quarta-feira, 3 de agosto de 2011

8ª EDIÇÃO DA MIMO ABRE INSCRIÇÕES PARA ETAPA EDUCATIVA

Destaque da Mostra Internacional de Música em Olinda (5 a 11 de setembro, Olinda, Recife e João Pessoa), a Etapa Educativa investe no aperfeiçoamento técnico e interpretativo dos alunos. Aproximadamente 12 mil pessoas foram atendidas gratuitamente desde 2005. A cada ano a MIMO ganha o interesse de jovens estudantes e músicos profissionais que buscam contato com os grandes nomes que passam pelo festival, já reconhecido como um dos principais de música no país.


A partir desta quarta-feira (03.08), estudantes e músicos de todo mundo poderão se inscrever gratuitamente, via internet (www.mimo.art.br), nos cursos oferecidos pela Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO). A Etapa Educativa ocorre entre as cidades de Olinda, Recife e João Pessoa e nas seguintes categorias: oficina de formação de orquestra, curso de regência, master classes, workshops e projeto MIMO para Iniciantes, este último nas escolas da rede pública. A MIMO 2011 é patrocinada pelo Ministério da Cultura, BNDES, Empetur, Chesf, Funarte e Prefeitura de Olinda. As inscrições seguem até 16 de agosto.

Este ano, o projeto oferece aulas ministradas por artistas como o compositor minimalista Philip Glass (EUA), o pianista Daniel Gortler (Israel), o violinista Tim Fain (EUA), o violoncelista Vincent Segal, o trompetista Alex Tassel e o saxofonista Sylvain Beuf (França). Fazem parte integrantes de grupos como o Trio 3-63 de Marcos Suzano (pandeiro), Andrea Ernest Dias (flauta) e Paulo Braga (piano) e do Projeto Coisa Fina, somados a brasileiros de quilate internacional como o compositor e pianista Arrigo Barnabé, o multiinstrumentista Egberto Gismonti, o bandolinista Hamilton de Holanda e o maestro Isaac Karabtchevsky.

“A Etapa Educativa é um dos momentos mais gratificantes da MIMO, onde grandes músicos podem compartilhar suas técnicas, idéias e reflexões sobre a música e todo o ambiente que a circunda. Nosso interesse é contribuir para além do desenvolvimento técnico, buscando a formação plena do cidadão, da sua sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical”, diz Lu Araujo, idealizadora e diretora artística da Mimo.

Em 2011, a MIMO reunirá uma gama de workshops temáticos que vão de experiências como a “Vanguarda Paulista” ministrado por Arrigo Barnabé a “Música Africana”, pelo músico malinês Ballaké Sissoko, tocador de Kora, uma espécie de harpa africana. Philip Glass e Egberto Gismonti optaram por apresentar um panorama geral das suas criações. Egberto, por exemplo, escolheu como referencia a célebre frase de Mário de Andrade “O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir”.

No curso de regência, ministrado pelo maestro Isaac Karabtchevsky, os alunos trabalham durante quatro dias, com uma orquestra sinfônica completa à disposição. Ao final do curso, ainda participam da programação oficial de concertos da MIMO 2011, regendo a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

As oficinas de formação de orquestra são divididas em naipes como cordas friccionadas, madeiras, metais e cordas dedilhadas.

Nesta 8ª edição, a Etapa Educativa receberá:
Isaac Karabtchevsky à frente do Curso de Regência, que terá a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa como orquestra residente.
Daniel Gortler (Israel) e Tim Fain (EUA), jovens músicos conceituados mundialmente, no ensino das Master Classes.
Nayran Pessanha, Marco César, Elione Medeiros, João Luiz Areias e Antonio Augusto na prática de conjunto e música de câmara das Oficinas de Formação de Orquestra.
Philip Glass (EUA), Alex Tassel, Sylvain Beuf, Vincent Segal (França), Ballaké Sissoko (Mali), Egberto Gismonti, Arrigo Barnabé, Hamilton de Holanda, Marcos Suzano, Andrea Ernest Dias, Paulo Braga e Projeto Coisa Fina na condução dos Workshops.
Jerzy Milewski, violinista e Aleida Schweitzer, pianista, no comando da MIMO para Iniciantes.


CURSO DE REGÊNCIA
Sob a orientação de Isaac Karabtchevsky, um dos mais célebres regentes brasileiros, o Curso de Regência proporciona aos alunos a rara oportunidade de praticar com uma sinfônica.
Karabtchevsky enfatiza o aprimoramento do gestual e estimula em cada aluno a capacidade de liderança. Abertas a brasileiros e estrangeiros, as vagas são divididas nas categorias alunos regentes (15 vagas) e ouvintes (até 150 vagas). Ao final 8 executantes são selecionados para assumir a batuta e reger num concerto a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.


MASTER CLASSES
Oportunidade única para jovens profissionais de música e conjuntos de câmara interessados em apurar técnica e alta interpretação em seus respectivos instrumentos, as Master Classes são abertas a candidatos com um mínimo de cinco anos de estudo musical atestados. Os professores trabalham individualmente com cada executante o seu repertorio indicado. Solistas de instrumentos melódicos (cordas, metais, sopros e voz) devem se responsabilizar por seus acompanhadores. Os interessados podem se inscrever nas categorias de executante ou ouvinte.

Atividades das Master Classes:
· Piano / Professor: Daniel Gortler (Israel)
· Violino / Professor: Tim Fain (EUA)


OFICINAS DE FORMAÇÃO DE ORQUESTRAS

Para incentivar a prática de conjunto e de orquestra e a ampliação de repertórios, a MIMO convocou uma equipe de músicos com ampla experiência didática e interpretativa, atuante em diversas formações nas vertentes popular e erudita, para ministrar as cinco oficinas:
* Nayran Pessanha na Oficina de Cordas Friccionadas;
* Antonio Augusto e João Luiz Areias na Oficina de Metais;
* Elione Medeiros na Oficina de Madeiras;
* Marco César na Oficina de Cordas Dedilhadas;


WORKSHOPS

A MIMO promove encontros informais entre os artistas que se apresentam na Mostra e o público, que pode ser formado por músicos e também por leigos. É uma exclusiva oportunidade de trocar experiências relacionadas à atividade musical como métodos de estudo, cuidados com os instrumentos e particularidades da carreira e do cenário musical. O objetivo deste encontro é estimular a criação musical, a busca por uma linguagem própria e o estudo de repertório de diversas origens.

Atividades dos workshops:
· Encontro / Professor: Philip Glass (EUA)
· Música Africana / Professor: Ballaké Sissoko (Mali)
· O passado é lição para se meditar, não para se reproduzir / Professor: Egberto Gismonti
· A Vanguarda Paulista/ Professor: Arrigo Barnabé
· Vivenciando Moacir Santos / Professores: Projeto Coisa Fina
· World Music / Professor: Vincent Segal (França)
· Trompete / Professor: Alex Tassel (França)
· Saxofone / Professor: Sylvain Beuf (França)
· Bandolim / Professor: Hamilton de Holanda
· Pandeiro / Professor: Marcos Suzano
· Piano / Professor: Paulo Braga
· Flautas / Professora: Andrea Ernest Dias


MIMO PARA INICIANTES

Desde 2005 é assim: crianças de 5 a 10 anos da rede pública de ensino de Olinda aguardam ansiosas pela chegada do violinista Jerzy Milewski, polonês naturalizado brasileiro, e da pianista catarinense Aleida Schweitzer. Pela sétima vez consecutiva, a dupla vai apresentar à garotada um panorama da música ocidental, que inclui os principais compositores do mundo, eruditos e também populares. As aulas são sempre fechadas e dedicadas exclusivamente aos alunos das escolas selecionadas.

Em 2011 a MIMO para Iniciantes terá como tema o compositor russo Igor Stravinsky, numa homenagem aos seus 40 anos de morte.

www.mimo.art.br | www.twitter.com/mimofestival

_______________________________________
Aline Feitosa | Trago Boa Notícia
55 81 | 8131.0721
Nextel: 81 | 7813.0999 | ID: 13*909196
tragoboanoticia@gmail.com
www.tragoboanoticia.com.br
www.twitter.com/tragoboanoticia
Skype: aline-feitosa

0 comentários:

LinkWithin