quarta-feira, 23 de abril de 2008

TEM FÉ! QUE JORGE É DE AJUDAR A TODO BRASILEIRO GUERREIRO...

Hoje 23 de abril é o dia de um santo qué vez por outra é citado em letras de nossa MPB. O próprio título da postagem revela isso, é da letra de uma das faixas de um disco que foi gravado em uma data como a de hoje por quatro Jorges: Mautner, Vercillo, Aragão e Benjor.
Juntos eles gravaram um álbum intitulado: COISA DE JORGE, que também saiu em DVD pela EMI Music.
Além desse álbum que trás canções que citam o santo guerreiro que tem em sua homenagem o dia de hoje (Lua de São Jorge, Jorge de capatócia; há outros cantores que tem em seu repertório citações ao santo, um exemplo é Djavan, que trás em seu álbum COISA DE ACENDER (postado aqui no blog para download em uma data anterior) a canção Se...
Deixo pra vocês agora um pouco da história desse santo tão reverenciado por nossa MPB:
São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou, além de ser padroeiro dos escoteiros e do S.C Corinthians Paulista. No dia 23 de Abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A devoção a São Jorge pode ter também suas origens na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões(ver sincretismo religioso).
De acordo com a lenda, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região da atual Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Sua mãe, ela própria originária da Palestina, possuía muitos bens e o educou com esmero. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Logo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade - qualidades que levaram o imperador a lhe conferir o título de conde da Capadócia. Aos 23 anos passou a residir na corte imperial em Roma, exercendo a função de Tribuno Militar.
Neste tempo sua mãe faleceu e ele, tomando grande parte nas riquezas que lhe ficaram, foi-se para a corte do Imperador. Vendo, Jorge, que urdia tanta crueldade contra os cristãos, parecendo-lhe ser aquele tempo conveniente para alcançar a verdadeira salvação, distribuiu com diligência toda a riqueza que tinha aos pobres.
O imperador Diocleciano tinha planos de matar todos os cristãos e no dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da reunião declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmou que os os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses.
Todos ficaram atônitos ao ouvirem estas palavras de um membro da suprema corte romana, defendendo com grande ousadia a fé em Jesus Cristo. Indagado por um cônsul sobre a origem dessa ousadia, Jorge prontamente respondeu-lhe que era por causa da Verdade. O tal cônsul, não satisfeito, quis saber: "O que é a Verdade?". Jorge respondeu-lhe: "A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiado me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade."
Como Jorge mantinha-se fiel ao cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio aos poucos ganhado notoriedade e muitos romanos tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Finalmente, Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, segundo a tradição católica, em Nicomédia (Ásia Menor).
Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lida (Antiga Dióspolis), cidade em que crescera com sua mãe. Lá ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino, mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente.
Pelo século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge. Só no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, construíram-se quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, em Bizâncio, no Estreito de Bósforo na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica.


Para comemorar o dia de São Jorge, 23 de abril, como eu havia falado, Jorge Aragão, Jorge Vercilo, Jorge Ben Jor e Jorge Mautner e "Jorge Gilberto Gil" reuniram-se para um mega espetáculo na praia de Copacabana para homenagear o Santo Guerreiro.

Faixas:
01 - Jorge da Capadócia
02 - Deus Manda
03 - Lua de São Jorge
04 - Pot-pourri: Por Causa de Você, Menina/ Chove Chuva/ Mas Que Nada
05 - Coisa de Pele
06 - Que Nem Maré
07 - Maracatu Atômico
08 - Malandro
09 - Fênix
10 - Cowboy Jorge
11 - São Jorges
12 - Pot-pourri: Não sou mais disso/ Do fundo do nosso quintal
13 - Monalisa
14 - Líder dos Templários
15 - Pot-pourri: Taj Mahal/ A Banda do Zé Pretinho

0 comentários:

LinkWithin