terça-feira, 15 de abril de 2014

COM A CARREIRA SEDIMENTADA NA EUROPA AGORA ELES QUEREM ALCANÇAR O BRASIL

Um brasileiro, um belga, uma portuguesa e um canadense. Eis oVelez, grupo influenciado pela sonoridade do cancioneiro brasileiro que vem projetando-se em escala mundial

Por Bruno Negromonte





Não é de hoje que a música produzida em nosso país é digna do respeito e dos mais variados elogios ao redor do planeta. Existem nomes dentro desse segmento de nossa cultura que por apresentarem trabalhos com características tão ricamente peculiares fizeram (e fazem) de suas respectivas obras não apenas universais, mas atemporais. Como exemplos dessa afirmação pode-se citar legados deixados por nomes como Antonio Carlos Jobim e Moacir Santos. Em boa parte do mundo quem não conhece a melodia de Garota de Ipanema ou Nanã (Coisa Número 5)? Se procurarmos nos debruçar neste quesito observaremos que além de artistas como Ivan Lins, Rosa Passos Airto Moreira, há uma infinidade sem tamanho de talentos que a cada dia procura imprimir em seu trabalho as mais genuínas raízes de nossa música, procurando fazer jus a máxima do escritor russo Leon Tolstoi quando disse: "Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia" como é o caso dessa banda que foi formada originalmente em 1998 e apesar de ter surgido em Lisboa (Portugal) é constituída essencialmente por aquilo que melhor representa a música brasileira ao redor do mundo: refinamento e bom gosto. Além dessas características, o grupo traz peculiaridades também em outros aspectos, como por exemplo em sua formação. Com quatro integrantes, a banda é capaz de unir distintas nacionalidades afim de celebrar o mesmo gosto e estilo musical, fazendo dessa característica a ponte principal que os possibilitam transpor tais barreiras geográficas, afinal de contas a música é uma linguagem universal. Formada pelo o brasileiro Markus Brittoa portuguesa Teresa Velezo belga Ernesto Leite e o canadense Henry Souza banda Velez procura manter a tradição da boa música a partir de um repertório coerente com aquilo que acredita e difunde.



O cerne da banda vem do início da década de 1990, mas precisamente por volta de 1992, quando em parceria com o músico e compositor carioca Markus Britto a lisbonense Teresa Velez começa a apresentar-se em pequenas salas de espetáculo e bares de sua terra natal. À época com mais de uma década de experiência profissional Britto (que encontrava-se radicado em Portugal desde 1990) trazia em sua bagagem além da experiência adquirida em estúdio a sua atuação em grupos como 6L6 (ainda no Brasil) e os portugueses A Fúria do Açúcar. Além de ter atuado ao lado de nomes como o da cantora Nancy Vieira e do guitarrista Joel Xavier. Já Teresa iniciou sua carreira por volta de 1989 fazendo trabalhos na área da publicidade e cantando em bares. A junção da experiência e do talento de ambos não poderia trazer melhor resultado. Por sua qualidade, o trabalho da dupla obteve rapidamente o devido reconhecimento e fez com que eles alcançassem todo o país levando em suas apresentações além de composições próprias, alguns dos nomes mais relevantes do cancioneiro popular brasileiro dentro daquilo que há de melhor na música tupiniquim. Estava surgindo aí a Velez, dupla que a princípio restringia-se a divulgação da boa em espaços de menores proporções (como pequenas salas de espetáculos e bares) e que começava a ganhar palcos cada vez maiores por todo o País. Alguns tempo depois soma-se ao talento da dupla as habilidades musicais do baterista canadense Henry de Sousa, músico de talento que iniciou a sua carreira profissional na década de 1970 quando  participou do Quarteto Carlos Bechegas e posteriormente aprimorando o seu talento a nomes de artistas portugueses como Nana Sousa Dias e José Mário Branco, o músico inglês Mike Carrentre outros. Por fim chega ao grupo o artista, produtor e compositor Ernesto Leite, nascido em Bruxelas, na Bélgica, Leite iniciou a sua carreira em 1992 e hoje soma ao seu currículo, além de cinco álbuns solos direção musical vários programas TV e canções para novelas desde 2002. Sem contar com as trilhas sonoras para vários canais TV e as participações como compositor e/ou compositor de nomes como Ivan LinsLeila PinheiroMafalda Arnauth entre outros grandes nomes da música portuguesa. Soma-se ainda a isso inúmeros concertos em diversos países ao redor do mundo .

Depois de conquistar boa parte da Europa assim também como a Ásia o grupo almeja alçar vôos cada vez maiores. Com quatro álbuns na bagagem (o primeiro lançado em 2001 através da Cia. Discográfica independente alemã GLM-Musikverlag com o título de "Natural"),  Velez chega ao mercado fonográfico brasileiro pela primeira vez lançado de modo independente o álbum "Nossas Novas", um projeto pontuado por todas as características que faz do grupo um dos mais bem conceituados e bem sucedidos existentes na Europa, o que acaba por justificar sua franca ascendência nos diversos continentes pelos quais costumam se apresentarem, o álbum é capaz de sincronizar-se, de modo uníssono, do seu início ao fim. Mostrando-se uma unidade sonora vigorosa e aglutinadora, respaldo este que justifica o porquê de tamanha aceitação do público e da crítica especializada. Dentre os autores presentes neste projeto estão Renato Corrêa, assinando de modo solo o samba cheio de bossa "Ad Brasilienses Musicis"e a romântica "Quando tu dizes pra mim" e em parceria com Markus Britto vem as canções "Vou Andar", "Sol de Dezembro" e "Fevereiro". Por Falar em Britto o músico e compositor assina ainda as faixas "Sonhos e Aventuras", "Agora Tudo é Tarde", "Outra Vez Por Você" (com Sérgio Coelho), "Falando em Pedaços" (a quatro mãos com João Di Sabbato) e as canções "Both of Use "Noites e Silêncios" (ambas em parceria com Kris Kopke). O disco ainda conta com duas composições do músico Ernesto Leite ("O Canto" e "Sei de Ti") fazendo deste álbum um projeto essencialmente autoral e corroborando de modo substancial para dar todo o devido sentido ao título escolhido: "Nossas Novas". É desse modo que o grupo aporta no Brasil, trazendo em sua bagagem aquilo que vem apresentando ao redor do mundo e que os fazem conquistar as mais distintas plateias, os mais sinceros elogios e o mais merecido prestígio por todos os lugares onde aportaram até então. No Brasil, berço maior da sonoridade do grupo, com certeza não será diferente. 


Maiores Informações:

Site Oficial - http://velezmusic.wix.com/velez2

Facebook - https://www.facebook.com/pages/Velez/230434710455657

SoundCloud - https://soundcloud.com/velezproject

Myspace - https://myspace.com/velezproject/

Vendas Online - https://onerpm.com.br/VELEZ


Management

Teresa Velez (Portugal) - velez_teresa@hotmail.com
Tel: +351.962.363.484 / +351.910.832.624

Markus Britto (Brazil) - markusbritto@yahoo.com.br
Tel: +55.21985706196


Booking/Espetáculos
​Tel: +351.962.363.484 / +351.910.832.624
velezmusic@outlook.pt


Press/Imprensa
​Tel: +351.962.363.484 / +351.910.832.624

0 comentários:

LinkWithin