sábado, 3 de setembro de 2011

SOS HÉLIO DELMIRO

Amigos Solidários,
Um dos maiores violonistas do Brasil está em severa dificuldade.
Atualmente Helio Delmiro encontra-se internado com sérios problemas cardiovasculares e necessitando da colação Stents para mante-lo vivo. Stents são endopróteses expansíveis inseridas em um conduto do corpo para prevenir ou impedir a constrição do fluxo no local causada por entupimento das artérias. Sem essas endopróteses, o paciente corre risco constante de sofrer um infarto fulminante e morrer. A atual realidade de Delmiro é exatamente essa, sua situação financeira não é boa e seus amigos e admiradores criaram uma página na Rede Social Facebook com o nome de Viva Hélio Delmiro - amigos unidos pela recuperação deste grande músico. Administrada pela cantora e amiga Margareth Reali.




Para ajudar Helio Delmiro, é só depositar qualquer quantia nesta conta:
Hélio Delmiro
ITAU
AG: 1185
C/C: 04235-3

Helio Delmiro, muito além de ser um gênio da musica universal, é mais um brasileiro massacrado por um sistema de saúde doente e corrupto.

Post do Gilson Peranzzetta no facebook:

"Falei com o Helio ontem, pelo telefone do Hospital. Ele está bem, o estado de saúde dele é estável, dentro do possível, demos até boas risadas. Ele está aguardando que a taxa de glicose diminua (atualmente está em 175) e que se consiga dois stents para fazer a cirurgia. Marcio Hallack, músico e cardiologista que mora em Juiz de Fora está a frente da equipe que está atendendo o Hélio. Como Hélio está em uma enfermaria, a atendente foi chamá-lo para falar ao telefone e ele veio caminhando até o posto de enfermagem para conversar comigo e com o Nelson Faria que estava aqui em casa. A conversa durou pelo menos 20 minutos. Helio disse que está sendo super bem tratado e que escolheu Juiz de Fora para ficar perto dos filhos que moram lá. Vamos torcer para que a cirurgia se realize rapidamente e ele muito em breve volte a fazer o que mais gosta - Música."


QUEM É HELIO DELMIRO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA A MPB

Hélio Delmiro de Souza, esse fenômeno das musica instrumental brasileira, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 20 de maio de 1947. Carioca do Méier, ainda adolescente começou a dedilhar um cavaquinho que ganhou de seu irmão Juca. Apaixonou-se de vez pela música influenciado pela bossa-nova. Delmiro é autodidata, aos poucos foi apurando a sua técnica e começou a integrar o conjunto de Moacyr Silva, trabalhando em bailes e excursionando pelo Brasil. Precoce e talentoso, construiria a partir daí uma carreira brilhante.



Ele tocou com Luiz Eça e com os papas do jazz norte-americano, Paul Horn, Jeremy Steig, Dave Grusin e Lalo Schifrin, sendo considerado por Lalo o melhor guitarrista da América do Sul. Estudou algum tempo música erudita com o propósito de desenvolver sua técnica instrumental, no que obteve êxito esplendoroso. Um virtuoso, um instrumentista notável. Na década de 80, gravou um belíssimo disco, Samambaia, junto com o pianista César Camargo Mariano. Identificado como guitarrista de jazz, Hélio prefere se definir como músico brasileiro. Na esfera mais pop, é dele o solo de guitarra mais aclamado da MPB. Na gravação de Caçador de Mim, em que Milton Nascimento, no auge do sucesso, emprestou sua voz dos deuses à belíssima canção de Sergio Magrão e Luiz Carlos Sá, Delmiro registrou os que são os mais belos rifs do gênero. Tocou com gente muito ilustre, difíceis até de enumerar; mas não era raro vê-lo integrar bandas em palcos e estúdios de gente como Milton Nacimento, Ivan Lins, Elis Regina, Cesar Camargo Mariano, Beto Guedes, Wagner Tiso. Foi, provavelmente, o musico mais requisitado da musica nacional, entre os anos 1970 e 80.


Helio Delmiro, por motivos espirituais, abandonou a noite e viveu uma fase reclusa. Porém, nesse período, ainda gravou o álbum Romã: Hélio Delmiro in Concert, com um quarteto que contava com Rique Pantoja (piano e teclados), Nico Assumpção (baixo elétrico) e Carlos Bala (bateria). Uma jóia!
Tocou novamente com Fischer, no Jazz Bakery, na Califórnia, também gravando com ele o CD Simbiose, que inclui dois Standards americanos, duas músicas de Tom Jobim, e nove originais, cinco de Delmiro e quatro de Fischer. A última obra de Delmiro é Compassos, lançada em 2004.
"Só é solitário quem não é solidário!"

Texto extraído do Blog Solitárioousolidárioe transcrito pelo Blog Brasil Instrumental.

"Em 1981 foi lançado um dos discos mais importantes de toda a história da música brasileira, reunindo dois dos maiores instrumentistas brasileiros de todos os tempos. Parece exagero? Mas pode acreditar que não é. O disco Samambaia de Cesar Camargo Mariano e Hélio Delmiro é de fato um marco na nossa música e uma gravação absolutamente imprescindível para qualquer músico que queira dominar a linguagem da música brasileira, não somente pianistas e violonistas.

O pianista Cesar Camargo Mariano é, além de grande instrumentista e mestre na difícil arte de acompanhar, excelente arranjador e compositor inspirado. Já o mestre Hélio Delmiro é simplesmente um dos melhores violonistas e guitarristas brasileiros de todos os tempos.

Juntos, fizeram um disco numa época (início da década de 80) em que a música instrumental brasileira vivia um momento único de crescimento e explosão de criatividade, além de uma relativa boa recepção por parte do público, que sempre foi pequeno para essa faixa de mercado, mas nunca tão grande como nesse tempo.

Nessa década surgiram grupos como Medusa, Cama de Gato, Pau Brasil, Pé ante Pé, Divina Increnca, Zona Sul, Banda Metalurgia e SyncroJazz, além de instrumentistas de destaque como Ulisses Rocha, Marco Pereira, Victor Biglione, Ricardo Silveira, Leo Gandelman e Raul Mascarenhas, entre muitos outros.

A bela composição Samambaia, de Cesar Mariano - um tipo de "samba-choro" com harmonia moderna e certa concepção jazzística - tornou-se imediatamente um "standard" da MPB instrumental, sendo regravada por vários artistas".
Conrado Paulino


Faixas:
01 - Samambaia – César Camargo Mariano & Hélio Delmiro – (César Camargo Mariano) (5:08)
02 - Carinhoso – César Camargo Mariano & Hélio Delmiro – (Pixinguinha & João De Barro) (3:53)
03 - Emotiva N 4 – César Camargo Mariano & Hélio Delmiro – (Hélio Delmiro) (4:12)
04 - Curumim – César Camargo Mariano & Hélio Delmiro – (César Camargo Mariano) (3:43)
05 - Das Cordas – César Camargo Mariano & Hélio Delmiro – (Hélio Delmiro) (1:52)
06 - Milagre Dos Peixes – César Camargo Mariano & Hélio Delmiro – (Milton Nascimento & Fernando Brant) (4:48)
07 - Choratta – César Camargo Mariano & Hélio Delmiro – (César Camargo Mariano) (2:12)
08 - No Rancho Fundo – César Camargo Mariano & Hélio Delmiro – (Ary Barroso & Lamartine Babo) (4:57)
09 - Ninhos – César Camargo Mariano & Hélio Delmiro – (Hélio Delmiro) (5:54)
10 - Maria Rita – César Camargo Mariano & Hélio Delmiro – (César Camargo Mariano) (2:19)

1 comentários:

Anônimo disse...

O cara é egoista. Vai morrer na mingua. Procurem saber realmente quem é esse mito como voceis disem.

LinkWithin