como promoveu o inusitado encontro entre um funkeiro e uma Rainha do Rádio e os critérios levados em consideração para a escolha do repertório de projetos especiais como estes últimos lançados.


Você traz em sua discografia dois trabalhos temáticos abordando artistas dos anos de 1920 e 1930. Qual o principal motivo que o fez atinar para o resgate e valorização dos grandes artistas da primeira metade do século passado?


Luiz Henrique - Antes destes trabalhos temáticos, eu já havia gravado dois outros CDs, mas foram discos nos quais eu ainda estava um pouco perdido sobre o que eu queria, não somente eu como também as pessoas que me orientaram na época. Nestes CDs, gravei músicas inéditas minhas e dos amigos. Não escolhi canções conhecidas pelo fato de que, se eu as escolhesse, além de todo o custo com a produção, eu ainda teria que arcar com os valores dos direitos autorais. A ideia do resgate veio posteriormente, ao me interessar por pesquisar a origem do samba. Com isso, fui descobrindo excelentes autores, praticamente no ostracismo, que já se encontravam em Domínio Público. Acreditando que estaria mais que na hora de começar a resgatá-los, acabei juntando o útil ao agradável e, no meu terceiro CD, prestei homenagem a Sinhô, que se tornou um dos meus compositores prediletos, e agora, mais recentemente, homenageei o genial Noel e alguns de seus contemporâneos, em maioria ilustres desconhecidos.




Como se deu o seu envolvimento com a música (em especial com as canções destas primeiras décadas do cancioneiro brasileiro)? Havia em sua infância algum contato com o trabalho destes artistas?

LH - Na minha infância, salvo Noel Rosa, não escutava nenhum destes autores. De fato sempre gostei muito de músicas antigas, mas não chegava a voltar tanto no tempo. Meu forte eram as composições dos anos 50, que ouvia em programas de rádios transmitidos à noite, nas vozes de Nélson Gonçalves, Cauby Peixoto, Angela Maria entre outros. Somente muito depois é que fui saber quem era o Rei do Samba Sinhô, tendo tido maior contato com sua obra apenas a partir do ano de 2009, quando adquiri num camelô a biografia “Nosso Sinhô do Samba”, escrita por Edigar de Alencar. 


Em sua opinião como pesquisador, o que você acha que corrobora de modo substancial para esse quadro de esquecimento e abandono que assola a cultura brasileira como um todo?

LH - Na verdade, eu não sou propriamente um pesquisador e sim alguém que tem a necessidade de pesquisar para poder elaborar seus projetos. Em minha modesta opinião, no entanto, acredito que sejam vários os fatores que contribuem para este esquecimento e abandono. Talvez o mais importante seja a ausência de uma política governamental de incentivo à cultura, a começar pelos estabelecimentos de ensino regular. As pessoas só passam a se interessar por determinado assunto a partir do momento em que este assunto é apresentado a elas. 


Você acredita que seja possível reverter tal contexto?

LH - Sendo bem sincero, eu acredito que não existam grandes interesses para se reverter esta situação. O máximo que pode acontecer é, vez por outra, um ou outro artista passar a integrar este pequeno grupo que se preocupa com o resgate cultural. E tomara que estes artistas surjam não só no âmbito da música como também de outras artes.


Apesar dos seus últimos dois trabalhos estarem focados em seu lado intérprete você também é autor de diversas canções que foram inclusive gravadas por nomes como Cauby Peixoto e Marion Duarte. Você cogita a possibilidade de um registro de modo exclusivamente autoral algum dia?

LH - O Cauby gravou uma música minha em dueto com a Emilinha Borba, a canção se chama “Grandes Mitos” e recentemente foi regravada pela Marion Duarte, grande cantora que também pertenceu à época áurea do rádio brasileiro. Como disse, gravei composições minhas nos primeiros trabalhos, porém não foram CDs exclusivamente autorais. Um CD autoral, com o devido capricho e zelo necessários na escolha do repertório e dos músicos, é realmente uma boa ideia e um caso a pensar. 


Dentre os artistas que gravaram suas composições está a Emilinha Borba, pessoa com a qual você teve uma intensa aproximação durante os últimos anos de vida dela. Uma prova documental desta grande amizade é o álbum “Emilinha Pinta e Borba”, onde você participa com duas composições e ainda divide os vocais com a cantora em uma delas. Você poderia nos dizer de que modo se deu essa grande amizade?

LH - Eu conheci a Emilinha Borba na Rádio Nacional, mais precisamente no ano de 1999. Fui dar uma entrevista sobre o meu primeiro Cd e lá estava ela no mesmo programa, salvo engano o apresentador era o José Messias, depois ainda chegamos a nos encontrar algumas outras vezes na mesma emissora. Até que, no período carnavalesco, fui assistir a uma apresentação dela no Carnaval da Cinelândia, que é um evento com sambas e marchinhas do passado, realizado todo o ano aqui na cidade do Rio de Janeiro. Por ter ficado impressionado com tanta vitalidade e tanta disposição, eu compus para ela “O Mito Emilinha Borba”. Emilinha gostou muito e a partir daí fomos ficando amigos. Nos últimos anos de sua vida, sempre me convidava para cantar com ela em seus shows, inclusive no Carnaval da Cinelândia. O título do CD “Emilinha Pinta e Borba” foi ideia minha. “Pinta”, por causa de uma charmosa pinta em seu rosto e “Borba” que era o seu sobrenome. Também sugeri o título de seu último lançamento em vida, o CD “Na Banca da Folia”. Neste disco, Emilinha gravou em dupla com o MC Serginho a minha “Marcha-Funk da Eguinha Pocotó”, uma divertida sátira ao funk “Eguinha Pocotó”. Acredito que eu tenha sido o primeiro compositor a promover este encontro inusitado entre um funkeiro e uma Rainha do Rádio. Emilinha me deu muito força na carreira musical, me incentivou muito. Era realmente um ser humano formidável e uma excelente artista.


O projeto que antecede “Pro samba que Noel me convidou” aborda a obra de José Barbosa da Silva, o Sinhô, outro grande compositor brasileiro da primeira metade do século XX. Você já tinha por pretensão abordar outro grande compositor desse período ou a coisa encaminhou-se para o universo do Noel posteriormente?

LH - Na verdade, antes mesmo de finalizar a divulgação do meu projeto com a obra de José Barbosa da Silva, que se deu através da realização do show “Tributo Ao Rei do Samba Sinhô”, apresentado em alguns espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro, eu já havia começado a pensar sobre quem poderia ser meu próximo homenageado. Noel Rosa já era uma vontade antiga. No ano de 2007, com a produção do saudoso Quartera, ex-intregrante do conjunto Os Cariocas, eu gravei ao lado da Marion Duarte, o medley “Homenagem Concisa a Noel e a Maysa”. O Cd era composto apenas de uma faixa, mas com vários trechos de músicas de Maysa e de Noel Rosa, que, na época, completavam respectivamente 30 e 70 anos de falecimento. Eu interpretei as músicas de Noel e a Marion, as composições de Maysa. Chegamos até a fazer um show na Rádio Nacional cantando estas canções na íntegra. Já deu para perceber que sou fissurado por coisas inusitadas. Se me perguntarem o que Noel tem a ver com Maysa, respondo que Maysa deve ter sido grande fã do Poeta da Vila, tendo em vista que compôs em sua homenagem a bela canção “Escuta, Noel”. Quanto aos outros compositores gravados neste CD “Pro Samba Que Noel Me Convidou”, achei necessário incluí-los para melhor retratar musicalmente a época em que viveu Noel Rosa. Como já expliquei, são autores contemporâneos de Noel, ídolos ou parceiros, que atualmente estão bastante esquecidos. Ou seja, Noel convida para um samba onde se podem ouvir não só as suas composições como também as de seus amigos.


Quando você imagina um trabalho como este quais são os critérios levados em consideração para a escolha do repertório?

LH - Em primeiro lugar, procuro escolher músicas que acredito poder interpretar melhor, que tenham mais a ver com meu timbre de voz grave. Também procuro selecionar, dentro das possibilidades, um repertório de cunho mais popular, com possibilidade de cair no agrado das pessoas mais facilmente. Às vezes, a letra da composição não é tão boa quanto sua música, mas, devido à qualidade melódica, vale a pena escolhê-la. Além disso, tento usar da criatividade, batendo novamente na tecla do inusitado. Quando escolhi a música “Último Desejo”, por exemplo, para não ser mais um entre centenas de intérpretes que gravaram este belo samba-canção, optei por cantar a sua segunda parte com a melodia diferente, aquela que a grande Marília Batista jurava ser a correta, ensinada a ela por Noel. Já o samba “Perdi o Meu Pandeiro”, de Cândido das Neves, o Índio, nunca havia sido gravado, apesar de ter sido campeão de um concurso realizado pela revista O Malho, no ano de 1934. Acho que fiz uma boa ação quando resolvi registrar esta pérola em fonograma.


Em “Pro samba que Noel me convidou” você é o responsável por trazer novamente ao universo fonográfico a figura do grande sambista Paulo Marquez. Você saberia nos informar a quanto tempo que ele não gravava?

LH - Conhecer o Paulo Marquez confesso que foi uma das melhores coisas que me aconteceram na produção deste CD. O Paulo, além de ser um cantor excepcional, é também uma pessoa formidável. Acho que já havia algum tempo que ele não entrava em estúdio como convidado de algum projeto, mas não sei precisar quanto. Seu último trabalho foi lançado ainda na era do LP, em 1974, quando gravou, em dupla com a cantora Carmen Costa, um disco inteiro com músicas de Paulo Vanzolini.


Você estreou o espetáculo “Pro samba que Noel me convidou” no início do semestre passado na Sala Municipal Baden Powell, no Rio de Janeiro. Este ano quais são as pretensões para dar continuidade a abordagem deste trabalho?

LH - De fato, o lançamento do CD “Pro Samba Que Noel Me Convidou”, na Sala Baden Powell, foi um acontecimento importante para a minha carreira, inclusive porque tive o privilégio de ter como convidado especial o Paulo Marquez, e, além disso, a felicidade de ter sido acompanhado por músicos de primeiríssima qualidade como o fabuloso flautista Dirceu Leite, o excepcional pianista Nelson Freitas, o fantástico baixista Rogério Fernandes, os incríveis percussionistas Felipe Tauil e Daniel Karin e o excelente violonista e magnífico arranjador Fernando Brandão, produtor do show e também do CD. Em relação a pretensões de continuidade, todos sabemos que divulgar um trabalho independente neste país é realmente uma tarefa muito complicada, mas espero poder abraçar as oportunidades que me forem surgindo. E confesso também que já estou pensando num novo projeto para 2015.



Maiores Informações:

1 comentários:

MARILU GARRIDO disse...

LUIZ HENRIQUE, SOU SUA AMIGA, SUA FÃ E SEREI SEMPRE SUA SEGUIDORA.
SENSIBILIDADE,CONHECIMENTO MUSICAL,CARISMA,RESPEITO PELA MÚSICA E POR TODOS OS AUTORES FALECIDOS E ATUAIS E MUITOS OUTROS ADJETIVOS,É A SUA ESTRUTURA.ISTO SEM FALAR NO SEU PERFIL PESSOAL, CARIDOSO AO EXTREMO,(BOB LESTER QUE O DIGA),POR ISTO TUDO, E MUITO MAIS, DESEJO E TENHO CERTEZA,QUE O SEU FUTURO, E ESTÁ BEM PRÓXIMO,
SERÁ UM DOS MAIORES E MELHOR REPRESENTANTE DA NOSSA QUERIDA MÚSICA BRASILEIRA.PAPAI DO CÉU ESTÁ TE OLHANDO. BEIJOS!

LinkWithin