sexta-feira, 13 de maio de 2011

PATRICIA TALEM VEM COM OLHOS QUE ENXERGAM MUITO ALÉM DO CONVENCIONAL

Em uma moldura sofisticada, mas ao mesmo tempo singela e de excelente bom gosto, Patricia aborda a música mineira, a bossa e o jazz em uma simbiose perfeita.


Por Bruno Negromonte


Nomes como Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan muito se orgulhariam de conhecer o enorme talento desta cantora paulista chamada Patricia Talem. Dona de uma aptidão natural para o mundo da música, ela faz parte de um seleto grupo de cantoras da nova geração que, de maneira habilidosa, consegue fazer uso de uma trilogia de ritmos com muita propriedade: a forte influência da música mineira, o jazz e a bossa nova. Esses três ritmos se fundem e transformam-se através da voz suave de Talem em algo inebriante a partir de seu mítico canto.
A vivência de Patricia com o mundo das artes vem desde cedo, para ser mais exato vem do período de sua adolescência, mais precisamente quando ela tinha cerca de 14 anos. Foi neste período que ela deu início as aulas de canto e piano. Daí em diante foi só uma questão de aprimoramento, pois o seu talento, era algo que poderíamos afirmar como algo in natura. Com o passar dos anos cantou e encantou por bares da capital paulista ao longo das noites a partir do ano de 1999. Depois de 07 anos nos palcos noturnos, decide em 2006 que já era hora de registrar suas interpretações. A partir daí, resolve com o apoio do produtor Marco Costa, dar início a pesquisa de repertório para a gravação do seu primeiro álbum.





O registro desse álbum só veio acontecer de fato 02 anos depois, quando ela começou a gravação do disco "Patricia Talem" com produção de Marco Costa e do Sandro Albert. O disco foi gravado no Brasil e nos Estados Unidos contendo 11 faixas, onde já é possível perceber as características que guiam os dois álbum lançados até agora pela Patricia: as composições mineiras, o balanço da bossa e a sutileza e bom gosto dos arranjos jazzistícos. O álbum reúne diversos compositores, dentre os quais Alexandre Blasifera, Renato Motha, Patrícia Lobato, Keko Brandão, Jairzinho, Elder Costa, Marcelo Pompeu, Rita Altério,Pedro Altério e Sandro Albert e para uma pessoa que está debutando no mercado fonográfico algo pouco comum: letras inéditas de um medalhão da MPB, Flávio Venturini. Algumas releituras também são encontradas em seu álbum de estreia como “Só de você”, de Rita Lee e Roberto de Carvalho; “Ludo real”, de Chico Buarque e Vinicius Cantuária e uma versão de Pedro Baldanza para “Stella by starlight”. É importante enfatizar que na gravação deste álbum houve a participação, em todas as faixas, dos membros da conceituada banda de jazz Yellowjackets: o baixista Jimmy Haslip e do pianista Russell Ferrante. Lançado pelas gravadoras Nugroove e Points South, o álbum chegou a ser indicado ao Press Award 2010 em duas categorias: a de "Melhor álbum" e a de "Melhor tour 2009". Porém este excelente e requintado disco ficou restrito ao mercado norte-americano e até o momento não foi lançado no Brasil. Com a excelente receptividade tanto do público quanto da crítica americana, não foi difícil para Patricia a sua inserção nos grandes circuitos musicais americanos e da Europa, onde frequentemente participa de espetáculos em cidades como Miami, Nova York e Los Angeles e brevemente estará em Portugal.


2011 vem como o ano da consolidação da carreira de Talem no Brasil, pois o lançamento do seu segundo álbum atravessou as fronteiras americanas e está sendo lançado também em sua pátria. O álbum vem com o nome de "Olhos" (álbum este que você pode adquirir clicando na capa existente ao lado direito de nosso site), título sugestivo porque nos remete a diversos prismas, dentre os quais os olhos de seu povo que se voltam para o seu primeiro trabalho lançado no Brasil, as peculiaridades e requintes que podemos observar no resultado final deste trabalho, os bons olhos que todos estão recepcionando este álbuns, além da perspicácia na escola do repertório. Aliás, o saudoso Toninho Spessoto na apresentação do álbum "Olhos" sintetizou bem o título do disco quando escreveu que muitos são os olhares que se debruçam sobre as canções. Alguns as vêem com o corpo rítmico, outros a enxergam somente com a sensibilidade auditiva, e há os que as entendam com a alma. Este é o caso da Patricia Talem.


Gravado no Bennett Studios (de propriedade do cantor Tony Bennett) em New Jersey com a produção novamente do Marco Costa e sob os arranjos do músico Russell Ferrante, "Olhos" ainda teve a participação dos músicos Christian McBride, Sandro Albert e Bob Mintzer. É um disco que é composto por 09 belíssimas canções interpretadas de maneira bastante pessoal, dando um toque particular e definitivo a canções inéditas e fazendo releituras tão distintas que mesmo conhecidas do grande público, chegam a soar como inéditas.

O passeio musical começa com uma versão inédita de um clássico do jazz norte-americano gravado pela primeira vez em 1933 por Joe Venuti e sua orquestra, a canção intitulada "Moonnglow" (Will Hudson, Irving Mills e Eddie DeLange) que ganhou a tradução do escritor, compositor e jornalista Carlos Rennó. Em seguida vem um clássico da bossa-nova composto pelo paulista Sérgio Ricardo, onde Talem imprime o seu talento e toda bossa que o gênero sugere em "Folha de Papel". O álbum segue com uma belíssima versão bilíngue da canção "Nascente", canção composta por Murilo Antunes e Flávio Venturini e gravada pela primeira vez no álbum "A página do relâmpago elétrico" do mineiro Beto Guedes. Patricia a interpreta em português e a cantora americana Jane Monheit canta a versão em inglês traduzida por Murilo e Tonico Mercador intitulada "Sunrise".

O álbum segue com uma canção inédita composta por Matt Robbins (um estudante secundarista americano, fã de Patricia, que conseguiu entrar em contato com ela através do Myspace). A valsa-jazz "Shadow of Love" mostra a razão pela qual os americanos se encantaram por Talem. A quinta faixa é uma releitura, com toques jazzisticos, de uma canção do Luiz Melodia gravada originalmente no LP "Mico de circo" em 1978. Na sexta faixa vem um clássico da música popular brasileira composta por dois grandes ícones da música mineira: Lô Borges e Milton Nascimento. Na canção "Clube da Esquina 2" traz mais uma vez o toque mineiro em seu trabalho com o auxílio luxuoso de Flávio Venturini. A sétima faixa trata-se do samba-canção "Olhos negros", uma parceria dos cariocas Johnny Alf e Ronaldo Bastos. Em seguida, Talem mostra-se de ecletismo requintado ao grava a canção "For Your babies" do Mick Hucknall (vocalista do grupo inglês Simple Red) e que também foi registrada pelo grupo no álbum "Stars", gravado a 20 anos atrás. O disco encerra-se com a gravação da toada "O que eu seria sem ti", composta por Peri e Alexandre Leão e que só reforça que o talento de Patricia Talem é inquestionável pois é dona de uma voz afinada e agradável aos ouvidos, tem uma facilidade para interpretar as nuances de subidas e descidas pela escala musical. Além de pronunciar as palavras inteiras, a suavidade de sua voz encanta a quem a está ouvindo. Só me resta atestar que com esse álbum ela deu verdadeiro sentido aos versos do compositor Jota Maranhão quando escreveu que: "A voz é um colibri nas cores das canções".


Site Oficial - http://patriciatalem.com/inicio.html

EUA / Brasil Gerenciamento:
Palco Produções Artísticas (E-mail: contato.palco@gmail.com)
Assessoria de Imprensa: Perfexx - Telefone: (11) 3052-3823
E-mail: contato@perfexx.com.br
anapaula@perfexx.com.br
rogerio@perfexx.com.br


Europa / África Gerenciamento: Jorge Barros (Telefone: +351 91 540 16 65)
E-mail: j.barros@pressmusic.com.br jorge.barros@stylefrombrazil.com
Endereço: Praça 9 de Abril 195 – 4Dtº I 4200-422 Porto Portugal

O CD pode ser adquirido através dos seguintes endereços:


0 comentários:

LinkWithin