quarta-feira, 11 de maio de 2011

NANA CAYMMI, 70 ANOS

Ao longo do mês de abril Nana Caymmi completou 70 anos de vida e mesmo sem o alarido dado aos 50 anos de carrreira do Roberto Carlos (outro aniversariante “setentão” do mesmo mês e ano da Nana), Nana também comemora 50 anos de estrada desde 2010.

Por Bruno Negromonte*



Apesar de muitos acreditarem que Dinair Tostes Caymmi (nome de batismo de Nana) tenha nascido na Bahia, ela não é baiana. Nana nasceu na então capital do Brasil, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em um dia 29 de abril dos idos anos de 1941.

Nessa época Dorival já era um conceituado músico e um dos maiores compositores da nova geração da MPB. Três anos antes, em 1938, por incentivo de Gilberto Martins, um diretor da Rádio Clube da Bahia, Dorival resolveu, aos 23 anos, seguir para o sul do país e viaja de ita (navio que cruza o norte até o sul do Brasil) para o Rio, para conseguir um emprego como jornalista e realizar o curso preparatório de Direito. Já no Rio, é apresentado ao diretor da Rádio Tupi, e, em 24 de junho de 1938, estreou na rádio cantando duas composições, embora ainda sem contrato.


Saiu-se bem como calouro e iniciou a cantar dois dias por semana, além de participar do programa Dragão da Rua Larga. Neste programa, interpretou O Que é Que a Baiana Tem, composta em 1938. Com a canção, fez com que Carmen Miranda tivesse uma carreira no exterior, a partir do filme Banana da Terra, de 1938. Nesse período conhece caloura/cantora Adelaide Tostes, ou Stella Maris no auditório da Rádio Nacional. O baiano foi assistir a um programa de calouros, e a jovem mineira subiu ao palco para cantar Último Desejo, de Noel Rosa. “Virei mármore na cadeira”, contou Dorival décadas depois, ainda apaixonado.



Encantado pela loira esbelta, não trocou palavra com ela. Mas só sossegou depois que a conheceu. Quando foram apresentados, a moça já havia sido batizada com o nome artístico Stella Maris – nada mais apropriado para ser enamorada do “amante do mar”. Casaram-se no dia do 26° aniversário dele em 1940. Stella tinha 18 anos. Um ano depois nasce Dinair Tostes Caymmi.


Nana Caymmi teve uma infância atípica para muitas crianças, mas comum dentro do universo musical em que ela estava inserida, afinal de contas ela era filha de um dos maiores e mais conceituados compositores do Brasil. Diversos nomes da música e do rádio frequentavam a casa dos Caymmi e isso, fez aos poucos, com que o inevitável acontecesse: Nana entrar para o mundo da música.


Em 1960, registrou a primeira atuação em estúdio, participando da faixa Acalanto (Dorival Caymmi), no LP do pai, que compôs a canção em sua homenagem, quando a cantora era ainda criança. Lançou, também, o primeiro disco solo, um 78 RPM, contendo as músicas Adeus (Dorival Caymmi) e Nossos beijos (Hianto de Almeida e Macedo Norte). No dia 26 de abril desse mesmo ano, assinou contrato com a TV Tupi, apresentando-se no programa Sucessos Musicais, produzido por Fernando Confalonieri. Em seguida, passou a apresentar, acompanhada pelo irmão Dori, o programa A Canção de Nana, produzido por Eduardo Sidney.

Em 1961, casou-se com o médico Gilberto José Aponte Paoli e mudou-se para a Venezuela. Nesse país, nasceram suas filhas Stella Teresa, em 1962, e Denise Maria, em 1963. Gravou, nesse ano, seu primeiro LP, Nana, com arranjos de Oscar Castro Neves.

Em 1964, participou do disco Caymmi visita Tom e leva seus filhos Nana, Dori e Danilo, ao lado do pai e dos irmãos.

No ano seguinte, separou-se do marido e voltou grávida para o Brasil, com suas filhas pequenas.
Em 1966, nasceu seu filho, João Gilberto. Nesse mesmo ano, venceu o I Festival Internacional da Canção (TV Globo), interpretando a canção Saveiros (Dori Caymmi e Nelson Motta). Apresentou-se no programa Ensaio Geral (TV Excelsior), ao lado de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tuca, Toquinho e Maria Bethânia, entre outros. Ainda nesse ano, assinou contrato com a TV Record, de São Paulo, e casou-se com o cantor e compositor Gilberto Gil, com quem compôs "Bom dia", canção apresentada pelos autores no III Festival de Música Brasileira (TV Record), em 1967.

No ano seguinte, terminou seu contrato com a TV Record. Estreou, no Rio de Janeiro, o show "Barroco" e separou-se de Gilberto Gil.

Em 1969, foi citada por Carlos Drummond de Andrade no poema "A festa (Recapitulação)", publicado na edição do dia 23 de fevereiro do jornal "Correio da Manhã".

Em 1970, fez uma temporada de shows com Dori Caymmi em Punta del Este (Uruguai). Participou do espetáculo "Mustang Cor de Sangue", com Marcos Valle, Paulo Sérgio Valle e o conjunto Apolo 3, realizado no Teatro Castro Alves (Salvador) e no Teatro de Bolso (Rio de Janeiro).



No ano seguinte, cantou "Morena do mar" (Dorival Caymmi), na II Bienal do Samba (TV Record). Voltou a Punta del Este, para novas temporadas, em 1971 e em 1972, nesse último ano ao lado de Dori Caymmi, no Café del Puerto.

Em 1973, apresentou-se com sucesso em Buenos Aires (Argentina).

No ano seguinte, realizou um show, com o conjunto argentino Camerata, no Camerata Café Concert, em Punta Del Este (Uruguai). Lançou na Argentina, pela gravadora Trova, ainda em 1974, o LP "Nana Caymmi", que vendeu 20 mil cópias. O disco, divulgado Rádio Jornal do Brasil por Simon Khoury, chamou a atenção das gravadoras brasileiras.

No ano seguinte, acompanhada pela Camerata, foi recebida pela mídia como Grande Show Woman, em sua temporada anual na Argentina.


Após um jejum de oito anos no mercado fonográfico brasileiro, lançou, em 18 de junho de 1975, na Sala Corpo e Som, do Museu de Arte Moderna (RJ), o LP "Nana Caymmi" (CID). O disco alcançou o 77º lugar no Hit Parade Carioca, uma semana após o lançamento. Fez, ainda, uma temporada, no mês de julho, na boate Igrejinha (SP), sendo citada por Tárik de Souza, no "Jornal do Brasil", como a "Nina Simone brasileira" e provocando a admiração de Caetano Veloso, que considerou sua interpretação de "Medo de amar" (Vinícius de Moraes) uma das mais expressivas da música brasileira.

No dia 22 de outubro de 1976, foi contemplada com o Troféu Villa-Lobos de Melhor Cantora do Ano, oferecido pela Associação Brasileira de Produtores de Discos. Participou da trilha sonora de "Maria Maria", espetáculo do Balé Corpo, com músicas de Milton Nascimento e Fernando Brant e coreografia de Oscar Ajaz. Apresentou-se, ao lado de Ivan Lins, no Teatro João Caetano (RJ), pelo projeto "Seis e Meia". Ainda em 1976, lançou o LP "Renascer", com show no Teatro Opinião". A canção "Beijo partido" (Toninho Horta), na voz da cantora, foi incluída na trilha sonora da novela "Pecado Capital" (TV Globo).

Em 1977, gravou novo LP, pela RCA-Victor. O disco contou com a participação de Dorival Caymmi na faixa "Milagre", canção inédita do compositor, e teve show de lançamento no Teatro Ipanema (RJ). Ainda nesse ano, a gravadora CID lançou no mercado brasileiro o disco "Nana Caymmi", gravado na Argentina em 1974, com o título "Atrás da porta". Inaugurou, ao lado de Ivan Lins, o "Projeto Pixinguinha" (Funarte).

Em 1978, apresentou-se com Dori Caymmi pelo "Projeto Pixinguinha". O show, dirigido por Arthur Laranjeiras, estreou no Teatro Dulcina (RJ) e prosseguiu em Vitória, Salvador, Maceió e Recife. Ainda nesse ano, lançou, pela Odeon, o LP "Nana Caymmi", contendo a faixa "Cais" (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), incluída na trilha sonora da novela "Sinal de Alerta" (TV Globo).

Em 1979, apresentou-se, com Edu Lobo e o conjunto Boca Livre, no Teatro do Hotel Nacional e no Canecão, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, casou-se com o cantor e compositor Claudio Nucci.

Em 1980, comandou "Nana Caymmi e seus amigos muito especiais", série de shows apresentados às segundas-feiras, no Teatro Villa-Lobos, com a participação de Isaurinha Garcia, Rosinha de Valença, Cláudio Nucci, Zezé Mota, Zé Luiz, Fátima Guedes, Sueli Costa, Jards Macalé e Claudio Cartier, entre outros. Fez temporada no Chico’s Bar, anexo do Castelo da Lagoa (RJ) e realizou espetáculo de lançamento do disco "Mudança dos ventos" (Odeon), viajando em turnê de shows pelo país. Participou, ao lado do Boca Livre, do "Projeto Pixinguinha".

Em 1981, "Canção da manhã feliz" (Haroldo Barbosa e Luiz Reis), na voz da cantora, foi incluída na trilha sonora da novela "Brilhante" (TV Globo). Seu espetáculo, na Sala Funarte, foi apontado pelo "Jornal do Brasil" como um dos dez melhores do ano.


Em 1982, apresentou-se em Algarve (Portugal). Realizou uma participação na novela "Champagne" (TV Globo), representando a si mesma e cantando "Doce presença" (Ivan Lins e Victor Martins), ao lado do pianista Edson Frederico. A canção foi incluída na trilha sonora da novela.

No ano seguinte, gravou, com César Camargo Mariano, o LP "Voz e suor" (Odeon). Apresentou-se, ao lado do pianista, no 150 Night Club (SP), para lançamento do disco.

Em 1984, separou-se de Claudio Nucci. Participou do Festival de Nice (França), com Dorival Caymmi e Gilberto Gil, entre outros. No ano seguinte, sua gravação de "Flor da Bahia" (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro) foi incluída na trilha sonora de da minissérie "Tenda dos Milagres" (TV Globo), baseada no romance homônimo de Jorge Amado.

No final de 1986, em comemoração ao centenário de nascimento de Villa-Lobos, iniciou uma série de shows pelo país, que teve continuidade no ano seguinte, interpretando obras do compositor, ao lado de Wagner Tiso e do grupo Uakti.

Em 1987, fez temporada de shows em Madri (Espanha). Lançou o disco "Nana", contando com a participação de seu filho, João Gilberto, na faixa "A lua e eu" (Cassiano e Paulo Zdanowski). No dia 3 de outubro desse mesmo ano, nasceu sua primeira neta, Marina, filha de Denise e Carlos Henrique de Meneses Silva.



Em 1988, fez show de lançamento do disco "Nana", no L’Onoràbile Società (SP) e no People Jazz (RJ), seguindo em turnê pelo país.

Em 1989, participou da coletânea "Há sempre um nome de mulher", LP duplo produzido por Ricardo Cravo Albin para a campanha do aleitamento materno, do Banco do Brasil, cantando as músicas "Dora" e "Rosa morena", ambas de Dorival Caymmi. Nesse mesmo ano, ao lado de Wagner Tiso, excursionou por várias cidades da Espanha e participou do Festival Internacional de Jazz de Montreux (Suíça). A apresentação foi gravada ao vivo, gerando o LP "Só louco", lançado, no mesmo ano, pela EMI-Odeon.

No dia 16 de dezembro, seu filho, João Gilberto, sofreu, no Rio de Janeiro, um grave acidente de motocicleta. A cantora passou o ano de 1990 dedicando-se exclusivamente ao filho acidentado.
Em 1991, voltou ao cenário artístico, participando, ao lado do irmão Danilo, de espetáculo realizado no Rio Show Festival (RJ), que reuniu Dorival Caymmi e Tom Jobim. Participou, com Dorival e Danilo Caymmi, do XXV Festival Internacional de Jazz de Montreux. O show foi gravado ao vivo e gerou o disco "Família Caymmi em Montreux", lançado no Brasil, no ano seguinte, pela PolyGram.

Em 1992, participou, no Rio Centro (RJ), da segunda edição do "Rio Show Festival", ao lado de Dorival Caymmi, Danilo Caymmi e Fagner. Lançou, pela Sony Music, o disco "O melhor da música brasileira", apresentando-se em temporada de shows na casa noturna Jazzmania (RJ). No dia 24 de abril desse mesmo ano, nasceu Carolina, sua segunda neta, filha de Denise e Carlos Henrique de Meneses Silva. Participou do "SP Festival", realizado no Anhembi (SP), ao lado de Dorival Caymmi, Danilo Caymmi e Gilberto Gil.

Em 1993, viajou a Portugal, para temporada de shows em Lisboa e no Porto, ao lado de Dorival e Danilo Caymmi. Gravou o disco "Bolero" (EMI), apresentando-se em longa temporada de shows no People Jazz (RJ) e seguindo em turnê pelo país. Esteve, também, em Nova York, onde se apresentou no Blue Note, em show que contou com a participação de Danilo Caymmi.

Em 1994, lançou o CD "A noite do meu bem - As canções de Dolores Duran" (EMI), que contou com a participação de sua filha Denise Caymmi na faixa "Castigo". Fez show de lançamento do disco no Canecão, em seu primeiro espetáculo solo nessa casa, seguindo em turnê pelo país.

Em 1996, apresentou-se no Teatro Castro Alves (Salvador), ao lado de Daniela Mercury, do pai Dorival e dos irmãos Dori e Danilo, em dois espetáculos comemorativos dos 50 anos das empresas Odebrecht. Lançou, nesse mesmo ano, o disco "Alma serena" (EMI), no Canecão (RJ) e no Palace (SP), seguindo em turnê pelo país. Viajou, em seguida, para os Estados Unidos, onde se apresentou em Los Angeles e Nova York, ao lado de Dori Caymmi.

Em 1997, gravou, no Teatro Rival (Rio de Janeiro), seu primeiro disco solo ao vivo, "No coração do Rio" (EMI), seguindo em turnê pelo país.

Em 1998, lançou o CD "Resposta ao tempo" (EMI), contendo a canção homônima (Cristóvão Bastos e Aldir Blanc), escolhida como tema musical de abertura da minissérie "Hilda Furacão" (TV Globo). A música obteve bastante destaque, tendo sido muito executada nas rádios, nesse ano. Apresentou-se, novamente, no Canecão, em show de lançamento do disco, viajando, em seguida, em turnê pelo país.

Em 1999, foi contemplada com o primeiro Disco de Ouro de sua carreira, pelas cem mil cópias vendidas do CD "Resposta ao Tempo" (EMI), seguindo-se o convite da TV Globo para cantar "Suave veneno" (Cristóvão Bastos e Aldir Blanc), canção escolhida como tema da novela homônima. Lançou a coletânea "Nana Caymmi - Os maiores sucessos de novela" (EMI). Participou, ainda, do songbook de Chico Buarque (Lumiar Discos), interpretando a faixa "Olhos nos olhos".

Em 2000, comemorando 40 anos de carreira em disco, lançou o CD "Sangre de mi alma" (EMI), cantando em espanhol uma seleção de boleros, como "Acércate más" (Osvaldo Farrés) e "Solamente una vez" (Agustin Lara), entre outros, com arranjos de Dori Caymmi e Cristóvão Bastos.




Em 2001, gravou o CD "Desejo", produzido por José Milton, com a participação de Zeca Pagodinho, em dueto com a cantora em "Vou ver Juliana" (Dorival Caymmi), Ivan Lins, ao piano na faixa "Só prazer" (Ivan Lins e Celso Viáfora) e sua sobrinha Alice, filha de Danilo Caymmi, em dueto com a tia na música "Seus olhos", de autoria da irmã, Juliana Caymmi. O disco registrou, com arranjos de Cristóvão Bastos, Dori Caymmi, Lincoln Olivetti e Paulão 7 Cordas, as canções "Saudade de amar" (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), "Frases do silêncio" (Marcos Valle e Erasmo Carlos), "Fogueiras" (Ivan Lins e Vitor Martins), "Lero do bolero" (Kiko Furtado e Abel Silva), "Vinho guardado" (Danilo Caymmi e Paulinho Tapajós), "Desejo" (Fátima Guedes), "Naquela noite" (Claudio Cartier e Guto Marques), "Fumaça das horas" (Sueli Costa e Fausto Nilo), "Esse vazio" (Cristóvão Bastos e Dudu Falcão), "Marca da Paixão" (Marcio Proença e Marco Aurélio) e "Distância" (Dudu Falcão). Realizou show de lançamento do disco no Canecão (RJ), apresentando, além do repertório do CD, sucessos de sua carreira, como "Saudade de amar", da trilha sonora da novela "Porto dos Milagres" (TV Globo) e Resposta ao tempo (Cristóvão Bastos e Aldir Blanc), acompanhada de uma banda formada por Cristóvão Bastos (piano), Itamar Assiere (teclados), Ricardo Silveira (guitarra), Jorjão (baixo), Ricardo Pontes (sax e flauta), Ricardo Costa (bateria) e Don Chacal (percussão).

Em 2002, lançou o CD "O mar e o tempo", contendo exclusivamente obras de Dorival Caymmi, como "Saudade da Bahia" e "O bem do mar", entre outras, além da inédita "Desde ontém". O disco contou com a participação de seus irmãos Dori e Danilo, além de sua mãe, Stella, das netas e das sobrinhas.

Em 2003, foi lançado o songbook "O melhor de Nana Caymmi" (Editora Irmãos Vitale), produzido por Luciano Alves, contendo letras, cifras e partituras do repertório da cantora, além de um perfil biográfico assinado por sua filha, Stela Caymmi.

Em 2004, em comemoração ao 90º aniversário do pai, lançou, com os irmãos Dori e Danilo, o CD "Para Caymmi, de Nana, Dori e Danilo", contendo exclusivamente canções de Dorival Caymmi: "Acontece que eu sou baiano", "Severo do pão/O samba da minha terra", "Vatapá", "Você já foi à Bahia?", "Requebre que eu dou um doce/Um vestido de bolero", "Lá vem a baiana", "A vizinha do lado/Eu cheguei lá", "O que é que a baiana tem?", "Dois de fevereiro/Trezentos e sessenta e cinco igrejas", "Saudade da Bahia", "O dengo que a nega tem", "São Salvador", "Eu não tenho onde morar/Maracangalha" e "Milagre". Os arranjos do disco foram assinados por Dori Caymmi.
Em 2005, lançou, ao lado de Danilo Caymmi, Paulo Jobim e Daniel Jobim, o CD "Falando de amor", sobre a obra de Tom Jobim. Os músicos Jorge Hélder (baixo) e Paulinho Braga (bateria) participaram das gravações.

Em agosto de 2008, Os pais de Nana (Dorival Caymmi e Stella Maris) vem a falecer em um curto intervalo de tempo; fazendo com que Nana, muito abalada, cogite a possibilidade de deixar a carreira artística por achar que não tinha mais ao seu lado lado os seus maiores incentivadores.
Em dezembro de 2008 participa do programa musical Som Brasil Especial Dorival Caymmi, programa da Rede Globo que foi dedicado ao compositor baiano dentro da grade de programas especiais do final do ano da emissora carioca.

Em abril de 2009, lança mais um álbum em sua carreira. O álbum chama-se Sem poupar coração e possui 14 faixas, tendo uma das faixas na novela das 21 horas da Rede Globo "Insensato Coração".

2010, O diretor francês Georges Gachot completo um documentário sobre a cantora. Rio Sonata



Disocgrafia Nana Caymmi

Dorival Caymmi (1960)
Faixas:
01 - Eu não tenho onde morar (Dorival Caymmi)
02 - Rosa Morena (Dorival Caymmi)
03 - Acontece que eu sou baiano (Dorival Caymmi)
04 - Acalanto (Dorival Caymmi) (Participação: Nana Caymmi)
05 - Vestido de bolero (Dorival Caymmi)
06 - O Dengo que a nega tem (Dorival Caymmi)
07 - Dora (Dorival Caymmi)
08 - O que é que a baiana tem (Dorival Caymmi)
09 - A vizinha do lado (Dorival Caymmi)
10 - Adeus (Dorival Caymmi)
11 - São Salvador (Dorival Caymmi)
12 - Marina (Dorival Caymmi)



Antonio Carlos Jobim & Dorival Caymmi - Caymmi visita Tom (1964)
Faixas:
01 - ...Das rosas (Dorival Caymmi)
02 - Só tinha de ser com você (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira)
03 - Inútil paisagem (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira)
04 - Vai de vez (Roberto Menescal/Lula Freire)
05 - Saudades da Bahia (Dorival Caymmi)
06 - Tristeza de nós dois (Durval Ferreira/Bebeto/Maurício Einhorn)
07 - Sem você (Tom Jobim/Vinícius de Moraes)
08 - Canção da noiva (Dorival Caymmi)



Nana Caymmi (1965)

Faixas:
01 - Morrer de amor
02 - ...das rosas
03 - Razão de viver
04 - Velho pescador
05 - Nunca mais
06 - Nesta rua tão deserta
07 - Canto livre
08 - Derradeira primavera
09 - Não tem solução
10 - Acalanto



Nana Caymmi (1975)
Faixas:
01 - Ponta de Areia (Milton Nascimento/Fernando Brant) (Com Tom Jobim e Milton Nascimento)
02 - Branca (Danilo Caymmi/João Carlos Pádua)
03 - Beijo Partido (Toninho Horta)
04 - Passarela (Carlos Dafé)
05 - Só Louco (Dorival Caymmi)
06 - Acorda Que Eu Quero Ver (Carlos Dafé)
07 - Tens (Calmaria) (Ivan Lins / Ronaldo Monteiro de Souza)
08 - Medo de Amar (Vinicius de Moraes)
09 - Canção Em Modo Menor (Tom Jobim) (Com Tom Jobim)
10 - Saudade (Dorival Caymmi / Fernando Lobo)






Renascer (1976)
Faixas:
01 - Mãos de Afeto
02 - Boca a Boca
03 - Codajás
04 - Sacramento
05 - A Dor a Mais
06 - Sodade Meu Bem, Sodade
07 - Desenredo
08 - Dupla Traição
09 - Branca Dias
10 - Pois é
11 - Tati, a Garota
12 - Aperta Outro


Nana (1977)
Faixas:
01 - Dona Olimpia (Toninho Horta / Ronaldo Bastos)
02 - Milagre (Dorival Caymmi) with Dorival Caymmi
03 - Perdoa Meu Amor (Georges Moran / J. G. de Araújo Jorge)
04 - O Que Se Sabe de Cor (Fernando Leporace)
05 - Falam de Mim (Noel Rosa de Oliveira / Eden Silva / Aníbal Silva)
06 - Soneto à Mamá (Joan Manuel Serrat)
07 - Fingidor (Sueli Costa)
08 - Cais (Milton Nascimento / Ronaldo Bastos)
09 - Se Queres Saber (Peterpan)
10 - Meu Menino (Danilo Caymmi / Ana Terra)
11 - Não Há Lugar (Ivan Lins / Gilson Peranzzetta / Vitor Martins)
12 - Modinha (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)



Atrás da Porta (1977)
Faixas:
01 - Saia do caminho
02 - Ahié
03 - O amor é chama
04 - Rosa Morena
05 - Nunca Mais
06 - Atrás da porta
07 - Vestido de bolero
08 - Dora
09 - Por causa de você
10 - Diz que fui por aí
11 - Pra você
12 - Cala a boca, menino


Nana Caymmi (1979)
Faixas:
01 - Sem Fim
02 - Depois Do Natal
03 - Clube Da Esquina N°2
04 - No Analices
05 - Amargura
06 - Pra Não Chorar
07 - Palavras
08 - Nossa Dança
09 - Contrato De Separação
10 - Patrulhando
11 - Formicida ,Corda E Flor
12 - Denúncia Vazia



Mudança dos Ventos (1980)
Faixas:
01 - Mudança dos Ventos
02 - Canção da Manhã Feliz
03 - Meu Bem Querer
04 - Pérola
05 - Meu Silêncio
06 - Rama de Nuvens
07 - Estrela da Terra
08 - De Volta ao Começo
09 - Fantasia (Minha Realidade)
10 - Mistérios
11 - A Mó do Tempo
12 - Essas Tardes Assim


E a Gente nem Deu Nome (1981)
Faixas:
01 - Café com pão
02 - Direito no coração
03 - Você me ouve
04 -Mas quem disse que eu te esqueço
05 - Inda lá
06 - Nenhuma lágrima
07 - Brisa do mar
08 - Rastro de perfume
09 - Primeira estrela
10 - Bons amigos


01 - Café Com Pão
02 - Direto No Coração
03 - Você Que Me Ouve
04 - Mas Quem Disse Que Eu Te Esqueço
05 - Inda Lá
06 - Nem Uma Lágrima
07 - Brisa Do Mar
08 - Rastro De Perfume
09 - Primeira Estrela
10 - Bons Amigos



Voz e Suor (Com César Camargo Mariano) (1983)
Faixas:
01 - Voz E Suor
02 - Velho Piano
03 - Doce Presença
04 - Clara Paixão
05 - Neste Mesmo Lugar
06 - Valerá A Pena
07 - Fruta Boa
08 - Isso E Aquilo
09 - Não Diga Não
10 - Sede
11 - Por Toda Minha
12 - Nossa Tempo



Chora Brasileira (1985)
Faixas:01 - Não Me Conte
02 - Último Desejo
03 - Longe
04 - Promissória
05 - Retrós
06 - Paralelo a Neruda
07 - Chora Brasileira
08 - Flor Das Estradas
09 - A Minha Valsa (la valse des lilás)
10 - Copacabana
11 - Vício De Amor
12 - Derradeira Primavera



Caymmi's Grandes Amigos (Com Dorival, Danilo, Dori Caymmi) (1986)
Faixas:
01 - Canção Da Partida
02 - João Valentão
03 - Das Rosas
04 - Velhas Estórias
05 - A Vizinha Do Lado
06 - Canção Antiga
07 - Acalanto
08 - Requebre Que Eu Dou Um Doce
09 - Dora
10 - O Mar
11 - Peguei Um "Ita" No Norte



Família Caymmi - Dori, Nana, Danilo e Dorival Caymmi - Ao Vivo (1987)

Faixas:
01 - Promessa de pescador
02 - Meu menino
03 - Velho piano
04 - Só louco
05 - Vatapá
06 - Andança
07 - João Valentão
08 - Acalanto
09 - Quem vem pra beira do mar
10 - Nem eu
11 - Marina
12 - Severo do Pão
13 - A Mãe D'Água e a menina
14 - Adalgisa
15 - História de pescadores: Canção da partida


Nana (1988)

Faixas:
01 - Deixa Eu Cantar
02 - Inútil Paisagem
03 - Canção do Nosso Amor
04 - Aquário
05 - Quando O Amor Acontece
06 - A Lua e Eu)
07 - Era Tudo Verdade
08 - Velha Cicatriz
09 - Asas nos Olhos
10 - Desacostumei de Carinho
11 - Anda Lua
12 - Primeiro Altar


Só Louco (Com Wagner Tiso) (1989)

Faixas:
01 - Medo de amar
02 - Se todos fossem iguais a você
03 - Se queres saber
04 - Beijo partido
05 - Milagre
06 - Só louco
07 - O cantador
08 - Chorava
09 - Nuvem cigana
10 - Rosa Morena



Nana Caymmi - Especial (1990)
Faixas:
01 - Beijo Partido
02 - Desenredo
03 - Se Queres Saber
04 - Medo De Amar
05 - Canção Em Modo Menor
06 - Saudade
07 - Ponta De Areia
08 - A Dor A Mais
09 - Mãos De Afeto
10 - Pois É
11 - Branca Dias
12 - Nana Caymmi Só Louco



Brasil MPB - Série Academia Brasileira de Música - Vol. 08 (1991)
Faixas:
01 - Você não sabe amar - Nem eu
02 - Insensatez - De onde vens
03 - Eu sei que vou te amar - O bem e o mal
04 - Vitoriosa - Outra vez
05 - Acontece - Dom de iludir
06 - Atrás da porta - Canção do amanhecer
07 - Canção da volta - Até quem sabe
08 - Não me culpe - Sem companhia
09 - Ninguém me ama - Prece
10 - Dois prá lá, dois prá cá - Ouça
11 - De volta pro meu aconchego - Faltando um pedaço



Família Caymmi em Montreux (Com Dorival, Danilo, Dori Caymmi) (1991)
Faixas:
01 - Você já foi a Bahia
02 - Samba do avião
03 - Tema de amor de Gabriela
04 - Brasil nativo
05 - Andança
06 - Sargaço mar
07 - A lenda do Abaeté
08 - Nem eu
09 - Noite de temporal
10 - Marina



Bolero (1993)

Faixas:
01 - Tu me acostumbraste
02 - Contigo em la distancia
03 - No puedo ser feliz
04 - Sabe de mim
05 - Olhos de saudade
06 - Alma mia
07 - Miénteme
08 - Frenesi
09 - La puerta
10 - Sinceridad
11 - Castelos no ar
12 - A cereja e o vermouth
13 - Escríbeme
14 - Cuando vuelva a tu lado


A Noite do Meu Bem – Canções de Dolores Duran (1994)
Faixas:
01 - A noite do meu bem
02 - Olhe o tempo passando
03 - Por causa de você
04 - Se é por falta de adeus
05 - Solidão
06 - Idéias erradas
07 - Castigo
08 - Fim de caso
09 - Estrada do sol
10 - Ternura antiga
11 - Não me culpe
12 - O que é que eu faço
13 - Pela rua
14 - Noite de paz



Caymmi Em Família (1994)
Faixas:
01 - Vamos Falar De Tereza
02 - Deixar Ficar
03 - O Casarão
04 - A Vida Vai Mudar
05 - Tia Anastácia
06 - Um Sonho Maior
07 - Esse Amor
08 - Eu Te Amo
09 - Afoxé
10 - Na Ribeira Deste Rio
11 - Vem Morena
12 - O Bem E O Mal
13 - Dois Corações
14 - Retirantes
15 - Oiá


Alma Serena (1996)
Faixas:
01 - Leva Minha Dor
02 - Novo Amor
03 - Serena
04 - Vale A Pena
05 - Flor Lunar
06 - Eu Quero Estar Com Voce
07 - Anjo Do Amor
08 - Não Posso Me Esquecer Do Adeus
09 - Coração Sem Saida
10 - A Noite É Meu Opio
11 - Clube Da Esquina
12 - Primavera (vai Chuva)
13 - Outra Tarde
14 - Flecha De Prata


No Coração do Rio (1997)
Faixas:
01 - Só louco
02 - Se queres saber
03 - Saia do meu caminho / Copacabana
04 - Último desejo / Acontece
05 - Carinhoso / Chão de estrelas
06 - Folhas mortas
07 - Aperto de mão / Se todos fossem iguais a você
08 - Vereda tropical
09 - Quiereme mucho
10 - Todo o sentimento / Meu menino
11 - Medo de amar / Vale a pena
12 - Outra tarde / Cais
13 - Palavras
14 - Sorri (Smile)



Resposta ao Tempo (1998)
Faixas:
01 - Resposta Ao Tempo
02 - Até O Redentor
03 - Não Se Esqueca De Mim
04 - Meu Sonho
05 - Cantiga
06 - Chega De Tarde
07 - Bolero De Neblina
08 - Doralinda
09 - Longe Dos Olhos
10 - Saudade Do Rio
11 - A Cara Do Espelho
12 - Pra Machucar Meu Coração
13 - Até Pensei
14 - Fascinação
15 - Minha Nossa Senhora



Os Maiores Sucessos de Novela (1999)
Faixas:
01 - Suave Veneno
02 - Não se Esqueça de Mim
03 - Fascinação
04 - Vem Morena
05 - Dois Corações
06 - Deixa Ficar
07 - Cais
08 - Canção Da Manhã
09 - Fruta Mulher
10 - Doce Presença
11 - Mudança Dos Ventos
12 - Flor Da Bahia
13 - Beijo Partido
14 - Resposta Ao Tempo



Sangre de Mi Alma (2000)
Faixas:
01 - Encadenados
02 - Acércate Más
03 - Dos Almas
04 - Amor De Mis Amores
05 - Nunca Jamás
06 - La Gata La Lluvia
07 - Déjame Ir
08 - Mi Ùltimo Fracasso
09 - Solamente Una Vez
10 - La Violetera
11 - Verdad Amarga
12 - Como Yo Te Amé
13 - Eclipse
14 - Te Quero Dijiste



Desejo (2001)
Faixas:
01 - Saudade de amar
02 - Frases do silêncio
03 - Fogueiras
04 - Lero do bolero
05 - Vinho guardado
06 - Desejo
07 - Seus olhos
08 - Naquela noite
09 - Fumaça das horas
10 - Esse vazio
11 - Só prazer
12 - Marca da paixão
13 - Distância
14 - Vou ver Juliana



A música brasileira por seus autores e intérpretes (2001)
Faixas:
01 - Se queres saber
02 - Esperança perdida
03 - Acalanto
04 - Quase
05 - Canção da volta
06 - Saia do Caminho
07 - Bom dia
08 - Se todos fossem iguais a você
09 - Cais
10 - Palavras
11 - Meu menino
12 - Só louco
13 - Sorri (smile)



O Mar e o Tempo (2002)
Faixas:
01 - Festa de Rua
02 - Desde Ontem
03 - Saudades de Itapuã
04 - Morena do Mar
05 - Peguei Um Ita no Norte
06 - Não Tem Solução
07 - O Bem do Mar
08 - Adeus
09 - Sargaço Mar
10 - Santa Clara Clareou
11 - Você Não Sabe Amar
12 - Cantiga
13 - E Eu Sem Maria
14 - Saudade da Bahia



Duetos (2003)
Faixas:
01 - Por causa de você (Com Tom Jobim)
02 - Até pensei (Com Chico Buarque)
03 - Acalanto (Com Dorival Caymmi)
04 - Feitiço da vila (Com Ivan Lins)
05 - Doralinda (Com Emílio Santiago)
06 - Hoje canções (Com Herbert Vianna)
07 - Na linha do mar (Com Clara Nunes)
08 - As rosas não falam (Com Beth Carvalho)
09 - Este seu olhar (Com Erasmo Carlos)
10 - Eu quero estar com você (Com Cláudio Nucci)
11 - Se queres saber (Com Wagner Tiso)
12 - No analices (Com Cláudio Cartier)
13 - Canção de ninar nenem (Com Agnaldo Timóteo)
14 - Estava escrito (Com Ângela Maria)



Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo: 90 Anos (2004)
Faixas:
01 - Acontece Que Eu Sou Baiano
02 - Severo Do Pão / O Samba Da Minha Terra
03 - Vatapá
04 - Você Já Foi A Bahia?
05 - Requebre Que Eu Dou Um Doce / Um Vestido De Bolero
06 - Lá Vem A Baiana
07 - A Vizinha Do Lado / Eu Cheguei Lá
08 - O Que É Que A Baiana Tem?
09 - Dois De Fevereiro / Trezentos E Sessenta E Cinco I
10 - Saudade Da Bahia
11 - O Dengo Que A Nega Tem
12 - São Salvador
13 - Eu Não Tenho Onde Morar / Maracangalha
14 - Milagre



 Para Caymmi de Nana, Dori e Danilo: 90 Anos (Ao Vivo) (2005)
 Faixas:
01 - Acontece que Eu Sou Baiano
02 - Você Já Foi à Bahia?
03 - Saudade da Bahia
04 - Severo do Pão - O Samba da Minha Terra
05 - Promessa de Pescador
06 - O Bem do Mar
07 - Marina
08 - Peguei um Ita no Norte
09 - Festa de Rua
10 - Morena do Mar
11 - Adeus
12 - Requebre que Eu Dou um Doce - Um Vestido de Bolero
13 - A Vizinha do Lado/Eu Cheguei Lá
14 - Eu Não Tenho Onde Morar - Maracangalha





Até Pensei (2005)
Faixas:
01 - Até Pensei
02 - Pra Machucar Meu Coração
03 - Medo de Amar
04 - Meu Sonho
05 - Velho Piano
06 - Novo Amor
07 - Tens
08 - Café com Pão
09 - Acércate Más
10 - Canção da Manhã Feliz
11 - Contrato de Separação
12 - Não Me Conte
13 - Fim de Caso
14 - Resposta ao Tempo



Falando de amor - Famílias Caymmi e Jobim cantam Antônio Carlos Jobim (2005)
Faixas:
01 - Samba do avião
02 - Foi a noite
03 - Bonita demais
04 - As praias desertas
05 - Anos dourados
06 - Outra vez
07 - Desafinado
08 - Esperança perdida
09 - Eu sei que vou te amar
10 - Só em teus braços
11 - Para não sofrer (Velho riacho)
12 - Falando de amor
13 - Corcovado
14 - Esquecendo você
15 - Canção para Michelle
16 - Piano na mangueira



Quem Inventou o Amor (2007)
Faixas:
01 - Nem Eu
02 - Nesta Rua Tão Deserta
03 - Sábado em Copacabana
04 - Você Não Sabe Amar
05 - Nunca Mais
06 - Só Louco
07 - Não Tem Solução
08 - Horas
09 - Tão Só
10 - Desde Ontem
11 - Valerá a Pena
12 - Adeus
13 - Saudade
14 - Eu Sem Maria



Sem poupar coração (2010)
Faixas:
01 - Sem poupar coração
02 - Contradições
03 - Caju em Flor
04 - Senhorinha
05 - Bons momentos
06 - Visão
07 - Dúvida
08 - Confissão
09 - Fora de hora
10 - Pra quem ama demais
11 - Diamante rubi
12 - Esmeraldas
13 - Violão
14 - Não se esqueça de mim



Nana, Dori e Danilo - Caymmi (2013)
Faixas:
01 - Quando Eu Durmo - Balaio Grande
02 - História Pro Sinhôzinho
03 - Modinha Para Teresa Batista - Vamos Falar De Teresa
04 - Sereia - Rainha Do Mar
05 - Caminhos Do Mar
06 - Francisca Santos Das Flores
07 - Retirantes
08 - Acaçá
09 - Itapoã
10 - Cantiga De Cego
11 - Fiz Uma Viagem
12 - Roda Pião
13 - A Mãe D’água E A Menina


*Sob consulta ao Wikipédia.

2 comentários:

Sonhos melodias disse...

Bruno que maravilha de postagem você fez! Ela merece! Fui assistir Rio Sonata e ela e sua família estava presente na pré-estréia. Adorei! Vale apena ver.
Bjs

brunonegromonte disse...

Como certa vez escreveu Jorge Vercillo: "Aresistência é a força da mulher". Vejo a Nana não só como uma das melhores cantoras do Mundo como também uma mulher aguerrida que não deixa seu excelente humor se abalar com todas as turbulências que sua vida pessoal está intrisicamente atrelada... vida longa a essa mulher forte e de humor ímpar, que além de ser um amor de cantora é também um amor de pessoa (comprovei isto quando tive a oportunidade de conhecê-la em um espetáculo dela aqui por terras pernambucanas).

Beijos Roseli !!

LinkWithin