terça-feira, 1 de dezembro de 2020

LENDO A CANÇÃO

Por Leonardo Davino*



Se enamora

Quem era criança nos anos 1980 certamente lembra dessa canção. "Se enamora", de Garolafo, Monti, Vincenzo Giuffré, Giannino Gastaldo e Edgard Poças, fez sucesso com a Turma do Balão Mágico e entrou no imaginário infantil da época.
Na interpretação do grupo infantil, a canção tinha ares de festa pela descoberta dos primeiros suspiros amorosos. Ela ajudava a encarar os recreios escolares com mais malícia, deixando um pouco de lado a generosa porção de ingenuidade.
A cantora Tiê, que vivenciou esse período, regravou a canção "Se enamora" como bônus do disco Sweet Jardim (2009). Gravada em estilo low-fi, "Se enamora" teve a mensagem ressemantizada e voltou a encantar.
Tiê limpou a melodia alegre e festiva da gravação do Balão Mágico e deixou apenas um tocante arranjo de cordas e a voz. De balada pop-juvenil, a canção revelou seu lado intimista, de um sujeito apaixonado, sem perder o olhar romântico infanto-juvenil que ilumina os sentidos.
Vinda da escola dos bares da noite, Tiê trabalha bem os elementos (letra e melodia) da canção. Ela busca a harmonia perfeita para dar sentido às palavras e aos acordes do violão. Usando bem os recursos vocais de que dispõe, ela não tenta dar passos além e acerta.
Podemos ver um sujeito tímido, hesitante e exultante a cada fim de verso; a cada revelação. Um sujeito que cria uma metacanção - um canto sobre o cantar - para tentar desenhar (mostrar ao outro e a nós: ouvintes) aquilo que o outro significa: "Mas uma canção é tão pouco nem cabe tudo que eu quero falar".
"Se enamora" ganha embalagem enxuta e melancólica, mas não menos colorida: é cheia de sentidos subjetivos e de um olhar desautomatizado comovente. No fundo do som, podemos ouvir (talvez agora) um adulto relembrando os bons tempos dos primeiros descompassos eróticos do coração.


***

Se enamora
(Garofalo / Monti / Vicenzo Giuffré / Giannino Gastaldo / Edgard Poças)

Quando você chega na classe
Nem sabe
Quanta diferença que faz
E às vezes
Faço que não vejo e nem ligo
E finjo, ser distraída demais

Quantas vezes te desenhei
Mas não consigo
Ver o teu sorriso no fim
Te sigo
Caminhando pelo recreio
Quem sabe
Você tropeça em mim

Se enamora
Quem vê você chegar com tantas cores
E vê você passar perto das flores
Parece que elas querem te roubar

Se enamora
Quem vê você chegar com tantos sonhos
E os olhos tão ligados nesses sonhos
Tesouros de um amor que vai chegar

Quando toca o despertador
De manhãzinha
Me levanto e vou me arrumar
E vejo
A felicidade no espelho
Sorrindo
Claro que vou te encontrar

Fico só pensando em você
E juro
Que vou te tirar pra dançar
Um dia
Mas uma canção é tão pouco
Nem cabe
Tudo que eu quero falar

Se enamora
E fica tão difícil
De ir embora
E às vezes escondido
A gente chora
E chora mesmo sem saber porque
Se enamora
A gente de repente
Se enamora
E sente que o amor
Chegou na hora
E agora gosto muito de você




* Pesquisador de canção, ensaísta, especialista e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Literatura Comparada, Leonardo também é autor do livro "Canção: a musa híbrida de Caetano Veloso" e está presente nos livros "Caetano e a filosofia", assim como também na coletânea "Muitos: outras leituras de Caetano Veloso". Além desses atributos é titular dos blogs "Lendo a canção", "Mirar e Ver", "365 Canções".

0 comentários:

LinkWithin