terça-feira, 11 de outubro de 2011

DE MANEIRA CONCEITUAL WANDER PEIXOTO DESDOBRA O AMOR EM VERSOS E MELODIAS

Em seu mais recente álbum, Wander Peixoto traz o amor e seus nuances em uma sonoridade pop e contemporânea que se diversifica do habitual. Um trabalho que, além de surpreender, agora traz o nome deste artista nascido no litoral norte paulista para o cenário nacional.

Por Bruno Negromonte


Se avaliarmos pelo título, o novo álbum deste artista paulista que nasceu no município de São Sebastião nada sugere além do óbvio; mas certamente o primeiro diferencial está justamente neste equívoco. Muito se engana quem julga este trabalho de tal forma, pois deixa de levar em consideração um tipo de disco que mesmo utilizando de uma fórmula bastante recorrente (como são os temas românticos), tem como principal característica letras de tal verdor que daí já as diferenciam do comum, destacando o nome de Peixoto dentre aqueles que não tardam a ter seu reconhecimento nacional (coisa que já vem acontecendo aos poucos).

Quando gravou “Simples”, Wander já trazia em sua bagagem a experiência de cerca de 20 anos de estrada no mundo da música e alguma experiência fonográfica. E é importante salientar que nessas duas décadas o trabalho desse paulista andou imerso a uma qualidade musical que o destitui de qualquer gênero musical que o limite, um trabalho que apesar de ter incursionado por alguns gêneros musicais distintos não perdeu a coesão com a qualidade tanto das letras quanto das melodias de suas composições.

Após algumas tentativas de se firmar em sua cidade natal, resolveu viajar para São Paulo onde deu início a sua carreira de músico passando por inúmeras dificuldades (como por exemplo apresentar-se com um violão emprestado) e por cachês meramente simbólicos. Posteriormente Belo Horizonte também foi cenário das apresentações do músico paulista, onde a partir de muito esforço faz o seu primeiro registro fonográfico de forma não-oficial. O que Minas Gerais poderia oferecer a Wander não o satisfazia de maneira plena fazendo com que decidisse voltar para o seu estado natal. Muitas surpresas estavam reservadas nesta sua volta ao estado de São Paulo a partir de sua obstinação. Resolveu inscrever-se em um programa de televisão objetivando uma maior visibilidade e esperou por cerca de um ano até ser chamado para a primeira participação.



Por tal motivo talvez a imagem de Wander Peixoto não pareça estranha para muitos que acompanham alguns programas e quadros televisivos referentes a música ao longo dos últimos anos. Seu nome figurou de maneira destacada em pelo menos dois canais distintos, como veremos ao longo desta pauta. A primeira aparição se deu na Rede Record quando participou do Programa Raul Gil por volta de 2005 e ficou entre os finalistas no concurso de novos talentos (quadro de grande sucesso do programa e onde Wander obteve um relevante destaque). Por volta de 5 meses cerca de 30 programas gravados, o músico fez releituras muitos pessoais de clássicos de artistas do quilate doJoão Bosco, Djavan, Guilherme Arantes entre outros. Por acabar tendo se tornado finalista do Programa Raul Gil, o seu cachê obteve uma relativa valorização, além de ter tido a oportunidade de cantar em alguns bares de destaque em São Paulo.

A oportunidade em um programa de calouros o propiciou abrir outras portas, fazendo com que ele chegasse a gravar o primeiro álbum de maneira oficial e que foi intitulado de "Canto Insistente". Neste trabalho o canto de Wander Peixoto veio a serviço de temas religiosos de uma forma bastante peculiar, apresentando letras consistentes e arranjos diferenciados.

Por volta de 2009 o nome de Wander aparece novamente no cenário televisivo nacional a partir de sua participação no programa Astros (SBT), programa de calouros baseado no antigo "Show de Calouros" e que tem como jurados o instrumentista e compositor Arnaldo Saccomani; o produtor musical Carlos Eduardo Miranda; a cantora, compositora e produtora Cynthia Zamorano (mais conhecida como "Cyz") e o cantor, publicitário, compositor e Thomas Roth.

Esta sua segunda participação em um programa de calouros o propiciou a chance de entregar em mãos o cd "Simples" (que ainda tratava-se de um demo com 05 faixas apenas) a cada um dos jurados presentes. Esta sua atitude fez com que um dos jurados o ouvisse, e depois de cerca de uma semana, Arnaldo Saccomani o liga dizendo que havia escolhido uma das canções presentes no demo para compor não só a trilha sonora da novela do SBT, mas também para o tema de abertura do folhetim ao qual estava encarregado da direção musical da novela "Vende-se um véu de noiva". Depois da escolha da "Um novo amor" haveria a necessidade da escolha do intérprete, ao qual chegaram ao consenso de um nome: Flávio Venturini. Nada mal para quem tinha por pretensão apenas se aventurar mais uma vez em um programa de calouros, não é?

Daí em diante Wander veio dando continuidade a complementação, produção, gravação e divulgação daquele demo entregue aos jurados do programa e que acabou propiciando diversas oportunidades ao artista. Com um repertório que traz o amor de maneira conceitual, o álbum incursiona por situações amorosas ora visceral, ora essencialmente superficial sem perder o lirismo chegando até a uma certa acepção por contextos e por uma linguagem mais atual.

Essas relações intrinsecamente amorosas estruturam o álbum e trazem neste seu cerne uma sonoridade contemporânea inspiradas em estruturas melódicas que fazem parte da formação musical do cantor e compositor, trazendo assim um equilíbrio melodicamente inebriante a começar já pela primeira faixa intitulada "Paradoxo patético", letra composta a partir das remanescências do autor a partir das brincadeiras de "Trava-língua", somado a isso o compositor usou de um jogo de palavras singular para formular a rítmica da canção e termos contemporâneos fazendo alusão as relações virtuais tão em voga nos dias atuais. Termos como deletar, bloquear, excluir, reinicar, reprogramar estão presentes no refrão da canção. Em um segundo momento Wander apresenta outra letra e canção de sua lavra intitulada "Bilhete", música esta que foi composta após o autor ter conhecido uma garota em um dos bares ao qual apresentava-se e que chamou a sua atenção. Após o breve momento de flerte ao longo da apresentação a garota deixa seus contatos, onde posteriormente eles acabaram tendo um breve relacionamento que deixou como herança esta canção.



O álbum segue com composições como "Virtual Love" (melodia inspirada a partir das influências sofridas pelo artista por bandas como Kid Abelha, Legião Urbana e principalmente Paralamas do Sucesso e a levada "Ska" tão utilizada pela banda). A letra recorre a um tipo de amor muito em voga nos dias atuais como o próprio título já sugere; Em "Lembrança Tamanha" a letra traz todas aquelas peculiaridades existente em muitos casais apaixonados, onde a imaturidade (referente à pequenas brincadeiras) prevalece em nome do amor e "Meu Próprio Estranho", uma faixa que traz a interessante junção do Jazz com nosso tão conhecido Chorinho. Vale salientar que todas as canções citadas anteriormente são de autoria do próprio Wander. Em um dos momentos mais intimistas do trabalho o artista nos apresenta "A canção que traz você pra mim"; a canção que retrata uma melancolia pungente que se torna mais enfática a partir do piano de Robleto Silva (integrante do Capital Inicial).

Ainda estão presentes no álbum (que pode ser adquirido clicando na imagem ao lado) as canções "Um novo amor" (canção gravada por Flávio Venturinni para a novela do SBT) e que retrata as relações afetivas de maneira metafórica e análoga com algumas figuras de linguagem inspiradas talvez pela convivência de Peixoto no litoral paulista por muitos anos; "Anseio" traz a singeleza arraigada tanto na melodia quanto na letra (atestando um pouco algumas das influências existentes no imaginário do cantor. Segundo o próprio cantor nomes como Rolando Boldrin, Renato Teixeira, Tonico e Tinoco foram fonte de inspiração para a estrutura dos versos e acordes desta composição). Ainda há no álbum "Até você voltar" (primeira composição do disco, a partir dela foi possível o artista observar a complexidade do simples como costuma falar) e "Indo" (que traz todo o ecletismo presente nas influências de Wander Peixoto a partir de um Rap que moldura muito bem o álbum e mostra que música não é passiva de rótulos).

Também estão presentes no álbum uma parceria de Wander com o Marcelo Farias intitulada "Intervalo Triblues", trata-se de um curto, porém primoroso jazz session repleto de vocalizes e a canção "Será que é amor?" (Wilson Teixeira/João Lúcio) vem como a única canção que em que não tem a assinatura do artista. Wander acabou se envolvendo com ela quando um dos autores o pediu para inserir voz e o cantor apaixonou-se e pediu para inserir na gravação do álbum

Para dar vigor as canções presentes no álbum há nomes como Robleto Silva (piano), Wilson Teixeira (violões), Nivaldo Lopes Rezende e Fernando Rosa (baixos), Everson Nunes (percussão e bateria), Renato Delírio (bateria), Luizinho Nascimento (trompete), Daniel Aguiar (bateria, efeitos e piano), Marcelo Farias (violão, mixagem e produção), Henrique Araújo (bandolim) entre outros. Os arranjos ficam a cargo do próprio Wander.



E é dentro desta simplicidade (que por vezes se faz complexa) que o cantor paulista apresenta os diferentes nuances do amor a partir de uma tessitura toda particular, onde a qualidade musical se faz de maneira singular e de forma incontestável em arranjos sofisticados e letras atuais. Nesse contexto o artista mostra as relações afetivas sem abusar de clichês tão corriqueiros, mostrando que o amor é algo que sempre estará em voga, porém é preciso vivenciá-lo de maneira estrutural, contínua e de forma quase fulminante para chegar a ter a familiaridade com que se é abordado neste trabalho. O diferencial talvez esteja justamente nesta intrínseca relação de Wander com as dicotomias sempre presentes nas relações afetivas. É um trabalho onde o amor e suas peculiaridades são expostos da maneira mais simples possível.


Maiores Informações:


Fones - (11) 7716 0915 / (11) 8133 0133

Aquisição do cd - contato@estudiotribos.com.br

Assessoria de comunicação - http://perfexx.com.br/

Youtube (Canal Wander Peixoto) - http://www.youtube.com/wanderpeixoto?gl=BR&hl=pt








0 comentários:

LinkWithin