segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MIMO 2011 - PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Programação - Dia 05 de setembro
ETAPA EDUCATIVA

Programação - Dia 06 de setembro
ETAPA EDUCATIVA

Programação - Dia 07 de setembro


DELIA FISHER - A pianista reverencia a obra de Egberto Gismonti no novo CD, "Saudações, Egberto", em que também aparece cantando. O compositor foi responsável, tempos atrás, pelo lançamento do primeiro disco solo da artista, “Antonio”, na Europa, através do selo Carmo/ECM. Delia começou a carreira profissional no final da década de 80 com o Duo Fênix, ao lado de Cláudio Dauelsberg – que recebeu elogios de mestres do porte de Chick Corea. Ela assina as orquestrações para musicais de sucesso como "Beatles num céu de diamantes" (recebeu o Prêmio Shell) e “7 – O Musical”, com músicas de Ed Motta. Entre outros artistas, já subiu ao palco com Toninho Horta, Robertinho Silva, Nivaldo Ornelas e Bob Baldwin.


PARAHYBA ART ENSEMBLE - Conhecido por suas apresentações com a Electronic Band, o guitarrista Chico Corrêa mostrará na MIMO outra faceta de seu trabalho. Mantendo a experimentação como palavra-chave, reúne-se a instrumentistas de diferentes bagagens e nacionalidades, que se encontraram na Paraíba, para fazer um som que contém influências do jazz, free jazz, música eletroacústica e, naturalmente, da nordestina, entre outras. Imagens são projetadas durante a apresentação, criando ambiência para realimentar os rumos sonoros do coletivo formado pelo baterista americano Gregg Mervine, o multiinstrumentista belga Henry Krutzen, o francês Didier Guigue nos sintetizadores e flauta baixo, O DJ Guirraiz, o trompetista alemão Burgo, o baixista Mateus Alves, o VJ Spencer.

GUINGA E ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE - Osman Gioia, regente. Solista: Guinga, violão

Parceiro de alguns dos maiores nomes da MPB, como Paulo César Pinheiro e Chico Buarque, consagrou-se por suas refinadas melodias e harmonias. Apresentará na MIMO, com a Orquestra Sinfônica do Recife, o mesmo espetáculo que fez para 4, 5 mil pessoas no Walt Disney Concert Hall com a Filarmônica de Los Angeles. Incensado por músicos como Toots Thielemans e Paco de Lucia, sua música tem fortes raízes populares e harmonias incomuns. Em qualquer lugar do mundo, seu violão é sinônimo de qualidade e bom gosto. Com 30 anos de carreira e turnês pela Europa e EUA, começou a compor aos 16, por influência do vizinho Helio Delmiro. Aos 17, classificou a primeira música, “Sou só solidão” (letra de Paulo Faya), no II Festival Internacional da Canção, em 1967. Estreou em estúdio acompanhando Cartola em “As rosas não falam”. Com arranjos de Paulo Aragão para suas canções, fará o concerto ao violão, acompanhado também pelo trompetista Jessé Sadoc, o clarinetista Paulo Sérgio Santos e o violonista Lula Galvão.

TRIO 3-63

Formado por músicos nascidos em 1963 – a flautista Andrea Ernest Dias, o pianista Paulo Braga e o percussionista Marcos Suzano – o trio passeia por várias tendências da musica instrumental brasileira. Inclui, em seu repertório, recriações do festejado Moacir Santos, como “Isto é bom” e “The beautiful life”, a balada “Love go down” e “Sambatango”, descobertas por Andrea no acervo do compositor na Califórnia. O trio apresentará também músicas do CD “Trio 3-63”, lançado em 2009 (Sambatown). Com a experiência adquirida em palcos e estúdios das músicas de câmara, sinfônica e popular, Andrea e Paulo expressam, com virtuosismo, a leitura atualizada do legado de grandes instrumentistas. Marcos, por sua vez, imprime originalidade aos ritmos africanos, que recria através de processos digitais. Ao mesmo tempo em que trabalha sobre fortes referências da música popular, como Tom Jobim e Pixinginha, e introduz as novas gerações à obra de compositores eruditos nacionais, como Guerra-Peixe, apresenta músicas de nomes mais recentes na cena brasileira, alinhando, assim, diversas linguagens sonoras.


BALLAKÉ SISSOKO E VINCENT SEGAL (Mali | França) -
Um dos maiores tocadores de kora da atualidade (o instrumento reproduz um som semelhante ao da harpa e tem 21 cordas), o africano Ballaké Sissoko e o violoncelista francês Vincent Segal, integrante do aplaudido Bumcello (de trip hop, impregnado de sonoridades dub), que já se apresentou com artistas os mais distintos, de Sting a Cesária Évora, e é presença frequente nos circuitos de world music e fusion – estarão reunidos no espetáculo “Música de câmara”. Os solos ficarão a cargo de Sissoko, enquanto o violoncelo de Segal se desdobrará ao fundo, ecoando ou recriando notas para abrir novos caminhos ao kora, em uma dezena de temas. O público da MIMO assistirá a uma hora de música delicada e de efeitos altamente hipnotizantes, que merece ser considerada como um tratado de sutileza sônica. A idéia de tocar e gravar o álbum “Chamber music” com Segal surgiu quando Sissoko assistiu a um concerto do explosivo duo que o francês forma com o baterista e percussionista alemão Cyril Atef.

Filmes

CONCERTO PARA HELOISA
Direção, Produção, Fotografia e Montagem: Pedro Moscalcoff | Roteiro: Gabriel Basile, Martim Bernardes e André Vac | Direção de arte: Maria Fernanda Basile | Trilha sonora: Memórias de um Caramujo, O Terno, Charlie e os Marretas, Noite Torta

Gabriel é músico e ensaia em casa há mais de dez anos. Durante todo esse tempo, a vizinha Heloisa convive com o barulho que, aos poucos, se torna insuportável. Ele decide, então, solucionar o problema, fazendo um festival com as bandas que ensaiam na casa, a fim de arrecadar dinheiro para instalar o isolamento acústico. Dois produtores sérios são encarregados de todo o festival.

Doc, 20min, 2011 – São Paulo/SP



O MAR DE LIA
Direção e Roteiro: Hanna Godoy | Produção: Márcia Mansur | Fotografia: Alexandre Lucena | Montagem: Camila Valença e Mariana Valença | Trilha sonora: Lia de Itamaracá

Um mergulho encantado no universo da ciranda de Lia de Itamaracá. O amor se apresenta na música e na trajetória de vida dos personagens desse documentário musical.

Doc, 13min, 2011 – Recife/PE



FILHOS DE JOÃO, O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO
Direção, Produção e Roteiro: Henrique Dantas | Fotografia: Hans Harold Montagem: Bau Carvalho e Henrique Dantas | Direção de arte: Henrique Dantas | Trilha sonora: Novos Baianos, Tom Zé e Roberto Barreto

O documentário Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano conta a história do grupo Novos Baianos. O filme se concentra num dos períodos mais férteis da produção musical brasileira – final da década de 1960 – época em que o grupo eclodiu. Foi neste período que João Gilberto, recém-chegado dos Estados Unidos, começou a conviver com os Novos Baianos, tornando-se uma espécie de guru. Com extrema sensibilidade e absoluta despretensão, transformou a mentalidade daqueles jovens irreverentes e mudou o rumo da MPB.

Doc, 76min, 2009 - Salvador/BA


Programação dia 07 de setembro

Concerto - DELIA FISHER | 7 de setembro | 18h | Igreja de N. S. do Rosário dos Homens Pretos (Olinda/PE)
Concerto - PARAHYBA ART ENSEMBLE | 7 de setembro | 18h | Mercado da Ribeira (Olinda/PE)
Concerto - GUINGA E ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE | 7 de setembro | 18h30 | Parque Dona Lindu (Recife/PE)
Concerto - TRIO 3-63 | 7 de setembro | 19h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Concerto - BALLAKÉ SISSOKO E VINCENT SEGAL | 7 de setembro | 20h30 | Igreja da Sé (Olinda/PE)
Filme (Panorama Brasil/ Curtas) | CONCERTO PARA HELOISA | 18h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Filme (Panorama Brasil/ Curtas) | O MAR DE LIA | 18h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Filme (Panorama Brasil/ Longa-Metragem)| FILHOS DE JOÃO, O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO | 19h | Igreja da Sé (Olinda/PE)



Programação - Dia 08 de setembro


DUO MILEWSKI - O casamento de Jerzy Milewski e Aleida Schweitzer vai além do aspecto pessoal. O violinista polonês e a pianista brasileira, que formam profissionalmente o Duo Milewski, se conheceram quando Aleida foi a Varsóvia aprofundar os conhecimentos que adquiriu no Conservatório de Música de Paraná durante a graduação. Antes de se naturalizar brasileiro e gravar com grandes nomes da MPB, Jerzy graduou-se e fez mestrado na Academia de Música de Varsóvia e foi solista da Orquestra de Câmara da Filarmônica Nacional da Polônia. Ele recebeu do governo polonês a medalha Henryk Wieniawski. Além de se apresentar em um concerto na MIMO, o Duo Milewski também participa da Etapa Educativa, levando a música clássica para crianças de 5 a 10 anos através da MIMO para Iniciantes.


ARRIGO BARNABÉ - Apresentado, com sucesso, em algumas cidades do Brasil e do exterior (Argentina e Alemanha), “Clara Crocodilo – Uma suíte a 4 mãos” é um ponto de inflexão na obra do compositor Arrigo Barnabé, o músico que melhor fundiu as invenções formais da vanguarda erudita e os códigos diretos da cultura pop. O título tornou-se um marco recorrente em seus 25 anos de carreira premiada e projetada no Brasil e no exterior, registrada em oito discos e um DVD. “Clara Crocodilo”, a obra que, desde 1992, é frequentemente levada em espetáculos paralelos, será apresentada ao público da MIMO num formato instrumental para dois pianos. Com performance de Arrigo e a participação do pianista Paulo Braga, a nova versão do “Clara” combina o rigor da escrita à liberdade da improvisação. Contém não apenas temas conhecidos e de forte impacto no palco e no histórico do compositor (“Sabor de veneno”, “Diversões eletrônicas”, “Orgasmo total” e a faixa-título), como guarda alguns dos princípios fundamentais de sua técnica composicional. É por meio das transcrições recriadas e rearranjadas por Arrigo, especialmente para o duo, que o virtuosismo da escrita do autor transparece.

AZYMUTH - Ivan Conti “Mamão” (bateria), Alex Malheiros (baixo) e José Roberto Bertrami (teclados) se conheceram nos anos 70. Os músicos inauguraram o Canecão tocando em grupos diferentes e formaram uma banda que exibia em casas noturnas uma mistura de jazz, samba, funk e rock. Depois de gravar com diversos cantores e orquestras, decidiram criar o Azymuth e lançaram o primeiro álbum em 1975, que logo emplacou o sucesso “Linha do horizonte”. No ano seguinte, mais um disco e outro hit, “Melô da cuíca”, que virou tema da novela “Pecado capital”. Em 1977, saiu o terceiro LP do grupo, outras músicas entraram nas trilhas da TV e surgiu o convite para tocar no Festival de Montreux, Suíça, tendo sido os primeiros brasileiros a se apresentarem por lá. Entre os artistas estrangeiros com quem os músicos trabalharam estão Sarah Vaughan, Stevie Wonder e Chick Corea. Em 1978, o grupo excursionou pelos EUA, em 1978, com a cantora Flora Purim e o percussionista Airto Moreira. Gravou o primeiro disco internacional, “Light as a feather”, e com “Jazz Carnival”, marco da world fusion, se manteve na parada inglesa durante um ano. Foi o início de uma longa e sólida carreira no exterior. Com extensa discografia, o Azymuth vem de uma turnê pela Europa e o Japão apresentando o novo CD, “Aurora”.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA
Vantoil de Souza, regência. Solista: Felipe Braz, flauta
A orquestra surgiu a partir do bem-sucedido projeto Música nas Escolas, da cidade do interior do Rio de Janeiro, que atende 25 mil crianças e adolescentes, em 72 escolas da rede municipal de ensino. Formada por 105 jovens músicos, realiza cerca de 40 concertos anuais e trabalha com renomados solistas vocais como Rosana Lamosa, Edna D´Oliveira, Fernando Portari e Licio Bruno, além de instrumentistas como Luiz de Moura Castro, Daniel Guedes e Jean Louis Steuerman. Diversas vezes regida por Isaac Karabtchevsky, desde 2009 é a orquestra residente de seu curso de regência na MIMO. A OSBM acaba de ser contratada para acompanhar o Balé Kirov de São Petersburgo, Rússia, em sua temporada carioca. A direção artística da OSBM é de Vantoil de Souza e a direção musical, de Guilherme Bernstein.

ARTHUR VEROCAI
Participação especial: Clarisse Grova, Carlos Dafé e Projeto Coisa Fina

Em 1972, o violonista lançou o primeiro álbum, depois de anos trabalhando com estrelas da MPB, como Elis, Elizeth e Maysa. Desde que foi redescoberto por rappers americanos e se transformou em cult, ao ter “Caboclo” sampleado pelo grupo de hip hop Little Brother, voltou à cena musical com tudo. Em 2009, apresentou-se para uma plateia em êxtase e lotada de estrelas do pop e DJs, em Los Angeles, com o repertório do disco de estreia – em que faz um mix de jazz, bossa e o som de autores clássicos e contemporâneos que o influenciaram, de Ravel ao Weather Report. O concerto que realizou à frente de uma orquestra de 30 músicos, entre brasileiros e americanos, foi filmado para o seriado de TV “Timeless” e lançado em DVD. Nesta nova fase da carreira, tem feito seguidas apresentações no Brasil e no exterior e seu som atemporal vem seduzindo os músicos da nova geração, como Marcelo Jeneci e Kassin. Ele terá como convidados, na apresentação da MIMO, os cantores Carlos Dafé e Clarisse Grova.

GOTAN PROJECT (França | Argentina)
O trio formado pelo francês Philippe Cohen Solal, o argentino radicado em Paris Eduardo Makaroff e o músico e programador suíço Christoph Muller vem apresentar ao público da MIMO o novo álbum “Tango 3.0”, terceiro trabalho de estúdio do grupo. Eles arrebataram o mundo com a força e a sensualidade da música argentina, misturando o tango tradicional à música eletrônica (Gotan vem da inversão das sílabas de tango), invadindo as pistas de dança de Nova York ao Rio de Janeiro. O êxito do álbum de estréia, "La revancha del tango", lançado em 2000, levou o grupo a alcançar o top 100 da lista de “Álbuns da década” do jornal inglês "The Guardian". No segundo, “Lunático” (2006), incorporou influências do jazz e inseriu gravações ao vivo. “Tango 3.0” (2010) surge depois do Gotan Project ter ultrapassado a marca de dois milhões de cópias vendidas e 400 concertos. Emplacando sucessos ano após ano, desde o lançamento de “Vuelvo al Sur” no primeiro disco, teve músicas incluídas nas trilhas sonoras dos filmes ‘Identidade Bourne’, com “Santa María (Del Buen Ayre)” , ‘Doze homens e outro segredo’ com “El capitalismo foraneo”, ‘Dança comigo’ com “Una musica brutal” e ‘Encontro explosivo’ com “Diferente”. No Brasil, popularizou-se com a música “Época”, na novela ‘Da cor do pecado’, de 2004 e com ‘La Gloria’ tema da novela “Morde e Assopra” de 2011, ambas exibidas pela Rede Globo. O Gotan Project é a atração escolhida para abrir as apresentações do palco da Praça do Carmo.

Filmes


O SILÊNCIO DO MUNDO (Panorama Brasil/ Curtas)
Direção, Roteiro e Montagem: Bárbara Cariry | Produção: Teta Maia | Fotografia: Petrus Cariry

A sinfonia do mundo percebida no “outro”, revelando novas formas de percepção e de comunicação entre os homens.

Fic, 10min, 2010 – Fortaleza/CE


LUTHIER DO PVC
Direção e Roteiro: Marcos Homem | Produção: Lucas Müller | Fotografia: Marcos Homem e Lucas Müller | Montagem: Leandro Oliveira | Direção de arte: Aline Novais | Trilha sonora: Yuri Rodrigues

Num distrito periférico duma periférica cidade do Brasil, um artista da terra utiliza materiais inusitados, para fazer música de qualidade. Gravado em Tamoios, distrito de Cabo Frio (RJ), conta a história de Johnny, um luthier de canos de PVC - adquiridos em obras de construção ou lixos da cidade – que, através de seu talento manual e aguçada percepção auditiva, planta sementes através dessa luteria inédita no país.

Doc, 15min, 2010 - Cabro Frio/RJ



BOB LESTER
Direção e Roteiro: Hanna Godoy e Mariana Penedo | Produção: Mariana Penedo e Marcia Mansur | Fotografia: Paulo Camacho | Montagem: Mariana Penedo e Tainá Diniz | Direção de arte: Tatiana Fersoza

Edgar de Almeida, o Bob Lester: sapateador, cantor, músico e showman. Numa mistura de gêneros e linguagens, o conto do artista esquecido que deseja ser lembrado. Quanto é memória ou quanto é invenção já não interessa, o importante é não esquecer.

Fic, 13min, 2011 - Rio de Janeiro/RJ


SEX BEATLES MEMORABILIA (Panorama Brasil/ Longa-Metragem)
Direção: Marcelo Martins | Produção: Marcelo Martins e Luis Eduardo Vasconcelos | Roteiro: Fabio Caldeira e Maíra Cassel | Fotografia: José Amarílio Jr. | Montagem: Leo de Sá e Márcio B. Venturi | Trilha sonora: Sex Beatles


Documentário sobre a lendária banda carioca Sex Beatles. Conta a trajetória do grupo liderado por Alvin L. (autor de sucessos de Marina Lima, Leila Pinheiro e Capital Inicial), que na década de 90, conquistou o público e um elenco de admiradores. Entre eles, Dado Villa-Lobos (ex-Legião Urbana, co-fundador e produtor musical dos dois álbuns da banda), Renato Russo (que participou de uma das canções do primeiro disco, Automobília), Paula Toller e Marina Lima. Sex

Doc, 72 min, 2011 - Rio de Janeiro/RJ


Programação dia 08 de setembro

Concerto - DUO MILEWSKI | 8 de setembro | 18h | Convento de São Francisco (Olinda/PE)
Concerto - ARRIGO BARNABÉ | 8 de setembro | 18h30 | Igreja de N. S. do Rosário dos Homens Pretos (Recife/PE)
Concerto - AZYMUTH | 8 de setembro | 19h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Concerto - ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA - Vantoil de Souza, regência. Solista: Felipe Braz, flauta | 8 de setembro | 20h | Basílica de Nossa Senhora das Neves (João Pessoa/PB)
Concerto - ARTHUR VEROCAI - Participação especial: Clarisse Grova, Carlos Dafé e Projeto Coisa Fina | 8 de setembro | 20h30 | Igreja da Sé (Olinda/PE)
Concerto - GOTAN PROJECT | 8 de setembro | 22h | Praça do Carmo (Olinda/PE)

Filme | O SILÊNCIO DO MUNDO | 18h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Filme | LUTHIER DO PVC | 18h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Filme | BOB LESTER | 18h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Filme | SEX BEATLES MEMORABILIA | 19h | Igreja da Sé (Olinda/PE)



Programação - Dia 09 de setembro

PROJETO COISA FINA - Discípulos do pernambucano radicado nos Estados Unidos Moacir Santos (11/7/1926 – 6/8/2006), os 13 jovens instrumentistas de São Paulo têm a habilidade de transformar a obra daquele que é considerado um dos maiores mestres da renovação harmônica da MPB em uma experiência vibrante junto à nova geração. Criado em 1995, o grupo - quatro saxofones, dois trompetes, dois trombones, piano, guitarra, baixo acústico, bateria e percussão – vem recebendo excelente acolhida da crítica, ao promover a fusão do jazz ao baião, ao samba e ao maracatu. O Projeto Coisa Fina apresentará na MIMO o repertório do CD “Tributo a Moacir Santos”, com músicas do maestro e composições próprias inspiradas em seu universo.

DANIEL GORTLER (Israel) - O aclamado pianista israelense, que encanta plateias ao redor do mundo, vem ao Brasil exclusivamente para participar da MIMO. Gortler já se apresentou em importantes espaços, como o Lincoln Center e o Metropolitan Museum of Art, de Nova York, o Teatro Mogador, de Paris, e as principais salas de concerto de Telavive e Jerusalém. Merecem destaque em sua carreira as gravações do CD duplo lançado em 2010 pelos 200 anos de nascimento de Schumann que traz as principais obras prímas para piano solo do mestre do romantismo alemão. Ele realizou concertos como solista com as sinfônicas de São Francisco, da Rádio de Berlim e da Filarmônica de Israel, entre outras grandes orquestras sob a batuta de renomados regentes como Zubin Mehta, Valery Gergiev e Michael Tilson Thomas.

SONORIS FÁBRICA - Criado em 2002 por Sérgio Ferraz (violino) e Leonardo Melo (violão), o grupo se lançou com uma série de shows pela capital pernambucana. Exibindo um repertório de música instrumental, inspirado na música brasileira de raiz popular, como o baião, o frevo e o maracatu, busca também as influências do jazz e da música ibérica, apresentando músicas de sua autoria - do flamenco ao próprio movimento armorial - e de compositores consagrados, a exemplo de Paco de Lucia, John McLaughlin, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal e Villa-Lobos. A atual formação reúne, além da dupla, Marcio Silva (bateria) e Claudio Negão (contrabaixo elétrico). O grupo lançou, em 2011 CD e DVD gravados no Teatro Santa Isabel, do Recife.

ALEX TASSEL (França) - Trompetista francês, aos 36 anos é considerado um dos mais brilhantes músicos de jazz de sua geração. Com mais de uma centena de concertos realizados e já habituado aos palcos internacionais, foi reconhecido pela crítica como legítimo herdeiro de Miles Davis, por ocasião do lançamento do mais recente CD de sua carreira, o álbum duplo “Heads or tails”. Com sólida formação, estudou piano até os 18 anos, quando foi atraído pelo jazz e dedicou-se ao estudo do trompete. Já nas primeiras gravações de que participou, desde que se estabeleceu em Paris e passou a freqüentar os clubes, chamou a atenção por seu talento. Tassel é uma das principais atrações dos concorridos festivais de verão franceses, como o Django Reinhardt, Jazz à Vienne e Jazz à Juan-les-Pins. Na MIMO, se apresentará com seu flugelhorn e será acompanhado por Sylvain Beuf (sax), Laurent de Wilde (piano), Diego Imbert, (contrabaixo) e Julien Charlet (bateria).

Filmes

PROFISSÃO: MÚSICO
Direção e Roteiro: Daniel Ignácio Vargas e Luciano Balen | Produção: Luciano Balen | Fotografia: Daniel Ignácio Vargas | Montagem: Luciano Balen | Trilha sonora: Projeto CCOMA

No mundo pós-MP3, em que o download liquida as enferrujadas estruturas das grandes gravadoras, músicos conseguem levar a sua arte a lugares onde era impossível chegar. Produzido pelo Projeto CCOMA e o cineasta colombiano Daniel Vargas, o filme tem imagens do Brasil, Uruguai, Colômbia, Alemanha e Grécia. Reúne depoimentos de músicos de rua da França e Inglaterra, dos DJs Anderson Noise e Ravin e dos brasileiros Edgar Scandurra, Fernando Catatau, Naná Vasconcelos e Pedra Branca. O filme mostra como músicos, DJs e produtores conduzem sua profissão, que mudou muito com a internet.

Doc, 46min, 2011 - Caxias do Sul/RS



DAQUELE INSTANTE EM DIANTE

Direção e Roteiro: Rogério Velloso | Produção: Paulo Dantas e Carol Dantas | Fotografia: Helcio “Alemão” Nagamine | Montagem: George Queiroz, Rogério Velloso e Paulo Mendel | Direção de arte: Sergio Fouad e Estúdio Sax So Funny |Trilha sonora: Sergio Fouad

O Nego Dito Itamar Assumpção em um documentário que percorre sua trajetória musical, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980 até a sua morte aos 53 anos. Com depoimentos daqueles que conviveram com o artista, o filme reúne uma seleção de imagens raras garimpadas em acervos e arquivos particulares, mostrando sua presença antológica nos palcos e os momentos de intimidade entre os amigos e familiares.

Doc, 108 min, 2011 - São Paulo/SP


Programação dia 09 de setembro

Concerto - PROJETO COISA FINA | 9 de setembro | 18h | Mosteiro de São Bento (Olinda/PE)
Concerto - DANIEL GORTLER | 9 de setembro | 18h30 | Capela Dourada (Recife/PE)
Concerto - SONORIS FÁBRICA | 9 de setembro | 19h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Concerto - BALLAKÉ SISSOKO E VINCENT SEGAL | 9 de setembro | 20h | Igreja de São Francisco (João Pessoa/PB)
Concerto - ALEX TASSEL | 9 de setembro | 20h30 | Igreja da Sé (Olinda/PE)
Filme | PROFISSÃO: MÚSICO (Panorama Brasil / Média) | 18h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Filme | DAQUELE INSTANTE EM DIANTE (Panorama Brasil / Longa-Metragem) | 18:30h | Igreja da Sé (Olinda/PE)



Programação - Dia 10 de setembro

ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA.
Carlos Anísio, regente.
Criada em 2001, está vinculada à Fundação Cultural de João Pessoa e já é reconhecida por sua importância na formação de uma nova geração de instrumentistas na região.
Integrada por jovens entre os 16 e os 25 anos de idade, que vêm desenvolvendo um trabalho de grandes desafios técnicos, realiza concertos com o objetivo de levar a música clássica ao cotidiano dos moradores da capital paraibana, cumprindo papel fundamental no fomento à cultura. Com repertório que abrange o popular e o erudito, faz ao longo do ano uma série de apresentações, desde os concertos didáticos a participações na agenda oficial, e os chamados “Concertos internacionais”, com regentes e solistas convidados, que têm o intuito de proporcionar a troca de experiências entre os músicos. A orquestra vem realizando uma série de apresentações intitulada “Nossos solistas” e promove também projetos especiais, a exemplo do recente “Réquiem para um trombone”, quando, ao lado do Coro Sonantis, prestou homenagem ao trombonista Radegundis Feitosa, que perdeu a vida em um acidente, em 2010.

MIMO IN CONCERT
Encerramento das Oficinas de Formação de Orquestra da MIMO 2011
O concerto mostrará o resultado das Oficinas de Formação de Orquestra da Etapa Educativa. Para incentivar a prática de conjunto e de orquestra, além da ampliação de repertórios, a MIMO convidou uma equipe de músicos com ampla experiência didática e interpretativa para ministrar as quatro oficinas. Nayran Pessanha cuidará da oficina de cordas friccionadas, Antonio Augusto e João Luiz Areias, de metais. Elione Medeiros, de madeiras e Marco César, de cordas dedilhadas todas sob a coordenação didática da violinista Ana de Oliveira e do maestro e violonista Caio Cezar. Cada grupo mostrará ao público o resultado artístico de seu trabalho intensivo.

ORQUESTRA DE CÂMARA DE TOULOUSE (França)
Desde 2004 sob a direção do violinista suíço Gilles Colliard, é uma das mais tradicionais orquestras de câmara do mundo. Fundada em 1953, seu prestígio decorre da capacidade de executar qualquer tipo de obra para esta formação, do período barroco (com instrumentos antigos) à contemporaneidade (com instrumentos modernos). Muitos compositores já lhe dedicaram obras e colaboraram em concertos e em gravações. A orquestra é freqüentemente convidada a participar de festivais na França e em outros países (como Japão, Suécia, Espanha e Suíça) e tem feito turnês regulares pelos EUA e América Latina. No concerto da MIMO, realizado em colaboração com o governo francês através da cooperação cultural, apresentará um repertório iniciado pela nobreza vienense da sinfonia “Praga”, de Mozart, o drama existencial russo da “Sinfonia de câmara”, de Shostakovich, e o espírito moderno e alegre da “Sinfonia simples”, de Britten.

EGBERTO GISMONTI E ALEXANDRE GISMONTI
Participação Especial: Ana de Oliveira

O multiinstrumentista e compositor brasileiro de renome internacional vem apresentar na oitava edição da MIMO o recente concerto que fez no Espaço Tom Jobim, ao lado do filho, o violonista Alexandre Gismonti, e da spalla Ana de Oliveira.
Realizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, durante um encontro mundial de cientistas, o concerto partiu da idéia de que música e ciência vivem da procura constante e jamais concluída por respostas definitivas. Com mais de 60 álbuns gravados, hoje distribuídos a 42 países (Europa, Japão e EUA) através da parceria do selo Carmo/ ECM Records, e mais de 30 trilhas sonoras para o cinema (como as de “Chico Xavier” e “Se eu fosse você 2”), é tido como um virtuose da música instrumental popular, desde que despontou aos olhos do grande público em 1968, no III Festival Internacional da Canção Popular, com a música “Sonho”. Nas últimas décadas, Gismonti tem se dedicado a composições de obras sinfônicas para a Filarmônica de Tóquio, a Orquestra Sinfônica da Lituânia e a Petrobras Sinfônica.

PHILIP GLASS (EUA)
Dono de uma sonoridade única, Philip Glass (Baltimore, 1937) é um dos maiores compositores vivos e em permanente atividade. Autor de óperas como “Einstein on the beach”, em parceria com Robert Wilson, e “Satyagraha”, sinfonias, concertos para diversos instrumentos, temas para o teatro e a dança, além da trilogia de peças teatrais baseadas em filmes de Jean Cocteau, é um dos autores mais requisitados para o cinema. Assina dezenas de trilhas sonoras, com destaque para “Kundun”, de Martin Scorsese, “As Horas”, de Stephen Daldry, “Notas sobre um escândalo”, de Richard Eyre - que lhe valeram indicações ao Oscar - “O sonho de Cassandra”, de Woody Allen, e o brasileiro “Nosso Lar”, de Wagner de Assis, baseado na obra de Chico Xavier. Conquistou ainda um Globo de Ouro com “O show de Truman”, de Peter Weird e um Bafta com “As Horas”. Depois de concluir os estudos na Juilliard, mudou-se para a França, em 1964, para aprofundar seus conhecimentos sobre música clássica com a lendária Nadia Boulanger. Naquele período, foi contratado para transcrever, em notação ocidental, a música do mestre indiano da cítara Ravi Shankar, que exerceria forte influência sobre ele. No regresso aos EUA, estabeleceu-se em Nova York e integrou uma comunidade de jovens interessados em criar novas linguagens musicais. Em 1968, formou o Philip Glass Ensemble, tornando-se um ícone do minimalismo e com o qual se apresenta regularmente. Tido como um dos nomes mais influentes do final do século XX, possui ainda ligações com o rock e a música eletrônica e colabora com artistas distintos, como Leonard Cohen, criando desafios para a sua evolução artística. Glass se apresenta na MIMO ao piano, ao lado do aclamado jovem violinista californiano Tim Fain, no concerto “Uma noite de música de câmara”.


Filmes

É MUITA AREIA PRO MEU CAMINHÃOZINHO

Direção e Roteiro: Ana Paula Guimarães e Eduvier Fuentes Fernández | Produção: Josmar Bueno Junior e Ana Paula Guimarães | Fotografia: Luiz Miyasaka e Marlene Bergamo | Montagem: Paullo Rosa | Trilha sonora: Pepe Cisneros

A obra recria a apaixonante região dos Lençóis Maranhense. Enfatiza os encantos, devaneios e desafios dos habitantes. No documentário, o primitivo, o nascimento e as paisagens atípicas criam um universo singular, nos levando a rever as relações cotidianas e nos remetendo aos próprios sonhos e esperanças.

Doc, 15min, 2010 – São Paulo/SP


CLEMENTINA DE JESUS: RAINHA QUELÉ
Direção, Produção e Fotografia: Werinton Kermes | Roteiro: Míriam Cris Carlos | Montagem: Marcelo Domingues | Trilha sonora: Grupo Cupinzeiro

Clementina de Jesus: Rainha Quelé é uma obra composta coletivamente pelo direito à memória e perpetuação do patrimônio cultural brasileiro chamado Clementina de Jesus e pelo dever de exaltação à cultura negra. O filme teve sua locação no quilombo São José da Serra, em Valença (RJ), onde nasceu a cantora e traz depoimentos de Paulinho da Viola, João Bosco, Lecy Brandão, Carlinhos Vergueiro, Paula Lima, Martinho da Vila, Monica Salmaso, Fundo de Quintal, Cristina Buarque de Hollanda, entre outros.

Doc, 56min, 2011 – Votoramtim/SP


À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA
Direção, Roteiro e Montagem: Thiago Lira | Produção: Arícia Alves e Virgínia Ramos | Fotografia: Thiago Lira e Virgínia Ramos | Direção de arte: Arícia Alves, Thiago Lira e Virgínia Ramos | Trilha sonora: Beatles 4Ever, Seu Chico, Del Rey, Los Hermanos Cover, Thammy Spears

Documentário musical que parte do conceito de "cover" para discutir a imagem e semelhança deste universo, a partir da perspectiva das próprias bandas. Para isso, conta com a participação da Beatles 4Ever (SP), primeira banda cover do Brasil, Seu Chico (PE), Del Rey (PE), entre outras.

Doc, 18min, 2011 – Recife/PE


Programação dia 10 de setembro

Concerto - ORQUESTRA DE CÂMARA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA.
Carlos Anísio, regente.
| 10 de setembro | 11h | Igreja da Sé (Olinda/ PE)
Concerto - MIMO IN CONCERT - Encerramento das Oficinas de Formação de Orquestra da MIMO 2011 | 10 de setembro | 16h | Igreja de N. S. do Monte (Olinda/PE)
Concerto - ORQUESTRA DE CÂMARA DE TOULOUSE (França) | 10 de setembro | 18h30 | Basílica de Nossa Senhora do Carmo (Recife/PE)
Concerto - EGBERTO GISMONTI E ALEXANDRE GISMONTI - Participação Especial: Ana de Oliveira | 10 de setembro | 19h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Concerto - ALEX TASSEL | 10 de setembro | 20h | Igreja de São Frei Pedro Gonçalves (João Pessoa/PB)
Concerto - PHILIP GLASS | 10 de setembro | 20h30 | Igreja da Sé (Olinda/PE)
Filme | É MUITA AREIA PRO MEU CAMINHÃOZINHO (Panorama Brasil / Curta) | 18h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Filme | CLEMENTINA DE JESUS: RAINHA QUELÉ (Panorama Brasil / Média) | 18h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)


Filme | À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA (Panorama Brasil / Longa-Metragem) | 18:30h | Igreja da Sé (Olinda/PE)



Programação - Dia 11 de setembro

ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA - Encerramento Curso de Regência. Maestros Convidados, selecionados por Isaac Karabtchevsky.
Um dos concertos mais esperados da MIMO, esta apresentação representa, com muita fidelidade, o empenho dos jovens no trabalho desenvolvido por Isaac Karabtchevsky no curso de regência. As aulas são ministradas ao longo de todo o período do festival. No concerto de encerramento, 8 jovens regentes terão a oportunidade de mostrar à platéia o que assimilaram do conhecimento transmitido pelo experiente maestro. É um momento de expectativa, por representar um grande passo em suas carreiras e, pelo lado dos espectadores, uma chance de conferir a desenvoltura dos alunos. Pelo terceiro ano consecutivo a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa será a orquestra residente e apresentará no repertório as seguintes obras: Abertura da ópera "Guilherme Tell", de Rossini, Os Prelúdios, de Liszt e a Sinfonia n. 4, de Tchaikovsky.

ISAAC KARABTCHEVSKY
A maior referência em regência no Brasil, atua como diretor artístico da Orquestra Petrobras Sinfônica e acaba de assumir a Sinfônica de Heliópolis (SP). O maestro paulistano de pais russos, estudou regência e composição na Alemanha, sob a orientação de Wolfgang Fortner, Pierre Boulez e Carl Ueter. Participou ativamente da vida musical brasileira, tendo dirigido a Orquestra Sinfônica Brasileira durante 27 anos (1969 /1996) e com este grupo gravou a integral das “Bachianas brasileiras”, de Villa-Lobos. Na época, ajudou a conceber o Projeto Aquarius, uma série de concertos ao ar livre voltada para o grande público. Em 1988, tornou-se diretor artístico da Orquestra Tonkünstler, de Viena, com a qual realizou turnês pelo mundo. Sua carreira internacional levou-o a dirigir concertos e óperas em teatros e orquestras de grande prestígio. Esteve diante de orquestras na Ópera Estadual e no Musikverein, em Viena, no Royal Festival Hall, de Londres, e na Sala Pleyel, de Paris. Regeu ainda no Kennedy Center, no Carnegie Hall, nos teatros de Palermo, na Itália, Real de Madrid, Colón, de Buenos Aires, na Deutsche Oper am Rhein, na Alemanha, e a Filarmônica de Tóquio.


ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - André Muniz, regente. Solista Diego Paixão, violoncelo.
Formada por 75 alunos da Escola de Música da Universidade do Rio Grande do Norte, vem se afirmando como um dos principais ensembles orquestrais do Nordeste. A qualidade artística do grupo - que tem a regência e direção artística do maestro André Muniz - tem sido reconhecida pelas plateias de diferentes estados do Brasil. A orquestra volta a se apresentar na MIMO, depois do sucesso do concerto de 2010 em homenagem ao escritor Ariano Suassuna, desta vez com repertório formado por obras de Camargo Guarnieiri, J. Hadyn e Dimitri Cervo e a participação, como solista, do violoncelista Diego Paixão.

Diego Paixão - iniciou seus estudos de Violoncelo aos 13 anos de idade na classe do professor Ailson Saraiva Campos. Posteriormente no curso de extensão em música da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), passa a integrar a classe de violoncelo do professor Faisal Kamal Hussein. Ainda na referida instituição, é admitido na classe do professor Fábio Soren Presgrave para o curso Técnico em Música. Dando continuidade aos estudos ingressa no curso Bacharelado em Música também na classe do professor Fábio Presgrave. Em 2008 realizou solo frente à Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte do Concerto em Dó maior para violoncelo e orquestra de J. Haydn, sendo o mais jovem solista já convidado por essa orquestra. É integrante da OSUFRN (Orquestra Sinfônica da Univerdade Federal do Rio Grande do Norte) onde atua como chefe de naipe. Como camerista atua nos grupos UFRN Cellos e Essemble Devos Cello. Participou de diversos máster-class de professores como Antonio Del Claro, Watson Clis, Robert Suetholz (EUA-Brasil), Miguel Rocha (Portugal), Márcio Mallard, Matias de Oliveira Pinto (Brasil-Alemanha) Martin Ostertag (Alemanha). Recentemente participou como bolsista do festival de inverno de Campos do Jordão (2011).

PAGODE JAZZ SARDINHA’S CLUB
A importância de difundir o trabalho do grupo está em seu próprio conceito criativo. O Pagode Jazz Sardinha's Club nasceu em 1997 trazendo uma mistura inovadora que uniu choro, jazz , funk, samba e jongo , ritmos que os cariocas abraçaram em seus corações. O nome faz uma homenagem ao Beco das Sardinhas, tradicional ponto de boêmia carioca no centro de cidade especializado em sardinhas na brasa. Nesses anos o grupo se apresentou em festivais internacionais como o Mercado Cultura / III Strictly Mundial, em Salvador, no Festival Nuits de Brésil, em Sanary-sur-Mer, sul da França,na Fete de la Músic em Paris, e em todo o Brasil, além participar de eventos e shows com convidados especiais como Elza Soares, Johnny Alf, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara, Nelson Sargento e Roberto Silva. Seu primeiro cd foi lançado em julho de 1999 e distribuído pela Rob Digital, o CD de estréia do grupo, foi considerado um dos grandes lançamentos do ano pela imprensa e pelo meio musical. Três meses depois foi licenciado para lançamento no Japão pela Nippon Crown Records. Em 2001 foi premiado participando do CD Rumos Musicais 99 (Instituto Itaú Cultural), que inclui duas faixas do grupo gravadas ao vivo: Transmestiço e Maxixe, Paizinho!!!. Em 2004 lançou Sardinhas , com a participação de Zeca Pagodinho, e recebeu o premio Tim de Melhor Grupo Instrumental. Esse disco foi aclamado pela crítica especializada e pelo meio artístico. Entre 2006 e 2009 o grupo realizou duas viagens à França atuando em Paris e Sanary Sur mer, e se apresentou em eventos como o projeto Phusion no CCBB o Festival de Jazz COPAFEST, no Copacabana Palace, em Florianópolis e Vitoria. Em 2009 começou a preparar repertório de seu terceiro cd Cidade Mestiça, lançado pela Biscoito Fino em 2011.

HAMILTON DE HOLANDA E ANDRÉ MEHMARI
A bem-sucedida dupla formada por Hamilton e André conquistou recentemente o Prêmio da Música Brasileira de 2011, na categoria “Melhor Álbum Instrumental”, com o CD "Gismontipascoal - a música de Egberto e Hermeto". Piano e bandolim bastam para recriar com beleza as composições desses dois pilares da música brasileira. Representantes legítimos e guardiões exemplares desta bela e longa tradição de músicos, o duo interpreta, com rigor e espontaneidade, as geniais composições dos mestres, na formação minimalista mas surpreendentemente colorida. Apresenta, ainda, composições próprias, como a faixa-título do álbum, que inaugura esta parceria, inspiradas nas obras de Hermeto e Egberto. Hamilton também saiu-se vencedor na mesma premiação como solista, com o álbum “Esperança – Ao vivo na Europa”.


Filmes

ORQUESTRA DO SOM CEGO

Direção, Roteiro e Montagem: Lucas Gervilla | Produção: Jurandir Muller | Fotografia: Felipe Santiago | Trilha Sonora: Blind Sound Orchestra

Dois sanfoneiros cegos, um filme mudo e um de-compositor musical.

Doc, 13min, 2011 - São Paulo/SP


VANJA, A MULHER RENDEIRA

Direção, Produção, Roteiro e Montagem: Juliana Major | Fotografia: André Vieira, Fábio Barcellos, Ivanildo Carmo, Miguel Folco | Trilha sonora: Vanja Orico. Compositores: Carlos Imperial e J. C. Burle, Mário Paris, Zé do Norte.

A partir de depoimentos pessoais e de personalidades como Hernani Heffner e o crítico de música popular brasileira Ricardo Cravo Albin, o documentário refaz a trajetória da artista Vanja Orico. Uma homenagem à eterna cangaceira e grande intérprete do sucesso Mulher Rendeira, o vídeo é uma contribuição para manter viva a sua memória.

Doc, 20min, 2009 - Rio de Janeiro/RJ


CANÇÕES DO EXÍLIO: A LABAREDA QUE LAMBEU TUDO
Direção e Roteiro: Geneton Moraes Neto | Produção: Jorge Mansur | Fotografia: Adreas Palluch | Montagem: Geneton Moraes Neto E Jorge Mansur | Direção De Arte: Joana Passi | Trilha Sonora: Caetano Veloso, Gilberto Gil


Canções do Exílio: a Labareda que Lambeu Tudo reúne depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner e Jards Macalé sobre um período conturbado da vida brasileira: a onda de prisões que se seguiu à decretação do AI-5, em 1968. Presos em São Paulo e transferidos para o Rio, Caetano e Gil deixaram o Brasil e seguiram para o exílio em Londres. Os depoimentos revelam episódios desconhecidos do público, como o show que Gil, preso, fez para a tropa no quartel. Caetano descreve os diálogos com o cineasta Glauber Rocha sobre o papel dos militares na vida política brasileira.

Doc, 90min, 2010 - Rio de Janeiro/RJ


Programação dia 11 de setembro

Concerto - ORQUESTRA SINFÔNICA DE BARRA MANSA - Encerramento Curso de Regência. Maestros Convidados, selecionados por Isaac Karabtchevsky. | 11 de setembro | 11h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Concerto - ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - André Muniz, regente. Solista Diego Paixão, violoncelo | 11 de setembro | 18h30 | Igreja da Madre de Deus (Recife/PE)
Concerto - PAGODE JAZZ SARDINHA’S CLUB | 11 de setembro | 19h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Concerto - HAMILTON DE HOLANDA E ANDRÉ MEHMARI | 11 de setembro | 20h30 | Igreja da Sé (Olinda/PE)
Filme | ORQUESTRA DO SOM CEGO (Panorama Brasil / Curta) | 18h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)
Filme | VANJA, A MULHER RENDEIRA (Panorama Brasil / Curta)| 18h | Seminário de Olinda (Olinda/PE)


Filme | CANÇÕES DO EXÍLIO: A LABAREDA QUE LAMBEU TUDO (Panorama Brasil / Longa-metragem) | 19h | Igreja da Sé (Olinda/PE)


A programação de Recife, João Pessoa e Olinda das 11h, 16h e 22h, tem entrada aberta ao público, sujeita a lotação dos espaços. A programação de Olinda das 18h e 19h tem distribuição de senhas de acesso a partir das 17h do dia do concerto. A programação de Olinda das 20h30 tem distribuição de senhas de acesso a partir das 18h do dia do concerto.

Local de distribuição de senhas:
Biblioteca Municipal de Olinda – Av. da Liberdade s/ nº, Carmo, Olinda.


Assessoria PERNAMBUCO e MÍDIAS SOCIAIS
Aline Feitosa | Trago Boa Notícia
+ 55 81 8131.0721 | 7813.0999 | ID: 13*909196
tragoboanoticia@gmail.com
www.twitter.com/tragoboanoticia

0 comentários:

LinkWithin