sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

20 ANOS DA CANÇÃO OCEANO DO DJAVAN



Em 2009 comemora-se 20 anos que foi lançado o álbum Djavan.
Esse álbum em 1989 foi lançado como o nono álbum de inéditas do alagoano e trazia 9 faixas. Dentre essas safra de canções inéditas viria a surgir um dos maiores sucessos da história da MPB e da carreira do Djavan: Oceano.

A canção teve grande êxito talvez devido a sua inserção na trilha sonora de uma das novelas da época exibida pela rede Globo, Top Model. Devido ao sucesso alcançado pela novela, o tema de dois dos protagonistas da trama chamados Duda (Malu Mader) e Lucas (Taumaturgo Ferreira) , a canção se tornaria uma das músicas mais executadas no ano de 1989 e um dos discos da carreira do Djavan mais sucedidos.

Djavan vinha de dois discos sem muita expressividade no mercado nacional, depois de ter no início da década vendido milhares de discos com hits como Lilás, Esquinas, Samurai, Sina entre outros.

Vale resaltar que o disco anterior ao de 1989 havia sido lançado dois anos antes e teve uma repercussão maior no mercado fonográfico externo que aqui em terras tupininquis. o disco passou despercebido pelo mercado nacional não chegando emplacar nenhum grande sucesso a carreira do compositor.

A história de Oceano, segundo o próprio Djavan, foi que depois de ter por pretensão produzir uma composição em espanhol, ele martelou um bocadi tentando fazer algo semehante a um flamenco ou coisa parecida e depois desistiu da idéia, abandonando a K7 entre suas coisas com um trecho da melodia.

Tempos depois a sua filha, Flávia Virgínia, ao ouvir esse trecho de melodria fez inúmeros elogios e instigou ao pai em retomar a composição dessa canção.
Assim fez Djavan, completando a melodia e deixando a idéia da música em espanhol de lado para sorte do cancioneiro popular brasileiro.

Dizer que ele abandonou a idéia por inteiro seria um exagero, porque é perceptível a influência moura na melodia da canção, tendo inclusive a participação de um grande violonista flamenco conhecido em todo o mundo, o grande Paco de Lucia.

Oceano tem inúmeras regravações, dentre elas podemos destacar como intérprete dessa música Emílio Santiago, Toots Thielemans, Leny Andrade, Boca Livre, Sérgio Mendes, Caetano Veloso, Carol Welsman entre outros. Além dos inúmeros intérpretes, Oceano talvez seja uma das canções mais regravadas pelo próprio Djavan ao longo dos anos de carreira.
Ele a regravou em inglês (na versão para o mercado americano do álbum de 1989, Puzzle of hearts), espanhol (no álbum lançado em 1992 chamado esquinas, álbum este voltado para o mercado latino), no CD e DVD ao vivo, com o Toots Thielemans e Carol Welsman.

0 comentários:

LinkWithin