sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MIMO 2011 - A MÚSICA INSTRUMENTAL INVADE EM MAIS UM ANO AS CIDADES DE OLINDA, RECIFE E JOÃO PESSOA

Gotan Project e Philip Glass estão entre as atrações internacionais e nomes como Egberto Gismonti, Guinga e Arrigo Barnabé também marcarão presença.

A Mostra Internacional de Música em Olinda chega à oitava edição e se firma como um dos mais expressivos eventos do gênero no país com programação gratuita.


Um dos mais expressivos eventos no Brasil que trabalha de forma abrangente com o limite entre o popular e o erudito e sem a cobrança de ingressos, a MIMO – Mostra Internacional de Música em Olinda chega à sua oitava edição entre os dias 5 e 11 de setembro de 2011. O festival é idealizado por Lu Araújo, que divide com André Oliveira a direção artística. A produção é da Lume Arte Projetos Culturais e patrocínio do Ministério da Cultura, BNDES, Empetur, Chesf, Funarte e Prefeituras de Recife e de Olinda. O cenário não poderia ser mais aconchegante e paradisíaco, a acolhedora cidade de Olinda, que incrementa ainda mais o seu potencial turístico com o evento que recebe pessoas de todo o mundo dispostas a assistir verdadeiros concertos nas igrejas históricas.

A MIMO reúne cerca de 50 atrações, com nomes nacionais e internacionais. Artistas, como o grupo Gotan Project e Philip Glass vão iniciar a turnê sul-americana pela Mostra. Além das apresentações em espaços como a Igreja da Sé, Seminário de Olinda e Igreja do Monte, entre outros patrimônios, a MIMO ainda oferece workshops com artistas renomados e de forma democrática: o acesso é gratuito. A cidade de Olinda vai abrigar a maior parte das atrações, que se estendem por igrejas centenárias de Recife e João Pessoa.

Os números impressionam: participam nessa oitava edição cinco orquestras sinfônicas. A MIMO multiplica o seu público a cada ano. A primeira edição teve a participação de cerca de 12 mil pessoas enquanto a última reuniu mais de 100 mil. Segundo a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Olinda, a MIMO faz com que o faturamento na cidade durante os sete dias de evento chegue a R$ 6 milhões. Nos centros urbanos da região Nordeste e, em especial em Pernambuco, a economia atravessa um novo ciclo de expansão. Foi o estado com maior crescimento econômico, com taxa acumulada de 9,4% no ano passado, em análise apresentada pelos economistas da Ceplan (Consultoria Econômica e Planejamento).

As igrejas tornam-se o cenário de uma oportunidade ímpar para assistir a performance de nomes como os internacionais Alex Tassel, Orquestra de Câmera de Toulouse e Daniel Gortler. Guinga, Arrigo Barnabé e Egberto Gismonti, entre muitas outras atrações também marcarão presença nessa oitava edição. Não podemos deixar de destacar a riqueza gastronômica de Olinda com seus charmosos restaurantes, como Trattoria Don Francesco, Maison do Bonfim e Oficina do Sabor que encantam a todos, somando mais alguns motivos para tornar esse evento inesquecível. O Grupo Gotan Project será o grande destaque do Palco do Carmo, que junta uma multidão para conferir o show ao ar livre. (Programação de shows completa mais abaixo).


Etapa Educativa – Cursos Gratuitos, como o de regência com o Maestro Isaac Karabtchevsky, incrementam ainda mais a Mostra

Uma semana inteira, de 5 a 11 de setembro, será dedicada à Etapa Educativa, que ocorre entre as cidades de Olinda, Recife e João Pessoa nas seguintes categorias: oficina de formação de orquestra, curso de regência, master classes, worksops e projeto MIMO para Iniciantes, este último nas escolas da rede pública. A inscrição para a participação dessa primeira etapa é feita pela internet e é uma chance dos interessados em música terem aulas ministradas por nomes como Isaac Karabtchevsky e outras atrações do evento. Philip Glass, Hamilton de Holanda, Marcos Suzano e Arrigo Barnabé são mais alguns músicos que vão enriquecer a bagagem cultural dos participantes da mostra.

“A Etapa Educativa é um dos momentos mais gratificantes da MIMO, onde grandes músicos podem compartilhar suas técnicas, ideias e reflexões sobre a música e todo o ambiente que a circunda. Nosso interesse é contribuir para além do desenvolvimento técnico, buscando a formação plena do cidadão, da sua sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical”, diz Lu Araújo, idealizadora da Mimo.


Festival MIMO de Cinema
Festival MIMO de Cinema – Atrações como “Canções do Exílio: a Labareda que Lambeu Tudo” serão exibidos gratuitamente em telões espalhados pela cidade

Paralelo aos shows e concertos, acontece o Festival MIMO de Cinema, com direção de Lu Araujo e da cineasta Rejane Zilles. Com uma seleção de 15 filmes com referências musicais, o Festival acontece entre 6 e 11 de setembro, também em Olinda. A programação é definida pela recente safra nacional e apresenta filmes inéditos em Pernambuco. Os filmes são projetados em telas de grandes dimensões ao ar livre, nos pátios das igrejas da Sé e Seminário de Olinda, com estrutura para acomodar confortavelmente a platéia. A expectativa é que tenham um público de aproximadamente 20 mil pessoas (Programação completa mais abaixo).


SERVIÇO

Concertos (João Pessoa e Recife)
A programação de concertos tem entrada aberta ao público. Sujeita à lotação dos espaços.


Concertos (Olinda)
A programação das 11h e 16h tem entrada aberta ao público, sujeita à lotação dos espaços. A programação das 18h e 19h tem distribuição de senhas de acesso a partir das 17h, no dia do concerto. A programação das 20h30 tem distribuição de senhas de acesso a partir das 18h do dia do concerto.


Local de distribuição das senhas:
Biblioteca Municipal de Olinda - Av. da Liberdade, s/nº, Carmo. Olinda, PE


FESTIVAL MIMO DE CINEMA
A programação de cinema e vídeo tem entrada aberta ao público. Sujeita à lotação dos espaços.


Telões
A MIMO oferece telões com transmissão simultânea, nas áreas externas do Seminário de Olinda e Igreja da Sé, para os concertos das 19h e 20h30, abertos ao público.


ENDEREÇOS ÚTEIS

JOÃO PESSOA

Igreja de São Francisco
Praça São Francisco, s/nº – Centro - João Pessoa

Igreja de São Frei Pedro Gonçalves
Praça de São Frei Pedro Gonçalves - João Pessoa

Basílica de Nossa Senhora das Neves
Praça Dom Ulrico – Centro - João Pessoa


OLINDA

Igreja da Sé
Alto da Sé, s/n°. Olinda, PE

Seminário de Olinda
R. Bispo Coutinho, s/nº. Olinda, PE

Mosteiro de São Bento
Rua de São Bento, s/nº. Olinda, PE

Convento de São Francisco
Rua de São Francisco, 280. Olinda, PE

Igreja São João Batista dos Militares
Rua da Saudade – Olinda - PE

Igreja Rosário dos Homens Pretos
Largo do Bonsucesso, 45, Amparo. Olinda, PE

Igreja do Monte
Praça Nossa Senhora do Monte, s/n°. Olinda, PE


RECIFE

Basílica do Carmo
Pça. do Carmo (Sto. Antônio), s/nº. Recife, PE

Capela Dourada
R. Imperador Dom Pedro II, 206 - São Antônio, Recife, PE

Igreja Madre de Deus
Rua Madre de Deus, 300. Recife, PE

Parque Dona Lindu
Av. Boa Viagem – Recife, PE

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Largo do Rosário – Santo Antônio, Recife - PE

Teatro de Santa Isabel
Praça da República, s/nº, Santo Antonio. Recife, PE

Conservatório Pernambucano de Música
Av. João de Barros, 594, Santo Amaro. Recife, PE


CEMO - Centro de Educação Musical de Olinda
Av. Pan Nordestina, s/nº. Olinda, PE

Universidade Federal da Paraíba
Cidade Universitária - João Pessoa - PB


Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação/Pernambuco
Aline Feitosa | Trago Boa Notícia
tragoboanoticia@gmail.com | mimo2011.imprensa@gmail.com
www.twitter.com/tragoboanoticia
81 | 3032.4081 | 8131.0721
Nextel: 81 | 8813.0999 | ID: 13*909196

Assistente de Comunicação: Dulce Mesquita
dulcinetem@yahoo.com.br | mimo2011.imprensa@gmail.com
www.twitter.com/dulcemesquita
81 | 3032.4081 | 8880.4994 | 9873.5229


Assessoria BRASIL | EXTERIOR
MNiemeyer Assessoria de Comunicação - www.mniemeyer.com.br
+ 55 21 2178-2101 | 2178-2112
Leandro Gomes leandro@mniemeyer.com.br | 21 9628-7718
Alex Teixeira alex@mniemeyer.com.br | 21 8122-5488
Andrea Pessôa: andrea@mniemeyer.com.br | 21 7883-5834

0 comentários:

LinkWithin