terça-feira, 1 de setembro de 2009

MIMO 2009

Uma semana inteira para preencher as igrejas e os céus de Olinda com sons nacionais e internacionais, do erudito ao contemporâneo, do camerístico ao orquestral. Assim será a 6ª edição da MIMO - Mostra Internacional de Música em Olinda.

Aliás, programa é o que não vai faltar para quem estiver na cidade e arredores entre os dias 1º a 7 de setembro próximos: serão oferecidas cerca de 70 atividades gratuitas e abertas ao público nas ruas, pracinhas, ateliês, instituições de ensino, templos religiosos e casarões coloniais. Haverá exibição de filmes com temática musical, ciclo de palestras e um fértil circuito de oficinas, master classes, workshops, aulas-espetáculos e curso de regência ministrado pelo renomado maestro Isaac Karabtchevsky.

Em cinco edições consecutivas, a MIMO reuniu mais de 100 mil espectadores nas apresentações, com cerca de 800 músicos de nacionalidades e habilidades musicais diversas.

Para 2009 estão confirmadas as presenças do violinista francês Didier Lockwood e seu colega paulistano Ricardo Herz, radicado em Paris; o célebre pianista e arranjador brasileiro César Camargo Mariano, um dos mais conceituados quartetos de cordas mundiais, o St. Petersburg String Quartet, originário da Rússia, do super pianista cubano Gonzalo Rubalcaba acompanhado do cantor belga David Linx e do percussionista brasileiro Sergio Krakowski. O lendário grupo cubano Buena Vista Social Club Stars, que traz o percussionista Amadito Valdes, “a baqueta de ouro do Buena Vista” e Barbarito Torres, “o rei do Alaúde”, fazendo na MIMO 2009, a primeira apresentação do grupo no Nordeste do Brasil.

Também estão confirmadas diversas atrações made in Brazil imperdíveis, entre elas o guitarrista e compositor Toninho Horta, o mago dos sons Hermeto Pascoal, o quarteto de cordas Radamés Gnattali, o violeiro Fernando Sodré, o multiinstrumentista Antonio Nóbrega
ao lado da Orquestra Retratos do Nordeste, o Trio de Câmara Brasileiro,os pianistas Luiz de Moura Castro e Joana Boechat,o percussionista Jam da Silva, o duo Milewski, os quintetos Art Metal, Sopro Brasil e Metais do Nordeste e as orquestras sinfônicas de Barra Mansa, sob a regência de Guilherme Seixas e Vantoil de Souza e do Recife, sob a liderança de ninguém menos que Isaac Karabtchevsky. A MIMO inova apresentando a Grande Cia. dos Mystérios e Novidades formada por artistas de teatro e circo que desenvolvem um trabalho contemporâneo de teatro de rua vinculado à música.

Para os fãs da Etapa Educativa a hora é essa. A lista de participantes já foi divulgada confirmando os selecionados para estudar com esses gigantes da música. Como compositor residente da MIMO 2009, o escolhido foi o Maestro Duda, reconhecido mundialmente por composições e arranjos que unem os ritmos populares e eruditos. Ele regerá a Orquestra MIMO no concerto de encerramento das Oficinas de Formação de Orquestra, fruto da Etapa Educativa que neste ano contará com cerca de 900 estudantes e profissionais de música para troca de conhecimentos.

* As fotos apresentadas na postagem foram tiradas ao longo das apresentações da MIMO 2008.

0 comentários:

LinkWithin