sexta-feira, 18 de abril de 2008

10 SEM NELSON GONÇALVES

"Este país não tem memória.
Alguém sabe quando morreu Chico Alves?
É por isso que quero ser cremado:pra ninguém fazer xixi na minha campa"
(Nelson Gonçalves)

Antônio Gonçalves Sobral, mais conhecido como Nélson Gonçalves, (Santana do Livramento, 21 de junho de 1919 — Rio de Janeiro, 18 de abril de 1998) foi um cantor brasileiro. Segundo maior vendedor de discos da história do Brasil, com 65 milhões de unidades, fica atrás apenas de Roberto Carlos, com oitenta milhões. Seu maior sucesso foi a canção A volta do boêmio.
Nascido no Rio Grande do Sul, mudou-se com os seus pais portugueses São Paulo, no Brás. Quando criança, era levado, para praças e feiras pelo seu pai, que fazendo-se de cego, tocava violino, enquanto ele cantava.
Foi jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro. Foi também lutador de boxe na categoria peso-médio, recebendo aos dezesseis anos o título de campeão paulista.
Mesmo com o apelido de "Metralha", por causa da gagueira, decidiu ser cantor. Em uma de suas primeiras bandas, teve como baterista Joaquim Silva Torres. Foi reprovado duas vezes no programa de calouros de Aurélio Campos. Finalmente foi admitido na rádio PRA-5, mas dispensado logo depois.
Nesta época, casou-se com Elvira Molla e com ela teve dois filhos. Sem emprego, trabalhou como garçom, no bar do seu irmão, na avenida São João.
Seguiu para o Rio de Janeiro em 1939, onde trilhou mais uma vez o caminho dos programas de calouros. Foi reprovado novamente na maioria deles, inclusive no de Ary Barroso, que o aconselhou a desistir. Finalmente, em 1941, conseguiu gravar um disco de 78 rotações, que foi bem recebido pelo público. Passou a crooner do Cassino Copacabana (do Hotel Copacabana Palace) e assinou contrato com a Rádio Mayrink Veiga, iniciando uma carreira de ídolo do rádio nas décadas de 40 e 50, da escola dos grandes, discípulo de Orlando Silva e Francisco Alves.
Alguns de seus grandes sucessos dos anos 40 foram Maria Bethânia (Capiba), Normalista (Bene
dito Lacerda / Davi Nasser), Caminhemos (Herivelto Martins), Renúncia (Roberto Martins / Mário Rossi) e muitos outros. Maiores ainda foram os êxitos na década de 50, que incluem Última Seresta (Adelino Moreira / Sebastião Santana), Meu Vício É Você e a emblemática A Volta do Boêmio (ambas de Adelino Moreira).
Na década de 50, além de shows em todo o Brasil, chegou a se apresentar em paises como Uruguai, Argentina e Estados Unidos, no Radio City Music Hall.
Em 1952, casou-se com Lourdinha Bittencourt, substituta de Dalva de Oliveira no Trio de Ouro. O casamento durou até 1959.
Em 1965, casa-se de novo, COM Maria Luiza da Silva Ramos, com quem teve dois filhos, Ricardo da Silva Ramos Gonçalves e Maria das Graças da Silva Ramos Gonçalves. A caçula tem seu apelido no refrão da música Até 2001. (É no gogo gugu).
No entanto, o seu envolvimento com a cocaína, em 1958, tendo, inclusive, sido preso em flagrante em 1965 e passado um mês na Casa de Detenção, o que lhe trouxe problemas pessoais e profissionais. Superada a crise, lançou o disco A Volta do Boêmio nº1, um grande sucesso.
Após abandonar o vício com o apoio de sua mulher, retomou uma carreira bem sucedida.
Continuou gravando regularmente nos anos 70, 80 e 90, reafirmado a posição entre os recordistas nacionais de vendas de discos. Além dos eternos antigos sucessos, Nelson Gonçalves sempre se manteve atento a novos compositores, e chegou a gravar canções de Ângela Rô Rô (Simples Carinho), Kid Abelha (Nada por Mim), Legião Urbana (Ainda É Cedo) e Lulu Santos (Como uma Onda).
Ganhador de um prêmio Nipper da RCA, dado aos que permanecem muito tempo na gravadora, sendo somente Elvis Presley outro agraciado. Durante sua carreira, gravou mais de duas mil canções, 183 discos em 78 rpm, 128 álbuns, vendeu cerca de 78 milhões de discos, ganhou 38 discos de ouro e 20 de platina.[1]
Morreu de parada cardíaca no apartamento de sua filha Margareth, no Rio de Janeiro.



Nélson Gonçalves bem que poderia ter nascido no Velho Oeste. Ele fazia o estilo sujeito 'durão'. Pode levar no duplo sentido mesmo! Baixo-cantante, como gostava de ressaltar, não é que o gaúcho criado em São Paulo sacou a cartucheira depois de bater um longo papo diante da fotógrafa e deste humilde repórter. Já tinha escutado de coleguinhas que o cantor de A Volta do Boêmio tinha o hábito de se vangloriar do tamanho de sua 'pistola' e não raro mostrava a... prótese peniana. Embecado, de terno azul-marinho e cabelo gomalinado, Nélson não só fez a lenda se tornar realidade como deu a medida exata do que ele definiu como Cartucheira 44.
Era outubro de 1997. Nélson concedia o que seria a sua última coletiva em um bar chique de São Conrado, no Rio. Ele faleceu meses depois. Os jornalistas entravam de dois em dois para conversar com Nélson e fiz a entrevista com o xará Rodrigo Faour (que depois lançou a biografia de Cauby Peixoto). Com a voz enfraquecida devido a uma isquemia no miocárdio, o cantor lançava o derradeiro Nélson Gonçalves ? Ainda é Cedo. O CD é composto por músicas de roqueiros da década de 80. Cazuza, Renato Russo, Herbert Vianna, Lulu Santos...
A entrevista foi divertida. Durou 30min e foi regada a água e café. O neto de Nélson permaneceu ao seu lado durante quase todo o tempo. O final da entrevista foi surpreendente, com ele declamando duas poesias, que tenho até hoje no acervo de fitas cassetes com dezenas de entrevistas gravadas e que serão transcritas nesta série No Fundo do Baú. Foi engraçado quando Nélson ouviu o nome de João Gilberto. Ficou agitado, parecia realmente nervoso e chamou o ídolo do Caetano de "Diminuto" e "Fim de noite". Inesquecível.

O ÚLTIMO DOS MOICANOS

Entrevista Nélson Gonçalves
Por Rodrigo Teixeira

RODRIGO TEIXEIRA ? QUAL FOI O CRITÉRIO DE SELEÇÃO DAS MÚSICAS DO CD? NÉLSON GONÇALVES ? Já conhecia as músicas. E achei bom gravar estas músicas com a minha divisão musical. Valorizo muito as tônicas. Não dou as notas dissonantes. Vou pelo lado natural. Achei que podia fazer bonito com estas canções. Porque muitas músicas que eles fazem, estes rocks e tal, a gente não entende a letra. As palavras escapam. Você não entende. Então quis fazer uma alteração leviana, minha, com os instrumentos em segundo plano e o coro só pontuando as notas. Gravei só com um terço da minha voz. Tudo bem ficou suave. Lindo de morrer.

RT ? VOCÊ GRAVA DE PRIMA?
NG ? Gravei todas as músicas de prima. Não dá para repetir não. Ouviu uma, grava na outra.

RT ? DURANTE A DÉCADA DE 70 E 80, VOCÊ REGRAVOU MUITOS SUCESSOS SEUS. POR QUE SÓ AGORA RESOLVEU FAZER UM DISCO TOTALMENTE DIFERENTE DO QUE TINHA FEITO?
NG ? Porque tem o seguinte. Havia grandes cantores no Brasil. Chico Alves, Orlando Silva, Carlos Garlhado, Vicente Celestino, Silvio Caldas, mas eles morreram. E parece que só restei eu. Aquela época de ouro dos cantores. Então, com esta invasão, vamos dizer assim, no bom sentido, do rock, do pop, desta coisa toda, do reggae, que todo mundo canta, as moças cantam, eu, pra não ficar fora desta coisa, embora o Brasil hoje não seja um país só de jovem, tá quase dividida a população, achei bom misturar isto daí e juntar as duas gerações, terceira idade e jovem. Então escolhi as músicas com o Robertinho do Recife. As tônicas estão todas certinhas. Não diz saudadi, diz saudade. Não diz rosá, diz rosa. Não diz casá, diz casa. Foi a primeira vez que trabalhei com ele. É um bom produtor. Novo. Ele me ouviu muito. Nos reunimos antes. Disse para ele que queria um som como se fosse dentro de uma igreja vazia. Fica um som no ar. Não é um som sentado.

RT ? QUAL A SUA PREFERIDA DO CD?
NG ? Não posso falar, senão vou machucar os outros (hehe).

RT ? ANO PASSADO FIZERAM UMA PEÇA EM SUA HOMENAGEM. O QUE ACHOU DAQUILO?
NG ? Achei boa. Faltam alguns detalhes importantes, mas...

RT ? POR EXEMPLO?
NG ? Não vou dizer para não machucar o rapaz (hehehehehehe).

RT ? TEM ALGUMA CENA QUE VOCÊ SE VIU, QUE TE TOCOU?
NG ? Não, sabe por que? Na peça que ele passa para mim, solo e tal, e eu sou um pouco irreverente. Não mal criado, irreverente. Digo não, sim. Deram uma lapidada na pedra bruta. Mas ficou bom.

RT ? EM 60 ANOS DE CARREIRA, QUAL OS MOMENTOS QUE MAIS TE MARCARAM?
NG ? Comecei a cantar em 1937. Minha emoção maior foi o meu primeiro disco. Quando ouvi meu primeiro disco, com Sinto-me Bem, de Ataulfo Alves, fiquei pensando: "Eu canto bem". Havia aquelas vitrolas que você colocava as moedas para tocar as músicas, voltava para casa sem um níquel porque colocava na vitrola para tocar. Quando acabei de ouvir o disco, foi uma emoção. Muito bonito. Foi aí que lancei um ritmo novo: o samba sincopado (demonstra tocando). Nasceu comigo. A divisão é difícil de fazer. E depois foi em 73 e 74, quando recebi o prêmio Nipper (aquele do cachorrinho beagle do gramofone), da RCA, que só tem dois no mundo. Um o Elvis Presley e o outro eu. Veio ao Rio o presidente da RCA americana, especialmente para entregar o prêmio. Pelo tanto de anos e de vendagem de disco.

RT ? QUAL A SUA MARCA?
NG ? Já vendi 78 milhões de discos. Gravei 127 LPs, 26 CDs, com este 27, 200 compactos duplos, 200 compactos simples, 200 fitas cassete, e 103 discos 78 rotações, como era antigamente.

RT ? DEPOIS DE TUDO ISSO TEM ALGUM PROJETO QUE VOCÊ AINDA QUEIRA FAZER?
NG ? Vou gravar um CD com rock, pop, reggae, samba. O próximo. Vamos misturar a música tradicional minha com a dos jovens novamente.

RT ? GRAVAR ATUALMENTE É MOLE PERTO DO INÍCIO DE SUA CARREIRA...
NG ? Antes a gente gravava com dois canais e o veículo era o rádio. Em algumas rádios tinha um cara que via o meu disco e riscava. Boicote. Um compositor chamado Nilton de Oliveira.

RT ? COMO VOCÊ ANALISA ESTES COMPOSITORES ATUAIS? NÃO EXISTE MAIS DA ESTIRPE DE UM ATAULFO ALVES, LUPICINIO RODRIGUES. ATUALMENTE FALTAM COMPOSITORES NESTA LINHA DO BOLERO...
NG ? Hoje ficou muito mais fácil. Antigamente você queria pegar uma mulher para transar você tinha que namorar, levar para dançar. Hoje em dia não. Você pode ficar com três, quatro na mesma noite. Então está fácil demais. E é por isso que está assim. Qualquer um compõe.

RT ? VOCÊ NÃO GOSTA DA MÚSICA ATUAL?
NG ? Ta aí a dança do tchan. A dança da bundinha. Daqui a pouco vão fazer a dança da bocetinha, vocês vão ver...

RT ? DE TODOS OS COMPOSITORES, QUAL CAIA COMO UMA LUVA PARA A SUA VOZ?
NG ?Lupicínio Rodrigues.

RT ? VOCÊ APONTARIA UM HERDEIRO MUSICAL DESTA SUA ESCOLA, QUE REALMENTE CANTE DE VERDADE?
NG ? Sou o último dos moicanos. Gostaria que tivesse, mas é muito difícil, porque sou baixo cantante, pego três oitavas. É muito raro...

RT ? VOCÊ CHEGOU A ESTUDAR MÚSICA. VOCÊ LÊ PARTITURA?
NG ? Sim, leio. Estudei voz com o Zebolati e música com Moacir Santos.

RT ? VOCÊ GRAVOU COM MUITA GENTE QUE SERIAM SEUS FILHOS MUSICAIS. VOCÊ SE SURPREENDEU COM ELES QUANDO VOCÊ FOI GRAVAR?
NG ? Tive surpresas sim, mas não foram agradáveis. Eles pensavam uma coisa: vamos cantar com o velho, chegaram lá e a coisa foi diferente. Teve um cantor que disse assim: ?vê o tom do velho aí que eu canto?. Eu falei pro maestro vê o tom dele que canto igual. Começamos a cantar e ele não conseguiu acabar a música... Parece que estava com diarréia. Um famoso cantor de boné... O meu horário de trabalho é nove horas da manhã. Acordo gravo e, no outro dia, está pronto o LP. Tem gente que grava uma música por um dia, repetindo, repetindo... Gravei este disco doente, de cama. Tive uma isquemia no miocárdio. Mas foi fácil gravar.

RT ? QUAL A QUE VC MAIS GOSTOU?
NG ? Para mim todas foram boas. Os cantores que foram ouvir lá choraram. Tá passando mal? Não, Nélson, é emoção. É a música que eu fiz, que coisa. Lágrimas. Que é isso? (kkkkk)

RT ? LOGO QUE SURGIU A BOSSA NOVA, VOCÊ FEZ AQUELE DISCO, "NÓS E A SERESTA", QUE TINHA UMA MÚSICA CHAMADA: "SERESTA MODERNA", QUE VOCË BRINCAVA COM O PESSOAL DA BOSSA NOVA. DEZ ANOS DEPOIS, VOCÊ GRAVOU TOM JOBIM. COM O TEMPO O SENHOR DEU MAIS VALOR AO PESSOAL DA BOSSA NOVA?
NG ? Daquela época, me aponta um que ficou...

RT ? JOÃO GILBERTO.
NG ? Ele canta alguma coisa? Não canta nada. Tom Jobim foi um compositor excelente. Vinícius de Moraes excelente. Mas cantando, tchuntchuntchun...

RT ? NA BOSSA NOVA INAUGUROU-SE UM NOVO JEITO DE CANTAR, BAIXINHO...
NG ? Sabe como era o apelido do João Gilberto? Fim de Noite. Era ele com o violão!

RT ? DEPOIS DA BOSSA NOVA QUALQUER UM COMEÇOU A CANTAR?
NG ? O culpado disso é o João Gilberto. O Diminuto. Cantar sem voz. (Imita João Gilberto... kkkkk) ?Saudade que vc não tem... Passa comigo que vc vai ver... hum, hum, hum?... amplia, bota som... Puta que pariu!!! Imagina ele na cama com uma mulher. (Imita de novooo!!!) ?Meu amor, ai que gostoso?... Ah, vai para o raio que te parta! Eu não sou assim não. Eu sou agressivo, sem bater. Amorosamente. ?Vem cá, me dá aqui!!!?

RT ? QUAIS OS LUGARES QUE VOCÊ FREQUENTAVA NO RIO DE JANEIRO NOS ANOS 50...
NG ? Os piores. A Zona, na Sapucaí, na Lapa... Não se via assalto. O submundo era bem menos barra pesada.

RT ? VOCÊ SAIU DO SUL COM QUANTO TEMPO?
NG ? Com dois anos. Fui para São Paulo, onde morei no Brás. Mas o Adoniran começou comigo a vender anúncio para a Rádio Record. Eu ralei um bocado.

RT ? QUAL O CONSELHO QUE VOCÊ DARIA PARA UM JOVEM QUE ESTÁ COMEÇANDO UMA CARREIRA?
NG ? Tem que receber o não como sim. E vá em frente. Tive no Rio e fiz teste, sendo cantor profissional em São Paulo. Cantei na Marink Veiga, na Rádio Nacional, no Celso Guimarães, Ipanema... Só ouvi ?não gostei?. O Ary Barroso me mandou jogar boxe que ?eu não cantava nada?. Se for um qualquer, desiste. Mas fui à luta! E depois que fiz sucesso, ele veio falar que ?estava brincando?. Aqui para você!!!
RT ? AS LETRAS DOS SAMBAS-CANÇÕES TINHAM MUITO AQUELA COISA DE VOCÊ MUDOU DE DONO... COMO AVALIA AS LETRAS DE HOJE?
NG ? Eles falam da mulher indiretamente. Dizia ainda é cedo. Uma menina me falou. Não falam o nome da mulher, mas falam da mulher. Indiretamente e branda. A minha maneira é mais: ?Vamos lá?... Eles falam, ?você é linda? e eu, ?você é gostosa!? Acho que as coisas mudaram para melhor, embora haja um avanço meio inoportuno para a atual infância. A criança está ficando adulta muito cedo. Dança da bundinha para lá e para cá... Cresce como? P-U-T-A. Isso que é o mau. Mas vai ter uma virada. Uma suavizada.

RT ? VOCÊ AINDA COMPÕE?
NG ? Sim. Tem até um verso, que chamo de "Esquerdo do Amor". Tem o lado direito do amor, que é o cara casado, direito, correto, trabalha, chega em casa tem a mulher, não tem amante na rua... E tem o lado esquerdo, que é aquele cara que prevarica na rua, dorme na rua... É o Esquerdo do Amor: "MENTI, E COMO CONSEQUÊNCIA PERDI, TEU AMOR E TUA INOCÊNCIA. SOU AGORA UMA SAUDADE ESQUECIDA, UMA LEMBRANÇA PERDIDA, EU SOU O VAZIO QUE FICA DEPOIS DO AMOR, EU SOU O TÉDIO, O ÓDIO E O DESPEITO, SOU TUDO O QUE NÁO É DIREITO, EU SOU O ESQUERDO DO AMOR".RT ? ALGUMA VEZ VOCÊ FOI O ESQUERDO DO AMOR?NG ? Fui. Olha esta aqui. "SERÁ QUE VOCÊ MENTIA, NO TEMPO QUE ME DIZIA, EU NÃO VIVO SEM VOCÊ, OU É AGORA QUE MENTE, QUANDO PASSA INDIFERENTE, FINGINDO QUE NÃO ME VÊ". Olha, eu tenho segundo grau!

RT ? QUANDO É QUE VOCÊ COMEÇOU A SOSSEGAR ESTE LADO ESQUERDO DO AMOR?
NG ? Sossegar? Fui casado quatro vezes. Tenho 78 anos de idade, mas 25 anos de... Eu tenho 22cm de pau... Tenho um tesão filha da puta. Canto com um tesão do caralho. Não posso ir a piscina. Por causa do volume. Parece uma cartucheira 45.

Últimas faixas gravadas por Nelson:
01 - Como Uma Onda (Nelson Motta? - Lulu Santos)
02 - Faz Parte do Meu Show (Renato Ladeira - Cazuza)
03 - De Mais Ninguém (Marisa Monte - Arnaldo Antunes)
04 - Meu Erro (Herbert Vianna)
05 - Ainda é Cedo (Ouro Preto - Renato Russo - Dado Villa-Lobos - Marcelo Bonfá)
06 - Você é Linda (Caetano Veloso)
07 - Bem Que Se Quis (Pino Danielle - versão: Nelson Motta)
08 - Caso Sério (Rita Lee - Roberto Carvalho)
09 - Nada por Mim (Herbert Vianna - Paula Toller)
10 - Simples Carinho (João Donato - Abel Silva)
11 - Estácio, Holly Estácio (Luis Melodia)
12 - Me Chama (Lobão)

0 comentários:

LinkWithin