sexta-feira, 9 de setembro de 2011

AIRTO MOREIRA, 70 ANOS

Baterista, compositor e percussionista criado em Curitiba, aprendeu canto, piano, violino, bandolim e teoria musical, como bolsista da Academia de Música de Ponta Grossa (PR) e hoje com uma carreira bastante sedimentada, vive no exterior. No último mês de agosto completou 70 anos e merecidamente o Musicaria o presta essa singela homenagem.

Por Fernando Jardim


Vivendo nos EUA desde 1967, Airto Moreira desenvolve trabalhos ligados a world music e é professor de Etnomusicologia na UCLA. Atua também como produtor e educador em diversos países. Reconhecido por produtores e maestros como o percussionista mais popular do mundo, é inegável a sua contribuição para o desenvolvimento e manutenção do alto nível da chamada worldmusic. Entre os artistas de renome mundial, com quem ele já se apresentou e gravou, estão Antonio Carlos Jobim, Miles Davis, Chick Corea, Wayne Shorter, Herbie Hancock, Stanley Clarke, Carlos Santana, Gil Evans, Gato Barbieri, Paul Simon, Quincy Jones, entre outros.

Airto Moreira nasceu, em 1941, em Itaiópolis – interior de Santa Catarina –, e viveu seus primeiros anos em Curitiba. Antes mesmo de literalmente andar com as suas próprias pernas já batucava no chão cada vez que ouvia no rádio uma música ritmada. Se isso preocupava a sua mãe, o mesmo não acontecia com a sua avó que reconheceu o seu potencial e o encorajou-o a se expressar musicalmente. Aos seis anos de idade, já recebia elogios pelo seu modo de cantar e tocar percussão. Em seguida, a emissora de rádio local lhe deu um programa que ia ao ar todas as tardes de sábado. Aos treze anos tornou-se músico profissional tocando percussão, bateria e cantando em bandas de baile. Aos dezesseis anos mudou-se para São Paulo, passando a apresentar-se regularmente em casas noturnas e programas de televisão como percussionista, baterista e cantor.



Em 1965, no Rio de Janeiro, conheceu a cantora Flora Purim. Flora foi para os Estados Unidos, em 1967, e, logo depois, Airto a seguiu. Uma vez em Nova Iorque, começou a tocar com músicos importantes como Reggie Workman, JJ Johnson, Cedar Walton e o baixista Walter Booker. Foi através de Booker que começou a tocar com Cannonball Adderley, Lee Morgan, Paul Desmond e Joe Zawignul. Em 1970, Zawignul indicou Airto para uma sessão de gravação com Miles Davis, para o álbum “Bitches Brew”. Depois disso, Davis convidou-o, junto com Hermeto Pascoal, para juntar-se ao seu grupo que, na época era composto por alguns ícones do jazz como Wayne Shorter, Dave Holland, Jack De Johnette, Chick Corea e, mais tarde, John McLaughlin e Keith Jarrett. Airto integrou a grupo de Miles Davis por dois anos aparecendo em “Live/Evil”, “Live at the Fillmore”, “On the Corner”, “The Isle of Wight”, “Bitches Brew” e, mais tarde, nas apresentações de Fillmore.

Airto foi convidado para integrar a formação original do Weather Report com Wayne Shorter, Joe Zavignul, Miroslav Vitous e Alphonse Mouzon, tendo gravado com eles o álbum “The Weather Report”. Logo em seguida juntou-se ao grupo original Return to Forever de Chick Corea com Flora Purim, Joe Farell e Stanley Clarke com o qual gravou os álbuns: “Return to Forever” e “Light as a Feather”. Em 1974 formou, com Flora Purim, a sua primeira banda nos Estados Unidos: Fingers.

Ficou conhecido nos os anos 70 e 80, como um dos percussionistas mais populares do mundo. Seu domínio sobre os instrumentos, aliado à sua habilidade em tirar o som certo no momento exato, fez dele o número um na lista dos produtores e bandleaders. Seu trabalho com Quincy Jones, Herbie Hancock, George Duke e Paul Simon, Carlos Santana, Gil Evans, Gato Barbieri, Michael Brecker, The Crusaders, Chicago e muitos outros, incluindo a participação em trilhas sonoras para o cinema, como em “The Exorcist”, “Last Tango in Paris”, “King of the Gypsies” e “Apocalypse Now”, representa só uma pequena parte da contribuição de Airto para a música nas últimas três décadas. O impacto do seu trabalho levou a revista Downbeat a considerar a categoria ‘percussão’ na votação dos seus leitores e críticos, na qual Airto foi o vencedor absoluto por mais de vinte vezes, desde 1973. Nos últimos anos, foi considerado o percussionista número um pela Jazz Time, Modern Drummer, Drum Magazine, Jazzizz Magazine, Jazz Central Station’s Global Jazz Pool na Internet, do mesmo modo que por várias publicações Européias, Latino-Americanas e Asiáticas.

Airto vem promovendo a causa da música percussiva em todo o mundo como membro do “Planet Drum Percussion Ensemble”, junto com Mickey Hart, baterista do “The Grateful Dead”, que inclui também o grande especialista em conga Giovanni Hidalgo e o virtuoso tablista Zakir Hussein, do mesmo modo que Flora Purim, Babatunde Olatunji, Sikiru e Viku Vinakrian, com o qual receberam o Grammy em 1991, na categoria ‘World Music’. O instrumentista contribuiu ainda para o Grammy recebido pela Dizzy Gillespie’s United Nations Orchestra na categoria ‘melhor álbum de jazz ao vivo’. Também compôs e tocou a sua “Brazilian Spiritual Mass” em um especial de duas horas para a TV Alemã, com a WDR Philharmonic Orchestra em Colônia. Essa rara performance foi registrada em vinil para o selo Harmonia Mundi e licenciada em vídeo distribuído em todo o mundo. Mais recentemente, foi músico convidado da Boston Pops Philharmonic Orchestra em especial para a PSB TV e também com o Smashing Pumpkins no “Unplugged” da MTV, com o grupo japonês de percussão Kodo e no último CD “Exciter” do grupo Depeche Mode.

Seu disco “Killer Bees” para o selo Melt2000, que tem como convidados Herbie Hancock, Stanley Clarke, Chick Corea, Mark Egan e Hiram Bullock, foi um dos álbuns mais aclamados pela crítica no mercado europeu. Seu disco solo “Homeless”, lançado em 2000, é considerado um álbum de alta energia com ritmos tribais e continua balançando o chão das casas de dança em todo o mundo. Outros lançamentos nesse selo incluem o grupo Fourth World com José Neto e Flora Purim. Sua canção ‘Celebration Suite’ foi re-mixada no ano passado pelo grupo DJ Bellini Brothers e recebeu o título ‘Samba de Janeiro’ Essa faixa permanece em primeiro lugar na categoria “dance music” em 26 países da Europa, Ásia e América Latina.



Em 2000, foi mais uma vez votado como o percussionista número um pelos leitores da Downbeat Magazine. Airto acaba de gravar um álbum com o grupo japonês de percussão Kodo, no qual foram incluídas duas de suas composições: ‘Maracatu’ e ‘Berimbau Jam’. ‘Maracatu’ foi escolhida por ser uma das músicas oficiais da copa do Mundo de 2002 e serviu como tema da cerimônia de abertura do evento no Japão. Como professor no Departamento de Etnomusicologia da UCLA, vem abrindo novos horizontes em termos de conceitos musicais e energia criativa. Divide o seu tempo entre as gravações em estúdios, workshops e shows, criando novos projetos incluindo DVD Surrond Sound , bem como pesquisando novos materiais para futuras performances nos Estados Unidos, Europa, Ásia e América Latina.


Discografia Oficial

Sambalanço Trio (1964)
Faixas:
01 - Samblues
02 - Balanço Zona Sul
03 - O Morro Nao Tem Vez
04 - Nós E O Mar
05 - Homenagem a Clifford Brown
06 - Berimbau
07 - Jacqueline K
08 - Consolação
09 - O Amor Que Acabou
10 - Pra Que Chorar
11 - Marisa
12 - Sambinha


À vontade Mesmo Raulzinho e o Sambalanço Trio (1965)
Faixas:
01 - A Vontade Mesmo
02 - Olhou pra Mim
03 - Pureza
04 - Estamos Ai
05 - Voce E Eu
06 - Jordu
07 - Inútil Paisagem
08 - Fly Me To The Moon
09 - Muito A Vontade
10 - Samba De Avião
11 - Primavera


Reencontro com Sambalanço Trio (1965)
Faixas:
01 - Samba Pro Pedrinho (Walter Santos / Tereza Souza)
02 - Deixa (Baden Powell / Vinicius de Moraes)
03 - Lenda (Marcos Valle / Luis Fernando "Lula" Freire")
04 - Tensão (Humberto Clayber)
05 - Razão de Viver (Eumir Deodato / Paulo Sergio Valle)
06 - Pra Machucar Meu Coração (Ary Barroso)
07 - Samblues - Sambinha - O Amor Que Acabou - Nanã (aka "Coisa N. 5") - Pra Que Chorar? - O Morro Não Tem Vez - Roda de Samba
08 - Deixa Pra Lá
09 - Só Pela Noite
10 - Step Right Up
11 - Manhã de Nós Dois


Lennie Dale e o Sambalanço Trio (1965)
Faixas:
01 - The Lady is a Tramp
02 - Samba de Mudar
03 - Reza
04 - Night and Day
05 - O Morro Nao tem Vez
06 - Menino das Laranjas
07 - Quem e Home Nao Chora
08 - Na Baixa do Sapateiro
09 - O Pato
10 - That old Black Magic


Quarteto Novo (1967) (Com Hermeto Pascoal, Theo de Barros e Heraldo do Monte)
Faixas:
01 - O Ovo
02 - Fica mal com Deus
03 - Canto geral
04 - Algodão
05 - Canta Maria
06 - Síntese
07 - Misturada
08 - Vim de Sant’Ana
09 - Ponteio
10 - O Cantador


Natural Feelings (1970)
Faixas:
01 - Alue
02 - Xibaba
03 - Terror
04 - Bebe
05 - Andei
06 - Mixing
07 - The Tunnel
08 - Frevo
09 - Liamba


Seeds on the Ground - The Natural Sound of Airto (1971)
Faixas:
01 - Andei
02 - O Sonho
03 - Uri
04 - Papo Furado
05 - Juntos
06 - O Galho da Roseira
07 - O Galho da Roseira (Part II)


Return to Forever (1972) (Com Return to Forever)
Faixas:
01 - Return to Forever
02 - Crystal Silence)
03 - What Game Shall We Play Today?
04 - Sometime Ago / La Fiesta


Light as a Feather (1973) (Com Return to Forever)
Faixas:
01 - You're Everything
02 - Light as a Feather
03 - Captain Marvel
04 - 500 Miles High
05 - Children's Song
06 - Spain


Free (1973)
Faixas:
01 - return to forever
02 - Flora’s song
03 - Free
04 - Lucky southern
05 - Creek (arroio)


Fingers (1973)
Faixas:
01 - Fingers (El Rada)
02 - Romanca Of Death
03 - Merry-Go-Round
04 - Wind Chant
05 - Parana
06 - San Fransisco River
07 - Tombo In 7/4


Virgin Land (1974)
Faixas:
01 - Stanley's Tune
02 - Musikana
03 - Virgin Island
04 - Peasant Dance
05 - Lydian Riff
06 - Hot Sand
07 - I Don't Have to Do What I Don't Want to Do.


Deodato/Airto in Concert (Com Eumir Deodato) (1974)
Faixas:
01 - Do It Again
02 - Spirit Of Summer
03 - Paraná
04 - Tropea
05 - Branches


Identity (1975)
Faixas:
01 - The magicians (Bruxos)
02 - Tales from home (Lendas)
03 - Identity
04 - Encounter (Encontro no bar)
05 - Wake up song (Baião de acordar)/ Café
06 - Mãe Cambina
07 - Flora on my mind


Promises of the Sun (1976)
Faixas:
01 - Batucada
02 - Zuei
03 - Promessas Do Sol
04 - Candango
05 - Circo Marimbondo
06 - Lá De Casa
07 - Ruas De Recife (3:23)
08 - Georgiana


I'm fine, How are You? (1977)
Faixas:
01 - I'm fine, how are you
02 - Meni devol
03 - La tumbadora
04 - The happy people
05 - The road is hard (but we're going to ma
06 - La cumbia de anders
07 - Celebration suite
08 - Nativity
09 - Happy People (Bônus)


Touching you, Touching me (1979)
Faixas:
01 - Amajour
02 - Partido Alto
03 - Open Space
04 - Heartbeat
05 - Toque De Cuica
06 - Move It On Up
07 - And Then We Touched The Sky
08 - Tempos Atras (Dreams Are Real)
09 - It's Not A Ballad
10 - Introduction To The End


Missa espiritual - Airto's Brazilian mass (1984)
Faixas:
01 - Entróito
02 - Kyrie
03 - Gloria
04 - Comunhão Finis


Humble People (Com Flora Purim)(1985)
Faixas:
01 - 20 Years Blues
02 - Move It On Up
03 - Jogral
04 - Bad Jive
05 - Humble People
06 - Nvula Ieza Kia/Humbiumbi
07 - Jungle Cry
08 - New Flora
09 - Shoulder (Ombro)


The Magicians (Com Flora Purim)(1986)
Faixas:
01 - Sweet Baby Blues
02 - Garimpo
03 - Esquinas
04 - Bird of Paradise
05 - Magicians
06 - Jennifer
07 - Jump
08 - Two Minutes of Peace
09 - Love Reborn


Latino - Aqui se Puede (1986)
Faixas:
01 - Aqui se puede
02 - Sin salida
03 - Jump
04 - The return
05 - Anatelio (The happy people)
06 - Sete sementes
07 - Tombo


Three-Way Mirror (Com Flora Purim e Joe Farrell) (1987)
Faixas:
01 - Treme Terra
02 - Misturada
03 - The Return
04 - Three-Way Mirror
05 - San Francisco River
06 - Começar De Novo
07 - Lilia
08 - Plane To The Trane


The Colours of Life (Com Flora Purim) (1988)
Faixas:
01 - Berimbau Do Sol
02 - Espiritual Rain Forest
03 - Anatelio
04 - Treme Terra
05 - Partido Alto
06 - Bingo
07 - Escape
08 - Misterios


Samba de Flora (1988)
Faixas:
01 - Parana
02 - Samba De Flora
03 - La Puerta
04 - Dedos
05 - Yanah Amina
06 - El Fiasco
07 - Mulambo
08 - Latin Woman


The Sun is Out (Com Flora Purim)(1989)
Faixas:
01 - Samba do cantor
02 - The hope
03 - Viver de amor
04 - Pablo sereno
05 - The sun is out
06 - Lua Flora
07 - Asas da imaginação
08 - Forever friends
09 - Midday sun
10 - Olivia (Changes)


Struck by Lightinings (1989)
Faixas:
01 - It's Time For Carnival
02 - Burning Money (Queimando Dinheiro)
03 - Berimbau First Cry
04 - Sea Horse
05 - Struck By Lightning
06 - Samba Louco (Crazy Samba)
07 - Seven Dwarfs
08 - Samba Nosso (Our Samba)
09 - Skins & Rattle


Dafos (Com Mickey Hart e Flora Purim) (1989)
Faixas:
01 - Dry sands of the desert
02 - Ice of the north
03 - Reunion I
• Reunion II
• Reunion III
04 - Saudação popular
05 - Psychopomp
06 - Subterranean caves of kronos
07 - The gates of Dafos
08 - Passage


Planet Drum (Com Mickey Hart e Flora Purim) (1991)
Faixas:
01 - Udu Chant
02 - Island Groove
03 - Light Over Shadow
04 - Dance Of The Hunter's Fire
05 - Jeve (You Are The One)
06 - Junt
07 - Temple Caves
08 - Dancing Sorcerer
09 - Bones
10 - Lost River
11 - Evening Samba
12 - Iyanu ''Surprises''
13 - Mysterious Island


The Other Side of This (1992)
Faixas:
01 - Endless Cycle
02 - Tumbleweed
03 - Back Streets of Havana
04 - Healing sounds
05 - The Underwater People
06 - Old Man's Song
07 - Hey Ya
08 - When Angels Cry
09 - Dom-Um (A Good Friend)
10 - Street Reunion (Traditional)
11 - Mirror of the Past
12 - Sedonia's Circle
13 - Terra e Mar


Live at Ronnie Scott's Club (1992) (Com Fourth World)
Faixas:
01 - Fourth world
02 - São Felipe
03 - Lua Flora
04 - Time one
05 - Step seven
06 - Rainha da noite
07 - Sea horse
08 - África


Killer Bees Airto Moreira & The Gods of Jazz (1993)
Faixas:
01 - Banana Jam
02 - Be There
03 - Killer Bees
04 - City Sushi Man
05 - See Ya Later
06 - Never Mind
07 - Communion
08 - Nasty Moves
09 - Chicken In The Mind


Encounters of the Fourth World (1995) (Com Fourth World)
Faixas:
01 - Burning Money
02 - What You See
03 - Canja Na Cavaca
04 - Pandeiro Solo - Seven Seeds
05 - Yara-Firewalk
06 - Scorpio Rising
07 - Final Celebration


Live in South Africa 1993 (1996) (Com Fourth World)
Faixas:
01 - Lua Flora
02 - Jive talk
03 - Rain thing berimbau
04 - Toque de cuíca
05 - Seven steps
06 - Treme terra


Last Journey (1998) (Com Fourth World)
Faixas:
01 - Within Your Mind
02 - Light as a Feather
03 - Terra Mãe
04 - Snake Bite
05 - Little Tear
06 - Trip to the Fourth World
07 - Fica Mal Com Deus
08 - Serra Do Relogio
09 - Capoeira de Mente
10 - Silvia


Homeless (2000)
Faixas:
01 - Vira Poeira (Turn to Dust)
02 - Come as You Are
03 - 700 Years
04 - After these Messages
05 - Street Vendors (D'Jmbo)
06 - Wake up Now
07 - Homeless (Around the Fire)
08 - Samba 4 Sale
09 - Ginga sem Fronteira
10 - The Last One

2 comentários:

ADEMAR AMANCIO disse...

Estou ouvindo aquele álbum de 1973.Obrigado pela matéria.

ADEMAR AMANCIO disse...

Estou ouvindo aquele álbum de 1973.Obrigado pela matéria.

LinkWithin