quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

SILVÉRIO PESSOA EM NÔMADE

Silvério Pessoa, um dos artistas pernambucanos que mais viajou pelo mundo nos últimos anos, compartilha com o público suas impressões sobre as turnês internacionais ao lançar o livro Nômade, publicado pelas Edições Bagaço.O cantor pernambucano revela uma obsessiva prática de fazer anotações sobre tudo o que vivencia entre um show e outro, seja no Nordeste ou na Europa, com espaço para experiências íntimas, impressões pessoais, descobertas profissionais e deslumbres turísticos.
O livro é praticamente todo subdividido em notas ilustradas com fotos. São textos pequenos, visivelmente escritos nas horas vagas. O estilo varia de acordo com cada momento. Alguns trechos são mais literários e se aproximam da linguagem do conto, enquanto outros são bem diretos e didáticos.
Até crítica de cinema ele faz. Há também lampejos manifestados em anotações rápidas, com palavras soltas. Parte do material publicado foi extraída do blog de Silvério (monoliticotema.blogspot.com), que costuma ser usado como diário de turnê.Silvério escreve sobre filmes que assistiu, livros que leu, bandas que descobriu, casas de show onde tocou, comidas que degustou e lugares marcantes que visitou, como o cemitério Père Lachaise, em Paris, ou as avenidas luminosas de Tóquio. Esse conjunto de experiências mostra que ele é um artista aberto às mais variadas referências, que abre espaço tanto para comentários sobre discos de Beck e M.I.A. quanto para homenagens a Dominguinhos e Jackson do Pandeiro.Nômade também funciona como um balanço da carreira de Silvério, com quatro páginas de autobiografia, reproduções dos encartes de todos os seus discos (desde a época do Cascabulho), elogios de jornalistas e textos de críticos e amigos.

0 comentários:

LinkWithin