terça-feira, 1 de março de 2011

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO CARNAVAL DE OLINDA


por Bruno Negromonte

Muita gente que estava na expectativa da programação do maior carnaval de rua do país se decepcionou, quando diferente dos anos anteriores, não houve os esperados shows durante os 07 dias que antecipam o carnaval.

Para quem gosta de boa música em praça pública já estava tornando-se tradição a semana pré-carnavalesca na cidade de Olinda. Os espetáculos de qualidade apresentados ao longo desses últimos anos na semana que antecede o carnaval vinham consolidando Olinda como um dos melhores pólos pré-carnavalesco do estado.
A proposta surgiu ao longo do ano de 2008, quando por iniciativa da prefeitura de Olinda e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco houve a extensão do carnaval Olindense por algumas noites e shows a mais. Desde o surgimento dessa proposta não deixaram de passar pela 1ª Capital Brasileira da Cultura grandes nomes de nossa MPB. Foram nomes como: Martinho da Vila, D. Ivone Lara, Jorge Aragão, Nélson Sargento, Edu Lobo, Paulinho da Viola, Moraes Moreira, Demônios da Garoa, Armandinho, Elza Soares, Mart'nália e tantos outros.
Os espetáculos se iniciavam no sábado que antecede o carnaval e íam até a quarta-feira anterior as festividades de momo, um dia antes da abertura oficial do carnaval na cidade.
Por falar em abertura, o carnaval olindense contará com mais de 400 agremiações, passódromo e descentralização do carnaval em 12 pólos distintos
.
Dando o pontapé inicial haverá o tradicional show do filho adotivo da terra Alceu Valença abrindo a festa de momo; além do projeto Original Olinda Style, formado pela fusão das bandas Eddie e Orquestra Contemporânea de Olinda a partir das 20hs.
O homenageado deste ano será o divulgador cultural Fernando Augusto Gonçalves.
Fernando Augusto nasceu no Recife, mas foi criado em Olinda. Graduado em Comunicação
Social e Sociologia é apaixonado pela arte e pela cultura. Iniciou sua carreira artística no Teatro Popular do Nordeste, como assistente de direção, passando a atuar, posteriormente, em áreas técnicas, como cenografia, iluminação e figurinos.
Em 1975 criou o Grupo Mamulengo Só-Riso e passou a coordenar em vários projetos de difusão da arte e da cultura em comunidades carente e escolas de Olinda, além de representar a cidade e o País em vários encontros culturais dentro e fora do Brasil.
Entre os vários cargos públicos que ocupou em Olinda, destaca-se o de Diretor do Patrimônio Histórico, quando coordenou as restaurações do Arquivo Público e da Biblioteca Pública municipais, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e do Palácio dos Governadores, além da construção do Teatro Fernando Santa Cruz. Desde 1994 é cenógrafo do Carnaval da Cidade Patrimônio.
Em 2004, a pedido do Governo do Estado, criou no município de Bezerros o Centro de Artesanato de Pernambuco, nele instalando o Museu do Artesanato de Pernambuco. Em todas as suas áreas de atuação, Fernando Augusto recebeu prêmios de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional.

Clique aqui e confira a programação do Carnaval de Olinda 2011

Baixe aqui o folder com a programação do Carnaval (formato PDF)

0 comentários:

LinkWithin