segunda-feira, 5 de setembro de 2011

8ª EDIÇÃO DA MIMO COMEÇA COM A ETAPA EDUCATIVA


Destaque da Mostra Internacional de Música em Olinda (5 a 11 de setembro, Olinda, Recife e João Pessoa), a Etapa Educativa investe no aperfeiçoamento técnico e interpretativo dos alunos. Aproximadamente 12 mil pessoas foram atendidas gratuitamente desde 2005. A cada ano a MIMO ganha o interesse de jovens estudantes e músicos profissionais que buscam contato com os grandes nomes que passam pelo festival, já reconhecido como um dos principais de música no país.

Fotos: Beto Figueiroa


A programação de concertos da oitava edição da Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO) começa apenas na próxima quarta-feira (7), mas o festival tem início nesta segunda-feira (5) com a Etapa Educativa. São 28 atividades em cinco categorias: oficina de formação de orquestra, curso de regência, master classes, workshops e projeto MIMO para Iniciantes. Ao todo, a Etapa Educativa irá beneficiar cerca de 900 pessoas em Olinda, Recife e João Pessoa. A MIMO 2011 é patrocinada pelo Ministério da Cultura, BNDES, Empetur, Chesf, Funarte e Prefeitura de Olinda.

Este ano, o projeto oferece aulas ministradas por artistas como o compositor minimalista Philip Glass (EUA), o pianista Daniel Gortler (Israel), o violinista Tim Fain (EUA), o violoncelista Vincent Segal, o trompetista Alex Tassel e o saxofonista Sylvain Beuf (França). Fazem parte integrantes de grupos como o Trio 3-63 de Marcos Suzano (pandeiro), Andrea Ernest Dias (flauta) e Paulo Braga (piano) e do Projeto Coisa Fina, somados a brasileiros de quilate internacional como o compositor e pianista Arrigo Barnabé, o multiinstrumentista Egberto Gismonti, o bandolinista Hamilton de Holanda e o maestro Isaac Karabtchevsky.

“A Etapa Educativa é um dos momentos mais gratificantes da MIMO, onde grandes músicos podem compartilhar suas técnicas, idéias e reflexões sobre a música e todo o ambiente que a circunda. Nosso interesse é contribuir para além do desenvolvimento técnico, buscando a formação plena do cidadão, da sua sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical”, diz Lu Araujo, idealizadora e diretora artística da MIMO.

Em 2011, a MIMO reunirá uma gama de workshops temáticos que vão de experiências como a “Vanguarda Paulista” ministrado por Arrigo Barnabé a “Música Africana”, pelo músico malinês Ballaké Sissoko, tocador de Kora, uma espécie de harpa africana. Philip Glass e Egberto Gismonti optaram por apresentar um panorama geral das suas criações. Egberto, por exemplo, escolheu como referencia a célebre frase de Mário de Andrade “O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir”.

No curso de regência, ministrado pelo maestro Isaac Karabtchevsky, os alunos trabalham durante quatro dias, com uma orquestra sinfônica completa à disposição. Ao final do curso, ainda participam da programação oficial de concertos da MIMO 2011, regendo a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. As oficinas de formação de orquestra são divididas em naipes como cordas friccionadas, madeiras, metais e cordas dedilhadas.


CURSO DE REGÊNCIA
Sob a orientação de Isaac Karabtchevsky, um dos mais célebres regentes brasileiros, o Curso de Regência proporciona aos alunos a rara oportunidade de praticar com uma sinfônica. Karabtchevsky enfatiza o aprimoramento do gestual e estimula em cada aluno a capacidade de liderança. Ao final do curso, 8 alunos executantes serão selecionados para assumir a batuta e reger a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, no concerto que acontecerá no dia 11 de setembro, às 11h, no Seminário de Olinda.

MASTER CLASSES
Oportunidade única para jovens profissionais de música e conjuntos de câmara interessados em apurar técnica e alta interpretação em seus respectivos instrumentos, as Master Classes são abertas a candidatos com um mínimo de cinco anos de estudo musical atestados. Os professores trabalham individualmente com cada executante o seu repertorio indicado.

OFICINAS DE FORMAÇÃO DE ORQUESTRAS
Para incentivar a prática de conjunto e de orquestra e a ampliação de repertórios, a MIMO convocou uma equipe de músicos com ampla experiência didática e interpretativa, atuante em diversas formações nas vertentes popular e erudita, para ministrar as quatro oficinas. Os participantes irão apresentar o resultado das oficinas durante a MIMO In Concert, que acontece no dia 10 de setembro, às 11h, na Igreja da Sé, em Olinda.

WORKSHOPS
A MIMO promove encontros informais entre os artistas que se apresentam na Mostra e o público, que pode ser formado por músicos e também por leigos. É uma exclusiva oportunidade de trocar experiências relacionadas à atividade musical como métodos de estudo, cuidados com os instrumentos e particularidades da carreira e do cenário musical. O objetivo deste encontro é estimular a criação musical, a busca por uma linguagem própria e o estudo de repertório de diversas origens.

MIMO PARA INICIANTES
Desde 2005 é assim: crianças de 5 a 10 anos da rede pública de ensino de Olinda aguardam ansiosas pela chegada do violinista Jerzy Milewski, polonês naturalizado brasileiro, e da pianista catarinense Aleida Schweitzer. Pela sétima vez consecutiva, a dupla vai apresentar à garotada um panorama da música ocidental, que inclui os principais compositores do mundo, eruditos e também populares. As aulas são sempre fechadas e dedicadas exclusivamente aos alunos das escolas selecionadas. Em 2011 a MIMO para Iniciantes terá como tema o compositor russo Igor Stravinsky, numa homenagem aos seus 40 anos de morte.

Para a programação da Etapa Educativa clique AQUI

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação/Pernambuco
Aline Feitosa | Trago Boa Notícia
tragoboanoticia@gmail.com | mimo2011.imprensa@gmail.com
www.twitter.com/tragoboanoticia
81 | 3032.4081 | 8131.0721
Nextel: 81 | 8813.0999 | ID: 13*909196

Assistente de Comunicação: Dulce Mesquita
dulcinetem@yahoo.com.br | mimo2011.imprensa@gmail.com
www.twitter.com/dulcemesquita
81 | 3032.4081 | 8880.4994 | 9873.5229

0 comentários:

LinkWithin