quinta-feira, 13 de outubro de 2011

VIRADA MULTICULTURAL, DE SEXTA, 14, A DOMINGO, 16, EM VÁRIOS PONTOS DA CIDADE

Depois de São Paulo e do Rio de Janeiro, Recife também terá a sua virada cultural. Serão 48 horas de programação incluindo música, artes cênicas e visuais, cinema, moda, gastronomia, começando na sexta-feira, dia 14, e terminando no domingo, 16. A abertura será com um cortejo que saíra às 18h da sexta da Rua da Moeda e da Praça do Arsenal, ambos em direção ao Marco Zero. Artistas e público serão recepcionados por uma ciranda puxada por Lia de Itamaracá e Siba.

Nessa mesma noite, a partir das 19h30, haverá shows de Petrúcio Amorim, Maciel Melo e Josildo Sá; um encontro entre Karynna Spineli, Gerlane Lops, Geraldo Maia, Belo Xis, Paulo Perdigão e Mariene de Castro; Orquestra Contemporânea de Olinda com Expedito Baracho; e, já na madrugada, Nação Zumbi. No dia seguinte, a principal atração musical é o grupo cubano Buena Vista Social Club, que se apresenta pela segunda vez em Pernambuco, capitaneado por Barbarito Torres, um dos participantes da gravação do álbum que ganhou o Grammy e também de concertos antológicos, como o do Carnegie Hall, em Nova York.

A avaliação da Prefeitura do Recife é de que havia um hiato de grandes eventos entre os ciclos junino e natalino, mesmo que pelo menos três festivais aconteçam neste intervalo - o Spa das Artes, mês passado; o de dança, agora em outubro (a programação só deve ser divulgada depois da chamada Virada multicultural); e o de teatro em novembro. “São mais esforços para consolidar e ampliar a política cultural”, explicou o prefeito João da Costa. Além disso, para o prefeito, é a possibilidade de reunir várias linguagens, já que alguns desses eventos estariam mais restritos a grupos específicos.

Apesar dos números grandiosos - 400 atrações gratuitas, sendo, por exemplo, 62 de música e 83 de artes cênicas - a Virada multicultural reuniu algumas ações que já estavam previstas (até uma regata de remo da Federação Pernambucana de Remo está na programação!). É o caso do Festival de Circo do Brasil e do Coquetel Molotov, que vão acontecer no mesmo fim de semana. Para o festival de circo, a boa notícia é que todas as atrações serão gratuitas, inclusive o principal espetáculo - Murmures des Murs, com a neta de Chaplin, Aurélia Thierrée. As bilheterias dos teatros no festival de circo estarão abertas com duas horas de antecedência. Para o Coquetel Molotov, apesar de os ingressos para os principais shows, como Racionais, já estarem à venda, haverá uma cota para distribuição gratuita no dia do evento, no Memorial Chico Science e noutros lugares. Ainda não foi divulgado o percentual de ingressos gratuitos e nem o horário da distribuição.

Outra estratégia para compor a programação da Virada multicultural - Conexão Nordeste foi reunir numa mesma grade os espetáculos de teatro que já estavam acontecendo na cidade, como Pluft, o fantasminha (em cartaz no Barreto Júnior) e Divinas (que apesar de ter estreado semana passada, já apareceu no slide de divulgação para imprensa como um dos espetáculos consagrados do Nordeste).

A Virada vai custar R$ 3 milhões, que o prefeito garante que não sairão dos cofres públicos. “A meta é que 50% ou 60% desse valor venha de patrocínios”. Para os artistas, João da Costa deu a sua palavra: todos serão pagos até dezembro, inclusive aqueles que, por exemplo, participaram de outros ciclos e festivais e ainda não foram pagos.

Programação completa da Virada Cultural:



Fonte: Diário de pernambuco (http://www.pernambuco.com)

0 comentários:

LinkWithin