sexta-feira, 7 de outubro de 2011

MEMÓRIA MUSICAL BRASILEIRA

A 50 anos atrás João Gilberto lançava o último disco de uma trilogia que marcaria para sempre a música popular brasileira, ajudando também a fazer do gênero Bossa-nova o mais bem aceito e conceituado produto musical no exterior.

João Gilberto (1961)




Por Augusto Gomes

São longos os anos em que 3 dos principais álbuns referentes ao gênero musical brasileiro mais bem aceito no exterior anda fora de catálogo por divergências existentes entre o seu autor e a gravadora que o produziu. O perfeccionismo do músico João Gilberto é o principal responsável por seus três primeiros álbuns estarem fora de catálogo. "Chega de Saudade" (1959), "O Amor, o Sorriso e a Flor" (1960) e "João Gilberto" (1961) (álbum que ao longo de 2011 completa 50 anos de lançamento) estão indisponíveis por causa de uma batalha judicial com a gravadora EMI, que no início dos anos 1990 reuniu canções desses três discos numa coletânea chamada "O Mito". João odiou a remasterização feita e exigiu a retirada do disco das lojas na justiça. Até hoje, músico e gravadora não chegaram a um acordo.

O perfeccionismo de João Gilberto é tão famoso quanto a sua batida de violão. As lendas que envolvem suas exigências no palco, por exemplo, são inúmeras. Uma boa parte delas são apenas isso, lendas – ele não proíbe que o ar condicionado das casas de shows em que toca seja ligado (só reclama se estiver muito frio), nem faz questão de centenas de toalhas brancas em seu camarim. Mas o microfone – ou melhor, os microfones, um para a voz e outro para o violão – tem de ser de marca e modelo específicos, sim.

É a sua principal exigência: onde quer que se apresente, os microfones têm de ser da marca austríaca AKG, modelo C414. O aparelho custa, em média, R$ 2 mil e é mais comum em estúdios de gravação. João, no entanto, faz questão de usá-lo em suas apresentações ao vivo. Em 2003, quanto tocava para 17 mil pessoas no Hollywood Bowl, em Los Angeles, ele esteve a ponto de abandonar o palco porque o microfone não era o especificado no contrato. Foi até o final, mas passou a performance inteira reclamando do som.


Faixas:
01 - Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi) - Walter Wanderley e Seu Conjunto
02 - O Barquinho (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli) - Antonio Carlos Jobim (arranjos, piano)
03 - Bolinha de Papel (Geraldo Pereira) - Walter Wanderley e Seu Conjunto
04 - Saudade da Bahia (Dorival Caymmi) - Walter Wanderley e Seu Conjunto
05 - A Primeira Vez (Alcebíades Barcelos "Bide" / Armando "Marçal") - Antonio Carlos Jobim (arranjos, piano)
06 - O Amor Em Paz (Tom Jobim / Vinicius de Moraes) - Antonio Carlos Jobim (arranjos, piano)
07 - Você e Eu (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes) - Antonio Carlos Jobim (arranjos, piano)
08 - Trem de Ferro-trenzinho (Lauro Maia) - Walter Wanderley e Seu Conjunto
09 - Coisa Mais Linda (Carlos Lyra / Vinicius de Moraes) - Antonio Carlos Jobim (arranjos, piano)
10 - Presente de Natal (Nelcy Noronha) - Antonio Carlos Jobim (piano)
11 - Insensatez (Tom Jobim / Vinicius de Moraes) - Antonio Carlos Jobim (arranjos, piano)
12 - Este Seu Olhar (Tom Jobim)

0 comentários:

LinkWithin